-
Gabarito letra A
O princípio da Proveniência, também connhecido como princípio do respeito aos fundos, defende que arquivos de entidades diferentes não devem se misturar uns aos outros quando ocuparem o mesmo espaço. Este princípio fundamenta a organização de arquivos, em especial arquivos permanentes, onde é comum a reunião de arquivos de entidades distintas.
Fonte: Minhas anotações. Espero ter ajudado.
-
PRINCIPIOS ARQUIVÍSTICOS
- PROVENIÊNCIA : NÃO DEVE MISTURAR OS FUNDOS DOS ARQUIVOS " MÃE DOS PRINCÍPIOS¨
- ORGANICIDADE : OS DOCUMENTOS DEVEM REFLETIR A ESTRUTURA EM SUAS RELAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS
- INDIVISIBILIDADE: NÃO SE DEVE DIVIDIR, MULTILAR OS DOCUMENTOS
- UNICIDADE: CADA DOCUMENTO É ÚNICO NO CONTEXTO EM QUE FOI PRODUZIDO
- CUMULATIVIDADE : OS DOCUMENTOS DE ARQUIVO SÃO UMA FORMAÇÃO PROGRESSIVA, ORGÂNICA E NATURAL
- TERRITORIALIDADE: OS ARQUIVOS, EM REGRA, DEVEM SER ARQUIVADOS NO LUGAR ONDE FORAM PROGREDIDAS
- PERTINÊNCIA: LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O ASSUNTO, DESCONSIDERANDO A PROVIDÊNCIA ¨DESUSO¨
- REVERSIBILIDADE : AS AÇÕES NOS ARQUIVOS PODEM SER DESFEITOS
-
Complementando o comentário da Thalita de Oliveira :
B) O princípio da Pertinência também é chamado de Principio Temático, ele preconiza que documentos deveriam ser reclassificados por tema/assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original.
C) Definição do Princípio da Ordem Original, o qual afirma que documentos devem ser mantidos segundo a ordem original dada pelo produtor
D) Idem ao item C.
-
O princípio da Proveniência, ou Respeito aos Fundos, determina que os conjuntos de documentos de determinada instituição não podem ser misturados aos conjuntos de documentos pertencentes a instituições diferentes. Caso isso ocorra, o arquivo perderá sua capacidade de prova e informação sobre a instituição produtora, e, portanto, a sua razão de existir.
O princípio Temático, também chamado de Pertinência, determina que os documentos devem ser mantidos de acordo com o assunto de que tratam, sem importar a qual instituição pertençam. Esta é uma clara contradição com o princípio da Proveniência, e por isso o princípio da Pertinência está em desuso.
A alternativa de letra "C" traz a definição do princípio da Organicidade. Esta é a determinação básica, pois a ordem que os documentos tinham quando nos setores de trabalho também é informação fundamental para a sua compreensão.
Ordem Original é o princípio que determina que os documentos de arquivo devem manter a mesma organização na fase permanente que tinha quando estavam na fase corrente, pois esta informação reflete o modo de trabalho da entidade produtora.
Gabarito do professor: Letra "A"
-
GABARITO: A
a) o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Princípio da Proveniência.
b) é também chamado de Princípio Temático. - Princípio da Pertinência.
c) o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu. Princípio da Organicidade/Ordem Original.
d) é também chamado de Princípio do Respeito à Ordem Original. Princípio da Organicidade/Ordem Original.
-
repare que a questão está pedindo a alternativa correta em relação ao Princípio da Proveniência.
a) Corretíssimo. Esse é o nosso Princípio da Proveniência/Respeito aos Fundos.
b) O Princípio da Proveniência não é chamado de Princípio Temático e sim de Princípio do Respeito aos Fundos.
c) O Princípio que diz que o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu é o da Ordem Original.
d) É chamado de Princípio de Respeito aos Fundos. Aproveitando que estamos falando do Princípio da Ordem Original, você lembra quais termos são sinônimos, né? Vamos lá: Santidade/Ordem Primitiva/Registro.