SóProvas


ID
2663356
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                         Famigerado


      Com arranco, [o sertanejo] calou-se. Como arrependido de ter começado assim, de evidente. Contra que aí estava com o fígado em más margens; pensava, pensava. Cabismeditado. Do que, se resolveu. Levantou as feições. Se é que se riu: aquela crueldade de dentes. Encarar, não me encarava, só se fito à meia esguelha. Latejava-lhe um orgulho indeciso. Redigiu seu monologar.

      O que frouxo falava: de outras, diversas pessoas e coisas, da Serra, do São Ão, travados assuntos, insequentes, como dificultação. A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as mínimas entonações, seguir seus propósitos e silêncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele enigmava. E, pá:

      — Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo... familhas-gerado...?

ROSA, J. G. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.


A linguagem peculiar é um dos aspectos que conferem a Guimarães Rosa um lugar de destaque na literatura brasileira. No fragmento lido, a tensão entre a personagem e o narrador se estabelece porque

Alternativas
Comentários
  • Enem, como sempre; querendo lhe ferar, não entendi nada do que li. Letra E.

  • " O que frouxo falava: de outras, diversas pessoas e coisas, da Serra, do São Ão, travados assuntos, insequentes, como dificultação. A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as mínimas entonações, seguir seus propósitos e silêncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele enigmava. E, pá:

    Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo... familhas-gerado...? "

    Ele (narrador) precisava entender as mínimas entonações pois não entendia o significado da linguagem usada pelo sertanejo ao mesmo tempo em que o sertanejo não conhecia determinadas palavras usadas pelo narrador. Diante disso, as palavras desconhecidas por cada um deles cria conflitos na fluidez do dialogo, portanto, é a letra E.

    OBS: não pode ser a letra C já que a comunicação NÃO é impossível, apenas menos fluida e mais difícil.

  • Aquela questão que não faz muito sentido e faz você perder 5 minutos pra fazer por eliminação.

    PS: O ENEM faz a gente odiar Guimarães Rosa e Machado de Assis kkkkkk

  • essa questão nem parece fazer sentindo, meu deus...

  • De fato essa questão nos colocou em planos incomunicáveis pois pra entender é difícil

  • "planos incomunicáveis"

    para quê toda essa afetação? para quê esses arroubos metafóricos? para quê, meu deus?

    o elaborador da questão se acha muito espertinho; mas, na verdade, está agindo como o sertanejo do texto, dificultando a comunicação e sendo ambíguo onde não deveria.

    não fod*, porr*