SóProvas


ID
2663086
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

TEXTO I


Não é possível passar das trevas da ignorância para a luz da ciência a não ser lendo, com um amor sempre mais vivo, as obras dos Antigos. Ladrem os cães, grunhem os porcos! Nem por isso deixarei de ser um seguidor dos Antigos. Para eles irão todos os meus cuidados e, todos os dias, a aurora me encontrará entregue ao seu estudo.

BLOIS, P. Apud PEDRERO SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.


TEXTO II


A nossa geração tem arraigado o defeito de recusar admitir tudo o que parece vir dos modernos. Por isso, quando descubro uma ideia pessoal e quero torná-la pública, atribuo-a a outrem e declaro: — Foi fulano de tal que o disse, não sou eu. E para que acreditem totalmente nas minhas opiniões, digo: — O inventor foi fulano de tal, não sou eu.

BATH, A. Apud PEDRERO SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.


Nos textos são apresentados pontos de vista distintos sobre as mudanças culturais ocorridas no século XII no Ocidente. Comparando os textos, os autores discutem o(a)

Alternativas
Comentários
  • Os textos fazem referência ao domínio ideológico da Igreja durante a Idade Média e as dificuldades de serem defendidas ideias que se contrapunham ao saber teológico. (Descomplica)

  • Durante a Idade Média, a Igreja vive seu auge no tocante ao controle dos saberes difundidos socialmente. Portanto, os conhecimentos aceitos deveriam ter embasamento teológico, sendo assim os autores discutem uma possibilidade de driblar a regulação da igreja, elaborando teorias e atribuindo-as a antigos, para que assim fossem aceitas.

  • gente, por mais que existe sim um surgimento do pensamento científico em oposição à tradição teológica cristã , o texto não faz nenhuma referencia a isso. Prestem atenção no comando da questão, onde ele diz '' Comparando os textos'', os autores discutem o(a)''.

  • A galera acha que ser racionalista e afins... é ser totalmente contrário à Igreja e já vai marcando algo sobre a oposição de ambos. Lembre que na grande maioria dos filósofos, a crítica não era a religião (inclusive muitos eram deístas) e sim o clero!

  • Não trata-se de SURGIMENTO, e sim da manutençãosobre o conhecimento

  • Muito boa a resolução do professor.

  • Letra: D, segundo o https://www.youtube.com/watch?v=MF1RV_aYnNM&ab_channel=Explica%C3%AAResolveEnem

  • Vocês estão dando a resposta errada. A correta é a letra A... Parem de loucura

  • A resposta correta nesse gabarito é a letra A.

    O gabarito do professor do Youtube é diferente.

  • Para quem marcou a C, assim como eu, o erro está na cronologia temporal a QUESTÃO se remete ao século 12 período da Idade Medieval, enquanto o surgimento do pensamento científico em oposição à tradição teológica cristã só irá nascer nos tempos modernos.

    O que se ver no texto é o uso da ideia dos argumentos de autoridade da Igreja para disseminar informações que poderiam ou não ser contra os princípios da igreja, era um modo de burla a censura da Igreja.