SóProvas


ID
2663872
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os corais funcionam como termômetros, capazes de indicar, mudando de coloração, pequenas alterações na temperatura da água dos oceanos. Mas, um alerta, eles estão ficando brancos. O seu clareamento progressivo acontece pela perda de minúsculas algas, chamadas zooxantelas, que vivem dentro de seus tecidos, numa relação de mutualismo.


Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 6 dez. 2012 (adaptado).


O desequilíbrio dessa relação faz com que os pólipos que formam os corais tenham dificuldade em

Alternativas
Comentários
  • Essa relação de mutualismo que ocorre entre os corais e as minusculas lagas conhecidas como zooxantelas quando é afetada, como é o caso do enunciado da questão, faz com que os pólipos que formam os corais tenham dificuldade em absorver os nutrientes derivados da fotossíntese dessas algas, causando o esbranquiçamento dela e temendo por sua extinção.

    Alternativa correta: Letra E


  • pq não pode ser a letra D?

  • vct MR,  por causa do comando... ele se refere às consequências do ''desequilíbrio dessa relação'', dessa maneira, se as algas estão morrendo por causa do aumento da temperatura, o polipo deixará de receber os nutrientes produzidos pela fotossíntes - Gabarito da questão.

  • Questão tranquila. Seguinte é uma relação de mutualismo, ou seja, beneficia tanto a Alga ( produtor - fotossíntese) como os corais que adquirem os nutrientes do processo. Porque as estão dentro dele. Vamos com tudo.

  • Wikipedia

    As zooxantelas vivem no interior do corpo do hospedeiro, imersas no protoplasma celular ou ocupando o espaço intercelular, e través da fotossíntese alimentam o hospedeiro com açúcares, aminoácidos e outros produtos orgânicos e recebendo dele dióxido de carbono e nutrientes. Esta relação simbiótica favorece ambos os organismos, permitindo manter o crescimento num meio pobre em nutrientes dissolvidos e em suspensão e por isso com baixa produtividade primária planctónica.

  • Mesmo com a perda de algas, o oxigênio que está dissolvido na água continua passando para dentro das células dos corais através do processo de difusão. Porém, essa perda de algas, reduz a quantidade de nutrientes gerados por essas algas através da fotossíntese, o que dificulta com que os tecidos dos corais absorvam os compostos orgânicos gerados pela atividade fotossintética das algas

  • Vct MT, também fiquei em dúvida, mas associei a perfa da cor natural com diminuição de clorofina, responsável pela cor verde, e, consequentemente, a diminuição de fotossíntese que resuta também na diminuição na obtenção de nutrientes. Dessa forma, eliminei o item D, essa justificativa pode até está errada mas foi o raciocínio deu certo pra mim.
  • Reino Animália (Corais)

    2 formas; Medusas e Pólipos

    Pólipos são normalmente sesseis - formados por esqueletos de c alcário de outros corais mortos, com camada superficial de corais vivos . Além de se associar a algas ZOOXANTELAS - FORNECE MAT. ORG. AOS CORAIS

  • Só uma dúvida, acerca da letra D poderia ser associado ao processo de eutrofização?

  • Eu fiz uma associação das pequenas algas da coloração dos corais com a clorofila, que dá o pigmento verde as plantas. Eu sabia que sem ela não é possível realizar fotossíntese, então procurei uma alternativa que tivesse haver com fotossíntese.
  • As algas zooxantelas e os corais vivem em uma relação de mutualismo-os dois se beneficiam de maneira necessária.Com a intensificação do efeito do estufa e consequentemente do aquecimento global,o aumento da temperatura provoca um certo "descontrole" na alga que acaba lançando substâncias tóxicas para os corais ,e esses animais acabam não suportando,em virtude de que essas toxinas afetam suas colorações naturais.Assim sem algas que outrora produzia alimento mediante fotossíntese, os corais morrem.A morte dos corais que se sedimentam formam as famosas rochas coralíneas constituídas por Ca(CO)3.

    É importante frisar que todo esse processo é denominado de branqueamento.

  • Dá-se o nome de corais a um grupo de animais marinhos primitivos, da classe Antozoários do filo Cnidários>>>

    um coral é formado por muitos minúsculos corpos individuais agrupados >>> corais na verdade, são grupos de animais, geralmente sésseis e Cnidários, como os PÓLIPOS.

    Como os pólipos são animais do filo cnidária, elas não produzem o seu próprio alimento (A). Com ou sem as algas, eles continuam absorvendo oxigênio da água (D). Para se reproduzirem sexuadamente, eles só precisam de outro pólipo, sendo dióicos (sexos separados) ou monóicos (hermafroditas) (C). Proteínas, aminoácidos, acido nucléicos, são exemplo de compostos nitrogenados. Esses compostos estão dentro do organismo nas algas, para obtê-los, os PÓLIPOS precisam se alimentar delas (B). Mas isso não acontece, porque os corais (incluindo os pólipos) e as algas permanecem em uma relação de mutualismo, em que, as algas ganham abrigo e proteção e os corais ganham compostos orgânicos (glicose) derivados da fotossíntese das algas. (E- CORRETA)

  • Sobre a e d: quem faz fotossíntese e assimila o o2 sao as algas que estao sendo perdidas (como diz no texto), nao os corais! os corais so se aproveitam da materia organica produzida na fotossíntese

  • Associei Zooxantela à zooplancton, e conclui, erroneamente, que ela não faria fotossíntese.