SóProvas


ID
2661874
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              Do moderno ao pós-moderno

                                                               Frei Betto / 14/05/2017 - 06h00


      A morte da modernidade merece missa de sétimo dia? Os pais da modernidade nos deixaram de herança a confiança nas possibilidades da razão. E nos ensinaram a situar o homem no centro do pensamento e a acreditar que a razão, sem dogmas e donos, construiria uma sociedade livre e justa.

      Pouco afeitos ao delírio e à poesia, não prestamos atenção à crítica romântica da modernidade – Byron, Rimbaud, Burckhardt, Nietzsche e Jarry. Agora, olhamos em volta e o que vemos? As ruínas do Muro de Berlim, a Estátua da Liberdade tendo o mesmo efeito no planeta que o Cristo do Corcovado na vida cristã dos cariocas, o desencanto com a política, o ceticismo frente aos valores.

      Somos invadidos pela incerteza, a consciência fragmentária, o sincretismo do olhar, a disseminação, a ruptura e a dispersão. O evento soa mais importante que a história e o detalhe sobrepuja a fundamentação.

      O pós-moderno aparece na moda, na estética, no estilo de vida. É a cultura de evasão da realidade. De fato, não estamos satisfeitos com a inflação, com a nossa filha gastando mais em pílulas de emagrecimento que em livros, e causanos profunda decepção saber que, neste país, a impunidade é mais forte que a lei. Ainda assim, temos esperança de mudá-lo. Recuamos do social ao privado e, rasgadas as antigas bandeiras, nossos ideais transformam-se em gravatas estampadas. Já não há utopias de um futuro diferente. Hoje, é considerado politicamente incorreto propagar a tese de conquista de uma sociedade onde todos tenham iguais direitos e oportunidades.

      Agora predominam o efêmero, o individual, o subjetivo e o estético. Que análise de realidade previu a volta da Rússia à sociedade de classes? Resta-nos captar fragmentos do real (e aceitar que o saber é uma construção coletiva). Nosso processo de conhecimento se caracteriza pela indeterminação, descontinuidade e pluralismo.

      A desconfiança da razão nos impele ao esotérico, ao espiritualismo de consumo imediato, ao hedonismo consumista, em progressiva mimetização generalizada de hábitos e costumes. Estamos em pleno naufrágio ou, como predisse Heidegger, caminhando por veredas perdidas.

      Sem o resgate da ética, da cidadania e das esperanças libertárias, e do Estado-síndico dos interesses da maioria, não haverá justiça, exceto aquela que o mais forte faz com as próprias mãos.

      Ingressamos na era da globalização. Graças às redes de computadores, um rapaz de São Paulo pode namorar uma chinesa de Beijing sem que nenhum dos dois saia de casa. Bilhões de dólares são eletronicamente transferidos de um país a outro no jogo da especulação, derivativo de ricos. Caem as fronteiras culturais e econômicas, afrouxam-se as políticas e morais. Prevalece o padrão do mais forte.

      A globalização tem sombras e luzes. Se de um lado aproxima povos e quebra barreiras de comunicação, de outro ela assume, nas esferas econômica e cultural, o caráter de globocolonização.

(Disponível em: http://hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/frei-betto-1.334186/do-moderno-ao-p%C3%B3s-moderno-1.464377. Acesso 05 jan. 2018)

“A morte da modernidade merece missa de sétimo dia? Os pais da modernidade nos deixaram de herança a confiança nas possibilidades da razão. E nos ensinaram a situar o homem no centro do pensamento e a acreditar que a razão, sem dogmas e donos, construiria uma sociedade livre e justa.”


São figuras de linguagem identificáveis no fragmento acima, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • São exemplos de Antítese:

    A sina dos médicos é conviver com a doença e a saúde.

    Ele estava entre a vida e a morte.

    A vida é mesmo assim, um dia a gente ri e no outro a gente chora.

    Alegrias e tristezas são constantes da vida.

    A educação é luz sobre trevas.

    O soldado contava suas derrotas e vitórias.

    O amor e o ódio são sentimentos bem próximos.

    Uma linha tênue separava a verdade da mentira.

  • Ironia é a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma que ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutil. Frequentemente, esse jogo é feito utilizando-se uma palavra quando na verdade se quer dizer o oposto dela, mas vale lembrar que nem só de oposições se constroem as ironias. Às vezes, o sentido real do que se diz não é exatamente o oposto, mas é diferente, e isso basta para tornar a sentença irônica.

    Fale mais alto, lá da esquina ainda não dá para ouvir.

     

    Metáfora é uma figura de linguagem. É um recurso semântico, Quer dizer que é um meio utilizado por quem escreve, ou por quem fala, para melhorar a expressividade de um texto literário. Quando é empregada em uma frase, faz com que esta se torne mais eloquente para os que a leem e a ouvem. Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita.

    Esse problema é só a ponta do iceberg.

     

    Perífrase é uma figura de linguagem que também é chamada de antonomásia e circunlóquio. Consiste na substituição de um termo ou expressão curta por uma expressão mais longa que serve para transmitir a mesma ideia. Siginifica "falar em círculo". 

    Que bela imagem aérea do Velho Chico. (Rio São Francisco)

     

    Antítese é a figura de estilo que usa palavras ou expressões com sentidos opostos, que contrastam entre si. Ocorre quando há a aproximação destes termos contrários. Esta aproximação dá ênfase à frase e assegura maior expressividade à mensagem a ser transmitida.

    O mundo inteiro acordar e a gente dormir, dormir…

    OBS.: A Antítese utiliza palavras que são opostas quanto ao sentido, mas que apesar de serem contrárias, reforçam a mensagem que se deseja passar.

    O Paradoxo também utiliza a oposição entre dois termos contraditórios, mas estes referem-se a uma mesma ideia ou pensamento.

    “Estou cego e vejo./Arranco os olhos e vejo.” (Carlos Drummond de Andrade) 

     

    Hipérbato ou Inversão é uma figura de construção ou sintaxe caracterizada pela troca na sequência normal dos termos da oração. Neste caso, ocorre uma inversão ocasionando uma mudança, onde a ordem direta destes termos é alterada.

    HipérbatoSão como cristais suas lágrimas. Batia acelerado meu coração.

    Ordem direta: Suas lágrimas são como cristais. Meu coração batia acelerado.

     

    Hipérbole é a expressão do exagero. É figura de linguagem classificada como figura de pensamento. E por isto mesmo, constitui recurso estilístico capaz de aumentar a expressividade do texto. "... emergência funesta no pós-guerra.”

     

    Fonte: https://www.figurasdelinguagem.com

  • METÁFORA - "A morte da modernidade" (a palavra "morte" foi usada subentendendo a palavra "fim")

     

    IRONIA - "merece missa de sétimo dia?" (o tom jocoso deixa claro o sentido de ironia)

     

    PERÍFRASE - "Os pais da Modernidade" (utilizando uma expressão que celebrizou o grupo de quem se fala)

     

                                 gabarito: A

  • É importante enfatizar a diferença entre a Antonomásia e a Perífrase.

     

    ANTONOMÁSIA: É a substituição de um nome próprio por uma qualidade ou característica que o distinga. É o mesmo que apelido, alcunha, congnome.

    Ex: Beigo do Gordo - Gordo = Jô Soares.

     

    PERÍFRASE: Se refere a outros seres que não são pessoas.

    Ex: A cidade luz é linda. - Cidade luz = Paris.

     

    Fonte: Português Esquematizado - Agnaldo Martinho.

     

    "...do Senhor vem a vitória..."

  • Antítese é usada em situações onde há conflito de ideias ou opiniões.Logo, não foram evidenciadas no trecho em questão tal situação, portanto alternativa correta é a A.

  • Antítese > consiste na aproximação de palavras com sentidos contrários.

    Ironia> consiste em falar o contrário do que está escrito. 

    Metáfora> comparação implícita, geralmente sem conector. Associação por semelhança.

    Perífrase> Substituição de um termo por outro equivalente. 

  • Figuras de pensamento (antítese, paradoxo, eufemismo, ironia, hipérbole, personificação, apóstrofe, gradação). 

     

    Antítese: Emprego de palavras ou expressões de sentido oposto. Ex.:  Era cedo para alguns e tarde para outros. Não és bom, nem és mau: és triste e humano (Olavo Bilac).

     

    Observação: a antítese tem um aprofundamento chamado de paradoxo ou oxímoro. Enquanto a antítese ocorre por haver a aproximação de opostos, como nos dois exemplos anteriores, o paradoxo é um mesmo elemento com características opostas, contraditórias. Um exemplo emblemático é o seguinte poema de Luiz Vaz de Camões, 

     

    Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente;

    é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer. 
     

  • O PESSOAL poderia colocar a explicação da questão e não a matéria toda.

    Estamos com dúvidas em determinado ponto, mas isto não significa que não conhecemos a matéria!

  • Perífrase é tipo um apelido

    Cidade Maravilhosa - RJ

    Rei do Reggae - Bob M.

    Terra da Garoa - SP

    Rei do Pop ...

  • PERÍFRASE: os pais da modernidade

    Metáfora:  A morte da modernidade

    Ironia: Missa de sétimo dia?

  • Figuras de linguagem 

      

    METÁFORA: Comparação implícita 

    SÍMILE: Comparação explícita 

    ANTÍTESE: oposição lógica 

    PARADOXO: oposição não lógica 

    HIPÉRBOLE: exagero 

    EUFEMISMO: suavização 

    ELIPSE: Omissão de um termo subentendido 

    ZEUGMA: omissão de um termo já dito. 

    POLISSÍNDETO: Vários conectivos 

    ASSÍNDETO: Nenhum conectivo 

    ALITERAÇÃO: Repetição de consoantes 

    ASSONÂNCIA: Repetição de vogais 

    PLEONASMO: reforçar uma ideia, repetição 

    IRONIA: sarcasmo, consiste em dizer-se o contrário do que se quer 

    GRADAÇÃO: ascensão 

    ONOMATOPEIA: é uma figura de linguagem que significa o emprego de uma palavra ou conjunto de palavras que sugerem algum ruido 

    METONÍMIA: substituição do autor pela obra 

    CATACRESE: ausência de termos especifica, pé da mesa 

    SINESTESIA: mistura de sentidos 

    PROSOPOPEIA: personificação de coisas 

    PARONOMÉSIA: trocadilho 

    APÓSTROFE: vocativo 

    SILEPSE: concordância com a ideia 

    PERÍFRASE: caracterizar por fatos 

    ANÁFORA: repetição 

    ANACOLUTO: interrupção  

    HIPÉRBATO: inversão, ordem indireta da frase