Sobre leucemias...
* LLC é a mais comum (45%), acomete idosos (>65 anos), tem como marco a presença de grande linfocitose + hepatoesplenomegalia + adenomegalia + plaquetopenia. Há aumento da incidência de quadros infecciosos associados a hipogamaglobulinemia. O marco laboratorial é a linfocitose.
* Na LMA, a segunda mais comum (30%), acomete adultos havendo hiperplasia gengival (m4) e clorama (m2). Os bastonetes de Auer são patognomonicos da LMA.
* LMC (15%) ocorre a translocação gênica (9;22) criando o cromossomo philadelphia. O marco laboratorial é a leucocitose.
* A LLA (10%) ocorre na infância havendo invasão do SNC e testiculos.
* Leucemia das células pilosas: adultos (5H:1M), no Braasil morre de TB. Grande marco: monocitopenia.
Gabarito: D!
Deixo em tela outros pontos importantes cobrados em provas.
A Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) é a leucemia mais comum nos países ocidentais, acometendo indivíduos com idade entre 67 e 72 anos, principalmente do sexo masculino. Extremamente rara em crianças.
A LLC é caracterizada por uma proliferação clonal de linfócitos maduros, tipicamente linfócitos B CD5+, no sangue periférico, medula óssea, linfonodos e baço. Continua a produção de células normais.
Considera-se leucemia linfocítica crônica incurável de acordo com o padrão atual de tratamento; o tratamento visa melhorar os sintomas.
Há aumento da incidência de quadros infecciosos associados a hipogamaglobulinemia.
Sombras nucleares, ou manchas de Gumprecht, encontradas como restos celulares, são outra característica morfológica da distensão sanguínea na LLC.