Classe de Entidade: modela objetos cuja informação e o comportamento associado são persistentes.Ex.: as classes de objetos: clientes, produtos. É independente da aplicação e reutilizavel.
Classe de Fronteira (ou Interface): classes de fronteira servem como fronteira entre os atores externos e sistema. Exemplos: interface do tipo janela, protocolo de comunicação, interface de impressão, etc.
Classe de Controle: são coordenadoras das atividades, representa transação que responde a uma interface. Basicamente uma classe que modela o comportamento de controle especifico para uma ou mais Casos de Uso.
a) as classes de Entidade, usadas na modelagem de informação persistente, são tipicamente dependentes da aplicação, com baixa probabilidade de reúso[alta probabilidad de reuso].
b) em uma primeira aproximação, as classes de Controle correspondem, cada uma, a um caso de uso, mas a necessidade (ou não) delas ficará mais claro com as realizações dos casos de uso.
c) as classes de Desenho[Interface ou Fronteira] tratam da comunicação com o ambiente do produto e modelam as interfaces do produto com usuários e outros sistemas.
d) as classes de Controle são utilizadas na coordenação dos fluxos de casos de uso mais simples[complexos], sendo os fluxos de casos de uso mais complexos[classes de Entidade] modelados com a utilização de generalizações envolvendo relacionamentos de herança.