SóProvas


ID
2663668
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Soy madre de un pequeño de 3 años y a partir del artículo "Desenchúfalo... ¡y a jugar!", me puse a pensar en el tiempo que le dedico a mi hijo. Todos los días, cuando llego a mi casa, mi prioridad es mi hijo y nos turnamos con mi marido para ver quién cocina y quién se tira en el piso a jugar con Santiago. Nuestro hijo tiene toda tecnología a su disposición, porque su papá es técnico en sistemas, pero cuando llegamos a casa después de un agotador día laboral, nos desenchufamos los tres y usamos cualquier cosa que tengamos a mano: una pelota o una sábana para divertirnos. Esa pequeña terapia de risa es altamente curativa contra los bajones anímicos, contra el estrés, contra los pequeños enojos cotidianos, contra todo.
OVIEDO, P. Sophia, n. 130, ago. 2012 (adaptado)

O texto é uma carta de leitor sobre a reportagem "Desenchúfalo... ¡y a jugar!" Ao relatar sua experiência pessoal, a leitora retoma o tema da reportagem e confirma a necessidade de

Alternativas
Comentários
  • O texto apresentado acima foi escrito por Sophia Oviedo e se trata de uma carta de leitor a um jornal.
    Para identificarmos qual a resposta certa, de acordo com as ideias do texto, analisaremos uma a uma:
    A) cercar as crianças da tecnologia disponível e treiná-las a usá-la: essa alternativa está errada, pois o que a leitora diz é justamente o contrário, que ela pensa que é necessário que a criança também realize atividades no mundo fora da tecnologia.
    B) desconectar as crianças dos aparelhos tecnológicos e brincar com elas: essa alternativa está certa, já que a leitora, em sua carta, diz que prioriza passar tempo com seu filho realizando atividades em que ele não esteja inserido no mundo tecnológico, como brincar de bola, por exemplo.
    C) oferecer às crianças uma variedade de brinquedos não tecnológicos: essa alternativa está errada, pois, na carta, a leitora não diz que é necessário que a criança tenha uma variedade grande de brinquedos não tecnológicos, mas sim que ela se desconecte do mundo virtual, que brinque com qualquer coisa que não seja tecnológico.
    D) revezar o tempo que cada um dedica às brincadeiras com os filhos: essa alternativa está errada, porque a necessidade expressa pela autora da carta não é a de revezar o tempo que ela e seu marido passam com o filho.
    E) controlar o tempo de que os filhos dispõe para usar os aparelhos tecnológicos: essa alternativa está errada, pois a necessidade expressa pela autora da carta não é a de controlar o tempo dos filhos nos aparelhos tecnológicos, e sim de fazer com que eles realizem outras atividades fora do mundo virtual.

    Logo, a partir da análise, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa de letra B.


    Gabarito dado pela banca: letra B.
    Gabarito do professor: letra B.