( ) Considere a seguinte sequência de proposições:
P1 – Existem policiais que são médicos.
P2 – Nenhum policial é infalível.
P3 – Nenhum médico é infalível.
Nessas condições, é correto concluir que o argumento de premissas P1 e P2 e conclusão P3 é válido.
Aqui temos 3 conjuntos: policiais, médicos e profissionais infalíveis. P1 nos afirma que existem elementos na intersecção entre o conjunto dos policiais e o conjunto dos médicos. Ou seja, existem elementos na região 1 do esquema abaixo:
Já P2 nos diz que não há intersecção entre o conjunto dos policiais e o conjunto dos profissionais infalíveis. Nada foi afirmado sobre os médicos, portanto devemos assumir que talvez existam elementos na intersecção entre os conjuntos dos médicos e dos profissionais infalíveis. Isto é, talvez existam elementos na região 2 abaixo
Portanto, não temos informações suficientes para concluir que não existem elementos na região 2, ou seja, que não existem médicos infalíveis. Por esse motivo, a conclusão P3 é ERRADA.
( ) Se as premissas P1 e P2 de um argumento forem dadas, respectivamente, por “Todos os leões são pardos” e “Existem gatos que são pardos”, e a sua conclusão P3 for dada por “Existem gatos que são leões”, então essa sequência de proposições constituirá um argumento válido.
Usando os conjuntos dos Leões, dos Animais Pardos e dos Gatos, a P1 nos diz:
Já P2 nos diz que existe intersecção entre o conjunto dos animais pardos e dos gatos:
Veja que desenhei, propositalmente, a intersecção entre o conjunto dos gatos e dos leões. Sabemos que existem elementos na região 1 e/ou 2 (existem gatos pardos), mas não podemos garantir que só existem elementos em 1, ou só em 2, ou em ambos.
A conclusão P3 (existem gatos que são leões) seria verdadeira se tivéssemos certeza de que existem elementos em 1. Como não temos essa certeza (a intersecção entre Gatos e Pardos pode ser apenas a região 2), essa conclusão é ERRADA.
Resposta: E E