SóProvas


ID
2663053
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Decreto-lei 3.509, de 12 de setembro de 1865


Art. 1º – O cidadão guarda-nacional que por si apresentar outra pessoa para o serviço do Exército por tempo de nove anos, com a idoneidade regulada pelas leis militares, ficará isento não só do recrutamento, senão também do serviço da Guarda Nacional. O substituído é responsável por o que o substituiu, no caso de deserção.

Arquivo Histórico do Exército. Ordem do dia do Exército, n. 455, 1865 (adaptado).


No artigo, tem-se um dos mecanismos de formação dos “Voluntários da Pátria”, encaminhados para lutar na Guerra do Paraguai. Tal prática passou a ocorrer com muita frequência no Brasil nesse período e indica o(a)

Alternativas
Comentários
  • Como o Brasil não tinha homens sufientes para lutar contra os paraguaianos ele (Dom Pedro II) começou a ordenar que os proprietários de terra fossem para guerra, como os proprietários de terra não queriam, mandaram os escravos para que os seus filhos não fossem obrigados a irem a luta. 

  • que inteligente 

  • Com a Guerra do Paraguai, o Brasil teve que criar um exército nacional. Como não haviam homens o suficiente para irem à guerra, foram formados os "Voluntários da Pátria" (escravos que se voluntariavam para ir à guerra em troca de sua liberdade). Isso foi importante até pro processo abolicionista, pois quando os ex-escravos voltavam da guerra já libertos, seus familiares que haviam permanecido (mulheres, crianças, idosos) ainda estavam escravizados, aumentando ainda mais o apoio ao movimento abolicionista.