SóProvas


ID
2663332
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O peru de Natal


O nosso primeiro Natal de família, depois da morte de meu pai acontecida cinco meses antes, foi de consequências decisivas para a felicidade familiar. Nós sempre fôramos familiarmente felizes, nesse sentido muito abstrato da felicidade: gente honesta, sem crimes, lar sem brigas internas nem graves dificuldades econômicas. Mas, devido principalmente à natureza cinzenta de meu pai, ser desprovido de qualquer lirismo, duma exemplaridade incapaz, acolchoado no medíocre, sempre nos faltara aquele aproveitamento da vida, aquele gosto pelas felicidades materiais, um vinho bom, uma estação de águas, aquisição de geladeira, coisas assim. Meu pai fora de um bom errado, quase dramático, o puro-sangue dos desmancha-prazeres.

ANDRADE, M. In: MORICONI, I. Os cem melhores contos brasileiros do século. São Paulo: Objetiva, 2000 (fragmento).


No fragmento do conto de Mário de Andrade, o tom confessional do narrador em primeira pessoa revela uma concepção das relações humanas marcada por

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Enem maldito.

     

  • A característica do pai como uma pessoa que não aproveita os bens materiais disponíveis é retrato de uma geração antiquada que com certeza passou por dificuldades financeiras contrastando com a geração do autor que apesar das boas condições financeiras era impedido de viver bem em sua totalidade devido ao comportamento do pai. Por isso percebemos claramente a luta de gerações.

  • A família queria ostentar, mas o pai era estraga prazeres. kkkkkk

    Avante, guerreiros!

  • Note: "natureza cinzenta de meu pai, ser desprovido de qualquer lirismo". Isso indica ausência de sentimentalismo do pai, que é estereotipado naquela visão do pai tradicional que nós temos. A letra A fala justamente sobre isso, uma ausência de emoção numa pessoa que viveu em outro contexto. Isso a gente percebe até em casa mesmo. Note que seu avô tem uma linha de pensamento, seu pai pode pensar de outra forma e você com certeza deve pensar bem diferente: é o contraste guiado pelas diferentes gerações.

    Letra A

  • muuuuuuuuuito subjetiva essa interpretação