SóProvas


ID
2663032
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1943, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do Poder Executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da Propaganda alemão.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: FGV, 1999.


No contexto citado, a transferência de funções entre ministérios teve como finalidade o (a)

Alternativas
Comentários
  • A DIP de Vargas incitava a ideologia manipuladora para o maior reconhecimento do líder como personagem fundamental para o Brasil, mas para isso precisou atuar em diversos campo, como a educação 

     

  • quando ver uma questão sobre o Vargas que tenha "DIP" vá logo na alternativa que diga algo sobre controle de informações

  • letra b

    A questão trata sobre a política que envolvia amplo controle estatal na vida da sociedade por meio do DIP, a exemplo dos regimes totalitários europeus -nazifascismo- que serviram de inspiração mesmo com o Brasil ao lado dos aliados.

  • sempre leiam a fonte do texto, se você n compreendeu o texto a fonte entregava: CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: FGV, 1999.