SóProvas


ID
2660266
Banca
VUNESP
Órgão
PC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere o seguinte cenário:


Um usuário de um computador com sistema operacional Windows 10 deseja fazer um backup de todos os arquivos de documentos pessoais, que totalizam cerca de 500 Mbytes, armazenados na pasta C:\Users\usuário\Documentos.


A forma mais adequada para realizar o backup é:

Alternativas
Comentários
  • Aprenda com seus erros, por mais que a questão seja óbvia e você errou, fique tranquilo, é normal... Apenas persista e nunca desista, a sua aprovação chegará.

     

    Gabarito D  ''fazer uma cópia da pasta Documentos e de todos os arquivos dentro da pasta em um pendrive''

     

  • Se você copiar a pasta Documentos os arquivos dentro dela não serão copiados automaticamente?
    Não seria redundante fazer as duas ações?

  • CHEGA DA MEDO .......Gabarito D

  • Comentários: Quando se estuda backup, aprendemos que o backup deve ser mantido longe dos arquivos originais, preferencialmente em discos diferentes, para que ambos não sejam afetados por um mesmo desastre. Logo, descartamos alternativas b) e c).

    Na alternativa a, transformar em AVI seria transformar os arquivos em vídeos (absurdo!), e na alternativa e) também a sugestão esdrúxula de mudar o tipo dos arquivos para TAR. Não é esse o caminho!

    alternativa d) propõe armazenamento integral em pendrive, o que é bem razoável para o tamanho da pasta, 500MB.

     

     Prof. Victor Dalton do estrategia 

  • GAB: LETRA D

    O melhor lugar para fazer um backup é em um disco diferente do utilizado atualmente, neste caso usamos um pendrive.

    Não faz sentido fazer um backup no mesmo disco. Imaginem que o seu computador exploda (exemplo doido, eu sei) os seus documentos e o backup que você fez vão estar destruidos pois estavam no mesmo local. Se você gravar em um pendrive, eles estarão salvos =)

  • Entendi da mesma forma Cristian. Seria feita a cópia dos documentos duas vezes. Porém é a mais correta.

  • Lembrando que os DVD-R's só podem ser gravadas uma única vez, ou seja, não podem ter o conteúdo modificado após a gravação.

  • Informática foi muito fácil nessa prova em, cara. Quero ver na PC de SP.

  • Considere o seguinte cenário:

     

    Um usuário de um computador com sistema operacional Windows 10 deseja fazer um backup de todos os arquivos de documentos pessoais, que totalizam cerca de 500 Mbytes, armazenados na pasta C:\Users\usuário\Documentos.

     

    A forma mais adequada para realizar o backup é:

    Definição de Backup: cópia de um ficheiro que é guardada como reserva para ocaso de perda ou danificação do ficheiro original; cópia de segurança.
    Logo, toda vez que vemos Backup lembrar: Cópia de Segurança! Então, não pode ser no mesmo ambiente que se encontra o arquivo original. Exemplo: se o arquivo está no computador, a cópia de segurança deve estar em um pendrive, e-mail, na nuvem, hd externo, etc.

     

     a) aglutinar os arquivos da pasta Documentos em um arquivo avi e gravar em DVD-R. (ERRADA)
    R: Aglutinar seria juntar  todos os arquivos em determinado formato. No caso da alternativa em formato AVI (que é formato de arquivo de vídeo). 

     

     b) criar a pasta C:\Users\usuário\backup e copiar todos os arquivos da pasta original.  (ERRADA)
    R: A questão fala de criar uma PASTA dentro do mesmo dispositivo (mesmo computador). Se o Backup é uma cópia de segurança, não faz sentido manter no mesmo computador do arquivo de origem. 

     

     c) criar a pasta backup na pasta C:\Users\usuário\ Documentos e fazer a cópia dos arquivos (ERRADA)
    R: Exatamente igual a questão anterior. Está se criando uma pasta de backup (cópia de segurança) dentro do mesmo computador. Se houver dano no computador logo há perda tanto do arquivo original quanto da cópia de segurança.

     

     d) fazer uma cópia da pasta Documentos e de todos os arquivos dentro da pasta em um pendrive. (CORRETA)

    R: Exatamente o conceito de backup (cópia de segurança). O Pendrive é um dispostivo de memória externo. Logo, deixa uma cópia de segurança fora do computador em caso de problema no mesmo, evitando a perda dos arquivos.

     

     e) transformar os arquivos para o formato tar e armazenar em uma mídia de fita magnética. (ERRADA)
    R: TAR é um formato de compactação, porém nativo do Sistema operacional Linux. Como a alternativa fala em Windows 10, precisaria de um programa a parte para compctação. A fita magnética é um dispositivo externo, que pode armazenar arquivos. Normalmente utilizado em grandes empresas. Creio que a banca considerou a alternativa C, mas está apesar de o uso não ser largamente difundido aos usuários comum, também cumpre a função de armazenamento. Levando-se em conta, portanto, que o arquivo TAR seja padrão do Linux, a questão por se tratar de Windows 10 está errada. Mas caberia recurso.

  • Lembrando que só é backup se há diferenciação geográfica do local dos originais e das cópias. Cópia no mesmo HD não é backup!

  • GABARITO D

     

    Backup

    Quem já perdeu informações salvas no PC sabe da importância do backup. Faze-lo regulamente é uma forma de manter os arquivos da cópia de segurança sempre atualizados com o que há no HD. O backup pode ser feito em arquivos salvos no computador, no celular e no tablet, mas o ideal é armazenar cópias em dispositivos diferentes para garantir que não sejam perdidas em caso de roubo, por exemplo.

  • A cópia de segurança dos dados do usuário poderá ser realizada em diferentes mídias.
    Uma recomendação importante, é que a mídia de armazenamento não seja armazenada no mesmo local do original. Em caso de sinistro, original e cópia seriam perdidos.
    O armazenamento de dados em um pendrive, é possível (capacidade do pendrive superior ao espaço necessário de 500MB) e recomendado (poderá ser armazenado em um local diferente do original).
    A letra A está errada, porque o formato AVI é para vídeos. O arquivo de backup é BKP.
    A letra B está errada, porque o armazenamento no mesmo local do original, não é uma cópia de segurança.
    A letra C está errada, pelo mesmo motivo da letra B.
    A letra E está errada, porque o formato TAR é para empacotamento de dados. E a fita DAT é um meio de armazenamento ultrapassado.
    O formato TAR de empacotamento é para juntar em um arquivo sem compactar, vários outros arquivos.

    Gabarito: D.
  • A) O AVI, sigla em inglês para Audio Video Interleaved, é um formato que combina dados de áudio e vídeo em um arquivo para a reprodução.

    B e C) ERRADAS! Como você faz um backup mantendo os arquivos na mesma unidade ?

    BACKUP
    Utilizado para criar uma cópia de segurança
    Cópia de Segurança
    a cópia de um arquivo ou programa é gravada em outra unidade de memória.

    E) 
    O que é um .tar arquivo?
    Isso significa Tape Arquivo Archive e é comumente usado em servidores como um precursor para ZIP arquivos. Ele também é usado muitas vezes quando o download de scripts no Internet devido à facilidade com que se pode descompactá-lo em um servidor baseado em Linux.



    GABARITO -> [D]

  • ATENÇÃO PESSOAL: Só é backup se há diferenciação geográfica do local dos originais e das cópias. Cópia no mesmo HD não é backup.

  • faltou mencionar o tamanho do pen drive.....eu por exemplo só tenho de 128 mb....se fosse em hd externo seria mais completa...diria que essa (D)assertiva está incompleta.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    A cópia de segurança dos dados do usuário poderá ser realizada em diferentes mídias.
    Uma recomendação importante, é que a mídia de armazenamento não seja armazenada no mesmo local do original. Em caso de sinistro, original e cópia seriam perdidos.
    O armazenamento de dados em um pendrive, é possível (capacidade do pendrive superior ao espaço necessário de 500MB) e recomendado (poderá ser armazenado em um local diferente do original).
    A letra A está errada, porque o formato AVI é para vídeos. O arquivo de backup é BKP.
    A letra B está errada, porque o armazenamento no mesmo local do original, não é uma cópia de segurança.
    A letra C está errada, pelo mesmo motivo da letra B.
    A letra E está errada, porque o formato TAR é para empacotamento de dados. E a fita DAT é um meio de armazenamento ultrapassado.
    O formato TAR de empacotamento é para juntar em um arquivo sem compactar, vários outros arquivos.

    Gabarito: D.

  • Boa questão. A letra D é a mais indicada. Não creio que a questão do espaço de armazenamento do pen drive seja levada em consideração, uma vez que a pergunta é clara quando diz que o sistema operacional é o windows 10, portanto, um sistema atual (com pouco mais de 3 anos de existência), e a quantidade de arquivos para backup é de 500 MB. Desde o ano de 2005 existem pendrives com memória acima de 1 GB. A questão está completa!

  • fazer uma cópia da PASTA Documentos e de todos os arquivos dentro da pasta em um pendrive.

     

    Obs. se a Pasta já está sendo copiada, então não é necessário cópiar todos os arquivos que se encontram dentro dela novamente.

  • O backup não pode ser na mesma unidade, o que já eliminaria as alternativas "b" e "c".

  • backup = pra cima/fora


    download = pra baixo/dentro


    :)




    estamos entendidos?!

  • Gabarito D  ''fazer uma cópia da pasta Documentos e de todos os arquivos dentro da pasta em um pendrive''

    Não se deve armazenar no formato TAR e nem no formato AVI. Também não é recomendado salvar em pastas dos mesmo computador.

  • Gab. D

     

    São meios possíveis para se fazer um backup (cópia de segurança): 

    a)arquivos na nuvem, pendrive, HD externo.

  • MEIOS para fazer BACKUP : arquivos na nuvem, pendrive, HD externo 

  • Relembrando a ISO 27002: mídias de backup devem ficar a uma distância segura da mídia e dos sistemas originais.

  • É... há controvérsias. Hoje em dia, com nuvem, fazer backup em pen drive é pedir pra perder os arquivos.

  • A cópia de segurança dos dados do usuário poderá ser realizada em diferentes mídias.

    Uma recomendação importante, é que a mídia de armazenamento não seja armazenada no mesmo local do original. Em caso de sinistro, original e cópia seriam perdidos.

    O armazenamento de dados em um pendrive, é possível (capacidade do pendrive superior ao espaço necessário de 500MB) e recomendado (poderá ser armazenado em um local diferente do original)

  • backup é feito sempre em mídia externa

  • Vamos raciocinar: a ideia central por trás do backup é ter a cópia de dados em um dispositivo de armazenamento para que possam ser recuperados, caso seja necessário. Só com esse conceito, vc automaticamente descarta 'b' e 'c'.

    A 'a' é um verdadeiro absurdo: .avi é uma extensão de vídeo.

    A 'e' não merece comentários: fita magnética nem existe mais.

  • Gab: D

    D) fazer uma cópia da pasta Documentos e de todos os arquivos dentro da pasta em um pendrive.

    A forma mais segura entre as alternativas é fazer uma copia dos arquivos no pendrive, porque o sistema operacional pode acontecer falhas que podem comprometer as informações.

  • pendrive é para transporte de arquivo e nao para armazenamento. porém dentre as alternativas essa é a menos errada!

  • BACKUP DEVE SER FEITO EM OUTRO DISPOSITIVO

  • Poderia caber um recurso tranquilamente, porém, a possibilidade de um usuário ter uma unidade de fita é minúscula. De qualquer maneira, há a possibilidade de comprimir os arquivos em tar e armazená-los em fita SIM.

  • Cabe recurso, um pendrive e fita magnética são equivalentes a dispositivos externos, como é o recomendado para backup. Além disso, a fita magnética é mais resistente! Resistente ao tempo, a água , terra,dentre outros elementos, podendo até mesmo ser pisoteada, ao contrário do pendrive que se cair água BLEU BLEU backup

  • Gabarito D. Não há que se falar em recurso. Ele perguntou qual a forma mais adequada. E das alternativas, a mais adequada é a D. O recurso TAR está disponível(pelo menos nativamente), no Linux, mas não no Windows. Fitas magnéticas não são tão triviais como pendrives. Então, o mais adequado mesmo é o procedimento descrito em D.

  • que questão esquisita... Só acertei pq fui por eliminação

  • NÃO ERRO MAIS. PREFERENCIALMENTE EM DIFERENTES "DISPOSITIVOS"

  • Dica:: Não existe bakup dentro da esma unidade onde se encontra o arquivo, bakup tem que esta em outra unidade fisica.

  • • Normal: Copia tudo aquilo que foi selecionado, independente se os arquivos sofreram backup ou não e alteram o atributo do arquivo.

    • Incremental: copia tudo aquilo que foi criado ou alterado a partir do último backup normal ou incremental e altera o atributo do arquivo.

    • Diferencial: copia tudo aquilo que foi criado ou alterado a partir do último backup normal e não altera o atributo do arquivo.

    • Diário: copia tudo aqui que foi alterado na data corrente do computador.

    • Cópia: Copia tudo aquilo que foi selecionado, independente se os arquivos sofreram backup ou não e não alteram o atributo do arquivo.

  • Questão mal feita,acertei por eliminação.

  • Questão muito mal formulada.

  • Tão óbvia que errei kkkkkkkkk

  • CARTILHA DE SEGURANÇA - https://cartilha.cert.br/senhas/

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado. O formato AVI é utilizado para armazenar áudio e vídeo e não é adequado para armazenamento de cópias de segurança;

    (b) Errado. Não é uma boa prática armazenar cópias de segurança na mesma unidade onde estão os arquivos originais, visto que um incidente poderá acarretar a perda de ambos;

    (c) Errado. Não é uma boa prática armazenar cópias de segurança na mesma unidade onde estão os arquivos originais, visto que um incidente poderá acarretar a perda de ambos;

    (d) Correto. O pendrive possui uma memória não-volátil, isto é, os dados não são perdidos quando o pendrive é desconectado. Logo, é uma boa alternativa como memória auxiliar para armazenamento de cópias de segurança;

    (e) Errado. Esse é um formato de arquivos compactados do sistema operacional Linux, no entanto isso não tem qualquer relevância em termos de backup. Ademais, a questão trata do Windows. 

    Letra D