SóProvas


ID
2663122
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O filósofo Auguste Comte(1798 - 1857) preenche sua doutrina com uma imagem do progresso social na qual se conjugam ciência e política: a ação política deve assumir o aspecto de uma ação científica e a política deve ser estudada de maneira científica (a física social). Desde que a Revolução Francesa favoreceu a integração do povo na vida social, o positivismo obstina-se no programa de uma comunidade pacífica. E o Estado, instituição do reino absoluto da lei”, é a garantia da ordem que impede o retorno potencial das revoluções e engendra o progresso.

RUBY, C. Introdução à filosofia política. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).


A característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das nações, é ser

Alternativas
Comentários
  • E o Estado, instituição do reino absoluto da lei”, é a garantia da ordem que impede o retorno potencial das revoluções e engendra o progresso.

    GABARITO C

  • entendi a resposta, mas alguém explica o pq diabos a letra B está errada?

  • O  positivismo, de Augusto Comte, considera que a sociedade funciona de maneira coesa e a sociologia é a ciência que busca compreender esse funcionamento sociedade de maneira similar e utilizando os mesmos métodos das ciências da natureza.

    O Estado seria o responsável pela manutenção desse funcionamento de forma plena, utilizando inclusive a força, se necessário.

    Resp.: C

  • O que mata a charada da questão é a última frase do texto de apoio. De fato, apesar de se identificar pelo seu caráter científico, o estado positivo (último estágio de evolução da humanidade segundo Comte) não é criado pela física social (sociologia), mas unicamente estudado por ela. Sua grande virtude salientada no texto, na verdade, está em dar coesão e ordem à sociedade.

  • De acordo com o texto, para Auguste Comte (positivista), o progresso social ocorre quando ciência e política andam juntas, ou seja, quando a política age de forma científica e também é estudada da mesma forma. Desde que a Revolução Francesa deu mais voz e vez ao povo através da resistência deste, o positivismo busca a determinação de uma sociedade pacífica por intermédio do Estado, que é a instituição responsável por impedir revoluções, e, consequentemente, gerar o chamado progresso social.

    Dessa forma, a característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das nações, é ser elemento unificador, organizando e reprimindo, se necessário, as ações dos membros da comunidade.

  • questão c mais de uma alternativa possivel, tipica do ENEM

  • Eu errei a questão, pois também marquei a B. Contudo, ao analisar o enunciado, percebe-se que o comando é sobre o "Estado positivo" e não sobre o "positivismo".

    Se fosse sobre o positivismo, realmente a letra b estaria correta. Porém, a função do Estado positivo é garantir a coesão social, por meio, inclusive, da repressão do seus cidadãos.