SóProvas


ID
2661496
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

As técnicas de análise estrutural, utilizadas na disciplina de Análise em processos tradicionais, visam a modelar os principais conceitos do domínio da aplicação. Na modelagem de problemas reais, é comum a identificação de um grande número de classes; por esse motivo é aconselhado a organização dessas classes em grupos significativos, possivelmente utilizando recursos da notação UML. Com relação à organização das classes identificadas nas técnicas de análise estrutural, conforme proposto pelos autores do UP (Unified Process), e utilizado no processo Praxis, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Classe de Entidade: modela objetos cuja informação e o comportamento associado são persistentes.Ex.: as classes de objetos: clientes, produtos. É independente da aplicação e reutilizavel.

    Classe de Fronteira (ou Interface): classes de fronteira servem como fronteira entre os atores externos e sistema. Exemplos: interface do tipo janela, protocolo de comunicação, interface de impressão, etc.

    Classe de Controle: são coordenadoras das atividades, representa transação que responde a uma interface. Basicamente uma classe que modela o comportamento de controle especifico para uma ou mais Casos de Uso.

  • a) as classes de Entidade, usadas na modelagem de informação persistente, são tipicamente dependentes da aplicação, com baixa probabilidade de reúso[alta probabilidad de reuso].

    b) em uma primeira aproximação, as classes de Controle correspondem, cada uma, a um caso de uso, mas a necessidade (ou não) delas ficará mais claro com as realizações dos casos de uso. 

    c) as classes de Desenho[Interface ou Fronteira] tratam da comunicação com o ambiente do produto e modelam as interfaces do produto com usuários e outros sistemas.

    d) as classes de Controle são utilizadas na coordenação dos fluxos de casos de uso mais simples[complexos], sendo os fluxos de casos de uso mais complexos[classes de Entidade] modelados com a utilização de generalizações envolvendo relacionamentos de herança.