SóProvas


ID
2661211
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa em que é indicado CORRETAMENTE o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função do seu valor.

Alternativas
Comentários
  • Arquivos correntes – são documentos em curso, de uso frequente e exclusivo da fonte geradora. “Também chamado de ativo ou de momento que, como indica o próprio nome, é o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim, e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da frequência com que são consultados”. (Tecnologis). Estes documentos são de ‘valor primário’, ou seja, têm por objetivo atender às finalidades de sua criação.

     

    Arquivos intermediários -neste momento, os documentos não estão mais sendo usados frequentemente na rotina de trabalho na organização. Portanto, cada tipo deve ser guardado temporariamente durante o período estabelecido pelas normas do CONARQ. Depois deste período, os documentos podem ser eliminados ou guardados definitivamente, conforme as regras, ou conceituados como o “conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final.” (Tecnologis).

     

    Arquivos permanentes -são arquivos que ‘perderam’ seu valor administrativo, ou seja, não são mais utilizados rotineiramente, mas devem ser mantidos para fins de prova, informação e pesquisa. Estes arquivos são de ‘valor secundário’, ou seja, “referem-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente criados. Eles passam a ser considerados fonte de pesquisa e informação para terceiros e para a própria administração”(FESPSP), por isso é muito importante armazená-los de uma forma adequada e segura para que não se perca a informação e seja possível encontrá-la facilmente.

  • GAB: A

    PERMANENTE

  • Os documentos conservados em caráter definitivo são os que possuem valor secundário, ou seja, os que são importantes para outras áreas do conhecimento, como História, Cultura ou Pesquisa Científica. Tais documentos devem ser recolhidos ao arquivo permanente, onde serão mantidos indefinidamente sob sua guarda, e servirão como fontes de pesquisa e estudos.

    O arquivo intermediário guarda documentos que ainda são importantes administrativamente, mas são pouco utilizados pela gestão.

    O arquivo de custódia é outra denominação para arquivo intermediário.

    O arquivo público é uma classificação dada a todos os conjuntos de documentos que pertencem a uma instituição pública.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • Arquivos Correntes: Valor primário/Administrativo, USO frequente, acesso restrito ao setor.

    Arquivos Intermediários: Valor Primário/Administrativo,USO eventual, acesso restrito ao setor.

    Arquivos Permanentes: Valor Secundário/Histórico, aberto ao público.

    Gabarito: A