SóProvas


ID
2663101
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

TEXTO I


A melhor banda de todos os tempos da última semana

O melhor disco brasileiro de música americana

O melhor disco dos últimos anos de sucessos do passado

O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos

Não importa contradição

O que importa é televisão

Dizem que não há nada que você não se acostume

Cala a boca e aumenta o volume então.

MELLO, B.; BRITTO, S. A melhor banda de todos os tempos da última semana. São Paulo: Abril Music, 2001 (fragmento).


TEXTO II


O fetichismo na música e a regressão da audição


Aldous Huxley levantou em um de seus ensaios a seguinte pergunta: quem ainda se diverte realmente hoje num lugar de diversão? Com o mesmo direito poder-se-ia perguntar: para quem a música de entretenimento serve ainda como entretenimento? Ao invés de entreter, parece que tal música contribui ainda mais para o emudecimento dos homens, para a morte da linguagem como expressão, para a incapacidade de comunicação.

ADORNO, T. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.


A aproximação entre a letra da canção e a crítica de Adorno indica o(a)

Alternativas
Comentários
  • Resolução

     

    Ambos os textos tratam da indústria cultural, forma de produção de arte e cultura vigente na sociedade capitalista, em especial após a Revolução Industrial. Segundo os teóricos da Escola de Frankfurt (dentre os quais o autor do texto II), na indústria cultural (também conhecida como cultura de massas), a arte é introduzida na lógica da reprodutibilidade técnica e submetida aos ditames do mercado, tornando-se assim um produto, tão efêmero e restritivo quanto qualquer outro.

     

    https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2015-segunda-aplicacao/primeiro-dia/melhor-banda-de-todos-os-tempos-da-ultima-semana-o-melhor-disco-brasileiro-de-musica-americana&ved=2ahUKEwiM16_S-YrcAhUMh5AKHWvaCFgQFjAAegQIBBAB&usg=AOvVaw3M4bnctSrqv35RW10btZbQ

  • Theodor Adorno,o maior representante da então Escola de Frankfurt,faz um grave crítica ao modelo da difusão de informações pelo meio midiático,a fim de que as pessoas apenas fiquem mais dependentes de seus produtos e serviços,tornado-se ignorantes e pouco críticas...todavia,o sentido de ignorância aqui não estabelece ligação com ausência de razão,mas sim com o resultado ou produto de seu excesso,originando um vazio ético que tentamos preencher com bens materiais e cultura efêmera.

     

    R=Letra "A"

  • Gab. A

    efêmero

    adjetivo

    1.

    que dura um dia.

    2.

    que é passageiro, temporário, transitório.