SóProvas


ID
2663386
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Síntese entre erudito e popular


Na região mineira, a separação entre cultura popular (as artes mecânicas) e erudita (as artes liberais) é marcada pela elite colonial, que tem como exemplo os valores europeus, e o grupo popular, formado pela fusão de várias culturas: portugueses aventureiros ou degredados, negros e índios. Aleijadinho, unindo as sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue fazer essa sintese característica deste momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial.

MAJORA, C. BrHistória, n. 3, mar. 2007 (adaptado).


No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais. Artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde têm suas obras caracterizadas por peculiaridades que são identificadas por meio

Alternativas
Comentários
  • Kkkkkkkkk, a professora diz que o item B tá errado e no final diz que o B é o gabarito oO

  • EXATO. Ela não disse o pq as outras estavam erradas ou pq essa estava certa.

  • Aleijadinho, unindo as sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue fazer essa síntese característica (a síntese feita na opinião, no modo próprio dele-do Aleijadinho-)de ver o deste momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial.

    No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais.

    Opinião dos autores + Materiais da arte mineira

    Letra B

  • e esse gabarito comentado aí? kkkkkkkkkk

  • Melhor explicação!!!

    É preciso ter disciplina pois nem sempre estaremos motivados.

  • Bizu: O COMANDO DA QUESTÃO DAR A RESPOSTA "a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais"

    GABARITO:B

    do uso de recursos materiais disponíveis no local e da interpretação formal com características próprias.