SóProvas


ID
2661199
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A administração pública brasileira passou, nas últimas décadas, por diversas transformações, as quais contaram com novos paradigmas e práticas de gerenciamento, atrelados às crescentes expectativas de modernização com relação à sua estrutura.

“A modernização da administração pública, em sentido amplo, deve buscar de forma permanente a estruturação de um modelo de gestão que possa alcançar diversos objetivos, como, por exemplo: melhorar a qualidade da oferta de serviços à população, aperfeiçoar o sistema de controle social da administração pública, elevar a transparência, combater a corrupção, promover a valorização do servidor público, entre outros” (MATIAS-PEREIRA, 2012, p. 67).

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta termos e conceitos relacionados à evolução dos aparatos governamentais e que aparecem de forma sistemática na literatura sobre a gestão pública contemporânea.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra D

    A Gestão pública tem como finalidade a EFICIENCIA do Setor publica, que resulta na desburocratização do serviço público. 

     

    Guerreiro sempre, NUNCA DESISTA.

  • Olá guerreiros, vamos analisar cada alternativa, no meu entendimento:

    a) Ao invés de "governança" o certo seria "governabilidade";

    b) O erro está em afirma que a accountability garante a transparência, pois de nada adianta a teoria se as pessoas não a colocarem em prática. E também não existe transparência limitada. Ou é 100% transparente ou não é;

    c) Ao invés de "governabilidade" o certo seria "governança".

    d) GABARITO.

    Fé em Deus meus amigo que nossa vitória está próxima.

  • VAMOS LÁ SENHORES, JÁ QUE O Q-CONCURSO N"AO ESTÁ MAIS COLOCANDO COMETÁRIOS EM MUITOS EXERCÍCIOS QUE PARA A GENTE É SUPER IMPORTANTE, VAMOS AO QUE INTERESSA:

    O GABARITO LETRA D - 

    A ‘eficiência’ refere-se ao esforço holístico da organização no que se refere ao emprego e à otimização dos recursos. A busca pela eficiência realça a necessidade do Estado em manejar de forma competente os recursos do erário público.

    RESPOSTA: ESTAMOS FALANDO AQUI, DA CARACTERÍSTICA DA ESTRUTURA HOLOGRÁFICA.

    HOLISMO - GREGO - HOLOS - TODO.

    TEORIA DOS SISTEMAS - O SER HUMANO É INDIVISÍVEL, PORTANTO, NÃO HÁ COMO ENTENDÊ-LO ANALISANDO APENAS UMA DE SUAS PARTES.

    BASEADO NO CONCEITO DE SINERGIA, O TODO É SEMPRE MAIOR QUE A SOMA DAS PARTES.

    PARA ISSO, A CONCEPÇ"AO AQUI TRAZIDA, É DE QUE A VIS"AO CELULAR NÃO FUNCIONA, JÃ QUE O TODO CENTRALIZADO SEMPRE SERÁ MAIOR.

    AQUI, NESTA QUEST"AO ESTÃ SENDO CRIADA A UNIDADE FUNCIONAL, QUE POSSUI PRINCIPAL VANTAGEM EM RECONSTRUIR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DO PONTO DE ORIGEM, IDENPENDENTE DO LUGAR.

    "as quais contaram com novos paradigmas e práticas de gerenciamento, atrelados às crescentes expectativas de modernização com relação à sua estrutura."

  • Governança – é a capacidade e as condições internas ao governo, para exercício de suas competências e alcance de seus objetivos. Diz respeito aos recursos técnicos, tecnológicos, de infraestrutura, de pessoal, dentre outros de que dispõe as estruturas governamentais para formular, planejar e implantar as políticas públicas, assim como acompanhar, avaliar e fiscalizar a sua execução e resultados objetivos.

    Governabilidade – implica legitimidade, ou seja, está relacionada ao nível de confiança, aceitação e apoio que as demais forças políticas depositam nas autoridades públicas.

    Eficiência – relação entre os produtos (bens ou serviços) gerados por uma atividade e os custos dos insumos empregados para produzi-los, em um determinado período de tempo, mantidos os padrões de qualidade. Refere-se ao esforço do processo de transformação de insumos em produtos. Pode ser examinada sob duas perspectivas: minimização do custo total ou dos meios necessários para obter a mesma quantidade e qualidade de produto; ou otimização da combinação de insumos para maximizar o produto quando o gasto total está previamente fixado (ISSAI 300; TCU, 2010).

    Accountability pública=Accountability = Responsabilização – obrigação que têm as pessoas, físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, às quais se tenha confiado recursos públicos, de assumir as responsabilidades de ordem fiscal, gerencial e programática que lhes foram conferidas, e de informar a sociedade e a quem lhes delegou essas responsabilidades sobre o cumprimento de objetivos e metas e o desempenho alcançado na gestão dos recursos públicos. É, ainda, obrigação imposta a uma pessoa ou entidade auditada de demonstrar que administrou ou controlou os recursos que lhe foram confiados em conformidade com os termos segundo os quais eles lhe foram entregues (NAT). 

  • Inverteu os conceitos de governança e governabilidade

  • Para respondermos à questão, vamos à análise das alternativas: 

    A) ERRADO. A alternativa apresentou conceitos de governabilidade, e não de governança.

    B) ERRADO. A 'accountability', apesar de se referir ao conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestar contas dos resultados de suas ações, deve proporcionar uma transparência das ações públicas, ressalvadas as sigilosas, e uma não omissão de dados das políticas públicas.

    C) ERRADO. A alternativa apresentou conceitos de governança, e não de governabilidade.

    D) CERTO. A eficiência refere-se à otimização dos recursos públicos. Portanto, os conceitos apresentados estão corretos. Essa alternativa é o gabarito da questão em análise.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Existe erário não público ?!!?!