SóProvas


ID
2663143
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A razão principal que leva o capitalismo como sistema a ser tão terrivelmente destrutivo da biosfera é que, na maioria dos casos, os produtores que lucram com a destruição não a registram como um custo de produção, mas sim, precisamente ao contrário, como uma redução no custo. Por exemplo, se um produtor joga lixo em um rio, poluindo suas águas, esse produtor considera que está economizando o custo de outros métodos mais seguros, porém mais caros de dispor do lixo.

WALLERSTEIN, I. Utopística ou as decisões históricas do século vinte e um. Petrópolis: Vozes, 2003.


A pressão dos movimentos socioambientais, na tentativa de reverter a lógica descrita no texto, aponta para a

Alternativas
Comentários
  • sempre ver qual resposta é a  mais completa para não quebrar a cara meu caro concorrente.

  • A alternativa A também é correta ao meu ver, porém ela é utópica, a D é mais viavel e propõe uma solução prática a curto prazo.

  • Na alternativa "a" ele fala sobre uma secundarização dos lucros, mas o texto não fala sobre isso. Fala sobre estar inserido no planejamento industrial os gastos com os resíduos produzidos. E isso está presente na alternativa "d".

  • a letra A é muito utopica, que país vai querer deixar o lucro em segundo plano para se preocupar com as questões ambientais? EUA?, Brasil?, Japão? não!

  • Nunca vi movimento ambiental lutando por leis. A ideia sempre foi de conscientização ou de imposição das ideias, contra o capitalismo. Acredito que a questão deu uma viajada, considerando que o texto é de um sociólogo.

  • GABARITO; D

    A questão mostra como o próprio sistema cria brechas vantajosas para a exploração indevida dos recursos naturais. O comando da questão pede uma alternativa que traduza a pressão dos movimentos socioambientais que buscam inverter essa lógica. A incorporação de normas no processo de produção pode reverter as práticas ditas no texto.

    Equipe Descomplica

  • Ao meu ver, a alternativa A está mais correta que a D, haja vista que, secundariza-se o lucro ao colocar em primeiro lugar a conservação ambiental. Sim, é muito utópico, tal como o próprio título do livro indica.