SóProvas



Prova INEP - 2014 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL


ID
2663689
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Maria da Penha

Você não vai ter sossego na vida, seu moço
Se me der um tapa
Da dona “Maria da Penha”
Você não escapa
O bicho pegou, não tem mais a banca
De dar cesta básica, amor
Vacilou, tá na tranca
Respeito, afinal, é bom e eu gosto

[...]

Não vem que eu não sou
Mulher de ficar escutando esculacho
Aqui o buraco é mais embaixo
A nossa paixão já foi tarde

[...]

Se quer um conselho, não venha
Com essa arrogância ferrenha
Vai dar com a cara
Bem na mão da “Maria da Penha”

ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.

A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)

Alternativas
Comentários
  • PRA QUEM Ñ PODE PAGAR E QUERIA SABER A RESPOSTA É A LETRA """"'' C """""" BONS ESTUDOS ^-^

  • Letra C

    A Lei Maria da Penha, importante mecanismo de combate à violência contra a mulher, não se restringe à violência fisica, incluindo também a psicológica. Tal violência, por sua vez, tem origem no machismo e num longo processo histórico de injustiças contra à mulher.

  • Se você marcou B, ela está errada devido à esta lei não somente se referir a violência física como, também, a psicológica


ID
2663692
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sempre teceremos panos de seda
E nem por isso vestiremos melhor
Seremos sempre pobres e nuas
E teremos sempre fome e sede
Nunca seremos capazes de ganhar tanto
Que possamos ter melhor comida.
CHRÉTIEN DE TROYES. Yvain ou le chevalier au lion (1177-1181). Apud MACEDO, J. R. A mulher na Idade Média. São Paulo: Contexto, 1992 (adaptado).

O tema do trabalho feminino vem sendo abordado pelos estudos históricos mais recentes. Algumas fontes são importantes para essa abordagem, tal como o poema apresentado, que alude à

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

     

  • GABARITO D

    O foco do texto está nas condições degradantes vivenciadas pelas mulheres no mundo do trabalho medieval, sendo responsáveis por fabricar produtos que elas próprias não terão meios de consumir.

    Fonte: https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2014-segunda-aplicacao/primeiro-dia/sempre-teceremos-panos-de-seda-e-nem-por-isso-vestiremos-melhor/

  • fiquei um pouco em dúvida porque a D fala em "urbano"... dá pra o mundo medieval chamar assim, então?

  • ja caiu uma questão com uma parte maior desse poema com essa mesma pegada de pergunta

  • "Nunca seremos capazes de ganhar tanto Que possamos ter melhor comida."

    Tive que ler a letra D e E mais de uma vez para tentar entender a diferença entra ambas as alternativas. O fragmento que estaquei do texto deixa claro que essas mulheres recebiam algo em troca da sua mão de obra, sendo assim, portanto, remuneradas, mal diga-se de passagem. A ponto de não conseguirem comprar panos que elas produziam. Olhando o significado de servidão na internet, podemos encontrar como definição para palavra algo do tipo análogo a escravidão. Enquanto que a exploração, como o próprio nome já diz, é a exploração. Como texto diz "Nunca seremos capazes de ganhar tanto", podemos concluir que havia uma remuneração, logo, não cabe a palavra servidão.

    Servidão: estado ou condição de servo ou de escravo; serventia, escravidão.

    Exploração: aproveitamento para a produção de alguma riqueza.

  • Muito bom comentário do Cristiano. Precisamos prestar atenção a todas as palavras do enunciado, pois nessa questão, a letra D e a letra E parecem idênticas, mas há um pequeno detalhe em duas palavras como bem citado pelo colega.

  • Uma questão que utiliza do mesmo texto: Q889163

  • GABARITO - D

    Na medievalidade europeia, eles exploravam as mulheres completamente, sem se quer levar qualquer benefícios às mesmas como forma de reconhecimento de suas longas jornadas de trabalho.

    Caaaveeeeiraaa!


ID
2663698
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História

 Quem acompanhasse os debates na Câmara dos Deputados em 1884 poderia ouvir a leitura de uma moção de fazendeiros do Rio de Janeiro: “Ninguém no Brasil sustenta a escravidão pela escravidão, mas não há um só brasileiro que não se oponha aos perigos da desorganização do atual sistema de trabalho”. Livres os negros, as cidades seriam invadidas por “turbas ignaras”, “gente refratária ao trabalho e ávida de ociosidade”. A produção seria destruída e a segurança das famílias estaria ameaçada. Veio a Abolição, o Apocalipse ficou para depois e o Brasil melhorou (ou será que alguém duvida?). Passados dez anos do início do debate em torno das ações afirmativas e do recurso às cotas para facilitar o acesso dos negros às universidades públicas brasileiras, felizmente é possível conferir a consistência dos argumentos apresentados contra essa iniciativa. De saída, veio a advertência de que as cotas exacerbariam a questão racial. Essa ameaça vai completar 18 anos e não se registraram casos significativos de exacerbação.

GASPARI, E. As cotas e a urucubaca. Folha de S. Paulo, 3 jun. 2009.

O argumento elaborado pelo autor sugere que as censuras às cotas raciais são

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de questão de interpretação de texto, em que o vestibulando é chamado não a concordar com o autor, mas a compreender seu ponto de vista. Segundo Gaspari, os argumentos contrários às cotas raciais são historicamente equivocados pois fundam-se em expectativas e projeções que não se cumpriram após a implementação das ações afirmativas. (Descomplica)

    Letra D

  • sou negro e digo cota racial é crime o que deve existir é cota social


ID
2663701
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O próprio movimento operário não pode ser reduzido a um conflito de interesses econômicos de interesses econômicos ou a uma reação contra a proletarização. Ele é animado por uma imagem de "civilização" industrial, pela ideia de um progresso das forças de produção utilizado para o bem de todos. O que é bem diferente da utopia igualitarista simples, pouco preocupada com as condições de crescimento.
TOURAINE, A. Os movimentos sociais. In: FORRACHI, M. M.; MARTINS, J. S. (Org.). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1997.

Considerando a caracterização apresentada pelo texto, a busca pela igualdade pressupõe o(a)

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkk forçou a barra!

  • kkkkkkk forçou a barra!

  • " Ele é animado por uma imagem de "civilização" industrial, pela ideia de um progresso das forças de produção utilizado para o bem de todos."

  • O movimento operário não pode ser reduzido a um conflito de interesses econômicos(...) O que é bem diferente da utopia igualitarista.

    Considerando a caracterização apresentada pelo texto, a busca pela IGUALDADE pressupõe o(a)

    Intensificação do crescimento econômico

    LETRA: D

  • "(...) ideia de um progresso das forças de produção utilizado para o bem de todos (...)" - a resposta encontra-se no texto, leiam com atenção.

  • mas pq não é coletivização dos meios de produção? onde está o erro dessa alternativa? se alguém souber, me ajude!

  • Letra E

    A questão diz respeito ao movimento operário, elucidando no texto que suas reivindicações não são utópicas, mas buscam melhores condições de crescimento e acesso econômico. A busca pela igualdade estão só pode ocorrer com melhores condições de produção e intensificação do acesso ao crescimento econômico.

  • A galera lê "operário" ou "proletário" e já pensa em foice, em martelo e em Marx.

    Onde há, no texto, ideias marxistas?

    Pelo contrário, o autor está contextualizando que o movimento operário não deve ser reduzido a essa interpretação.

    E, de fato, se você visitar o chão de fábrica de alguma indústria, a grande maioria dos trabalhadores nem deve saber quem é Marx. Nem deve ligar para política.

    O texto tem um viés liberal (crescimento econômico como promotor do desenvolvimento social).

    (cadê a turma que reclama de doutrinação esquerdista no ENEM?)

  • Uma dica: prestar atenção qual o AUTOR do texto. Touraine é um sociólogo que fala sobre a época pós-industrial, e não adota pensamento necessariamente marxista.


ID
2663704
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Ao falar do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que possui entendimento, mas que é calmo ou temperante. No entanto, louvamos também o sábio, referindo-se ao hábito; e aos hábitos dignos de louvor chamamos virtude.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1973.

Em Aristóteles, o conceito de virtude ética expressa a

Alternativas
Comentários
  • Para Aristóteles, a virtude não é uma característica humana, mas uma forma de agir no mundo, que é adquirida por meio do hábito de exerce-la, criando na alma disposição para aceita-la. O conceito chave para compreender a virtude ética sugerida por ele é "meio termo", ou seja, encontrar um equilíbrio nas ações como forma de vivermos bem em sociedade. Por exemplo:

    O sentimento original: PRAZER;

    Seu excesso: libertinagem;

    Sua mediania: temperança;

    Sua falta: insensibilidade;

    Letra A

  • Mario Souza quero ver sua nota no enem! seus comentários são os melhores! vc está de parabéns!

  • Que absurdo! A ética de Aristóteles consiste em valores individuais, na felicidade individual (o sumo bem), diferente da política. Logo, a ética se resume na busca pelo prazer próprio, é a doutrina eudemonista.

    Péssimo gabarito.

  •  A virtude, para Aristóteles, é uma qualidade moral particular que denota a disposição de um indivíduo para praticar o bem, não se tratando de uma característica nata, ao invés disso se apresentando como uma forma de conduta, representada pela repetição constante de atos motivados pela vontade do homem em prol do bem.

  • Letra A

    Segundo Aristóteles, a felicidade só pode ser obtida por meio das virtudes, que são atividades, isto é, hábitos e não ações isoladas. Por outro lado, segundo o mesmo filósofo, como o Homem é por natureza um ser social, toda pratica individual das virtudes deve convergir para o bem comum.

  • (B) concretização utilitária de ações que revelam a manifestação de propósitos privados.

    → isso aqui é ética maquiavélica, não aristotélica.

    tem gente aí que estudou aristóteles (estudou?), e não entendeu nada. individualismo, egoísmo e privacidade são conceitos modernos que soariam estranhos a um grego do século III a.C. cuidado com as interpretações errôneas


ID
2663707
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No sistema democrático de Schumpeter, os únicos participantes plenos são os membros de elites políticas em partidos e em instituições públicas. O papel dos cidadãos ordinários é não apenas altamente limitado, mas frequentemente retratado como uma intrusão indesejada no funcionamento tranquilo do processo "público" de tomada de decisões.

HELD, D. Modelos de democracia. Belo Horizonte: Paideia, 1987.


O modelo de sistema democrático apresentado pelo texto pressupõe a

Alternativas
Comentários
  • "No sistema democrático de Schumpeter, os únicos participantes plenos são os membros de elites políticas em partidos e em instituições públicas."

  • "O papel dos cidadãos ordinários é não apenas altamente limitado, mas frequentemente retratado como uma intrusão indesejada no funcionamento tranquilo do processo "público" de tomada de decisões."


ID
2663710
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As relações do Estado brasileiro com o movimento operário e sindical, bem como as políticas públicas voltadas para as questões sociais durante o primeiro governo da Era Vargas (1930-1945), são temas amplamente estudados pela academia brasileira em seus vários aspectos. São também os temas mais lembrados pela sociedade quando se pensa no legado varguista.
D'ARAÚJO, M. C. Estado, classe trabalhadora e políticas sociais. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. (Org.). O tempo do nacional-estatismo: do início ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

Durante o governo de Getúlio Vargas, foram desenvolvidas ações de cunho social, dentre as quais se destaca a

Alternativas
Comentários
  • Governo Vargas tem sua base na letra C: consolidação das CLT e cooperativismo

  • Leis trabalhistas e o controle sobre os sindicatos

  • Pra ser mais exato trata-se do corporativismo e não do cooperativismo, apesar de algumas semelhanças.

  • Vale ressaltar que os sindicatos controlados eram chamados de "pelegos", atente-se a esse termo

  • Letra C

    Getúlio Vargas ficou conhecido como pai dos pobres, exatamente por criar varias leis trabalhistas.

    Sendo Destaque a constituição de 1934, que implantava:

    Justiça Eleitoral

    Ensino Primario Obrigatorio

    Alistamento Militar Obrigatorio

    Salario Mínimo

    Descanso Semanal

    Férias Anuais

    Proibição do Trabalho Infantil

    Indenização por demissão

    Jornada de Trabalho de 8 Horas

  • Getulio Vargas tem seu governo com base na consolidação das CLT e cooperativismo,visto que ele presava pelo apoio das classes mais pobres


ID
2663713
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

TEXTO I

Deputado (definição do século XVIII):

Substant. Aquele a quem se deu alguma comissão de jurisdição, ou conhecimento. Mandado da parte de alguma República, ou soberano. O que tem comissão do ministro próprio.
SILVA, A. M. Diccionario da lingua portugueza. Lisboa: Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1789 (adaptado).

TEXTO II

Deputado (definição deo século XXI):

[...]
4. Aquele que representa os interesses de outrem em reuniões e decisões oficiais.
5. Aquele que é eleito para legislar e representar os interesses dos cidadãos.
6. Aquele que é comissionado para tratar dos negócios alheios.
AULETE, C. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. São Paulo: Lexikon, 2010 (adaptado).

A mudança mais significativa no sentido da palavra "deputado", entre o século XVIII e os dias de hoje, dá-se pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    O comparativo dos dois textos exprime muito bem a democratização da concepção politica vigente a partir do século XVIII: o deputado deixa de ser visto como um representante da republica ou do soberano e passa a ser visto como um representante dos cidadãos.


ID
2663716
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Desde 2002, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem registrado certos bem imateriais como patrimônio cultural do país. Entre as manifestações que já ganharam esse status está o ofício das baianas do acarajé. Enfatize-se: o ofício das baianas, não a receita do acarajé. Quando uma baiana prepara o acarajé, há uma série de códigos imperceptíveis para quem olha de fora. A cor da roupa, a amarra dos panos e os adereços mudam de acordo com o santo e com a hierarquia dela no candomblé. O Iphan conta que, registrando o ofício, "esse e outros mundos ligados ao preparo do acarajé podem ser descortinados".
KAZ, R. A diferença entre o acarajé e o sanduíche de Bauru. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 13, out. 2006 (adaptado).

De acordo com o autor, o Iphan evidencia a necessidade de se protegerem certas manifestações históricas para que continuem existindo, destacando-se nesse caso a

Alternativas
Comentários
  • "...uma série de códigos imperceptíveis...";

    "A cor da roupa, a amarra dos panos e os adereços mudam de acordo com o santo e com a hierarquia dela no candomblé.";

    É possível resolver a questão utilizando-se desses dois trechos;

    Letra B


ID
2663719
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia

A justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade o é dos sistemas de pensamento. Cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça que nem mesmo o bem-estar da sociedade como um todo pode ignorar. Por essa razão, a justiça nega que a perda de liberdade de alguns se justifique por um bem maior partilhado por todos.
HAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (adaptado).

O filósofo afirma que a ideia de justiça atua como um importante fundamento da organização social e aponta como seu elemento de ação e o funcionamento o

Alternativas
Comentários
  • "Cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça"

  • " A justiça é a primeira virtude das instituições sociais"

    "Cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça"

     

  • A resposta é em relação ao indivíduo, pois basicamente ele diz que nada justifica abdicação dos direitos de poucos em função do prol. Isso é um pensamento individualista. Basta lembrar, por exemplo, dos contratualistas sociais.

  • Lembrando que HAWLS era liberal. Logo, só poderia ser o individuo mesmo.


ID
2663722
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sendo os homens, por natureza, todos livres, iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento. A maneira única em virtude da qual uma pessoa qualquer renuncia à liberdade natural e se reveste dos laços da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar-se e unir-se em comunidade para viverem com segurança, conforto e paz umas com as outras, gozando garantidamente das propriedades que tiverem e desfrutando de maior proteção contra quem quer que não faça parte dela.
LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo civil. Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1978.

Segundo a Teoria da Formação do Estado, de John Locke, para viver em sociedade, cada cidadão deve

Alternativas
Comentários
  • Estado de natureza de Hobbes = Um contra os outros.

  • Para Locke,o estado de natureza era marcado pela insegurança jurídica,não haviam posses,nem propriedade privada,por isso os homem poderiam ser expulsos ou morrer por questão de territórios a qualquer momento.

    A formação da sociedade acabou com essas brigas,a formação da justiça foi muito importante para manter a estabilidade,a fim de limitar os interesses do outro e prezar pela manutenção dos direitos naturais,logo,a sociedade surgiu com suas normas para justamente delimitar o que é de um ou de outro,e quais são os meus direitos e deveres.

     

    R=Letra "D"

  • "A maneira única em virtude da qual uma pessoa qualquer [...] se reveste dos laços da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar-se e unir-se em comunidade [...]"

  • LEIAM JOHN LOCKE, NÃO IRÃO SE ARREPENDER!

  • Para solucionar este vazio de poder, os homens vão concordar, livremente, em se constituir numa sociedade política organizada.

    O homem poderá influir diretamente nas decisões políticas da sociedade civil seja através do exercício da democracia direta ou delegando a outra pessoa seu poder de decisão. Este é o caso da democracia representativa, na qual os cidadãos elegem seus representantes.

    Por sua parte, o Estado tem como fim zelar pelos direitos dos homens tais quais a vida, a liberdade e a propriedade privada.

  • O contratualismo consiste em abrir mão da liberdade individual em prol de direitos inalienáveis. ( Para quem marcou alternativa b)

  • GABARITO==> D)-

    ---Comentário---

    A maioria dos erros foi devido a leitura e a busca rápidas do texto base e das alternativas que se enquadravam nas ideias comumente conhecidas de John Locke. Aqueles direitos a "propriedade, vida e liberdade, direitos inalienáveis e reclusos de qualquer privação" poderiam entrar em consonância com a alternativa A, que está incorreta. Conquanto, a leitura minuciosa do material fornecido pela banca traria a verdadeira resposta. Em suma, vem a alternativa D como correta, seguindo o seguinte trecho: " a maneira única em virtude da qual uma pessoa qualquer renuncia à liberdade natural e se reveste dos laços da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar-se e unir-se em comunidade para viverem com segurança, conforto e paz umas com as outras"


ID
2663725
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A introdução da organização científica taylorista do trabalho e sua fusão com o fordismo acabaram por representar a forma mais avançada da racionalização capitalista do processo de trabalho ao longo de várias décadas do século XX.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009 (adaptado).

O objetivo desse modelo de organização do trabalho é o alcance da eficiência máxima no processo produtivo industrial que, para tanto,

Alternativas
Comentários
  • O sistema fordista de produção ficou conhecido por fragmentar as etapas produtivas, causando a alienação do trabalhador em relação ao produto final que havia produzido. O objetivo era a maior produção em menor tempo e o sistema da linha de montagem otimizava a mais valia e os lucros.

  • Sugestão de Filme :

    Bee Movie e Fome de Poder.

  • São características do Fordismo:

    • Linha de montagem: é a famosa esteira de produção retratada no filme Tempos Modernos.

    • Trabalho especializado (repetitivo): é a pura aplicação das ideias de Taylor. Tarefas simples e repetitivas poderiam transformar um trabalhador qualquer em especialista naquela tarefa.

    • Padronização: a repetição das tarefas exigia uma padronização da produção. A linha de montagem tinha que ser sempre igual. Daí vem a rigidez do sistema. Qualquer grande alteração na produção significava alterar a linha de montagem e a forma que o trabalhador executava aquela tarefa.

    • Mão de obra alienada: o trabalhador executava apenas uma tarefa e não conhecia todo o método de produção, apenas a sua função.

    • Produção concentrada: espacialmente, a fábrica fordista era concentrada em um local, produzindo e armazenando (estoques lotados) tudo no mesmo espaço. A concentração espacial reunia no mesmo espaço milhares de trabalhadores, o que facilitava a ação de sindicatos; por isso, a pressão sindical era muito forte.

  • decompõe a produção em tarefas fragmentadas e repetitivas, complementares na construção do produto.

  • uai mas não ta falando ´´fusao´´ dos dois? nao entendi pq a resposta é só de fordismo


ID
2663740
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A mitologia comparada surge no século XVIII. Essa tendência influenciou o escritor cearense José de Alencar, que, inspirado pelo estilo da epopeia homérica na Ilíada, propõe em Iracema uma espécie de mito fundador do povo brasileiro. Assim como a Ilíada vincula a constituição do povo helênico à Guerra de Troia, deflagrada pelo romance proibido de Helena e Páris, Iracema vincula a formação do povo brasileiro aos conflitos entre índios e colonizadores, atravessados pelo amor proibido entre uma índia — Iracema — e o colonizador português Martim Soares Moreno.

DETIENNE, M. A invenção da mitologia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998 (adaptado).

A comparação estabelecida entre a Ilíada e Iracema demonstra que essas obras

Alternativas
Comentários
  • As duas epopeias relacionam elementos históricos e míticos com o objetivo construir uma identidade, no caso dos gregos, Ilíada é um dos mais importantes materiais históricos sobre a cultura helênica.

    No caso do Brasil, Iracema é uma tentativa de criar uma identidade nacional, no período da primeira fase do romantismo “indianista-nacionalista”.


ID
2663743
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Áreas em estabelecimento de atividades econômicas sempre se colocaram como grande chamariz. Foi assim no litoral nordestino, no início da colonização, com o pau-brasil, a cana-de-açúcar, o fumo, as produções de alimentos e o comércio. O enriquecimento rápido exacerbou o espírito de aventura do homem moderno.

FARIA, S. C. A Colônia em movimento. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998 (adaptado).

O processo descrito no texto trouxe como efeito o(a)

Alternativas
Comentários
  • O Brasil foi colonizado no litoral e só depois de adentrou

  • Alternativa C

    A ocupação majoritariamente litorânea ocorre desde a época da colonização, por onde chegavam e saiam europeus. Eram de navio também que escoavam a produção de cana de açúcar e demais especiarias brasileiras.

    Equipe Descomplica

  • É só ver onde estão localizados as grandes metrópoles mundiais: Nova York, são Paulo, Barcelona, rio de Janeiro, Tóquio, Londres, e outas cidades que ficam no litoral, Hoje e antes para facilitar os negócios dss nações.

  • Na colonização do Brasil, a Coroa Portuguesa ordenou a criação de feitorias no século XVI logo após perceber que necessitavam dominar o local recém descoberto Feitoria era um local, geralmente próximo a um porto e consequentemente perto das áreas litoraneas, que funcionavam como entreposto comercial na colônia. Como o principal meio para transportar produtos era por meio da navegação, estes locais eram caracterízados pela facilidade de escoamento da produção.

    Letra C)


ID
2663746
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em dezembro de 1945, começou uma greve de dois meses no principal porto da África Ocidental Francesa, Dacar. As autoridades só conseguiram levar os grevistas de volta ao trabalho com grandes aumentos de salário e, o que é ainda mais importante, pondo em prática todo o aparato de relações industriais usado na França — em resumo, agindo como se os grevistas fossem modernos operários industriais.

COOPER, F; HOLT, T; SCOTT, R. Além da escravidão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado)

Durante o neocolonialismo, o trabalho forçado — que não se confunde com a escravidão — foi uma constante em diversas regiões do continente africano até o século XX. De acordo com o texto, sua superação deriva da

Alternativas
Comentários
  • A essência do texto é que: os trabalhadores, que eram fortemente explorados, se rebelam (fazem a greve), indo contra os princípios abusivos e conseguindo enfim melhoras nas condições trabalhistas. Ou seja, pode-se inferir que a superação desse modelo explorado foi superado pela resistências dos trabalhadores nacionais.

    Letra C


ID
2663749
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os escravos, obviamente, dispunham de poucos recursos políticos, mas não desconheciam o que se passava no mundo dos poderosos. Aproveitaram-se das divisões entre estes, selecionaram temas que lhes interessavam do ideário liberal e anticolonial, traduziram e emprestaram significados próprios às reformas operadas no escravismo brasileiro ao longo do século XIX.

REIS, J. J. Nos achamos em campo a tratar da liberdade: a resistência negra no Brasil oitocentista. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 1999.

Ao longo do século XIX, os negros escravizados construíram variadas formas para resistir à escravidão no Brasil. A estratégia de luta citada no texto baseava-se no aproveitamento das

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: "Os escravos...selecionaram temas que lhes interessavam do ideário liberal e anticolonial..."

  • Gabarito D: "Aproveitaram-se das divisões entre estes, ..." Contradições políticas.


ID
2663752
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Passada a festa da abolição, os ex-escravos procuraram distanciar-se do passado de escravidão, negando-se a se comportar como antigos cativos. Em diversos engenhos do Nordeste, negaram-se a receber a ração diária e a trabalhar sem remuneração. Quando decidiram ficar, isso não significou que concordassem em se submeter às mesmas condições de trabalho do regime anterior.

FRAGA, W ; ALBUQUERQUE, W. R. Uma história da cultura afro-brasileira. São Paulo: Moderna, 2009 (adaptado).

Segundo o texto, os primeiros anos após a abolição da escravidão no Brasil tiveram como característica o(a)

Alternativas
Comentários
  • Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. Como os negros haviam tido o direito à liberdade, eles requisitavam desse dispositivo legislativo na prática.

    letra C) busca pelo reconhecimento do exercício da cidadania.

  • Segundo o texto, os primeiros anos após a abolição da escravidão no Brasil tiveram como característica o(a) (c) busca pelo reconhecimento do exercício da cidadania.

    Após a abolição, os escravos ficaram desamparados, tiveram que lutar para efetivar sua cidadania. Muitos tiveram que retornar aos seus antigos senhores, mas exigindo uma remuneração digna.

  • Cidadania é o exercício de direitos e deveres perante o Estado sim, mas quanto à política, não tendo nada a ver com direitos sociais ou liberdades individuais.

    Péssima questão.

  • (2011 - TRF - 1ª REGIÃO – Juiz): Os vícios ocorridos no curso do inquérito policial, em regra, não repercutem na futura ação penal, ensejando, apenas, a nulidade da peça informativa, salvo quando houver violações de garantias constitucionais e legais expressas e nos casos em que o órgão ministerial, na formação da opinio delicti, não consiga afastar os elementos informativos maculados para persecução penal em juízo, ocorrendo, desse modo, a extensão da nulidade à eventual ação pena(Correto).

  • Questão confusa, pois o comando diz "segundo o texto", e este refere-se ao mercado de trabalho.

    Antes da abolição, a remuneração era exclusiva ao branco. Após a abolição, porém, foi adquirida pelo negro também. Significando, nesse sentido, uma equiparação, como diz a alternativa "b"

  • B) não, pois a equiparação racial no mercado de trabalho seria os mesmos direitos do branco e do negro em um número alto entre os dois, sem muita diferença. Já nesse caso, o negro era quem trabalhava e não o branco, então para ter equiparação, o negro teria que ser dono de fazenda também, o ambiente de trabalho.

    C) Sim, pois após se oficializar como livre, o ex-escravo queria ser reconhecido como cidadão, como o texto fala "procuram distanciar-se do passado de escravidão... negaram-se a receber a ração diária.... Ou seja, eles queriam receber título de cidadão e não passar pelas mesmas coisas que antes.

  • Gente, não é uma prova de direito constitucional.

    É uma prova de ensino médio.

    É pra entender "cidadania" como um termo genérico, amplo, direitos e deveres etc. Não compliquem o simples, peloamor.


ID
2663755
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Veneza, emergindo obscuramente ao longo do início da Idade Média das águas às quais devia sua imunidade a ataques, era nominalmente submetida ao Império Bizantino, mas, na prática, era uma cidade-estado independente na altura do século X. Veneza era única na cristandade por ser uma comunidade comercial: “Essa gente não lavra, semeia ou colhe uvas”, como um surpreso observador do século XI constatou. Comerciantes venezianos puderam negociar termos favoráveis para comerciar com Constantinopla, mas também se relacionaram com mercadores do islã.

FLETCHER, R. A cruz e o crescente: cristianismo e islã, de Maomé à Reforma. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

A expansão das atividades de trocas na Baixa Idade Média, dinamizadas por centros como Veneza, reflete o(a)

Alternativas
Comentários
  • As atividades de troca estão associadas com o comércio local. As cidades tinham importância a medida que suas trocas comerciais atingiram mercados cada vez mais distantes em suas trocas. A localização e papel dessas cidades comerciais eram de extrema importância ao desenvolvimento regional.



    https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2014-segunda-aplicacao/primeiro-dia/veneza-emergindo-obscuramente-ao-longo-inicio-da-idade-media-das-aguas/

  • Por curiosidade: em Veneza foram onde surgiram os primeiros forisburgos, que nada mais eram que grandes enclaves nos quais ocorreram as primeiras trocas comerciais entre os que viriam a ser futuramente os burgueses

  • Gênova e Veneza são cidades históricas que eram caracterizadas pela circulação do comercio,arte patrocinadas pelos mercenários tais como as obras de Da Vinci,ciência,culturas e saberes.

  • A expansão das atividades de trocas na Baixa Idade Média, dinamizadas por centros como Veneza, reflete o(a): importância das cidades comerciais. Eu achei essa resposta tão subjetiva para o padrão do ENEM que eu fiquei bem atento, procurei alguma outra alternativa que se enquadrasse e não tinha. Parece que falta alguma coisa! A importância das cidades comerciais para ... a retomada do desenvolvimento urbano, da ascensão da burguesia.

  • Veneza estava para a Idade Média, como a Suíça estava para a 2ª Guerra Mundial, claro, guardada suas devidas proporções.

    Era uma cidade neutra, usada para gerar riquezas e trocar produtos.

    Ninguém ousava atacá-la e ela mesmo era construída como forma de se autodefender. Alguma semelhança?


ID
2663758
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

TEXTO I


O príncipe D. João VI podia ter decidido ficar em Portugal. Nesse caso, o Brasil com certeza não existiria. A Colônia se fragmentaria, como se fragmentou a parte espanhola da América. Teríamos, em vez do Brasil de hoje, cinco ou seis países distintos. (José Murilo de Carvalho)


TEXTO II


Há no Brasil uma insistência em reforçar o lugar-comum segundo o qual foi D. João VI o responsável pela unidade do país. Isso não é verdade. A unidade do Brasil foi construída ao longo do tempo e é, antes de tudo, uma fabricação da Coroa. A ideia de que era preciso fortalecer um Império com os territórios de Portugal e Brasil começou já no século XVIII. (Evaldo Cabral de Mello)


1808 - O primeiro ano do resto de nossas vidas. Folha de S. Paulo, 25 nov. 2007(adaptado)


Em 2008, foi comemorado o bicentenário da chegada da família real portuguesa ao Brasil. Nos textos, dois importantes historiadores brasileiros se posicionam diante de um dos possíveis legados desse episódio para a história do país. O legado discutido e um argumento que sustenta a diferença do primeiro ponto de vista para o segundo estão associados, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • Um pouco de desinformação no vídeo de resolução da questão. A revolta dos farrapos não foi massacrada pelo Império, não foi um movimento passageiro e os líderes revolucionários não foram mortos. Na verdade o fim da revolução se deu através de um acordo entre o governo imperial e Gomes Jardim juntamente com Duque de Caxias. Os revoltosos foram anistiados e os interesses econômicos e abolicionistas foram acatados. O principal motivo que levou à rendição foi o desgaste do exército farroupilha, tendo em vista os longos 10 anos de guerra.

    Bento Gonçalves, um dos líderes da revolução, se não o maior, viveu tranquilamente na sua estância após o fim da guerra, morreu anos mais tarde em decorrência de problemas de saúde.

  • A questão não fala sobre movimentos separatistas e sim sobre a centralização do poder da corte.

  • gab letra A


ID
2663761
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quando Deus confundiu as línguas na torre de Babel, ponderou Filo Hebreu que todos ficaram mudos e surdos, porque, ainda que todos falassem e todos ouvissem, nenhum entendia o outro. Na antiga Babel, houve setenta e duas línguas; na Babel do rio das Amazonas, já se conhecem mais de cento e cinquenta. E assim, quando lá chegamos, todos nós somos mudos e todos eles, surdos. Vede agora quanto estudo e quanto trabalho serão necessários para que esses mudos falem e esses surdos ouçam.

VIEIRA, A. Sermões pregados no Brasil. In: RODRIGUES, J. H. História viva. São Paulo: Global, 1985 (adaptado).

No decorrer da colonização portuguesa na América, as tentativas de resolução do problema apontado pelo padre Antônio Vieira resultaram na

Alternativas
Comentários
  • Precisamos aqui diferenciar a mentalidade do colonizador,que vaio por interesse econômico e de conquista,da mentalidade do jesuíta que desenvolveu a catequese na colônia.

    Esses homens não era indiferentes à realidade da diverdaide de línguas e culturas,o colonizador ou mesmo o dono de terras,sim.Tanto que,em muitos aspectos do Brasil Colônia,os jesuítas tentaram evitar a escravidão de índios,e estabeleciam a colonização tornando mais fácil a compreensão de certas palavras,sistematizando línguas mescladas entre português e os idiomas locais,esse é um dos motivos pela diferença de vocabulário entre algumas regiões do país,por usamos palavras derivadas do indígena.

     

    R:Letra "E".

  • Exatamente João, ótimo comentário, é bom lembrar que os colonizadores tinham uma visão totalmente diferente em relação aos jesuítas, um era um pensamento econômico, o outro era catequético.

    Bons estudos!


ID
2663764
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em busca de matérias-primas e de mercados por causa da acelerada industrialização, os europeus retalharam entre si a África. Mais do que alegações econômicas, havia justificativas políticas, científicas, ideológicas e até filantrópicas. O rei belga Leopoldo II defendia o trabalho missionário e a civilização dos nativos do Congo, argumento desmascarado pelas atrocidades praticadas contra a população.

NASCIMENTO, C. Partilha da África: o assombro do continente mutilado. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 7, n. 75, dez. 2011 (adaptado).

A atuação dos países europeus contribuiu para que a África — entre 1880 e 1914 — se transformasse em uma espécie de grande “colcha de retalhos”. Esse processo foi motivado pelo(a)

Alternativas
Comentários
  •  Em busca de matérias-primas

    “colcha de retalhos”  

    domínio sobre os recursos...  Pura interpretação

     

    Alternativa D

  • A tentativa de dominação do continente africano teve diversas motivações. Pode-se citar como principais o interesse na exploração de recursos e a colonização que buscava afirmar a soberania territorial europeia.

  • Letra D

    Explicação: confia

  • A questão aborda o Imperialismo ou Neocolonialismo, período após a metade do século xix no qual nações europeia disputaram territórios da Ásia e África.

  • GABARITO - D

    Os europeus tinham ambição pelas grandes matérias-primas que o continente africano possuia, por isso iam até o mesmo para extrair os recursos sem nem mesmo se preocuparem com a divisão étnica dos africanos.

  • Em busca de matérias-primas e de mercados por causa da acelerada industrialização, os europeus retalharam entre si a África. Mais do que alegações econômicas, havia justificativas políticas, científicas, ideológicas e até filantrópicas. O rei belga Leopoldo II defendia o trabalho missionário e a civilização dos nativos do Congo, argumento desmascarado pelas atrocidades praticadas contra a população.

    A atuação dos países europeus contribuiu para que a África — entre 1880 e 1914 — se transformasse em uma espécie de grande “colcha de retalhos”. Esse processo foi motivado pelo(a)

    A busca de acesso à infraestrutura energética dos países africanos.

    ERRADO. A busca girava em torno de matérias-primas.

    B tentativa de regulação da atividade comercial com os países africanos.

    ERRADO. Não houve regulação, e sim retalhamento, invasão, usurpação.

    C resgate humanitário das populações africanas em situação de extrema pobreza.

    ERRADO. Esse foi um argumento falacioso, que logo foi desmascarado.

    D domínio sobre os recursos considerados estratégicos para o fortalecimento das nações europeias.

    GABARITO.

    E necessidade de expandir as fronteiras culturais da Europa pelo contato com outras civilizações.

    ERRADO. Esse foi um argumento falacioso, alegações que logo foram desmascaradas.


ID
2663767
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os holandeses desembarcaram em Pernambuco no ano de 1630, em nome da Companhia das Índias Ocidentais (WIC), e foram aos poucos ocupando a costa que ia da foz do Rio São Francisco ao Maranhão, no atual Nordeste brasileiro. Eles chegaram ao ponto de destruir Olinda, antiga sede da capitania de Duarte Coelho, para erguer no Recife uma pequena Amsterdã.

NASCIMENTO, R. L. X. A toque de caixas. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 6, n. 70, jul. 2011.

Do ponto de vista econômico, as razões que levaram os holandeses a invadirem o nordeste da Colônia decorriam do fato de que essa região

Alternativas
Comentários
  • Questão mais de história do Brasil Colonial do que de geografia. Gabarito letra A

  • A época citada diz respeito ao ápice da monocultura da cana de açúcar, fazendo com que a região detivesse poder economico e politico. Assim, a invasão holandesa tinha de ocorrer em um local estratégico afim de conquistar uma região de grande importância.

  • Há dois fatores a serem considerados como:

    -terra de massapé(essencial para plantar a cana)

    -litoral(facilita o escoamento da produção)

  • atenção que a questão pede do ponto de vista "econômico" e não geográfico


ID
2663770
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os movimentos sociais do século XXI, ações coletivas deliberadas que visam à transformação de valores e instituições da sociedade, manifestam-se na e pela internet. O mesmo pode ser dito do movimento ambiental, o movimento das mulheres, vários movimentos pelos direitos humanos, movimentos de identidade étnica, movimentos religiosos, movimentos nacionalistas e dos defensores/proponentes de uma lista infindável de projetos culturais e causas políticas.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

De acordo com o texto, a população engajada em processos políticos pode utilizar a rede mundial de computadores como recurso para mobilização, pois a internet caracteriza-se por

Alternativas
Comentários
  • A internet é um ambiente que proporciona o alcance de mensagens e informações para diversos lugares distintos, não se prendendo a uma localidade, mas sim na sua universalização. Dessa forma, é notório que movimentos sociais, embora não abram mão do mundo físico, busquem o angariamento nesse meio virtual no intuito das suas mensagens ganharem adesão para além das fronteiras físicas. Um exemplo que sempre cai é o fenômeno recente da Primavera Árabe, onde uma onda de protestos e revoluções ocorridas no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições sociais de vida. Tais revoluções tiveram como combustível as mensagens, tanto de apoio, por parte de outros continentes, quanto de pontos especificos de encontro de manifestações, nas redes sociais, como Twitter e Facebook.

    Letra D)


ID
2663773
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O enclave supõe a presença de “muros sociais” internos que separam e distanciam populações e grupos de um mesmo lugar. Tais muros revelam as grandes contradições e discrepâncias presentes nas cidades brasileiras. É aqui que o território merece ser considerado um novo elemento nas políticas públicas, enquanto um sujeito catalisador de potências no processo de refundação do social.

KOGA, D. Medidas de cidades: entre territórios de vida e territórios vividos. São Paulo: Cortez, 2003.

No contexto atual das múltiplas territorializações, apontadas no fragmento, a formação de enclaves fortificados no espaço urbano é resultado da

Alternativas
Comentários
  • Quando o texto se refere à "áreas de convivência social interurbanas,marcadas pela presença de muros",se refere a ação de convívio das elites urbanas,ou seja...condomínios fechados que acabam por marcar uma estratificação social em prol da segurança das classes altas.

     

    R=Letra "A"

  • "As grades do condomínio são para trazer proteção 

    Mas também trazem a dúvida se é você que 'tá nessa prisão [...]"

    Minha Alma - O Rappa

  • segregação urbana também chamada de segregação socioespacial refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades. No Brasil, alguns exemplos de segregação urbana mais comuns são a formação de favelas, habitações em áreas irregulares, cortiços e áreas de invasão.

     elitismo sistema social, político etc. que privilegia a elite, em detrimento dos demais membros da sociedade.

    R = A

  • A professora Ana Cátia é esplêndida! Sempre trazendo explanações muito bem contextualizadas! Muitíssimo obrigado! Deus a abençoe.


ID
2663776
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica — um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço.

SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Edusp, 2002 (adaptado).

A relação estabelecida no texto, associada a uma profunda degradação ambiental, é verificada na

Alternativas
Comentários
  • O texto fala sobre a relação do homem com o meio de onde ele tira os recursos que precisa por meio de técnicas, meios instrumentais e sociais. Essa técnica produz e cria seu modo de vida e o espaço. O comando da questão pede a relação do texto associada a uma degradação ambiental. A alternativa que diz respeito a atividade produtiva e a relação do homem com seu meio de sustento é a letra c.


ID
2663782
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De modo geral, os logradouros de Fortaleza, até meados do século XIX, eram conhecidos por designações surgidas da tradição ou de funções e edificações que lhes caracterizavam. Assim, chamava-se Travessa da Municipalidade (atual Guilherme Rocha) por ladear o prédio da Intendência Municipal; S. Bernardo (hoje Pedro Pereira) por conta de igreja homônima; Rua do Cajueiro (atual Pedro Borges) por abrigar uma das mais antigas e populares árvores da capital. Já a Praça José de Alencar, na década de 1850, era popularmente designada por Praça do Patrocínio, pois em seu lado norte se encontrava uma igreja homônima.


SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult-CE, 2001 (adaptado)


Os atos de nomeação dos logradouros, analisados de uma perspectiva histórica, constituem

Alternativas
Comentários
  • Então, o texto para o fato de que, até meados do século XIX, os logradouros - como em Fortaleza, por exemplo - eram conhecidos por designações surgidas da tradição ou de funções e edificações que lhes caracterizavam - como, por exemplo, a Travessa da Municipalidade. Posteriormente, os logradouros foram sendo batizados por nomes de figuras e personalidades históricas, com o intuito de criar um determinado tipo de memória e cultivar um dado sentimento nacional, regional ou local e de pertencimento. Ou seja, os nomes das ruas, praças, parques e edifícios consistem em parte do patrimônio imaterial das cidades, constituindo também um forma de conservar/valorizar/produzir determinadas memórias no espaço urbano.


ID
2663785
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na primeira década do século XX, reformar a cidade do Rio de Janeiro passou a ser o sinal mais evidente da modernização que se desejava promover no Brasil. O ponto culminante do esforço de modernização se deu na gestão do prefeito Pereira Passos, entre 1902 e 1906. “O Rio civilizava-se” era frase célebre à época e condensava o esforço para iluminar as vielas escuras e esburacadas, controlar as epidemias, destruir os cortiços e remover as camadas populares do centro da cidade.

OLIVEIRA, L. L. Sinais de modernidade na Era Vargas: vida literária, cinema e rádio. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. (Org.). O tempo do nacional-estatismo: do início ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

O processo de modernização mencionado no texto trazia um paradoxo que se expressava no(a)

Alternativas
Comentários
  • O processo de urbanização no Brasil se deu principalmente com a exclusão do acesso a terra do trabalhador rural, que se viu obrigado a migrar em busca de mão de obra, para os novos polos. O crescimento urbano-industrial foi feito então concomitantemente, em conjunto com o discurso desenvolvimentista da modernização e civilidade. É muito comum ouvir a ideia de que o campo é atrasado e primitivo enquanto a cidade simboliza o moderno e civilizado. Porém, a urbanização foi feita com uma promessa de melhores condições de trabalho mas na verdade gerou problemas sociais profundos pela desigualdade na distribuição de renda e na segregação socioespacial.


    https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2014-segunda-aplicacao/primeiro-dia/na-primeira-decada-seculo-xx-reformar-cidade-rio-de-janeiro-passou-ser-o-sinal/

  • "reformar a cidade do Rio de Janeiro" em oposição à "destruir os cortiços e remover as camadas populares do centro da cidade."

    Fazer uma verdadeira mudança teoricamente positiva e que melhorasse a qualidade de vida das pessoas, porém jogando a parcela mais pobre para a margem da cidades.

    Letra C

  • qual o contraste da sociedade do rio na época?ideal de civilização acompanhado de marginalização.letra C


ID
2663788
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Enquanto as rebeliões agitavam o país, as tendências políticas no centro dirigente iam se definindo. Apareciam em germe os dois grandes partidos imperiais — o Conservador e o Liberal. Os conservadores reuniam magistrados, burocratas, uma parte dos proprietários rurais, especialmente do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, e os grandes comerciantes, entre os quais muitos portugueses. Os liberais agrupavam a pequena classe média urbana, alguns padres e proprietários rurais de áreas menos tradicionais, sobretudo de São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

No texto, o autor compara a composição das forças políticas que atuaram no Segundo Reinado (1840-1889). Dois aspectos que caracterizam os partidos Conservador e Liberal estão indicados, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • A questão do relacionada ao controle do governo sobre as províncias foi um tema recorrente não apenas no Segundo Reinado,mas também durante o Período Regencial com a discussão sobre o Ato Institucional de 1834,seguida de seu modelo regressista interpretativo feito à comando de Araújo Lima.

    Uma das questoes mais recorrentes entre esses partidos era a questão do controle do governo central,os liberais defendiam o Federalismo,enquanto os Conservadores,o Unitarismo.

     

    R=Letra "D"

  • A maior divergencia entre eles era a centralização ou não da provincia

  • Bom, não fiz a prova ainda mas pretendo fazer como treneiro esse ano, enfim, a minha conclusão de ter chegado a Alternativa "D" é a palavra- Chave "Reuniam" é então percebi que se encaixava perfeitamente com Unitarismo, agora descentralização não compreendi muito bem.

  • ''Os liberais agrupavam a pequena classe média urbana, alguns padres e proprietários rurais de áreas menos tradicionais''

    eles querem a descentralização, está tudo muito concentrado em uma determinada região e a galera que são de regiões menos tradicionais fica como?

  • Conservadores defendiam um governo forte e centralizador (unitarismo) e os liberais maior liberdade aos estados/cidades (federalismo).

  • Dois aspectos que caracterizam os partidos Conservador e Liberal estão indicados, respectivamente, em: (d) Preservação do unitarismo — Ampliação da descentralização provincial.

    Não só no Brasil como em todo mundo, conservadores e liberais do século XIX discutiam sobre as formas de Estado (unitário, federal e confederacional). Os conservadores acreditavam no Estado unitário, pois, em caso de invasão, a unidade da governação estaria garantida e, assim, o país não se dividiria. No entanto, os liberais acreditavam no Estado federal, que garantiria maior autonomia e liberdade às províncias. Mas por quê? Porque era nas províncias que moravam a maioria das pessoas e não só no Rio de Janeiro (capital imperial à época).


ID
2663797
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Canto dos lavradores de Goiás

Tem fazenda e fazenda
Que é grande perfeitamente
Sobe serra desce serra
Salta muita água corrente
Sem lavoura e sem ninguém
O dono mora ausente.
Lá só tem caçambeiro
Tira onda de valente
Isso é que é grande barreira
Que está em nossa frente
Tem muita gente sem terra
Tem muita terra sem gente.

MARTINS, J. S. Cativeiro da terra. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.

No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século XX destacada é a

Alternativas
Comentários
  • Essa questão destaca. Uma manutenção nas formas de terras como o próprio texto diz. E também o texto fala sobre "MST " voces já sabem o que eles fazem então e isso.

  • "Tem muita gente sem terra Tem muita terra sem gente."

    Matou a questão nessa parte

    Letra D

  • "Tem muita gente sem terra Tem muita terra sem gente."

    Matou a questão nessa parte

    Letra D


ID
2663800
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O uso intenso das águas subterrâneas sem planejamento tem causado sérios prejuízos à sociedade, ao usuário e ao meio ambiente. Em várias partes do mundo, percebe-se que a exploração de forma incorreta tem levado a perdas do próprio aquífero.


TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009 (adaptado).


No texto, apontam-se dificuldades associadas ao uso de um importante recurso natural. Um problema derivado de sua utilização e uma respectiva causa para sua ocorrência são:

Alternativas
Comentários
  • Parodiando a explicação da professora...

    A resposta é a alternativa A, porque não é a alternativa B, nem a C, nem a D, nem a E.

    A alternativa B está incorreta, ora, porque a resposta é a alternativa A.

    A alternativa C está incorreta, ora, porque a resposta é a alternativa A.

    ...

  • Esses professores do qconcursos... a maioria se fizer a prova tira nota menor que nós. É a máxima: ''quem sabe faz, quem não sabe ensina''.

  • não entendi pq não pode ser alternativa c

  • Essa questão creio que foi Pank para geral, mas vamos a explicação.

    Poderia sim ser a letra "c", no entanto é falado sobre a forma indevida que é feita a exploração.

    Agora nesse trecho retiramos o que eles desejam na resposta :

    " Um problema derivado de sua utilização e uma respectiva causa para sua ocorrência"

    A exploração é feita de forma indevida, pois acaba contaminando o lençol freatico e causando a perda do aquifero.

  • Eduardo Andrade Ferreira, o senhor está equivocado, viu a resposta e faz um xadrez 4d para explicar o inexplicável, a questão é clara "O uso INTENSO das águas subterrâneas sem planejamento tem causado sérios prejuízos à sociedade," quer dizer que ta gastando muito, todavia o gabarito vem falar em contaminação, eu posso gastar a água toda sem contaminar, da mesma forma posso contaminar sem gastar uma gota.

    incrível esse pessoal que fica fazendo raciocínio absurdo pra tentar explicar questão com gabarito incoerente.

  • É aquela "típica" questão do Enem...

  • Estranha... mas bola pra frente!

    "Os poços artesianos são muito comuns no Brasil e consistem na perfuração de terras afim de captar água do lençol freático pela necessidade hídrica da região. O lençol freático no geral está conectado com toda a rede hídrica, sendo o maior problema sua contaminação."

    Equipe Descomplica

  • No texto vem dizendo: "Em várias partes do mundo, percebe-se que a exploração de forma incorreta tem levado a perdas do próprio aquífero.

    No comando da questão diz: "Um problema derivado de sua utilização e uma respectiva causa para sua ocorrência são:

    Então a questão quer uma situação que leva a perda do aquífero devido a exploração sem planejamento e também quer saber como isso acontece.

    A) Correta. A contaminação do aquífero leva a sua inutilização, vc possui o aquífero mas ele não é mais útil, ocasionando a sua perda sem se fazer mais uso e a causa para isso é a falta de proteção do escoamento de águas contaminadas como por exemplo, NPK, agrotóxicos e por aí vai.

    B)Errada. Essa questao ta quase certa, um mero detalhe a exclue. A intrusão salina pouco a pouco iria quebrar o equilíbrio natural do subsolo, onde por causa da densidade diferente a água salgada fica abaixo da água doce, menos densa (pesquisem intrusão salina), tornando a água mais salobra o que reduziria a extração da água doce, entretanto a redução é uma consequência e não a causa da intrusão salina, outra coisa, é possivel reverter a salinidade, porem é um procedimento caro e complexo, então conclui que a salinização não provoca a perda do aquífero.

    C)Errada. A superexploração levaria a um consumo maior do que seu reabastecimento pelo ciclo da água, levando a uma perda gradual do aquífero, correto até aqui. O grande problema dessa questão é a causa, que fala sobre construção ineficaz na captação, já que se for ineficaz a captação ela não cumprirá totalmente com o objetivo, sendo assim, não haverá a superexploração, o que torna a causa contraditória.

    ineficaz

    adjetivo de dois gêneros

    1. que não produz o efeito desejado; inoperante.
    2. sem resultado; estéril, infrutífero.

    D)Errada. O rebaixamento levaria ao longo do tempo ao total consumo do aquífero, o porém é que a causa fala do bombeamento equivalente a reposição natural de acordo com o ciclo da água, o que impossibilitaria seu rebaixamento e isso é uma característica de consumo sustentável, então também é uma causa contraditória.

    E)Errada. O encarecimento não leva a perda do aquífero e sim dificulta a acessibilidade economica da captação que na maioria das vezes são feitas em locais com pessoas com baixo poder aquisitivo, e a conservação da cobertura vegetal não é a causa disso já que a captação é subterrânea e a conservação da cobertura vegetal ajuda no ciclo da água.

  • Comentário horrível o dessa professora. Acredito que o erro da alternativa C teria sido essa captação subsuperficial pq seria melhor uma captação superficial da água da chuva.
  • Sobre a (C):

    Se a captação do aquífero é ineficaz, como o poço seria "superexplorado"?

    A lógica interna da alternativa não faz sentido.


ID
2663806
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma cidade que reduz emissões, eletrifica com energia solar seus estádios, mas deixa bairros sem saneamento básico, sem assistência médica e sem escola de qualidade nunca será sustentável. A mudança do regime de chuvas, que já ocorre por causa da mudança climática, faz com que inundações em áreas com esgoto e lixões a céu aberto propaguem doenças das quais o sistema de saúde não cuidará apropriadamente.

ABRANCHES, S. Asustentabilidade é humana e ecológica. Disponível em: www.ecopolitica. com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).

Problematizando a noção de sustentabilidade, o argumento apresentado no texto sugere que o(a)

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento sustentável, segundo o texto, tem de estar aliado ao desenvolvimento social.

    Letra E

  • Não adianta nada possuir recursos que são sustentáveis se a população passa por diversas dificuldades diariamente.


ID
2663809
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A voadeira, canoa de alumínio com motor de popa usada como meio de transporte fluvial pelos ribeirinhos da Amazônia, ganhou uma versão movida a energia solar em vez de combustível.


BRASIL, K. Voadeira movida a energia solar é opção para o transporte fluvial na Amazônia. Folha de S. Paulo, 12 maio 2012.


No texto, está descrita uma situação de mudança na tecnologia do transporte fluvial na Amazônia. Configura-se como uma consequência ambiental derivada da mudança apresentada a redução

Alternativas
Comentários
  • Combustível= emissão de CO2.

  • Chupa +1

  • Essa prova foi mamão com açúcar.

  • GABARITO: E

    As canoas com motor queimam combustível para funcionar, assim liberam gases poluentes. A proposta do texto de substituir um motor que seria movido pela energia solar anula a necessidade de queima de combustível e de emissão de poluentes para a atmosfera.


ID
2663812
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os desequilíbrios que se registram nas encostas ocorrem, na maioria das vezes, em função da participação do clima e de alguns aspectos das características das encostas que incluem a topografia, geologia, grau de intemperismo, solo e tipo de ocupação.

CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. Degradação ambiental. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Org.). Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

Os desequilíbrios resultantes da atuação humana junto às vertentes íngremes do relevo são fortemente ligados ao(à)

Alternativas
Comentários
  • Vitória, não teria como ser a letra e, pois a alternativa fala de um projeto habitacional voltado à população de baixa de renda e a gente sabe que a formação das favelas no Brasil foi um processo completamente desordenado e não teve nenhum base de projeto, ele simplesmente aconteceu pela própria população marginalizada que não tinha outra opção se não subir os morros.

  • Vale lembrar que, os TRABALHOS se concentram nas regiões centrais (onde as moradias costumar ser mais caras). Com o crescimento rápido das cidades (que não permitiu planejamento das mesmas) as pessoas que não podem pagar pelas áreas no centro, acabam por ocupar áreas de risco, como encostas (impermeabilizando o solo e aumentando o escoamento superficial) → E, como vemos todo ano nas épocas de chuva, faz vitimas.

  • GABARITO: B

    A dificuldade de infraestrutura e problemas ambientais acarretados pelas cidades, nos países subdesenvolvidos no geral podem ser explicados pela urbanização acelerada sem planejamento prévio, tido como desordenado.

  • São as denominadas favelas


ID
2663818
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma maior disponibilidade de combustível fóssil, como acontece com as crescentes possibilidades brasileiras, é fonte de importantes perspectivas econômicas para o país. Ao mesmo tempo, porém, numa época de pressão mundial por alimentos e biocombustíveis, as reservas nacionais de água doce, o clima favorável e o domínio de tecnologias de ponta no setor conferem à matriz energética brasileira um papel-chave na mudança do paradigma energético-produtivo.

SODRÉ, M. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.

No texto, é ressaltada a importância da matriz energética brasileira enquanto referência de caráter mais sustentável. Essa importância é derivada da

Alternativas
Comentários
  • O texto valoriza o potencial natural do Brasil quanto à mudança do paradigma energético produtivo, ou seja, exploração de outras fontes de energia. Portanto, letra D.

  • O Texto mostra o valor natural que o Brasil tem para possuir fontes de energia. Como sabemos, o brasil possui solos férteis, vários e vários rios e também locais apropriados para instalação de usinas eólicas.

  • eu marquei B pensando na cana de açúcar que deriva etanol e álcool...


ID
2663824
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Se por um lado a Revolução Industrial instituiu um novo patamar de tecnologia e, com isso, uma melhoria na qualidade de vida da população, por outro lado os resíduos decorrentes desse processo podem se acumular no ar, no solo e na água, causando desequilíbrios no ambiente.


O acúmulo dos resíduos provenientes dos processos industriais que utilizam combustíveis fósseis traz como consequência o(a)

Alternativas
Comentários
  • A Revolução Industrial foi um processo muito importante para a melhora na qualidade de vida das pessoas, porém, essa nova tecnologia traz uma gama de poluentes muito grande em todos os ambientes, seja no solo, no ar ou na água. Esses poluentes ficam disponíveis no ar por exemplo e podem causar as chuvas ácidas que destroem boa parte do meio ambiente.

    Alternativa correta: Letra B


     
  • A queima de combustíveis fósseis nos processos industriais pode acarretar na liberação de óxidos de enxofre e nitrogênio para a atmosfera, acarretando na formação de ácidos fortes que se precipitam, configurando o fenômeno da chuva ácida.

    -Descomplica

  • A Revolução Industrial foi um processo muito importante para a melhora na qualidade de vida das pessoas, porém, essa nova tecnologia traz uma gama de poluentes muito grande em todos os ambientes, seja no solo, no ar ou na água. Esses poluentes ficam disponíveis no ar por exemplo e podem causar as chuvas ácidas que destroem boa parte do meio ambiente.

    Alternativa correta: Letra B

  • a) Incorreta. Eutrofização é o acúmulo de matéria orgânica num corpo d'água. Tendo como consequência a diminuição da produtividade daquele ecossistema.

    b) Correta. Alguns poluentes emitidos pelos processos industriais que utilizam c. fósseis, vão para a atmosfera, além de interferirem no efeito estufa (GEE's- gases do efeito estufa- com 3 átomos ou mais para reter calor), ainda reagem com H2O, por exemplo, formando a famosa chuva ácida. (SO4 + H2O = H2SO4, como exemplo).

    c) Incorreta. Mudança da salinidade nos mares não é diretamente impactada pelo uso de combustíveis fósseis. Se fosse acidificação, aí okay.

    d) Incorreta. Isso aí é coleta de lixo urbano, reciclagem, etc.

    e) Incorreta. Presença de mosquitos vem muito do desmatamento e afins.

  • esse construções no final me quebra

ID
2663827
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

As miragens existem e podem induzirá percepção de que há água onde não existe. Elas são a manifestação de um fenômeno óptico que ocorre na atmosfera.


Disponível em: www.invivo.fiocruz.br. Acesso em: 29 fev. 2012.


Esse fenômeno óptico é consequência da

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "A". As camadas de ar próximas ao asfalto, por exemplo, são super aquecidas, fazendo com que o ar que está próximo a ele seja opticamente diferente do ar que está em cima. Esse ar menos denso faz com que a luz sofra múltiplas refrações e faz aparecer o aspecto aquoso no asfalto.

  • O termo miragem tem origem francesa. Ela se forma a partir de um fenômeno físico denominado de refração, fenômeno que refere-se aos desvios dos raios de luz. Em dias de calor intenso forma-se uma camada de ar mais quente junto ao solo. Esse ar é menos denso que o ar da camada que está logo acima dele, um ar mais frio.

  • www.youtube.com/watch?v=zxcno0zzfKM


ID
2663839
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Partículas beta, ao atravessarem a matéria viva, colidem com uma pequena porcentagem de moléculas e deixam atrás de si um rastro aleatoriamente pontilhado de radicais livres e íons quimicamente ativos. Essas espécies podem romper ainda outras ligações moleculares, causando danos celulares.


HEWITT, P. G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2002 (adaptado).


A capacidade de gerar os efeitos descritos dá-se porque tal partícula é um

Alternativas
Comentários
  • Resolução; https://www.youtube.com/watch?v=9h-0SRhM7Gk

  • Galera, 

    Beta: elétron;

    Alfa: núcleo de hélio.

  • Alfa : próton (partículas) +
    Beta : elétron (partículas) -
    Gama : nêutron (ondas eletromagnéticas) 0

  • A partícula Beta possui massa desprezível e carga negativa. Sua massa, por ser pequena, contribui para que sua velocidade seja maior que a velocidade de Alfa (cuja massa é igual à 4), aumentando sua penetração. ELA NÃO É NECESSARIAMENTE UM ELÉTRON, MAS SE ASSEMELHA.

  • A partícula Beta possui 0 de Massa (A) e -1 de Próton (P). Se formos associar a matéria de atomística, a quantidade de carga de prótons que qualquer elemento químico possui em sua composição é igual a sua quantidade de elétrons. Sendo assim, devido a massa desprezível da partícula radioativa e seu número de prótons (1) podemos afirmar que a mesma se assemelha a um elétron.

  • RADIAÇÕES

    PARTÍCULA ALFA

    1. Núcleo de Hélio
    2. Carga Positiva
    3. Desvia pouco pq tem uma massa maior (mais pesada)
    4. Possui alto poder ionizante (de arrancar elétrons de partículas ao redor)
    5. Possui baixo poder de penetração (menos danosa à saúde)

    PARTÍCULA BETA

    1. Elétrons lançados para fora do núcleo em alta velocidade
    2. Carga Negativa
    3. Desvia muito pq tem massa menor (mais leve)
    4. Possui menor poder ionizante que a alfa (pq possuem carga menor)
    5. Possui maior poder de penetração que a alfa.

    RAIOS GAMA

    1. São ondas eletromagnéticas (não são partículas)
    2. Não possuem carga e nem massa, mas uma alta energia
    3. Não sofrem desvio
    4. Possuem baixíssimo poder ionizado
    5. Possuem altíssimo poder de penetração (muito danoso à saúde)
    6. Em geral, são liberados junto com partículas alfa e beta

ID
2663842
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ano de 2009, registrou-se um surto global de gripe causada por um variante do vírus Influenza A, designada H1N1. A Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou que os países intensificassem seus programas de prevenção para que não houvesse uma propagação da doença. Uma das ações mais importantes recomendadas pela OMS era a higienização adequada das mãos, especialmente após tossir e espirrar.


A ação recomendada pela OMS tinha como objetivo

Alternativas
Comentários
  • A higienização de mãos após  espirrar  e tossir tinha como objetivo reduzir a transmissão do vírus no ambiente, tendo em vista que é um vírus cuja transmissão se dá através de gotículas de saliva.

  • A H1N1 é o vírus causador de um gripe que atingiu o mundo todo. Para se prevenir contra essa doença foi feita uma propagação de ações recomendadas e dente elas estava a higienização correta das mãos com o objetivo de reduzir a transmissão do vírus no ambiente.

    Alternativa correta: Letra D

     
  • Para que ele se reproduza, primeiro e preciso transmitir... Alternativa B)

  • Resposta correta letra D

  • Umas das medidas de prevenção a doenças virais como o coronavirus,H1N1,sarampo,etc são

    -higienizar as mãos ao tocar em objetos contaminados e ao tossir,pois se uma pessoa esta contaminada ele pode transmitir esse virus no ambiente ou tocar em objetos que outras pessoas iram tocar

    -Uso de sabão por ser um higienizador e um produto anfifílico pode se aliar a estruturas lipídica como o envelope,membrana e degradar essas estruturas essenciais a vida do parasita.

    -Uso de mascara para evitar a contaminação viral mediante gotículas respiratórias do ar.

  • Estou sentindo que vai aparecer uma questão como essa devido ao coronavírus

  • E agora estamos em uma pandemia do Corona Vírus...

  • Letra D

    O objetivo da campanha de higienização de mãos após tossir e espirrar tinha como objetivo reduzir a transmissão do vírus no ambiente, tendo em vista que é um vírus cuja transmissão se dá através de gotículas de saliva.

  • O vírus só se reproduz dentro da célula hospedeira.

    Gabarito : (D)

    Nível de Dificuldade : Fácil


ID
2663845
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O sonar é um equipamento eletrônico que permite a localização de objetos e a medida de distâncias no fundo do mar, pela emissão de sinais sônicos e ultrassônicos e a recepção dos respectivos ecos. O fenômeno do eco corresponde à reflexão de uma onda sonora por um objeto, a qual volta ao receptor pouco tempo depois de o som ser emitido. No caso do ser humano, o ouvido é capaz de distinguir sons separados por, no mínimo, 0,1 segundo.


Considerando uma condição em que a velocidade do som no ar é 340 m/s, qual é a distância mínima a que uma pessoa deve estar de um anteparo refletor para que se possa distinguir o eco do som emitido?

Alternativas
Comentários
  • V=2d/t

    V.t=2d

    340.0,1=2d

    d=17m

     

    OBS: É 2d, pois o som irá refletir e depois voltar.

  • Reolução;https://www.youtube.com/watch?v=fGJIWW1EQ1s

  • Fui tapeada

  • aaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • Sabendo que o meio é o mesmo, a velocidade não muda. Portanto, a onda sonora que sai da sua boca vai realizar um movimento uniforme. Podemos então usar a expressão da cinemática que diz que:

    V = S/ T , em que V é a velocidade, S é distância percorrida e T o tempo gasto para realizar o percusso

    340 = S/ 0,1

    S= 34 metros

    Porém, preste a atenção na situação que ele forneceu. A onda sonora sai da sua boca, vai até o anteparo, é refletida e vai ao seu ouvido. Pela fórmula, descobrimos que todo esse percusso vale 34 metros. Se a onda percorre distâncias de mesmo tamanho em intervalos de tempo iguais, a distância na ida precisa ter o mesmo comprimento na volta. Logo, 34/2 = 17 metros, ou seja, você precisa estar a essa distância do anteparo (no mínimo) para poder ouvir o eco.

    Letra A

  • 2d = v.t

    2d = 340.0,1

    2d = 34

    d = 34/2

    d=17

  • é 2 vezes a distância devido à ida e a volta, visto que o fenômeno do eco é uma reflexão(ida e volta) de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som

  • falou em "eco" >> formula>>>> V= 2 COMP. DE ONDA X F

  • a forma como caiu nas pegadinhas de física é diferente kkk


ID
2663851
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os gêmeos sempre exerceram um fascínio para a maioria das pessoas, principalmente os monozigóticos ou idênticos. Parte desse interesse está relacionada ao fato de que esses indivíduos representam a manifestação natural que mais se aproxima da clonagem na espécie humana.


O mecanismo que está associado com a formação dos indivíduos citados é a

Alternativas
Comentários
  • A formação de gêmeos monozigóticos depende da separação do embrião em duas massas celulares independentes, normalmente ocorrido no estágio de mórula ou blástula.

  • O mecanismo que está associado com a formação dos indivíduos gêmeos monozigóticos ou gêmeos idênticos é o fato do embrião se dividir em dois grupos celulares independentes, porem idênticos.

    Alterativa correta: Letra B


  • Como o DNA é o mesmo, havendo apenas a separação do embrião em dois, os gêmeos resultantes são idênticos.

  • Só uma curiosidade: esta separação deve ocorrer em até 12 dias após a formação do zigoto, caso contrário, será tarde demais e os gêmeos serão xifópagos (siameses).

  • Gêmeos univitelinos são geneticamente idênticos, apresentando obrigatoriamente o mesmo sexo. Eles são formados a partir de um espermatozoide e um óvulo, os quais formam um zigoto, que origina um embrião, que se fragmenta em dois novos embriões idênticos. Se, no caso em questão, os gêmeos fossem bivitelinos, se formando a partir de dois óvulos, cada qual fecundado por um espermatozoide distinto, formando dois zigotos e, daí, dois embriões. 


ID
2663857
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A água potável precisa ser límpida, ou seja, não deve conter partículas em suspensão, tais como terra ou restos de plantas, comuns nas águas de rios e lagoas. A remoção das partículas é feita em estações de tratamento, onde Ca(OH)2 em excesso e AI2(SO4)3 são adicionados em um tanque para formar sulfato de cálcio e hidróxido de alumínio. Esse último se forma como flocos gelatinosos insolúveis em água, que são capazes de agregar partículas em suspensão. Em uma estação de tratamento, cada 10 gramas de hidróxido de alumínio é capaz de carregar 2 gramas de partículas. Após decantação e filtração, a água límpida é tratada com cloro e distribuída para as residências. As massas molares dos elementos H, O, Al, S e Ca são, respectivamente, 1 g/mol, 16 g/mol, 27 g/mol, 32 g/mol e 40 g/mol.


Considerando que 1 000 litros da água de um rio possuem 45 gramas de partículas em suspensão, a quantidade mínima de AI2(SO4)3 que deve ser utilizada na estação de tratamento de água, capaz de tratar 3 000 litros de água de uma só vez, para garantir que todas as partículas em suspensão sejam precipitadas, é mais próxima de

Alternativas
Comentários
  • https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2014-segunda-aplicacao/primeiro-dia/agua-potavel-precisa-ser-limpida-ou-seja-nao-deve-conter-particulas-em-suspensao/

  • Não se trata uma questão difícil,mas trabalhosa:

     

    Na dissociação:

     

    Ca(OH)2 ------> Ca2+ (+) 2OH-

    Al2(SO4)3 --------> 2Al3+ (+) 3SO4(2-)

    Na reação:

    3Ca(OH)2 + Al2(SO4)3 ------> 2Al(OH)3 + 3Ca(SO4)

    A cada 1000 litros temos 45g de impurezas:

    1000 ------ 45

    3000 ------X

     

    X = 135g

     

    Cada 2 gramas precisam de 10 gramas de hidróxido de alumínio para serem retiradas:

     

    10g ------- 2g

    Yg --------- 135g

     

    Y=675g de hidróxido de alumínio

     

    Voltando a reação entre sulfato de hidróxido de alumínio percebemos que:

     

    2.27 + 3(32 + 4.16) ---------- 2.27 + 6.17

    54 + 288 ---------- 54 + 102

     

    342 ----------156

    Z (g)----------675

     

    Z = 1479.8g ------> R:Letra "D"

  • Se a questão pedisse em relação ao hidróxido de alúminio, seria menos difícil. Todavia, fazendo mais alguns cálculos e o balanceamento correto da equação, conseguirão obter a resposta correta.

  • Questão boa, pena que o TRI ia cagar se vc acertasse

  • A parte chata dessa questão é que tinha que encontrar a equação química da reação, de resto, é só cálculo.

  • 89 outras questões para fazer, em um prazo apertadíssimo, e os caras me colocam esta questão. Tá de brincadeira.

    Colocassem pelo menos a equação balanceada ou as massas moleculares dos compostos, bicho. Isso aí é crueldade com o candidato.

  • Só eu q achei o resultado como 2 960g umas 1000 vezes?


ID
2663860
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na técnica de plantio conhecida por hidroponia, os vegetais são cultivados em uma solução de nutrientes no lugar do solo, rica em nitrato e ureia.


Nesse caso, ao fornecer esses nutrientes na forma aproveitável pela planta, a técnica dispensa o trabalho das bactérias fixadoras do solo, que, na natureza, participam do ciclo do(a)

Alternativas
Comentários
  •   A fixação biológica ou biofixação, por sua vez, é a fixação de nitrogênio por micro-organismos, sendo essa a forma mais comum de fixação. Nesse tipo de fixação, bactérias podem converter o nitrogênio gasoso em amônia (NH3) ou íons amônio (NH4+).

    Na fixação biológica, destaca-se a ação das bactérias do gênero Rhizobium. Bactérias desse gênero associam-se a plantas leguminosas, vivendo em nódulos de suas raízes

  • O próprio enunciado já explica que a hidroponia, fornece nitrato e ureia às plantas cultivadas por meio de uma solução, que se fosse no solo dependeriam de bactérias fixadoras e nitrificantes para disponibilizar o nitrato para absorção.

    Alternativa correta: Letra C


  • Nessa solução não é necessário que as bactérias fixadoras convertam o nitrogênio gasoso em amônia ou amônio, pois a solução é rica em nitrato

  • A hidroponia começou a ser usada para fins comerciais a partir dos anos 30. Ainda em pequena escala, surgiu para resolver problemas. Devido ao alto custo dos produtos na Europa e com a grande produção de estufas aumentou-se a procura por um melhor aproveitamento da área da estufa, no caso, uma alternativa, a hidroponia.

    Na década de 80 foram descobertos altos níveis de substâncias tóxicas nas águas subterrâneas em regiões da Holanda. Portanto, os solos eram esterilizados, o que também reduzia significativamente os lucros, então, novamente a hidroponia veio como solução do problema e também de prevenção pois com o uso da hidroponia o uso de pesticidas é reduzido quando comparado a agricultura convencional. Isso porque a hidroponia é um tipo de cultivo denso, com uma produção maior utilizando um menor espaço, permitindo que seja possível o uso de módulos separados, que impedem a entrada de várias pragas. A produção hidropónica, em comparação ao cultivo no solo, tende a ser de 30 a 50% maior, para uma mesma área. Em segundo lugar, o uso de pesticidas agrícolas é muito menor no cultivo em hidroponia, pois a presença de pragas, plantas daninhas diminui devido ao cultivo ser em ambiente protegido e não estar em contacto com o solo.

  • hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).

  • Na natureza, bactérias fixadoras do solo participam da fixação do nitrogênio atmosférico, tornando-o biodisponível.

    Equipe Descomplica

    Gabarito: C


ID
2663863
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Para a proteção contra curtos-circuitos em residências são utilizados disjuntores, compostos por duas lâminas de metais diferentes, com suas superfícies soldadas uma à outra, ou seja, uma lâmina bimetálica. Essa lâmina toca o contato elétrico, fechando o circuito e deixando a corrente elétrica passar. Quando da passagem de uma corrente superior à estipulada (limite), a lâmina se curva para um dos lados, afastando-se do contato elétrico e, assim, interrompendo o circuito. Isso ocorre porque os metais da lâmina possuem uma característica física cuja resposta é diferente para a mesma corrente elétrica que passa no circuito.

A característica física que deve ser observada para a escolha dos dois metais dessa lâmina bimetálica é o coeficiente de

Alternativas
Comentários
  • A lâmina bimetálica é constítuida por dois metais de diferentes coeficiente de dilatação, um deles é maior que o outro, quando uma alta corrente passa pelo circuito, a resistência presente no disjuntor eleva a temperatura da lâmina fazendo que um dos metais dilate mais que o outro. Como os metais estão colados, o metal de menor coeficiente de dilatação (que dilatou menos) exerce uma força no metal de maior coeficiente (que dilatou mais) para um dos lados, curvando a lâmina e abrindo o circuito. 

    PS: Quanto maior o coeficiente maior a dilatação.

     

  • Resolução; https://www.youtube.com/watch?v=p-kpdgrc2m4

  • Letra C! João explicou bem o porquê. Só queria mesmo deixar o gabarito rsrs☺️

ID
2663869
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao se caracterizarem os aspectos ambientais do setor sucroalcooleiro, é preciso analisar dois setores: o setor agrícola, que se refere às atividades desenvolvidas na área que a cultura da cana-de-açúcar ocupa, e o setor industrial, que está relacionado à fabricação de açúcar e álcool.

ALVARENGA, R. P; QUEIROZ, T. R. Produção mais limpa e aspectos ambientais na indústria sucroalcooleira. Disponível em: www.advancesincleanerproduction.net. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).

Para essa atividade produtiva, como impacto ambiental causado pelo setor industrial, tem-se o(a)

Alternativas
Comentários
  • Quando se fala na produção do açucar e do álcool, pensando pelo lado ambiental, temos que para isso, uma grande área é ocupada para o plantio da cana, por ouro lado, temos a geração de resíduos poluidores em vários setores de uma usina. Poluição em efluentes e poluição atmosférica são as mais visíveis, porem, há outras formas de poluição que a construção e produção em uma usina acontece.

    Alternativa correta: Letra E


     
  • Resposta só podia ser a letra E (único impacto ambiental causado pelas INDÚSTRIAS)

    as alternativas A,B,C e D trata-se de impactos análogas ao SETOR AGRÍCOLA.

  • palavra-chave: "setor industrial"

  • Vamos lá seus ciscadores de questões...

    Prontos para entender essa questão cabulosa?

    Então booooora lá!!

    Olhou a questão e bateu o desespero?

    A atividade industrial do setor sucroalcooleiro, com a fabricação de açúcar e álcool, tem como um de seus impactos a geração de resíduos poluidores do meio ambiente.

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: Geração de resíduos poluidores.

     

    Errou? Acertou?

    Tem algum macete para resolver mais rápido?

    Curti aqui e me fala... 
     

  • Nas perguntas, o Enem adora complicar, deslocando os termos.

    Para essa atividade produtiva, como impacto ambiental causado pelo setor industrial, tem-se o(a).

    A frase poderia ser reescrita assim:

    Para essa atividade produtiva, qual o impacto ambiental causado pelo setor industrial,


ID
2663872
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os corais funcionam como termômetros, capazes de indicar, mudando de coloração, pequenas alterações na temperatura da água dos oceanos. Mas, um alerta, eles estão ficando brancos. O seu clareamento progressivo acontece pela perda de minúsculas algas, chamadas zooxantelas, que vivem dentro de seus tecidos, numa relação de mutualismo.


Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 6 dez. 2012 (adaptado).


O desequilíbrio dessa relação faz com que os pólipos que formam os corais tenham dificuldade em

Alternativas
Comentários
  • Essa relação de mutualismo que ocorre entre os corais e as minusculas lagas conhecidas como zooxantelas quando é afetada, como é o caso do enunciado da questão, faz com que os pólipos que formam os corais tenham dificuldade em absorver os nutrientes derivados da fotossíntese dessas algas, causando o esbranquiçamento dela e temendo por sua extinção.

    Alternativa correta: Letra E


  • pq não pode ser a letra D?

  • vct MR,  por causa do comando... ele se refere às consequências do ''desequilíbrio dessa relação'', dessa maneira, se as algas estão morrendo por causa do aumento da temperatura, o polipo deixará de receber os nutrientes produzidos pela fotossíntes - Gabarito da questão.

  • Questão tranquila. Seguinte é uma relação de mutualismo, ou seja, beneficia tanto a Alga ( produtor - fotossíntese) como os corais que adquirem os nutrientes do processo. Porque as estão dentro dele. Vamos com tudo.

  • Wikipedia

    As zooxantelas vivem no interior do corpo do hospedeiro, imersas no protoplasma celular ou ocupando o espaço intercelular, e través da fotossíntese alimentam o hospedeiro com açúcares, aminoácidos e outros produtos orgânicos e recebendo dele dióxido de carbono e nutrientes. Esta relação simbiótica favorece ambos os organismos, permitindo manter o crescimento num meio pobre em nutrientes dissolvidos e em suspensão e por isso com baixa produtividade primária planctónica.

  • Mesmo com a perda de algas, o oxigênio que está dissolvido na água continua passando para dentro das células dos corais através do processo de difusão. Porém, essa perda de algas, reduz a quantidade de nutrientes gerados por essas algas através da fotossíntese, o que dificulta com que os tecidos dos corais absorvam os compostos orgânicos gerados pela atividade fotossintética das algas

  • Vct MT, também fiquei em dúvida, mas associei a perfa da cor natural com diminuição de clorofina, responsável pela cor verde, e, consequentemente, a diminuição de fotossíntese que resuta também na diminuição na obtenção de nutrientes. Dessa forma, eliminei o item D, essa justificativa pode até está errada mas foi o raciocínio deu certo pra mim.
  • Reino Animália (Corais)

    2 formas; Medusas e Pólipos

    Pólipos são normalmente sesseis - formados por esqueletos de c alcário de outros corais mortos, com camada superficial de corais vivos . Além de se associar a algas ZOOXANTELAS - FORNECE MAT. ORG. AOS CORAIS

  • Só uma dúvida, acerca da letra D poderia ser associado ao processo de eutrofização?

  • Eu fiz uma associação das pequenas algas da coloração dos corais com a clorofila, que dá o pigmento verde as plantas. Eu sabia que sem ela não é possível realizar fotossíntese, então procurei uma alternativa que tivesse haver com fotossíntese.
  • As algas zooxantelas e os corais vivem em uma relação de mutualismo-os dois se beneficiam de maneira necessária.Com a intensificação do efeito do estufa e consequentemente do aquecimento global,o aumento da temperatura provoca um certo "descontrole" na alga que acaba lançando substâncias tóxicas para os corais ,e esses animais acabam não suportando,em virtude de que essas toxinas afetam suas colorações naturais.Assim sem algas que outrora produzia alimento mediante fotossíntese, os corais morrem.A morte dos corais que se sedimentam formam as famosas rochas coralíneas constituídas por Ca(CO)3.

    É importante frisar que todo esse processo é denominado de branqueamento.

  • Dá-se o nome de corais a um grupo de animais marinhos primitivos, da classe Antozoários do filo Cnidários>>>

    um coral é formado por muitos minúsculos corpos individuais agrupados >>> corais na verdade, são grupos de animais, geralmente sésseis e Cnidários, como os PÓLIPOS.

    Como os pólipos são animais do filo cnidária, elas não produzem o seu próprio alimento (A). Com ou sem as algas, eles continuam absorvendo oxigênio da água (D). Para se reproduzirem sexuadamente, eles só precisam de outro pólipo, sendo dióicos (sexos separados) ou monóicos (hermafroditas) (C). Proteínas, aminoácidos, acido nucléicos, são exemplo de compostos nitrogenados. Esses compostos estão dentro do organismo nas algas, para obtê-los, os PÓLIPOS precisam se alimentar delas (B). Mas isso não acontece, porque os corais (incluindo os pólipos) e as algas permanecem em uma relação de mutualismo, em que, as algas ganham abrigo e proteção e os corais ganham compostos orgânicos (glicose) derivados da fotossíntese das algas. (E- CORRETA)

  • Sobre a e d: quem faz fotossíntese e assimila o o2 sao as algas que estao sendo perdidas (como diz no texto), nao os corais! os corais so se aproveitam da materia organica produzida na fotossíntese

  • Associei Zooxantela à zooplancton, e conclui, erroneamente, que ela não faria fotossíntese.


ID
2663878
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estranha neve:

espuma, espuma apenas

que o vento espalha, bolha em baile no ar,

vinda do Tietê alvoroçado ao abrir de comportas,

espuma de dodecilbenzeno irredutível,

emergindo das águas profanadas do rio-bandeirante, hoje rio-despejo

de mil imundícies do progresso.


ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992 (fragmento).


Nesse poema, o autor faz referência à

Alternativas
Comentários
  • O Rio Tiete é mais um rio vitima dos descasos dos humanos e de sua poluição. Esse cenário é representado pela presença de detergente sintéticos que causam a poluição das águas causando a morte de organismos e tornando a água impropria para uso.

    Alternativa correta: Letra D


  • espumas + bolhas = detergente (gabarito letra D) e não lixo (item B)

    Dodecilbenzeno é um composto aromático líquido usado para preparar o detergentes aniônico dodecil sulfato de sódio. É um derivado petroquímico substituto de gorduras e óleo de coco usados na fabricação de sabão.             fonte: Wikipédia

  • Tem que ficar esperto, porque tem duas alternativas (B e D) que tem um sentido próximo, mas o poema fala de um detergente que provoca a poluição do Rio Tietê.

    "espuma de dodecilbenzeno irredutível,

    emergindo das águas profanadas do rio-bandeirante, hoje rio-despejo."

  • O dodecilbenzeno é usado na fabricação de detergentes.

  • Este composto químico utilizado em todas as casas vem sendo um dos grandes causadores para a degradação de certos ecossistemas existentes. Este vilão chamado de LAS-C12, ou seja, o famoso e encontrado em muitos detergentes e sabão em pó o Dodecil Benzeno Sulfonato de Sódio.

    Mas as grandes maiorias das pessoas já pararam para perguntar o porquê necessitamos desta substância química?

    A resposta é simples, devido à água não molhar bem nas superfícies na qual é aplicada desta forma não lava de forma eficiente, desta forma aplica-se um composto químico que aumente sua Tensão superficial, para que se tenha um contato melhor com a superfície que vai ser limpa. Alem de aumentar a tensão superficial ela desloca e dispersa as partículas de sujeira que na maioria das vezes são do tipo graxa.

    Um estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro apontou desde 1993 que das quinze marcas utilizadas pelo Laboratório de Controle da Qualidade de Saneantes e Cosméticos da Universidade, nove não eram biodegradáveis.

    Ou seja, estes detergentes tinham em suas estruturas o ABS (Dodecil Benzeno Sulfonato de Sódio Ramificado) que não é biodegradável, embora o LAS seja muito utilizado na indústria química para a fabricação de detergentes e sabão em pó, ale apresenta maior toxidade em relação ao ABS permanece menos tempo natureza


ID
2663881
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Ao assistir a uma apresentação musical, um músico que estava na plateia percebeu que conseguia ouvir quase perfeitamente o som da banda, perdendo um pouco de nitidez nas notas mais agudas. Ele verificou que havia muitas pessoas bem mais altas à sua frente, bloqueando a visão direta do palco e o acesso aos alto-falantes. Sabe-se que a velocidade do som no ar é 340 m/s e que a região de frequências das notas emitidas é de, aproximadamente, 20Hz a 4 000 Hz.


Qual fenômeno ondulatório é o principal responsável para que o músico percebesse essa diferenciação do som?

Alternativas
Comentários
  • O indivíduo perde nitidez nas notas agudad pois elas possuem uma maior frequência(altura)e consequentemente,menor comprimento de onda.O importante é perceber que ele só percebe o som por sua capacidade de contornar os indivíduos altos à sua frente,caracterizando DIFRAÇÃO,porém para que isso aconteça de modo ideal o obstáculo deve ser próximo ao comprimento de onda,como o mesmo dimui,esse processo é dificultado.

     

    R=Letra "A"

  • So lembrar que o processo de difração é quando a onda contorna obstáculos.

  • Difração é um tópico que cai bastante no enem. Quem tiver dúvidas, vale a pena revisar bem.

  • Como a frequência é muito alta, o comprimento de onda ficará menor, só lembrar da relação V=L.f (L é lâmbida).

    Assim, ondas com menor comprimento de onda têm dificuldade de contornar objetos, por isso essa alta frequência (sons agudos) perde nitidez.

    E para matar essa, sempre que a questão pedir algo sobre contornar objetos, lembre-se da DIFRAÇÂO!!

  • Difração é a capacidade da onda de conseguir contornar obstáculos. A difração será dificultada, visto que o corpo das pessoas em sua frente possuem dimensões maiores que o comprimento da onda. 


ID
2663884
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O álcool comercial (solução de etanol) é vendido na concentração de 96%, em volume. Entretanto, para que possa ser utilizado como desinfetante, deve-se usar uma solução alcoólica na concentração de 70%, em volume. Suponha que um hospital recebeu como doação um lote de 1 000 litros de álcool comercial a 96%, em volume, e pretende trocá-lo por um lote de álcool desinfetante.


Para que a quantidade total de etanol seja a mesma nos dois lotes, o volume de álcool a 70% fornecido na troca deve ser mais próximo de

Alternativas
Comentários
  • 1000  -    0,70

       x     -     0,96  

    1000.0,96 = 0,70.X

    x= 1371,4L

  • Resolução; https://www.youtube.com/watch?v=_npwpoOlrFg

  • Simplesmente diluição:

    C1.V1=C2.V2

    96.1000=70V

    V=96000/70

    V=1371,4L

     

    R:Letra "B"

  • Apliquei regra de 3 da seguinte forma:

    1371 --- 100

           x --- 70

    10x = 9597

    x = 959,7

    A alternativa (b) que mais se aproximava dos outros 96%, ou seja, 960 litros de etanol presentes nos 1000 litros de álcool. 

  • 96/100= 0.96x1000= 960. Então, 960 = 0,70 . Vf. E depois Vf= 960/0.70= 1371. Letra b. 

  • Alternativa - B) 1 371 L

    Ti . Vi = Tf . Vf
    0,96 . 1000 = 0,70 . Vf
    Vf = 1371,4L

  • Diluição

    Ci . Vi = Cf. Vf

    96/100 . 1000 = 70/100 . Vf

    Vf = 9600/7 = 1371

  • "Para que a quantidade total de etanol seja a mesma nos dois lotes"

    Temos 1000L e queremos trocar por solução alcoolica e ter o mesmo volume. Qual o volume de alcool que precisaremos para isso
    ?

    1000________70%

    x     ________96%

     

    x.70=1000.96

    X= 96000/70

    X=9600/7

    X=1371

  • 96 está para 100

    960 está para 1000

    70 - 100

    700 - 1000

    Sendo:

    960 ---- x

    700 ---- 100%

    x = 137,1%

  • 1371........100%

    X ......... 70%

    100×= 959.7

  • A questão trata de um processo de diluição-diminuição da concentração

    Antes:a concentração de alcool era de 96%(v\v)

    Depois:a concentração cai para 70%(v\v)

    Assim,como a concentração é inversamente proporcional ao volume,se diminui a concentração(diluição) o volume aumenta.

    [ ]--96\70=1,371

    Vi.1,371---1000.1,371=1371 Litros.

  • 960 L ---- 70%

    X ---- 100%

    X=1371 L

  • Podemos aplicar um regra de três de maneira INVERSA, pois quanto maior a concentração alcóolica, menor a quantidade de álcool que eu preciso. por isso:

    se

    1000------------ 96%

    x-------------------70%

    como é inversa fica:

    1000-----------70%

    x --------------- 96%

    x= 1371 L

  • Porcentagem=( Volume do soluto / volume da solução ) x 100

    nisso eu fiz a porcentagem do de 96% isolando o volume de etanol

    96%= Volume de etanol/ 1000 ) *100

    Volume de etanol= 960

    mesma coisa para o desinfetante

    70* Volume do álcool de 70%= Volume do etanol *100

    Volume do álcool de 70%= 960 * 100/ 70

    Volume do álcool de 70%= 1371 ltros aproximadamente.


ID
2663887
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Na Antiguidade, algumas pessoas acreditavam que, no lançamento oblíquo de um objeto, a resultante das forças que atuavam sobre ele tinha o mesmo sentido da velocidade em todos os instantes do movimento. Isso não está de acordo com as interpretações científicas atualmente utilizadas para explicar esse fenômeno.


Desprezando a resistência do ar, qual é a direção e o sentido do vetor força resultante que atua sobre o objeto no ponto mais alto da trajetória?

Alternativas
Comentários
  • Resolução; https://www.youtube.com/watch?v=a6AllmKRa8Q

  • O peso do objeto está presente em todo o movimento,a diferença é que no ponto mais alto da trajetória sua velocidade na vertical é igual à 0,porque o corpo não sobre nem desce.

  • Se existe aceleração, entao a força resultante no objeto em questao não é nula. No cenário posto no enunciado, a única força atuando sobre o corpo é o seu peso (causado pela gravidade da Terra), que é uma força vertical em direção ao centro da Terra (para baixo). Logo, resposta B.

  • e a velocidade do eixo X como explica? simplesmente ignora? pq ele vai cair, mas ainda vai percorrer um espaço e esse espaço a mais só é possível pq ainda existe velocidade no eixo x ( Não entendi)

  • A velocidade do eixo x é constante, logo, se trata de um movimento uniforme, sendo a aceleração nula, e já que F = m.a, a força na horizontal também será nula.

  • A velocidade não é uma força Erick Silva

  • Lembrando que, no lançamento oblíquo só existe aceleração da gravidade(tangencial e centrípeta que variam). Não esqueça que aceleração é representado como um vetor que varia em módulo, direção e sentido e serve para variar a velocidade, só que no ponto mais alto da trajetória, a velocidade é igual a zero. Assim, não atua a aceleração. E como velocidade não é uma força e muito menos a aceleração. Só existe força peso para baixo, (P=mg), com a aceleração da gravidade para baixo e centrípeta no PONTO MAIS ALTO.

    Para aprofundar mais, na subida temos movimento circular retrógrado e na descida movimento circular acelerado, pois atua a força da gravidade no mesmo sentido da descida que é para baixo. Só lembrar porque as coisas caem e não flutuam na terra tbm. Porque será? Por que temos a ação da força da gravidade da Terra.

  • A pegadinha dessa questão foi dizer força resultante. A única força que atua no ponto mais alto é o peso.

    Se fosse velocidade resultante, seria letra c. Pois no lançamento oblíquo, a velocidade horizontal é constante (MU), e a velocidade vertical é variada (MUV) devido à gravidade, sendo igual a zero no ponto mais alto da trajetória.

  • A força resultante é o peso ( para baixo)

    Caso pedisse a velocidade resultante, é a componente horizontal.

  • Velocidade NÃO é força.

  • (B)

  • Dica: No movimento Oblíquo ou Horizontal a velocidade Y no ponto mais alto é 0, então neste ponto só ira ter a presença da grandeza força (gravidade/aceleração)

  • Se desconsiderou o atrito do ar, a força será para baixo em todo o movimento correto?


ID
2663890
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Antes de técnicas modernas de determinação de paternidade por exame de DNA, o sistema de determinação sanguínea ABO foi amplamente utilizado como ferramenta para excluir possíveis pais. Embora restrito à análise fenotípica, era possível concluir a exclusão de genótipos também. Considere que uma mulher teve um filho cuja paternidade estava sendo contestada. A análise do sangue revelou que ela era tipo sanguíneo AB e o filho, tipo sanguíneo B.


O genótipo do homem, pelo sistema ABO, que exclui a possibilidade de paternidade desse filho é

Alternativas
Comentários
  • alternatica correta letra A: pois o sangue da mulher é AB (IA IB) e o do filho B ( IB IB ou IB i). Ao cruzarmos o tipo sanguineo da alternativa A, iremos obter apenas sangue A e AB, assim sendo esse individuo da alternativa A não pode ser o pai do garoto, já os cruzamentos com os demais sangues apresentados nas outras alternativas será possível obter sangue A, AB e B(tipo sanguíneo do garoto)         

  • para chegar a conclusão deve-se efetuar o cruzamneto da mãe com o ´´possível´´ pai para poder concluir se o o génotipo do sangue do filho é uma possibilidade possível entre a mãe e o pai em questão.

  • O sistema ABO apresenta os tipos sanguíneos:

    Tipo A, B, AB ou O.
    Nesse caso, se a mãe é AB (IaIb) e o filho B (IbIb), o pai não poderia ser do tipo A (IaIa).

    Alternativa correta: Letra A




  • A única alternativa que não tem possibilidade de ser o pai do garoto era a alternativa A), pois se fizermos os cruzamentos só iremos obter indivíduos do tipo sanguíneo A e AB.

  • genótipo da mãe: IAIB (AB)

    genótipo do filho: IBx (B)

    para o menino ser tipo B, "x" tem que ser "i" ou "IB"

    logo, o único homem que não possui nenhum dos alelos é o da letra A (IAIA)

  • Pq não poderia ser letra B?

  • Cruzando com o genótipo da alternativa A, chega a resposta correta:

    IA IA e IA IB

    IA IA; IA IB; IA IA; IA IB

    Esse é o único que poderá ser descartado, já que apenas gera sangue A e AB.

  • A alternativa A teria codominância, gerando um indivíduo AB. Dessa forma, não seria o pai da criança.

  • PRA LEMBRAR PRA VCS QUE QUANDO FOREM FAZER OS CRUZAMENTOS DOS ALELOS PRECISAM FAZER DE TODOS OS ALELOS POSSÍVEIS DOS ENVOLVIDOS, FAZENDO ASSIM VAMOS NOTAR QUE NAS DUAS É IMPOSSÍVEL QUE POSSA SER O TIPO SANGUÍNEO A DO PAI


ID
2663893
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O movimento pelo saneamento do Brasil, desencadeado durante a Primeira República, colocou em evidência as precárias condições de saúde das populações rurais. A origem e trajetória desse movimento estiveram diretamente relacionadas à história da doença de Chagas.


KROPF, S. P.; LIMA, N. T. Disponível em: www.fiocruz.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).


A intervenção ambiental considerada fundamental para a prevenção dessa doença é a

Alternativas
Comentários
  • A Doença de Chagas é uma doença causada por um protozoário chamado de Trypanosoma cruzi. É uma transmissão indireta que precisa de um vetor (o barbeiro). Um besouro que pode ser encontrado em ambientes amadeirados, quentes, úmidos, ou seja, a principal melhoria das condições de habitação já reduz muito o risco de contrair a doença em ambiente domiciliar.

    Alternativa correta: Letra C


  • A doença de chagas está associada com o inseto triatomíneo (barbeiro), pois em suas fezes se encontra o parasita... A intervenção fundamental está exposta na alternativa C. As demais alternativas não são fundamentais para o problema.

  • O barbeiro fica principalmente em casas de estrutura precária, onde tem frestas nas quais o barbeiro pode se alojar.

  • A Doença de Chagas é uma doença causada por um protozoário chamado de Trypanosoma cruzi. É uma transmissão indireta que precisa de um vetor (o barbeiro). Um besouro que pode ser encontrado em ambientes amadeirados, quentes, úmidos, ou seja, a principal melhoria das condições de habitação já reduz muito o risco de contrair a doença em ambiente domiciliar.

    Alternativa correta: Letra C

  • O barbeiro costuma se refugiar em construções de pa* a pique (aquelas bem precárias, feitas de taipa e de pedaços de madeira) próximas à regiões de mata.

    É um problema, portanto, de melhoria das condições habitacionais (bem como evitar o desmatamento de áreas críticas).

    Gabarito : (C)

    (tá de sacanagem que o QC bloqueia todos os comentários com pa*) hahahaha


ID
2663896
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

    Água dura é aquela que contém concentrações relativamente altas de íons Ca2+ e Mg2+ dissolvidos. Apesar de esses íons não representarem risco para a saúde, eles podem tornar a água imprópria para alguns tipos de consumo doméstico ou industrial. Objetivando reduzir a concentração de íons Ca2+ e Mg2+ de uma amostra de água dura ao mínimo possível, um técnico em química testou os seguintes procedimentos no laboratório:


I - Decantação da amostra de água.

II - Filtração da amostra de água.

III - Aquecimento da amostra de água.

IV - Adição do solvente orgânico CCl4 à amostra de água.

V - Adição de CaO e Na2CO3 à amostra de água.


BROWN, T L. et al. Química, a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005 (adaptado).


O método considerado viável para tratar a água dura e aumentar seu potencial de utilização é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Por falta de alternativa, a resposta mais viável seria a alternativa E, embora usar CaO não irá contribuir muito para reduzir as concentrações dos íons em questão.

    Usando o Na2CO3, por conseguinte, fará os cátions Mg e Ca interagir com o Carbonato (ânion). Aí sim formará um precipitado insolúvel para ser, posteriormente, separado da água.

  • Aquela questãozinha que a gente responde a menos errada, mas leva o ponto :D

  • tem-se uma mistura homogênea de água e íons.

    a) decantação → separa misturas heterogêneas

    b) filtração → separa misturas heterogêneas

    c) o simples aquecimento é incapaz de separar misturas homogêneas

    d) o solvente orgânico, por ser apolar, não se solubilizará na água e, portanto, não interagirá com os íons

    e) hidrólise salina → os ânions do ácido carbônico reagem com a água → formação de OH- → reação com os íons Ca2+ e Mg2+ → formação das bases Ca(OH)2 e Mg (OH)2, que são insolúveis em águaprecipitação

    Nível de Dificuldade : Médio

  • A) Decantação é para separar misturas heterogêneas, a questão diz que os íons estão dissolvidos na água, ou seja, uma mistura homogênea

    B) Mesmo esquema que a letra a

    C) Se houver o aquecimento, a água irá evaporar junto aos íons.

    D) Se solubilizar os íons eles iram se juntar a água e não ao contrário, lembrando que a questão está pedindo a separação

    E) É a correta, pois diz que vai tornar os íons insolúveis, ou seja, eles não se juntaram á água, tornando assim mais fácil de separá-los


ID
2663899
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O Brasil tem investido em inovações tecnológicas para a produção e comercialização de maçãs. Um exemplo é a aplicação do composto volátil 1-metilciclopropeno, que compete pelos sítios de ligação do hormônio vegetal etileno nas células desse fruto.

Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br. Acesso em: 16 ago. 2012 (adaptado).

Com base nos conhecimentos sobre o efeito desse hormônio, o 1-metilciclopropeno age retardando o(a)

Alternativas
Comentários
  • O hormônio etileno é responsável pelo amadurecimento de frutos.

  • Responsável pelo AMADURECIMENTO DOS FRUTOS, além da ABCISÃO DAS FOLHAS, o ETILENO será impedido de realizar sua função devido à competição com o composto citado.

  • 1-Metilciclopropeno (1-MCP) é um derivado do ciclopropeno usado como um regulador de crescimento vegetal sintético. Está relacionado ao hormônio vegetal etileno e é usado comercialmente para reduzir as rachaduras em frutas e ajudar a manter o aspecto fresco de flores cortadas.


ID
2663902
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Surtsey é uma ilha vulcânica situada perto da costa sul da Islândia. A erupção vulcânica que lhe deu origem ocorreu na década de 1960, o que faz dela, seguramente, a ilha mais nova do Oceano Atlântico. As primeiras espécies que aí se fixaram foram musgos e liquens. À medida que as aves foram fixando-se na ilha, as condições do solo foram melhorando e espécies vegetais mais complexas puderam iniciar a colonização do território. Em 1988 foi observada a presença do primeiro arbusto.


Disponível em: www.nacopadasarvores.blogspot.com.br. Acesso em: 25 maio 2012 (fragmento).


O conjunto das alterações ocorridas no ambiente descrito é exemplo de

Alternativas
Comentários
  • O ambiente descrito apresenta nitidamente um exemplo de ambiente surgido através de uma processo conhecido como sucessão ecológica, onde os primeiros organismos a surgirem são as plantas inferiores (musgos e líquens), passando por plantas maiores, e assim formando um novo ambiente com vegetais e animais.

    Alternativa correta: Letra C

  • Quando o ambiente desenvolve qualidadede ser "colonizado" pelas formad de vida pioneiras,como liquens e musgos,estamos nos referindo à uma sucessão ecológica primária,na qual o ambiente citado acaba se tornando mais complexo com o tempo,e pode abrigar formas de vida intermediárias até às populações clímax,a qual serão aquelas que terão uma relação de interdependência com o ambiente e esse com as mesmas.

     

    R:Letra "C".

  • Entende-se por sucessão ecológica:a modificação do espaço por seres vivos,sendo esse processo gradual.No caso citado os Liquens-associação de fungos e algas são espécies pioneiras que iram contribui por exemplo para a degradação da rocha pela ação corrosiva dos ácidos produzidos pelas hifas do fungo,fomentando a formação de solos que são essenciais para locomoção de outros indivíduos como as aves e plantas que iram produzir alimentos para outros.Assim por etapas as comunidades iram ocupar esse local modificado até atingir a estabilidade(clímax)

  • O ambiente descrito apresenta nitidamente um exemplo de ambiente surgido através de uma processo conhecido como sucessão ecológica, onde os primeiros organismos a surgirem são as plantas inferiores (musgos e líquens), passando por plantas maiores, e assim formando um novo ambiente com vegetais e animais.

    Alternativa correta: Letra C

    Revisão enem, cronograma,citações, termos que mais caem nas provas do enem: https://drive.google.com/drive/folders/1dDkZSZfpEOspIbZypBC0cwnEGuSqPC-v?usp=sharing

  • Eficiência ecológica é a porcentagem de energia transferida de um nível trófico para o outro, em uma cadeia alimentar. PPL = PPB – R

    Resumidamente, a irradiação adaptativa (ou radiação adaptativa) corresponde ao surgimento de diversas espécies, sob variados ambientes com um (grupo) ancestral em comum.

    Resistência ambiental são os fatores que juntos limitam o crescimento de uma população natural. Estes podem ser dependentes da densidade da população, como competição, depredação, parasitismo ou qualidade ambiental.

    nicho ecológico é o conjunto de condições e recursos que permitem a uma espécie sobreviver no ambiente. Podemos dizer que ele representa o papel ecológico de um indivíduo no ecossistema

  • sucessão ecológica- mudanças graduais e progressivas que ocorrem em um ecossistema até que ele atinja uma comunidade com o máximo de desenvolvimento possível (Clímax)

     Irradiação adaptativa-processo evolutivo que resulta no surgimento de espécies diferentes a partir de um mesmo ancestral comum.

    Eficiência ecológica - a porcentagem de energia transferida de um nível trófico para o outro, em uma cadeia alimentar.


ID
2663908
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Os manuais dos fornos micro-ondas desaconselham, sob pena de perda da garantia, que eles sejam ligados em paralelo juntamente a outros aparelhos eletrodomésticos por meio de tomadas múltiplas, popularmente conhecidas como “benjamins” ou “tês”, devido ao alto risco de incêndio e derretimento dessas tomadas, bem como daquelas dos próprios aparelhos.


Os riscos citados são decorrentes da

Alternativas
Comentários
  • Resistência diminui a intensidade da corrente necessária para abastecer os diversos aparelhos ligados ao tê deverá ser aumentada. Como a energia elétrica é usada para a geração de energia térmica pode ocorrer superaquecimento do sistema e consequentemente risco de incêndio.

  • Resolução; https://www.youtube.com/watch?v=j3Phexkuugg

  • A resistencia equivalente da associação em paralelo é sempre menor que a menor das resistências da própria associação,e como sabemos,pela Primeira Lei de Ohm,quanto menor a resistencia,maior a corrente.O resultado será um dissipação excessiva de potência,o que pode gerar aquecimento,e em casos mais graves,faíscas e incêndio.

  • Letra B

    Quanto mais aparelhos conectados a tomada múltipla, mais corrente eletrica ira ter, e as vezes algumas tomadas não suportam altas correntes elétricas.

  • Os riscos são por causa do efeito joule, que faz a a temperatura T aumentar com o quadrado da corrente.

    Pelo efeito Joule Q=R. i.∆t onde i é a corrente, R é a resistencia, t é o tempo e Q é a quantidade de calor.

    Pela equação do efeito joule, vemos que o aumento de 1 para 2 amperes (sem alterar tempo ou resistencia) equivale para o aumento de 1 para 4 Joules de energia.

  • A- A resistividade diminui devido a associação em paralelo dos resistores

    B- A corrente elétrica aumenta, pois a resistência diminui, conforme a primeira lei de Ohm. Correta!

    C- A resistência elétrica diminui.

    D- Todos os aparelhos conseguem ligar, logo, a tensão é suficiente para mantê-los ligados e, a mesma não se altera, permanece constante.

    E- A intensidade permanece a mesma e o rompimento da rigidez ocorre em isolantes térmicos, mas esse não é o caso.

  • A- A resistividade diminui devido a associação em paralelo dos resistores

    B- A corrente elétrica aumenta, pois a resistência diminui, conforme a primeira lei de Ohm. Correta!

    C- A resistência elétrica diminui.

    D- Todos os aparelhos conseguem ligar, logo, a tensão é suficiente para mantê-los ligados e, a mesma não se altera, permanece constante.

    E- A intensidade permanece a mesma e o rompimento da rigidez ocorre em isolantes térmicos, mas esse não é o caso.

    FONTE DAS INFORMAÇÕES: https://www.youtube.com/watch?v=KdATjC2DN4w

  • Descomplica:

    Quando usamos um “Tê” para ligar dois ou mais aparelhos, estamos montando uma associação em paralelo. Isso aumenta a intensidade de corrente elétrica fornecida pela fonte – tomada, neste caso – e essa sobrecarga de corrente pode provocar sobreaquecimento na fiação, aumentando o risco de incêndio.

  • B. corrente elétrica superior ao máximo que a tomada múltipla pode suportar.

    As tomadas múltiplas ( "tês" ou "benjamins") conectam os aparelhos eletrodomésticos em paralelo (mesma tensão). Assim, a resistência equivalente diminui e a corrente aumenta.

    U = R*i

    U = constante

    Req = menor

    i = maior


ID
2663911
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um método para determinação do teor de etanol na gasolina consiste em misturar volumes conhecidos de água e de gasolina em um frasco específico. Após agitar o frasco e aguardar um período de tempo, medem-se os volumes das duas fases imiscíveis que são obtidas: uma orgânica e outra aquosa. O etanol, antes miscível com a gasolina, encontra-se agora miscível com a água.


Para explicar o comportamento do etanol antes e depois da adição de água, é necessário conhecer

Alternativas
Comentários
  • O etanol é uma molécula orgânica que possui uma parte apolar(cadeia orgânica) e uma parte polar(OH). Quando misturado em gasolina(substância apolar) realiza ligações de dipolo induzido, que são fracas. Ao se introduzir a água no meio, a parte polar do etanol passa a realizar ligações do tipo ligação de hidrogênio com a água, por se tratar de uma ligação mais forte que a anterior, o etanol passará a ficar misturado com a água e não mais com a gasolina.

  • Fenômenos físicos (como a miscibilidade/imiscibilidade) são explicados pela natureza das ligações intermoleculares.


ID
2663914
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No Brasil e no mundo têm surgido movimentos e leis para banir o uso de sacolas plásticas, em supermercados, feitas de polietileno. Obtida a partir do petróleo, a matéria-prima do polietileno é o gás etileno, que depois de polimerizado dá origem ao plástico, composto essencialmente formado pela repetição de grupos —CH2—. O principal motivo do banimento é a poluição, pois se estima que as sacolas levam cerca de 300 anos para se degradarem no meio ambiente, sendo resistentes a ataques químicos, à radiação e a microrganismos.

O motivo pelo qual essas sacolas demoram muito tempo para se degradarem é que suas moléculas

Alternativas
Comentários
  • demoram para se degradarem é porque usam polímeros resistentis à degradação

  • Demoram por serem cadeias muito longas, onde as ligações pi, que são as mais fracas são quebradas para o alongamento da cadeia

  • ligações covalentes fortes? Não entendi. Marquei a letra E pq o q aprendi foi justamente que as ligações covalentes eram as mais fracas que tinham...

  • Demoram pois possuem várias ligações Sigmas que são a primeira ligação com um msm elementos e são mais fortes do que a ligações pi, que são a demais ligações com um msm elemento.

  • A ligação sigma é mais forte que a ligação pi, entretando a ligação dupla (sigma + pi) é mais forte que a ligação simples (sigma), o que caracteriza, no caso, uma ligação forte.

    Outro fator importante que impede a degradação é o tamanho da cadeia, é muito mais difícil degradar uma molécula gigante do que uma pequenininha.

  • As ligações formadas após a polimerização é uma ligação covalente forte e pouco reativa, que não é degradada facilmente pelo meio ambiente.


    R= Letra D.


    Equipe Descomplica


  • A) falso- o monômero é insaturado, o polímero não!

    B) falso- se fosse assim, tudo iria demorar centenas de anos para se decompor, pois tudo na vida tem carbono.

    C) falso- carbono tem massa 12 e o hidrogênio tem massa 1. Comparados aos outros elementos, são massas pequenas.

    D) correto- são polímeros, portanto cadeias extremamente grandes, formadas como o professor disse, por reações de adição, sendo bastante difíceis de serem quebradas.

    E) falso- embora seja uma verdade, em nada tem haver o fato de ser um derivado do petróleo. Forte distrator.

  • Melhores alternativas letra D e E.

    É bem verdade que os polímeros derivados do petróleo demoram bastante para se decompor...

    Mas olha a sacanagem do enunciado: "o motivo... muito tempo para se degradarem é que suas moléculas:"

    E) tem origem no petróleo...

    quem são as moléculas do petróleo?!

    Carbono, Hidrogênio etc.

    Então quer dizer que, só porquê o carbono e o hidrogênio estão presentes nesses polímeros, é que eles demoram se decompor?!

    Entenderam a sacanagem?!

  • " é que suas moléculas são formada por ligações químicas fortes"

    fiquei em dúvida sobre essa e não entendi 100% até agora o porque a ligação molecular é forte, se o enunciado diz "moléculas"

    ou seja= interação intermolecular >>>> que são também bastante chamadas de Forças Intermoleculares. >> dipolo permanente, dipolo induzido e ligações de hidrogênio >> a ligação molecular CH-CH é do tipo dipolo induzido >>> a mais fracaaa

    alguém me explica :)

  • Américo,

    As ligações entre os monômeros é uma ligação covalente C - C. O plástico "comum", que não é biodegradável, é feito de moléculas gigantescas (- C - C -).

    Quando a alternativa fala que as ligações são "fortes", é preciso estabelecer um referencial. Forte em relação a quê?

    A resposta é: fortes em relação às ligações do plástico biodegradável. Aí entra o conhecimento do aluno em relação a esses materiais. Nos plásticos biodegradáveis, são usados aditivos que diminuem o tamanho das cadeias carbônicas. Diminuindo o tamanho das cadeias carbônicas, há menos ligações covalentes e mais ligações intermoleculares.

    Independentemente do tipo de monômero do plástico biodegradável, as forças intermoleculares sempre serão mais fracas que a do tipo covalente.

  • Lembra de responder a pergunta galera. A letra E tá falando certo sobre a origem da sacola, mas ela não ser de uma origem renovável não demonstra o porquê dela demorar para degradar-se.

    Logo, letra D é a resposta.


ID
2663923
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Durante um reparo na estação espacial internacional, um cosmonauta, de massa 90 kg, substitui uma bomba do sistema de refrigeração, de massa 360 kg, que estava danificada. Inicialmente, o cosmonauta e a bomba estão em repouso em relação à estação. Quando ele empurra a bomba para o espaço, ele é empurrado no sentido oposto. Nesse processo, a bomba adquire uma velocidade de 0,2 m/s em relação à estação.


Qual é o valor da velocidade escalar adquirida pelo cosmonauta, em relação à estação, após o empurrão?

Alternativas
Comentários
  • Força= massa x aceleração       

    F=  massa x velocidade/tempo

    Temos que: F1 = F2

    360 x 0,2 /tempo = 90 x V /tempo   (sendo o tempo o denominador comum dos produtos é possível eliminá-lo)

    Logo: 72 = 90V

    V =0,8 m/s

     

  • Pelo Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento Linear: Qantes = Qdepois (para o sistema)
    Sendo: Q = m.v
    E sendo:
    Vc= velocidade do cosmonauta; Mc= massa do cosmonauta
    Vb= velocidade da bomba; Mb= massa da bomba
    Então: (Mc.Vc) + (Mb.Vb) = (Mc.Vc)' + (Mb.Vb)'
    ==>> (90.0) + (360.0) = 90.Vc' + 360.0,2
    ==>> Já que 0,2 = 2/10
    ==>> 0 = 90Vc' + 360.2/10
    ==>> 0 = 90Vc' + 72
    ==>> Vc' = -72/90 = -0,8
    ==>> Vc' = - 0,8 m/s
    (O sinal negativo é porque o cosmonauta adota uma velocidade no sentido oposto ao da bomba).

  • A massa do cosmonauta é 4x menor do que a massa da bomba do sistema de refrigeração:

    360/90 = 4

    A bomba adquire uma velocidade de 0,2 m/s em relação à estação, como a velocidade vai depender da massa (quanto menor a massa maior é a velocidade) é só multiplicar o valor da v da bomba por 4 (que é quantas vezes a massa da bomba é superior a massa do cosmonauta).

    0,2.4 = 0,8

     

  • Resolução bem simplificada:

    Q = m.v

    Q(bomba) = 360 x 0,2

    Q(bomba) = 72 kg.m/s

    levando em conta a lei da ação e reação, a quantidade de movimento aplicada pelo astronauta foi a mesma recebida, logo, 

    Q(Astronauta) = m.v

    72 = 90 x V

    V = 72/90

    V = 0,80 m/s

  • Regra de 3:

    360 ----- 0,2

    90  ------ x 

    3ª Lei de Newton: " Para Toda ação há uma reação ", logo, a força impressa pelo homem de 90kg , seria menor que a força de reação impressa pela bomba, a força é proporcional ao peso, portanto, inverte-se a conta, tornando-se uma regra de 3 inversamente proporcional.

    360 ----- x

    90  ------ 0,2.

    72 / 90 = x   ----> x = 0,8

     

  • Eu fiz de uma maneira bem mais símples e rápida;

    Existia um cosmonauta de massa 90kg e a bomba de 360 kg.

    Na primeira situação, o cosmonauta e a bomba estão parados.

    Na segunda situação, o cosmOnauta aplica uma força na bomba e consegue aplicar Numa velocidade de 0,2 m/s

    Na terceira situação, há uma reação, pois ele é empurrado de volta

    E tudo vai de acordo com o peso, se o cosmonauta fez 0,2 m/s de velocidade com 90 kg, a bomba conseguirá reagir com a mesma proporcionalidade

    90 kg ----- 0,2 m/s

    180 kg ----- 0,4 m/s

    270 kg ------ 0.6 m/s

    360 kg ------ 0,8 m/s (ESTE É O PESO DA BOMBA E A VELOCIDADE QUE ELA APLICARÁ NO COSMONAUTA)

     

     

    0,8 M/S

  • Boa, Cleber

  • F= m·a => 360·0,2= 72N ps: a aceleração é 0,2 porque a=DV/DT e DT é 1s

    Esses valores são a massa bomba de refrigeração e a velocidade que tal bomba adquiriu quando foi empurrada. O resultado foi a força que tal indivíduo fez.

    Agora vamos calcular a velocidade escalar que o cara fez.

    F=m·DV/DT (pois a=DV/DT)

    72= 90·Dv/1 => 72/90= 0,8

  • A massa de um objeto é inversamente proporcional à aceleração. Sendo assim, se a massa triplica, a aceleração fica três vezes menor (dividida por 3). Como a massa do cosmonauta é 4 vezes menor que a da bomba, sua aceleração será 4 vezes maior.

    Resposta E.

  • Nesse caso o sistema é isolado, ou seja não tem influência de forças externas.

    Seguindo o princípio da conservação de quantidade de movimento, temos:

    Qcosmonauta=Qbomba ----------> 90xV=360*0,2 -------> V=72/90 = 0,8

    *Q=M.V (massa vezes velocidade)

     

     

  • pq por conservação da energia dos dois não vai?? m.v^2/2=m.v^2/2

  • É possível resolver essa questão pela Segunda Lei de Newton: F = m.a

    F = Newton [N]

    m = massa [Kg]

    a = Aceleração [m/s²]

    Bom, vale ressaltar que o enunciado apresenta a velocidade que a bomba adquiriu e não a aceleração.

    Logo, pela terceira lei de Newton, podemos achar a velocidade que o cosmonauta adquiriu

    Terceira Lei de Newton: Quando um objeto A exerce uma força sobre um outro objeto B, este outro objeto B vai exercer uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário sobre o objeto A.

    Isto é, a força adquirida pela bomba e pelo cosmonauta é igual: Fb = Fc

    Obs: Aceleração = vm/t

    Basta jogar os valores na formula: 360. 0,2/t = 90.vm/t

    O tempo pode ser cortado pois está dos dois lados da igualdade e na mesma posição, logo, fica assim:

    360.0,2 = 90. vm

    vm = 72/90

    vm = 0,8 m/s

  • Você pode pensar que...

    O cosmonauta possui 90Kg

    A bomba possui 360Kg

    Quanto menor a massa, mais rápida será a velocidade (ou seja, inversamente proporcional)

    Quanto a grandeza é DIRETAMENTE proporcional, podemos fazer regra de 3 multiplicando cruzado (a que já sabemos)

    Quando temos grandezas INVERSAMENTE proporcionais, multiplicamos os números que estão ao lado, igualando as equações depois.

    Kg V

    360 --- 0,2

    90 --- Vc

    360.0,2 = 90. Vc

    Vc = 0,8 m/s

  • Eu fiz por potência

    A potência da bomba é P=360×0,2=72

    Já que a potência do astronauta será a mesma, então fica: 72=90×v

    V=0,80

  • Lukas, Porque estamos em frente de um problema de sistema isolado mecanicamente(S.I.M). Sendo assim, a quantidade de movimento da bomba tem que ser igual a quantidade de movimento do cosmonauta, dessa forma, Qf=Qi. assim sendo, Qf=360kg x 0,2m/s e Qi=90kg x velocidade(v), portanto:

    360 x 0,2 = 90 x V

    72/90= V

    V= 0,8 m/s

    alternativa E

  • se a massa do cosmonauta é 4 vezes menor que a da bomba (360/90 = 4), então a velocidade do cosmonauta será 4 vezes maior que a da bomba (4 x 0,2 = 0,8)

  • Uma questão relacionada a colisões

    ------No espaço a gravidade é irrisória ----------------

    Pode-se resolver de tal forma:

    ma'.va'+mb'.vb'=( ma.va+mb.vb )zero

    ma'.va'=-mb'.vb'

    90.v=360.0,2

    72=90v

    v=0,8 m^s

  • Sendo curto e breve, Deu massas e uma das velocidades? então vá fundo na energia cinética.

    Ec = (M*V)

    - Então vamos de igualdade para ambos

    (M1*V1) = (M2*V2)

    90*V1 = 360*0,2

    90*v1 = 72

    V1 = 72/90 = 0,80 m/s

  • Conservação da Quantidade de Movimento, ou seja, Qantes = Qdepois

    (MxV)antes = M1xV1 + M2xV2

    0 = 90xV1 + 360x0,2

    V1 = - (360x0,2)/90

    V1 = - 0,8 m/s

  • Bastava perceber que não há forças externas aplicados sobre o sistema de corpos(astronauta + bomba), de modo que a quantidade de movimento se conserva e, logo, a soma da quantidade de movimento da bomba e do astronauta será igual a 0.

    I = Fx( Tf - Ti) = Qf -Qi , como não uma força resultante que atua sobre o sistema, I é igual a 0. Portanto, a variação da quantidade de momento linear é igual a 0.

    Obs: a soma das quantidades de movimento individuas devem ser iguais a zero, devido ao princípio da conservação do momento linear.

  • Fiz a quantidade de movimento correspondente à bomba (Q=m.v) e usei o valor para descobrir a velocidade (Q=m.v) correspondente ao homem.

    Q=360 x 0,2= 72.

    Homem: 72= 90 x V

    Logo, V= 0,8 m/s.

  • Não existe força peso no espaço.

    Toda ação tem seu par reação.

    Força = massa . aceleração

    A força que o cosmonauta aplicar na bomba, também será aplicada nele, em sentido oposto;

    F = 360 . 0,2

    F = 72

    72 = 90 . a

    72/90 = 0,8

  • QUANTIDADE DE MOVIMENTO

    (a quant. de mov se conserva)

    Q = MASSA X VELOCIDADE

    logo:

    SISTEMA Qantes= STEMA Qdepois

    ANTES: o cosmonauta e a bomba estavam em repouso >> ou seja, V da bomba e do cosmonauta = 0

    DEPOIS: o cosmonauta é empurrado no sentido oposto >> então adotamos um sinal negativo a ele >> além disso a bomba e o cosmonauta adquirem velocidade

    MC' X VC' + MB' X VB' = - MC'' X VC'' + MB'' X VB''

    como vc' e vb' = 0

    temos:

    0 = - MC'' X VC'' + MB'' X VB''

    substituindo fica:

    0= - 90 VC'' + 360 X 0,2

    90 VC'' = 72

    VC'' = 0, 8

  • MASSA DO MATERIAL 4X MAIOR QUE A DO COSMONAUTA, VELOCIDADE ADQUIRIDA PELO COSMONAUTA APÓS O EMPURRÃO É 4X MAIOR QUE A DO MATERIAL. COINCIDÊNCIA???

  • Quantidade de movimento da bomba:

    Q = m*v

    Q = 360 * 0,2

    Q = 72

    Velocidade do cosmonauta:

    72 = 90 * v

    72/90 = v

    v = 0,8

  • Fiz por regra de 3 inversa

    0,2---------360

    X------------90

    Multiplica em linha:

    0,2.360= 90X

    X= 0,2.360/90

    X= 0,2.4

    X=0,8m/s

  • 360÷90= 4 4 x 0,2 = 0,8.

ID
2663926
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O arroz-dourado é uma planta transgênica capaz de produzir quantidades significativas de betacaroteno, que é ausente na variedade branca. A presença dessa substância torna os grãos amarelados, o que justifica seu nome.


A ingestão dessa variedade geneticamente modificada está relacionada à redução da incidência de

Alternativas
Comentários
  • Betacaroteno é um pigmento natural que pode ser convertido em vitamina A dentro do organismo. O betacaroteno ajuda a manter a pele saudável e a saúde ocular. Ele protege a superfície ocular e as estruturas que compõe o olho. Sendo assim,ele reduz a incidência de problemas na visão.

    Alternativa correta: Letra C


  • Errei pq faltei na aula de Arrozes ☹

  • se falasse vitamina A eu saia , vou lá saber oque é betacoroteno, eu pensei que podia se assimilar com betalamina uma musica betalamina vai da o efeito da coceira feiquei em dúvida entre c e b marquei errada kkkkk

  • esse arroz trangenico foi é na asia

  • Betacaroteno é um carotenoide que se converte em vitamina A, esta que auxilia na formação da rodopsina, pigmento visual encontrados nos bastonetes. Mesmo que você não soubesse o nome, associe:

    betaCAROTENO <=>CAROTENO, PIGMENTO PRESENTE NA PLANTA QUE CAPTA A LUZ PARA FOTOSSÍNTESE

    Letra C

  • Questão feita para errar , muito específica.

  • Não acho que a questão foi feita para errar. O ENEM não é só interpretação de texto, gente. Esse assunto pode ser estudado em Bioquímica. Na parte de lipídios, estudam-se os Carotenoides (Caroteno e Xantofila), que são precursores da vitamina A. Também em bioquímica estudam-se as Vitaminas e Avitaminoses, a vitamina A evita problemas de visão. Essa questão mistura os conhecimentos desses dois conteúdos, mas não é complexa não, quem estudou o básico de bioquímica responde em 15s.


ID
2663929
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Determinado bioma brasileiro apresenta vegetação conhecida por perder as folhas e ficar apenas com galhos esbranquiçados, ao passar por até nove meses de seca. As plantas podem acumular água no caule e na raiz, além de apresentarem folhas pequenas, que em algumas espécies assumem a forma de espinhos.


Qual região fitogeográfica brasileira apresenta plantas com essas características?

Alternativas
Comentários
  • As plantas conseguem se adaptar ao ambiente que vive se modificando para evitar a perda de água ou para ter uma respiração melhor, por exemplo. As características apresentadas no enunciado indica ser uma planta de caatinga, onde ela se adaptou para evitar a perda de água.

    Alternativa correta: Letra C


  • O único Bioma mundial, não so limitado ao território Brasileiro que é conhecido pela perda de galhos (caducifólias) e pelo posterior embranquiçamento dos galhos (antigamente tribos indigenas nomearam de mata branca) é o bioma da caatinga. alternatica C)

  • A Caatinga é bioma único e exclusivamente brasileiro man. O que mais se aproxima dela pelo mundo é a região do deserto do Saara

  • nome caatinga significa, em tupi-guarani - "mata branca", cor predominante da vegetação durante a estação seca, onde quase todas as plantas perdem as folhas, o que diminui a evaporação e a perda de água armazenada em seu galhos.

  • Questão muito fácil, tá aí a parte que responde o enunciado. "apresenta vegetação conhecida por perder as folhas e ficar apenas com galhos esbranquiçados, ao passar por até nove meses de seca." Acho que conhecendo o mínimo dos biomas do Brasil conseguiria acertar essa.

  • Caatinga - H20 Limitante / Xerófitas: adaptadas a seca com raízes longas ; folhas pequenas(reduz perda de H2Opor transpiração) Caducifólias: folhas caem na secam para reduzir perca de H20 por transpiracao

  • • Caatinga: localiza-se no sertão nordestino, com clima quente e seco, com uma vegetação formada por plantas xerófitas.

    O fato do solo ser raso é que predomina menos o intemperismo químico, ou seja a concentração de chuva é menor.

    Algumas adaptações devem ser consideradas na vegetação entre elas:

    RAIZES --» longas para alcançar os lençóis freáticos.

    FOLHAS --» substituída por espinhos para evitar a perda excessiva de agua.

    -Presença de cutículas para impermeabilizar e evitar perda de agua.

    CAULES --» suculentos, ricos em nutrientes e agua e é nessas estruturas em que há a presença de estômatos e a realização da fotossíntese.

  • Se vc erra essa perde a prova todinha logo pro TRI


ID
2663944
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em um experimento, foram separados três recipientes A, B e C, contendo 200 mL de líquidos distintos: o recipiente A continha água, com densidade de 1,00 g/mL; o recipiente B, álcool etílico, com densidade de 0,79 g/mL; e o recipiente C, clorofórmio, com densidade de 1,48 g/mL. Em cada um desses recipientes foi adicionada uma pedra de gelo, com densidade próxima a 0,90 g/mL.


No experimento apresentado, observou-se que a pedra de gelo

Alternativas
Comentários
  • É só comparar a densidade de cada líquido com a densidade da pedra de gelo. Assim:

     

    Densidade água - Densidade do gelo = 1,00 - 0,90 = 0,10

    Densidade do Álcool - Densidade do gelo = 0,79 - 0,90 = -0,11

    Densidadedo Clorofórmio - Densidade do gelo = 1,48 - 0,90 = 0,58

     

    Na água (A), a pedra irá flutuar, pq a densidade da água é maior.

    No álcool ( B ), a pedra irá afundar, pq a densidade do álcool é menor.

    No clorofórmio ( C ), a pedra irá flutuar, pq a densidade do clorofórmio é maior.

    Portanto, gabarito letra: b.

     

  • questão super fácil

  • O menos denso flutua
  • densidade maior afunda

    densidade menor flutua

    ai compara cada valor com o do gelo, sendo letra b.


ID
2663947
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os efeitos do exercício físico na redução de doenças cardiovasculares são bem conhecidos, aumentando, por exemplo, a tolerância a infartos em comparação com indivíduos sedentários. Visando ganho de força, de massa muscular e perda de gordura, verifica-se o uso de anabolizantes por alguns esportistas. Em uma pesquisa com ratos, confirmou-se a melhora da condição cardíaca em resposta ao exercício, mas verificou-se que os efeitos benéficos do exercício físico são prejudicados pelo uso de anabolizantes, como o decanoato de nandrolona, aumentando a área cardíaca afetada pelo infarto.

CHAVES, E. A. et al. Cardioproteção induzida pelo exercício é prejudicada pelotratamento com anabolizante decanoato de nandrolona. Brazilian Journal of Biomotricity, v. 1, n. 3, 2007 (adaptado)

Qual gráfico representa os resultados desse estudo?

Alternativas
Comentários
  • A atividade física, seja ela qual form, traz muitos benefícios à saudê humana. Porém, quando há o ganho de massa muscular às custas de uso de anabolizantes, todos os benefícios podem ser perdidos. O gráfico que apresenta o descrito no enunciado da questão é o B. Onde temos uma barra maior de risco de infarto de sedentário com anabolizantes, seguido por sedentário sem anabolizantes, exercícios com anabolizante e por ultimo os exercícios sem uso de anabolizantes.

    Alternativa correta: Letra B


  • Resposta: item B)

  • O gráfico correto é o que, de acordo com o texto, traz para o exercício sem anabolizante a MENOR área de infarto. Somente na letra B isso ocorre, pois na letra A ele se iguala ao sedentário sem anabolizante e nas demais alternativas ele é inferior a todos. Simples interpretação de texto.


ID
2663953
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Fertilizantes químicos mistos, denominados NPK, são utilizados para aumentar a produtividade agrícola, por fornecerem os nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio, necessários para o desenvolvimento das plantas. A quantidade de cada nutriente varia de acordo com a finalidade do adubo. Um determinado adubo NPK possui, em sua composição, as seguintes substâncias: nitrato de amônio (NH4NO3), ureia (CO(NH2)2) nitrato de potássio (KNO3), fosfato de sódio (Na3PO4) e 'cloreto de potássio (KCl).


A adição do adubo descrito provocou diminuição no pH de um solo. Considerando o caráter ácido/básico das substâncias constituintes desse adubo, a diminuição do pH do solo deve ser atribuída à presença, no adubo, de uma quantidade significativa de

Alternativas
Comentários
  • Nitrato de amônio é formado pela reação de neutralizacão entre uma base fraca( hidróxido de amônio) e um ácido forte( ácido nítrico), logo esse sal apresenta caráter ácido.

  • diminuição do ph se relaciona com acidez, ou seja, o meio ficou ácido. para isso, a substância deve liberar íons H+, deve ter o H na sua composição. analisando, as únicas substâncias que o possuem são a ureia e o nitrato de amônio. a ureia é levemente básica por ter o grupo amida em sua composição, portanto não relaciona-se com a questão, sendo a resposta certa a letra c

  • Aumento do PH = básico

    Diminuição do PH = ácido

  • nitrato de amônio (NH4NO3) - tem caráter ácido (base fraca NH4OH e ácido forte HNO3);

    ureia (CO(NH2)2) - caráter básico;

    nitrato de potássio (KNO3) - caráter neutro;

    fosfato de sódio (Na3PO4) -caráter básico;

    cloreto de potássio (KCl) - caráter neutro.

  • Ureia → caráter alcalino, devido à amida → não diminui o pH

    Quanto aos sais → eliminam-se da resposta os sais com elementos do grupo 1A ou 2A, pois formam bases fortes. Se o ácido é forte ou fraco é irrelevante, pois a questão foca na diminuição do pH.

    Sobra o Nitrato de Amônio → Base fraca + ácido forte (ácido nítrico) → diminuição do pH

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Médio


ID
2663956
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A eutrofização é um dos fenômenos responsáveis pela mortalidade de parte das espécies aquáticas e, em regiões próximas a centros urbanos, pela perda da qualidade de vida da população. Um exemplo é a Lagoa da Pampulha, um dos mais conhecidos pontos turísticos da capital de Minas Gerais, onde as atividades de pesca e nado não são mais permitidas.

Para evitar a ocorrência desse fenômeno em lagos deve-se

Alternativas
Comentários
  • A eutrofização pode ocorrer quando há o despejo de efluentes com grande carga orgânica, ou seja, um efluente com muitos nutrientes e capaz de fazer com que as plantas aquáticas se multipliquem causando assim a morte de outros organismos. Para evitar esse fenômeno, é necessário diminuir a quantidade desses nutrientes despejados nas águas.

    Alternativa correta: Letra C


  • Eutrofização: fornecimento excessivo de nutrientes para um ambiente aquático, capaz de causar modificações na comunidade e tornar a água imprópria para o consumo. Um rio que está com poucos nutrientes é chamado de oligotrófico. Mas não pense que um rio com pouco nutriente é uma coisa ruim, pois isso controla a população de fitoplanctons, que são organismos fotossintetizantes. Quando fornecemos mais nutrientes para o meio aquático, ocorre um aumento desenfreado desses fitoplânctons, que vão consumindo muito O2( importante lembrar que as plantas também respiraram como nós). Cada vez mais oxigênio vai sendo consumido, até que os seres aeróbicos vão morrendo, há aumento de H2S, proliferação de decompositores e a água está, no fim, imprópria para o consumo.

    Letra C

  • Mário Souza, só uma correção: As plantas respiram CO2 e não O2. O que acontece é que ao aumentar a quantidade de fitoplânctons (que vivem na superfície) há um impedimento para a fotossíntese nas camadas mais profundas causando a falta de oxigênio. Dessa forma, haverá um aumento na quantidade de peixes mortos e, respectivamente, um aumento na quantidade de seres decompositores (bactérias e fungos) gerando uma água imprópria para consumo.

  • Natália Matos, o Mário de Souza não está errado... As plantas realizam respiração aeróbica assim como nós seres humanos... Acho que você se confundiu com a fotossíntese, aí sim, as plantas utilizam o CO2 para produzir seu alimento, que são usados no processo de respiração aeróbica (junto com o O2) para obter energia (ATP).

  • Eutrifização é o crescimento demasiado de plantas aquáticas em seu meio, causado pelo excesso de nutrientes disponíveis, logo, para evita-la (como pedido no enunciado) basta diminuir esses nutrientes, letra C.

  • A eutrofização pode ocorrer quando há o despejo de efluentes com grande carga orgânica, ou seja, um efluente com muitos nutrientes e capaz de fazer com que as plantas aquáticas se multipliquem causando assim a morte de outros organismos. Para evitar esse fenômeno, é necessário diminuir a quantidade desses nutrientes despejados nas águas.

  • Eutrofização é quando há um excesso de nutrientes em ambientes aquáticos. Esse excesso de nutrientes causa um aumento dos fitoplanctons, pois há um excesso de O2 no meio.


ID
2663962
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Languages and cultures use non-verbal communication which conveys meaning. Although many gestures are similar in Thai and English such as nodding for affirmation many others are not shared. A good example of this is the ubiquitous “Thai smile”. The “smile” carries a far wider range of meanings in Thai than it does in English culture. This can sometimes lead to serious communication breakdowns between Thais and English speakers.

An example from my own early experience in Thailand illustrates the point. When confronting the Thai owner of a language school with administrative problems, complaints regarding student numbers in the class were met by a beaming smile and little else. I took this to mean lack of concern or an attempt to trivialise or ignore the problem. I left the discussion upset and angry by what appeared to be the owner's offhand attitude to my problems.

It was only later when another native speaking English teacher, with considerably more experience of Thailand, explained that a smile meant an apology and the fact that the following day all my complaints had been addressed, that I fully understood the situation.


Disponível em: www.spring.org.uk. Acesso em: 11 jul. 2011 (fragmento)


Viver em um país estrangeiro pode ser uma experiência enriquecedora, embora possa também ser um desafio, pelo choque cultural. A experiência relatada pelo autor do texto revela diferentes atribuições de sentido a um determinado comportamento, mostrando que naquela situação o sorriso indicava um(a)

Alternativas
Comentários
  •      It was only later when another native speaking English teacher, with considerably more experience of Thailand, explained that a smile meant an apology [...]
    Tradução: Só mais tarde, quando outro professor de inglês nativo, com uma experiência consideravelmente maior na Tailândia, explicou que um sorriso significava um pedido de desculpas [...]
     A experiência relatada pelo autor do texto revela diferentes atribuições de sentido a um determinado comportamento, mostrando que naquela situação o sorriso indicava um  jeito de reconhecer um erro e se desculpar. 
    Gabarito do Professor: C

ID
2663965
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Tennesse Mountain Properties

Description

Own a renovated house for less than $290 per month!!!!!!!! New windows, siding, flooring (laminate throughout and tile in entry way and bathroom), kitchen cabinets, counter top, back door, fresh paint and laundry on main floor. Heat billsare very low due to a good solid house and an energy efficient furnace.

Disponível em: www.freerealestaeads.net .Acesso em: 30 nov. 2011(adaptado).

Em jornais, há diversos anúncios que servem aos leitores. O conteúdo do anúncio veiculado por este texto interessará a alguém que esteja procurando

Alternativas
Comentários
  • Own a renovated house for less than $290 per month!!!!!!!! New windows, siding, flooring (laminate throughout and tile in entry way and bathroom),[...]

    Tenha uma casa reformada por menos de US $ 290 por mês! Novas janelas, tapume, piso (laminado em todo parte e telha na entrada e banheiro),[...]

    O conteúdo do anúncio veiculado por este texto interessará a alguém que esteja procurando imóvel residencial para compra. 
    Gabarito do Professor: B
  • Questão mais fácil da história... Ou melhor, do inglês!


ID
2663968
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

I read a study that measured the efficiency of I locomotion for various species on the planet. The condor used the least energy to move a kilometer. Humans came in with a rather unimpressive showing about a third of the way down the list ... That didn't look so good, but then someone at Scientific American had the insight to test the efficiency of locomotion for a man on a bicycle. And a man on a bicycle blew the condor away. That's what a computer is to me: the computer is the most remarkable tool that we've ever come up with. It's the equivalent of a bicycle for our minds.


JOBS, S. Disponível em: www.msnbc.msn.com. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado)


Ao abordar o deslocamento de várias espécies, com base em um estudo que leu, Steve Jobs apresenta o computador como uma ferramenta que

Alternativas
Comentários

  • That's what a computer is to me: the computer is the most remarkable tool that we've ever come up with. It's the equivalent of a bicycle for our minds.
    Tradução: Isso é o que um computador é para mim: o computador é a ferramenta mais notável que já criamos. É o equivalente de uma bicicleta para nossas mentes.
    Steve Jobs apresenta o computador como uma ferramenta que aumenta o potencial de nossas mentes. 
    Gabarito do Professor: E

ID
2663971
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Turning Brown

A four-year-old boy was eating an apple in the back seat of the car, when he asked, “Daddy, why is my apple turning brown?”
“Because,” his dad explained, “after you ate the skin off, the meat of the apple came into contact with the air, which caused it to oxidize, thus changing the molecular structure and turning it into a different color.”
There was a long silence. Then the son asked softly, “Daddy, are you talking to me?”

Disponível em: http://hayspost.com. Acesso em: 10 nov. 2011.

Considerando os participantes da conversa nessa piada, nota-se que o efeito de humor é obtido em função

Alternativas
Comentários
  • Um menino de quatro anos estava comendo uma maçã no banco de trás do carro, quando perguntou: "Papai, por que minha maçã está ficando marrom?"                                                                    "Porque", explicou o pai, "depois que você comeu a casca, o miolo da maçã entrou em contato com o ar, o que causou a oxidação, mudando assim a estrutura molecular e transformando-a em uma cor diferente".                                                                                                                                           Houve um longo silêncio. Então o filho perguntou baixinho: "Papai, você está falando comigo?"
    Mediante tradução do texto podemos inferir que o efeito de humor é obtido em função da escolha inadequada do tipo de linguagem para se conversar com uma criança. 
    Gabarito do Professor: E
  • Turning Brown 

    A four-year-old boy was eating an apple in the back seat of the car, when he asked, “Daddy, why is my apple turning brown?”

    Um menino de quatro anos estava comendo uma maçã no banco de trás do carro, quando perguntou: "Papai, por que minha maçã está ficando marrom?"   

    “Because,” his dad explained, “after you ate the skin off, the meat of the apple came into contact with the air, which caused it to oxidize, thus changing the molecular structure and turning it into a different color.”

    "Porque", explicou o pai, "depois que você comeu a casca, o miolo da maçã entrou em contato com o ar, o que causou a oxidação, mudando assim a estrutura molecular e transformando-a em uma cor diferente".                                                                      

    There was a long silence. Then the son asked softly, “Daddy, are you talking to me?” 

    Houve um longo silêncio. Então o filho perguntou baixinho: "Papai, você está falando comigo?"


ID
2663974
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Interfaces

Um dos mais importantes componentes do hipertexto é a sua interface. As interfaces permitem a visualização do conteúdo, determinam o tipo de interação que se estabelece entre as pessoas e a informação, direcionando sua escolha e o acesso ao conteúdo.
O hipertexto retoma e transforma antigas interfaces da escrita (a noção de interface não deve ser limitada às técnicas de comunicação contemporânea). Constitui-se, na verdade, em uma poderosa rede de interfaces que se conectam a partir de princípios básicos e que permitem uma “interação amigável”.
As particularidades do hipertexto virtual, como sua dinamicidade e seus aspectos multimidiáticos, devem-se ao seu suporte ótico, magnético, digital e à sua interface amigável. A influência do hipertexto é tanta, que as representações de tipo cartográfico ganham cada vez mais importância nas tecnologias intelectuais de suporte informático.
Esta influência também é devida ao fato de a memória humana, segundo estudos da psicologia cognitiva, compreender e reter melhor as informações organizadas, especialmente em diagramas e em mapas conceituais manipuláveis. Por isso, imagina-se que o hipertexto deva favorecer o domínio mais rápido e fácil das informações, em contraponto a um audiovisual tradicional, por exemplo.

Disponível em: vsites.unb.br. Acesso em: 1 ago. 2012.

O texto informa como as interfaces são reaproveitadas pelo hipertexto virtual, influenciando as tecnologias de informação e comunicação. De acordo com o texto, qual é a finalidade do uso do hipertexto quanto à absorção e manipulação das informações?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é um exemplo clássico do que é o Enem! Imagina aí você cansado no meio da prova e se depara com um texto monstro como esse !! É bem simples essa questão, pura interpretação. Porém, na hora da prova você cansado, com certeza vai errar uma questão dessa! E vai perder muitos pontos, pois essa questão é fácil d+!


ID
2663980
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Soneto

Oh! Páginas da vida que eu amava,
Rompei-vos! nunca mais! tão desgraçado!...
Ardei, lembranças doces do passado!
Quero rir-me de tudo que eu amava!

E que doido que eu fui! como eu pensava
Em mãe, amor de irmã! em sossegado
Adormecer na vida acalentado
Pelos lábios que eu tímido beijava!

Embora — é meu destino. Em treva densa
Dentro do peito a existência finda
Pressinto a morte na fatal doença!

A mim a solidão da noite infinda!
Possa dormir o trovador sem crença.
Perdoa minha mãe — eu te amo ainda!

AZEVEDO, A. Lira dos vinte anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996

A produção de Álvares de Azevedo situa-se na década de 1850, período conhecido na literatura brasileira como Ultrarromantismo. Nesse poema, a força expressiva da exacerbação romântica identifica-se com o(a)

Alternativas
Comentários
  • Marcada por aspectos negativos, a poesia desse período romântico é permeada dos temas: egocentrismo, negativismo, pessimismo, dúvida, desilusão, boêmia, exaltação da morte e fuga da realidade.

  • Alvaro de Azevedo = desejo de morte

  • acredito que caso não souber oque significa ultrarromantismo é difícil acerta essa questão, ultrarromantismo= algo negativo a pessoa tem a vontade de morrer, cuidado para não confundir com romantismo...

  • Álvares de Azevedo o Byron brasileiro.

  • A geração Romântica ou Ultrarromântica - ÁLVARES DE AZEVEDO é marcada pela:

    * Negação do nacionalismo - Individualismo

    *Pessimismo/"Mal do século" - Desejo de morte

    *Idealização da mulher amada - "Anjo"

  • esses caras eram os mais sinistros kkkk

  • O ultrarromantismo é marcado por um desejo pela morte. Sabendo essa característica, a questão se torna mais fácil. Dá pra ficar em dúvida na B também, já que o saudosismo da infância é uma característica desse período também. Porém, quando aparece "Pressinto a morte na fatal doença" fica tudo mais fácil.

  • Nada sobre resposta, mas eu chorei no fim desse poema...
  • Alguém sabe pq não pode ser a B? já que, no ultrarromantismo também tem a característica do saudosismo.

  • Só de observar o autor e a obra por ser da 2 geração romântica, onde é marcada pela sofrimento, pessimismo, procura da morte da para ver que é a letra E a correta

    Ele afirma no final esse pessimismo e a procura da morte

  • o ultrarromantismo era conhecido como mau do século...caracterizados pelo culto à morte! lembre-se que na poesia, NOITE=MORTE

  • Poderia, claramente, ser saudosismo à infância. No entanto, no texto a força mais expressiva é com relação à morte. Também não é evidenciado que o "passado" é a infância


ID
2663983
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ave a raiva desta noite

A baita lasca fúria abrupta

Louca besta vaca solta

Ruiva luz que contra o dia

Tanto e tarde madrugada.


LEMINSKI, P. Distraídos venceremos. São Paulo: Brasiliense, 2002 (fragmento)


No texto de Leminski, a linguagem produz efeitos sonoros e jogos de imagens. Esses jogos caracterizam a função poética da linguagem, pois

Alternativas
Comentários
  • O poema de Leminski explora a função poética da linguagem, pois há uma preocupação com a estética, preocupando com a forma que a mensagem será transmitida, de maneira subjetiva, e o uso de figuras de linguagem como a assonância e a aliteração compondo uma maior sonoridade.

    Equipe Descomplica

  • GABARITO: E

  • O que é o conhecimento estético?

    Como conhecimento ordenado, a Estética tem apenas dois séculos e meio de existência, a partir da publicação da Aesthetica, nos anos 1750-1958, por Baumgarten, filósofo alemão, 1750-1758. O termo grego aisthesis, significa “sensação”, “percepção sensível”

  • A) Função conativa ou apelativa

    B) Função referencial

    C) Função fática

    D) Função metalinguística

    E) Função poética

  • As funções da linguagem caem muito no enem, se você tiver conhecimento delas muitas das vezes nem precisa ler o texto.

    A função poética também é chamada de estética e tem o foco em como a mensagem é passada, ou seja, seu "visual", o que já corresponde à alternativa e.

  • Não há marcas pessoais é pura estética, embelezamento.


ID
2663989
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Saiba impedir que os cavalos de troia abram a guarda de seu computador

A lenda da Guerra de Troia conta que gregos conseguiram entrar na cidade camuflados em um cavalo e, então, abriram as portas da cidade para mais guerreiros entrarem e vencerem a batalha. Silencioso, o cavalo de troia é um programa malicioso que abre as portas do computador a um invasor, que pode utilizar como quiser o privilégio de estar dentro de uma máquina. Esse malware é instalado em um computador de forma camuflada, sempre com o “consentimento” do usuário. A explicação é que essa praga está dentro de um arquivo que parece ser útil, como um programa ou proteção de tela — que, ao ser executado, abre caminho para o cavalo de troia. A intenção da maioria dos cavalos de troia (trojans) não é contaminar arquivos ou hardwares. Atualmente, o objetivo principal dos cavalos de troia é roubar informações de uma máquina. O programa destrói ou altera dados com intenção maliciosa, causando problemas ao computador ou utilizando-o para fins criminosos, como enviar spams. A primeira regra para evitar a entrada dos cavalos de troia é: não abra arquivos de procedência duvidosa.

Disponível em: http://idgnow.uol.com.br. Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado)

Cavalo de troia é considerado um malware que invade computadores, com intenção maliciosa. Pelas informações apresentadas no texto, depreende-se que a finalidade desse programa é

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o texto, “o objetivo principal dos cavalos de troia é roubar informações de uma máquina”, a partir do momento em o usuário baixa um determinado programa que já estava contaminado sem que o usuário soubesse.

    Equipe Descomplica

    Letra E

  • Acredito que a letra C possui certa veracidade, o que torna a interpretação dela incorreta é o uso de RASTREAR e INVESTIGAR. Sendo que o texto é direto ao dizer que a intenção do programa é ROUBAR informações e usá-las para fins criminosos. Em suma, a opção "pegou leve" na intensidade dos termos

  • Esse malware é instalado em um computador de forma camuflada, sempre com o “consentimento” do usuário.  LETRA E, A C ESTA ERRADA


ID
2663992
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Abrimos o Brasil a todo o mundo: mas queremos que o Brasil seja Brasil! Queremos conservar a nossa raça, a nossa história, e, principalmente, a nossa língua, que é toda a nossa vida, o nosso sangue, a nossa alma, a nossa religião.

BILAC, O. Últimas conferências e discursos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1927

Nesse trecho, Olavo Bilac manifesta seu engajamento na constituição da identidade nacional e linguística, ressaltando a

Alternativas
Comentários
  • na própria questão da à resposta o desejo por manter a cultura se faz ligada a autorreferência do povo como brasileiro de que com a abertura do país não aja uma mudança extrema nela, nesse contexto serve até mesmo pela previsão da atual aldeia global em que vivemos.

  • GAB E


ID
2663995
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O veneno do bem

Imagine que você cortou o rosto e, em vez de dar pontos, o seu médico passa uma supercola feita de sangue de boi e veneno de cascavel. Isso pode mesmo acontecer. Mas não se assuste. A história moderna das serpentes não tem nada a ver com o medo ancestral que inspiram. Para a ciência, elas guardam produtos utilíssimos nas glândulas letais. O mais recente é uma cola de pele genuinamente brasileira, que, segundo os testes já feitos, dá uma cicatrização perfeita.
A descoberta pertence à equipe do professor Benedito Barraviera, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. E não é a primeira feita no Brasil. Nos anos 1960, o médico Sérgio Ferreira, atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, descobriu na jararaca uma molécula que em 1977 virou remédio contra a hipertensão.

Disponível em: www.super.abril.com.br. Acesso em: 2 mar. 2012 (fragmento)

Nos diferentes textos, pode-se inferir, entre outras informações, quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo. No trecho, para aproximar-se do interlocutor, o autor

Alternativas
Comentários
  • "Imagine que você cortou o rosto e, em vez de dar pontos, o seu médico passa uma supercola feita de sangue de boi e veneno de cascavel" aproxima-se do interlocutor, ou seja,introduz o tema antecipando possíveis reações do leitor(C)

  • “Mas não se assuste” - Ele explica e depois antecipa a reacao


ID
2663998
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os esportes podem ser classificados levando-se em consideração diversos critérios, como a quantidade de competidores, a relação com os companheiros de equipe, a interação com o adversário, o ambiente, o desempenho comparado e os objetivos táticos da ação. Os chamados esportes de invasão ou territoriais são aqueles nos quais os competidores entram no setor defendido pelo adversário, objetivando atingir a meta contrária para pontuar, além de se preocupar em proteger simultaneamente a sua própria meta.

GONZALEZ, F. J. Revista Digital, Buenos Aires, n. 71, abr. 2004 (adaptado)

São exemplos de esportes de invasão ou territoriais:

Alternativas
Comentários
  • Questão chatinha...

     

  • "os competidores entram no setor defendido pelo adversário". A única alternativa na qual todos os esportes consiste em você estar na área do adversário é a letra D


ID
2664004
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Futebol de rua

Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio. Mas existe um tipo de futebol ainda mais rudimentar do que a pelada. É o futebol de rua. Perto do futebol de rua qualquer pelada é luxo e qualquer terreno baldio é o Maracanã em jogo noturno. Se você é brasileiro e criado em cidade, sabe do que eu estou falando. Futebol de rua é tão humilde que chama pelada de senhora.
Não sei se alguém, algum dia, por farra ou nostalgia, botou num papel as regras do futebol de rua. Elas seriam mais ou menos assim:
DO CAMPO — O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e — nos clássicos — o quarteirão inteiro. O mais comum é jogar-se só no meio da rua.
DA DURAÇÃO DO JOGO — Até a mãe chamar ou escurecer, o que vier primeiro. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.
DA FORMAÇÃO DOS TIMES — O número de jogadores em cada equipe varia, de um a setenta para cada lado.
DO JUIZ — Não tem juiz.
DO INTERVALO PARA DESCANSO — Você deve estar brincando.

VERISSIMO, L. F. In: Para gostar de ler: crônicas 6. São Paulo: Ática, 2002 (fragmento).

Nesse trecho de crônica, o autor estabelece a seguinte relação entre o futebol de rua e o futebol oficial:

Alternativas
Comentários
  • Nesse trecho, o autor evidencia que o futebol de rua pode ser relativo, pois as regras podem mudar em função do contexto inserido.

  • Autoria é uma palavra que o ENEM adora.

    Autoria: interação; rejeição à passibilidade; construções diversas de significado (a exemplo da elasticidade das "regras" do futebol de rua; o espectro é tão amplo que quase não há regras).

    Nesse contexto, o futebol de rua descrito por Veríssimo, em sua crônica, aproxima-se da arte contemporânea.

    Gabarito : (C)


ID
2664007
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O termo Foco equivale ao ponto de concentração I do ator. O nível de concentração é determinado pelo envolvimento com o problema a ser solucionado. Tomemos o exemplo do jogo teatral Cabo de Guerra: o Foco desse jogo reside em dar realidade ao objeto, que nesse caso é a corda imaginária. A dupla de jogadores no palco mobiliza toda sua atenção e energia para dar realidade à corda. Quando a concentração é plena, a dupla sai do jogo com toda evidência de ter realmente jogado o Cabo de Guerra — sem fôlego, com dor nos músculos do braço etc. A plateia observa em função do Foco.


KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1990.


De acordo com o texto, a autora argumenta que o uso do foco da cena teatral permite

Alternativas
Comentários
  • só ler o começo da alternativa B você mata a charada, produzir sobre a plateia , ou seja , a plateia irá focar e com isso ativar o mundo imaginário...


ID
2664010
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Jornal do Commércio deu um brado esta semana contra as casas que vendem drogas para curar a gente, acusando-as de as vender para outros fins menos humanos. Citou os envenenamentos que tem havido na cidade, mas esqueceu de dizer, ou não acentuou bem, que são produzidos por engano das pessoas que manipulam os remédios. Um pouco mais de cuidado, um pouco menos de distração ou de ignorância, evitarão males futuros. Mas todo ofício tem uma aprendizagem, e não há benefício humano que não custe mais ou menos duras agonias. Cães, coelhos e outros animais são vítimas de estudos que lhes não aproveitam, e sim aos homens; por que não serão alguns destes, vítimas do que há de aproveitar aos contemporâneos e vindouros? Há um argumento que desfaz em parte todos esses ataques às boticas; é que o homem é em si mesmo um laboratório. Que fundamento jurídico haverá para impedir que eu manipule e venda duas drogas perigosas? Se elas matarem, o prejudicado que exija de mim a indenização que entender; se não matarem, nem curarem, é um acidente e um bom acidente, porque a vida fica.

ASSIS, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1967 (fragmento).

No gênero crônica, Machado de Assis legou inestimável contribuição para o conhecimento do contexto social de seu tempo e seus hábitos culturais. O fragmento destacado comprova que o escritor avalia o(a)

Alternativas
Comentários
  • Machado avalia a forma inconsequente com que a população administra o uso de medicamentos.

    "(...) mas esqueceu de dizer, ou não acentuou bem, que são produzidos por engano das pessoas que manipulam os remédios.(...)"

  • Questão um pouco confusa :/

    Vou colocar aqui como eu interpretei por meio desse trecho:

    "Que fundamento jurídico haverá para impedir que eu manipule e venda duas drogas perigosas? Se elas matarem, o prejudicado que exija de mim a indenização que entender; se não matarem, nem curarem, é um acidente e um bom acidente, porque a vida fica" (linha 6)

    No começo do texto ele parece estar falando apenas dos experimento por profissionais, até cita "erros de aprendizagem no ofício". Depois percebi que ele estava sendo meio irônico, porque ele mesmo se colocou como uma manipulador do remédio para exemplificar sua crítica do início. Na verdade, ele foca na manipulação inconsequente dos moradores. Letra A

  • Eu fiquei em dúvida na letra E e A, no entanto ele não coloca a culpa total na falta de normas para as boticas. A atenção do autor esta relacionada muito mais à ação das pessoas em si

  • "Citou os envenenamentos que tem havido na cidade, mas esqueceu de dizer, ou não acentuou bem, que são produzidos por engano das pessoas que manipulam os remédios", o que induz o GABARITO A-manipulação inconsequente dos remédios pela população.

    Mas aspiradedeu, porque não seria E ?

    O trecho "Que fundamento jurídico haverá para impedir que eu manipule e venda duas drogas perigosas? Se elas matarem, o prejudicado que exija de mim a indenização que entender; se não matarem, nem curarem, é um acidente e um bom acidente, porque a vida fica.", Quando ele faz a pergunta que fundamento jurídica haverá para impedir, ele já esta mostrando que a culpa não é da ausência ou presença de normas, mas sim do comportamento da população.

    instagram:@aspiradedeu


ID
2664013
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mães

Triste, mas verdadeira, a constatação de Jairo Marques — colunista que tem um talento raro — em seu texto “E a mãe ficou velhinha” (“Cotidiano”, ontem).
Aqueles que percebem que a mãe envelheceu sempre têm atitudes diversas. Ou não a procuram mais, porque essa é uma forma de negar que um dia perderão o amparo materno, ou resolvem estar ao lado dela o maior tempo possível, pois têm medo de perdê-la sem ter retribuído plenamente o amor que receberam.

Leonor Souza (São Paulo, SP) — Painel do Leitor. Folha de S. Paulo, 29 fev. 2012.

Os gêneros textuais desempenham uma função social específica, em determinadas situações de uso da língua, em que os envolvidos na interação verbal têm um objetivo comunicativo. Considerando as características do gênero, a análise do texto Mães revela que sua função é

Alternativas
Comentários
  • Pela fonte do texto, “Painel do Leitor”, é possível perceber que se trata de uma resposta do leitor a uma publicação anteriormente produzida no jornal. O intuito é, portanto, apresentar as considerações do leitor sobre a matéria.

    Equipe Descomplica

  • folha de são paulo deveria acabar.

  • caramba errei por falta de atenção, fiquei em dúvida entre a letra D e E.

  • Aquele hábito saudável e recompensador de ler as fontes dos trechos usados pela Banca

  • Teor de avaliação --> "Triste, mas verdadeira" / Publicada em edição anterior --> "“Cotidiano”, ontem"

  • Rapaz essa foi difícil para um caramba


ID
2664019
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A leitura nos tempos do e-book

Não é só nas bibliotecas e livrarias que se encerra o conhecimento. A internet, por meio de seu infinito conteúdo, e através de sites como Domínio Público e muitos outros similares, demonstra as transformações ocorridas na disponibilização de obras literárias ou de todas as outras áreas. Sites, como o citado acima, contêm arquivos com textos digitalizados dos mais variados autores, dos clássicos aos contemporâneos. Antes, esse conteúdo todo só seria passível de consulta em suporte material. O suporte virtual, também conhecido como e-book, é, digamos, semimaterial, pois nos põe em contato com o texto através do computador, mas não nos põe o livro nas mãos, a não ser que queiramos imprimir o texto digital.

Nossa geração passa por um período de transição lento que transformará profundamente o hábito da leitura. Paradoxalmente, a alta velocidade com que se proliferam as informações faz com que também seja aumentada a nossa velocidade de captação dessas informações, ou seja, aos poucos e de modo geral a leitura vai ficando cada vez mais fragmentada. Isso já apresenta reflexos no modo como lemos os diversos textos contidos em revistas, jornais ou internet, e igualmente na produção literária contemporânea.

Disponível em: www.tecnosapiens.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).

A criação dos e-books oferece vantagens e facilidades para a leitura. No texto, ressalta-se a influência desse meio virtual, sobretudo no contexto atual, pois

Alternativas
Comentários
  • "a alta velocidade com que se proliferam as informações faz com que também seja aumentada a nossa velocidade de captação dessas informações"

    C


ID
2664022
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                      Evocação do Recife

A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nós
O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada...

Bandeira, M Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro Nova Fronteira, 2007.

Segundo o poema de Manuel Bandeira, as variações linguísticas originárias das classes populares devem ser

Alternativas
Comentários
  • Note que o autor prefere as noticias vindas por meio da fala popular, que é dotada das variações linguisticas, do que pelos jornais padrões, que possui a linguagem tecnica. Com isso, a unica alternativa possível é a letra D)


ID
2664025
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Miss Universo: "As pessoas racistas devem procurar ajuda"

SÃO PAULO - Leila Lopes, de 25 anos, não é a primeira negra a receber a faixa de Miss Universo. A primazia coube a Janelle "Penny" Commissiong, de Trinidad e Tobago, vencedora do concurso em 1977. Depois dela vieram Chelsi Smith, dos Estados Unidos, em 1995; Wendy Fitzwilliam, também de Trindad e Tobago, em 1998, e Mpule Kwelagobe, de Botswana, em 1999. Em 1986, a gaúcha Deise Nunes, que foi a primeira negra a se eleger Miss Brasil, ficou em sexto lugar na classificação geral. Ainda assim a estupidez humana faz com que, vez ou outra, surjam manifestações preconceituosas como a de um site brasileiro que, às vésperas da competição, e se valendo do anonimato de quem o criou, emitiu opiniões do tipo "Como alguém consegue achar uma preta bonita?" Após receber o título, a mulher mais linda do mundo - que tem o português como língua materna e também fala fluentemente o inglês - disse o que pensa de atitudes como essa e também sobre como sua conquista pode ajudar os necessitados de Angola e de outros países.

COSTA, D. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 10 set 2011 (adaptado)

O uso da expressão “ainda assim” presente nesse texto tem como finalidade

Alternativas
Comentários
  • A expressão destacada naquele período tem valor adversativo. Logo ela traz um contraste, ou seja um argumento oposto ao apresentado anteriormente. Repare, mesmo que muitas mulheres tenham ganhado o Miss Universo, "ainda assim" isso não mudou o fato de boa parte da população ainda manter um pensamento racista. #RacistasNãoPassarão.

  • #fogonosracistas

  • Gabarito E


ID
2664028
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Cena


O canivete voou

E o negro comprado na cadeia

Estatelou de costas

E bateu coa cabeça na pedra


ANDRADE, O. Pau-brasil. São Paulo: Globo, 2001.


O Modernismo representou uma ruptura com os padrões formais e temáticos até então vigentes na literatura brasileira. Seguindo esses aspectos, o que caracteriza o poema Cena como modernista é o(a)

Alternativas
Comentários
  • O texto é constituído de versos sintéticos, próprios do Modernismo, que rompe com o descritivismo e a previsibilidade temática. Neste sentido, temos o uso de imagens justapostas devido ao texto omitir de forma elíptica alguns termos que fazem referência ao canivete e ao negro, como “estatelou” e “bateu coa cabeça”, respectivamente;.

    Equipe Descomplica

  • A ruptura de uma questão anterior foi a chave pra acertar essa questão.

  • aff a outra questão que eu errei de surrealismo era justaposta, agora modernista justaposta = sobreposta.

  • Questão díficil. O que marca a letra E como verdadeira é a ideia justaposta, ou seja, várias ações acontecendo uma pós outra.

    ''O canivete voou'',''Estatelou de costas'' e ''bateu coa cabeça na pedra''...

  • Os movimentos anteriores ao modernismo (na prosa), como o parnasianismo e o simbolismo, possuíam uma escrita detalhada, mais lenta... Essa é a principal diferença que vemos nesse trecho, que possui uma descrição de eventos mais direta e rápida, sobrepondo imagens.

  • o titulo mata a questão cena(imagens)

  • Acertei essa questão pq já vi uma parecida com ela e me liguei por onde fazer, mas ela é difícil, tem que pensar um pouco mais.

    Bons estudos pessoal!!!

  • Acertei, mas achei muito difícil. No dia da prova, provavelmente, eu erraria.

    Escolhei a letra E, pois, imagens justapostas já apareceu como resposta em outra questão falando de modernismo. Acabei associando.

  • Alguém sabe me dizer qual é a outra questão de modernismo que também fala de imagens justapostas?

  • Estava na dúvida da letra A e E, entretanto o título do texto já entrega e o decorrer da cena, o que é mais presente de que neologismos.

  • A questão tem algum sentido no gabarito.

    O problema é a linguagem afetada, empolada, pretensiosa e ambígua com a qual o elaborador estrutura o seu pensamento. E decifrar isso aí às vezes é como ler hieróglifos.

    "uso da técnica de montagem de imagens justapostas."

    → gente, é uma alusão ao cinema, ao futurismo, ao movimento e à velocidade, características do Modernismo. Em contraste ao "marasmo" descritivo das correntes anteriores (é só lembrar do poema Vaso Chinês, do parnasianismo).

    Portanto, a resposta é a alternativa (E).

    A questão é até fácil depois que se descobre a sua lógica. O problema é chegar lá, já que a linguagem de alguns elaboradores é teimosamente hermética.


ID
2664031
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Se observarmos o maxixe brasileiro, a beguine da Martinica, o danzón de Santiago de Cuba e o ragtime norte-americano, vemos que todos são adaptações da polca. A diferença de resultado se deve ao sotaque inerente à música de cada colonizador (português, espanhol, francês e inglês) e, em alguns casos, a uma maior influência da música religiosa.

CAZES, H. Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998 (adaptado).

Além do sotaque inerente à música de cada colonizador e da influência religiosa, que outro elemento auxiliou a constituir os gêneros de música popular citados no texto?

Alternativas
Comentários
  • Muito bom ver um comentário bem embasado, quando todos os demais são baseados no conhecimento do homem médio e cheio de achismos.

    Obrigado pelo empenho.

  • Errei a questão. Fui ver o comentário da professora, hahaha fantástico.

    Escolher a menos errada.

  • Talvez a opção C esteja errada por ser específica demais ao falar das transições via Portos

  • Dica cultural: assistam à série Small Axe, do Steve McQueen.


ID
2664034
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sem flecha, na rima

O grupo de rap Brô MCs, criado no final de 2009, é formado pelos pares de irmãos (daí o “bro”, de brother) Bruno/Clemerson e Kelvin/Charles, jovens que cresceram ouvindo hip hop nas rádios da aldeia Jaguapiru Bororo, em Dourados, Mato Grosso do Sul.
— Desde o começo a gente não queria impor uma cultura estranha que invadisse a cultura indígena — afirma o produtor, chamando a atenção para o grande destaque do Brô MCs: as letras em língua indígena. Expressar-se em língua originária e fazer com que os jovens indígenas percebam a vitalidade do idioma nativo é uma das motivações do grupo.
A dificuldade maior vem dos críticos, que não aceitam o fato de que a cultura indígena é dinâmica e sempre incorpora novidades.
— “Mas índio cantando rap?”, tem gente que questiona. O rap é de quem canta, é de quem gosta, não é só dos americanos — avalia Dani [o vocal feminino].

BONFIM, E. Revista Língua Portuguesa, n. 81, jul. 2012 (adaptado)

Considerando-se as opiniões apresentadas no texto, a indagação “Mas índio cantando rap?” traduz um ponto de vista que evidencia

Alternativas
Comentários
  • Não é a "A" porque a "C" está mais completa que ela.

    Gente, cá entre nós: sempre que verem uma alternativa "bonita", mais bem elaborada, que se autoexplica, politicamente correta, que evidencia uma marginalização, provavalmente essa é a alternativa correta - como é o caso da "C".


ID
2664037
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entrevista — Tony Bellotto


A língua é rock


Guitarrista do Titãs e escritor completa dez anos à frente de programa televisivo em que discute a língua portuguesa por meio da música


O que o atraiu na proposta de Afinando a Língua?


    No começo, em 1999, a ideia era fazer um programa que falasse de língua portuguesa usando a música como atrativo, principalmente, para os jovens. Com o passar do tempo, ele foi se transformando num programa sobre a linguagem usada em letras de música, no jornalismo, na literatura de ficção e na poesia. Como não sou um cara de TV, trago a experiência de escritor e músico, e sempre participo de forma mais ativa do que como um mero apresentador. Estou nas reuniões de pauta e faço sugestões nos roteiros. Mas o conteúdo é feito pelo pessoal do Futura.


    Quais as vantagens e desvantagens do ensino da língua por meio das letras de música?


    Não sou pedagogo ou educador, então só vejo vantagens, porque as letras de música usam uma linguagem que é a do dia a dia, principalmente, dos jovens. A música é algo que lhes dá prazer e, didaticamente, pode fazer as vezes de algo que o aluno tem a noção de ser entediante — estudo da língua, sentar e abrir um livro. Ao ouvir uma música, os exemplos surgem. É a grande vantagem e sempre foi a ideia do programa.


Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 8 ago. 2012 (fragmento).


Os gêneros textuais são definidos por meio de sua estrutura, função e contexto de uso.Tomando por base a estrutura dessa entrevista, observa-se que

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, tem textos que não precisam nem ser lidos, como nessa caso, o enunciado pede uma alternativa correta com base na ESTRUTURA, basta você dar uma olhada na estrutura e você já elimina as alternativas E , C e B, pois elas não falam sobre estrutura, a letra D você consegue eliminar fácil também porque não tem nada haver, logo, letra A correta.. nela é exposta uma das características de uma entrevista..

  • Essa é só para dizer que acertou uma! kkkkk


ID
2664040
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     Fogo frio

O Poeta
A névoa que sobe
dos campos, das grotas, do fundo dos vales,
é o hálito quente da terra friorenta.

O Lavrador
Engana-se, amigo.
Aquilo é fumaça que sai da geada.

O Poeta
Fumaça, que eu saiba,
somente de chama e brasa é que sai!

O Lavrador
E, acaso, a geada não é
fogo branco caído do céu,
tostando tudinho, crestando tudinho, queimando tudinho,
sem pena, sem dó?

FORNARI, E. Trem da serra. Porto Alegre: Acadêmica, 1987.

Neste diálogo poético, encena-se um embate de ideias entre o Poeta e o Lavrador, em que

Alternativas
Comentários
  • cristalizada agora é geografia?

  • Poucas questões conseguem ser tão ridículas quanto essa. Tragam um troféu para o elaborador.

  • Entendi que a vitória simbólica é porque o argumento do lavrador "venceu", ele conseguiu explicar seu ponto de vista usando uma linguagem poética de forma inusitada, inovadora, superando o poeta na sua própria especialidade

  • Já estou pegando a noção de como vem esse tipo de questão, e mais da metade vai errar isso mesmo... a porcentagem de erros nela beira 70%, vou nem perder tempo quebrando a cabeça com isso, interpretação absurda, é melhor garantir nas fáceis.

  • Bom, conforme a professora do qconcursos:

    " Letra A, pois como o labrador foi o último a falar, infere-se que ele ganhou o "debate" e a renovação de uma linguagem, quer dizer que o labrador pegou uma linguagem rebuscada e a tornou simples, renovando a. "

    Bom, eu errei e ainda não entendi o gabarito.

  • que ódio dessas questões de interpretação, é tão absurdas q o índice de erros são enormes. quem escolhe esse tipo de questão só pode esta numa lombra desgramada viu... affff

  • eu marquei a b e ainda acho que ela também está certa.

    embora o lavrador tenha "ganhado" a discussão, as duas perspectivas sobre a névoa são importantes e têm sua relevância sim. mesmo que o lavrador esteja falando algo que é mais próximo da realidade, isso não significa que o ponto de vista e a capacidade de expressão do poeta são irrelevantes perto do que o lavrador defende .

    enem e suas bizarrices.

  • Achei fácil

  • acabei errando no enunciado te dar a resposta , ele mesmo afirma “neste diálogo poético”


ID
2664046
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Você se preocupa com sua família,

com seu trabalho e com sua casa.


E com você?


A mulher conquistou um espaço de destaque no ambiente profissional, além de cuidar da casa e do bem-estar da família. Acompanhada por essa mudança, também veio uma nova vida, com antigos hábitos tipicamente masculinos, como o estresse, a falta de tempo para se cuidar, o tabagismo e a maior incidência de obesidade e depressão. Isso aumentou muito os casos de infarto e doenças cardiovasculares. Elas já respondem por 30% do número total dos casos, que matam seis vezes mais do que o câncer de mama.

Cuide-se. Preocupe-se com sua saúde. Visite e incentive quem você gosta a visitar um cardiologista

Cláudia, ano 52, n. 2, fev. 2013 (adaptado).

Esse texto, publicado em uma revista, inicialmente aponta modificações ocorridas na sociedade e, em seguida,

Alternativas
Comentários
  • O texto, após alertar sobre o aumento de incidências de doenças cardiovasculares, no último parágrafo, direciona-se às leitoras sobre a necessidade de consultar um cardiologista para prevenir possíveis problemas de saúde.

    Equipe Descomplica

    Letra C

  • Por que não poderia ser a letra D? Então venha no gogo do CASH, a D não pode ser porque se você ler direitinho o texto é claro uma linguagem no imperativo, meio que "faça isso, vamos, é melhor fazer isso" a alternativa D diz a palavra informar, texto injuntivo eles lhe dão "ordens" a ser seguidas. Por isso que a alternativa correta é a C


ID
2664049
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Hipertextualidade

O papel do hipertexto é exatamente o de reunir, não apenas os textos, mas também as redes de associações, anotações e comentários às quais eles são vinculados pelas pessoas. Ao mesmo tempo, a construção do senso comum encontra-se exposta e como que materializada: a elaboração coletiva de um hipertexto.
Trabalhar, viver, conversar fraternalmente com outros seres, cruzar um pouco por sua história, isto significa, entre outras coisas, construir uma bagagem de referências e associações comuns, uma rede hipertextual unificada, um texto compartilhado, capaz de diminuir os riscos de incompreensão.

LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1992 (adaptado)

O texto evidencia uma relação entre o hipertexto e a sociedade em que essa tecnologia se insere. Constata-se que, nessa relação, há uma

Alternativas
Comentários
  • A grande sacada para matar na letra D é este trecho " a construção do senso comum encontra-se exposta e como que materializada: a elaboração coletiva de um hipertexto"

    D forma de construção colaborativa de conhecimento.

    HIPERTEXTO: Hipertexto é o termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas hiperligações.

    instagram:@aspiradedeu


ID
2664052
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

            Mãos dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.
Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.

O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os
homens presentes,
a vida presente.

ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012

Escrito em 1940, o poema Mãos dadas revela um eu lírico marcado pelo contexto de opressão política no Brasil e da Segunda Guerra Mundial. Em face dessa realidade, o eu lírico

Alternativas
Comentários
  • O poeta se nega a ser alienado e diz que “O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.” dessa forma, fica claro o compromisso com a realidade social e o interesse por transformá-la em assunto, matéria poética.

  • Todas as alternativas são absurdas, mas a menos absurda é a D, quando se compara com o texto.

  • Quase errei por não ter compreendido o conceito de alcance individual, visto que, sob meu viés, traz uma ideia subjetiva que difere da essência e intenção social do poema. Alguém pode esclarecer?

  • "O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente."

    Aqui o autor enuncia sua ferramenta para compor suas obras.

    "Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos."

    Aqui o autor deixa claro que não abandonará a realidade por essa nutrir a esperança que seus companheiros tem.


ID
2664055
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sermão da Sexagésima


Nunca na Igreja de Deus houve tantas pregações, nem tantos pregadores como hoje. Pois se tanto se semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto? Não há um homem que em um sermão entre em si e se resolva, não há um moço que se arrependa, não há um velho que se desengane. Que é isto? Assim como Deus não é hoje menos onipotente, assim a sua palavra não é hoje menos poderosa do que dantes era. Pois se a palavra de Deus é tão poderosa; se a palavra de Deus tem hoje tantos pregadores, por que não vemos hoje nenhum fruto da palavra de Deus? Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão. Quero começar pregando-me a mim. A mim será, e também a vós; a mim, para aprender a pregar; a vós, que aprendais a ouvir.

VIEIRA, A. Sermões Escolhidos, v. 2. São Paulo: Edameris, 1965

No Sermão da sexagésima, padre Antônio Vieira questiona a eficácia das pregações. Para tanto, apresenta como estratégia discursiva sucessivas interrogações, as quais têm por objetivo principal

Alternativas
Comentários
  • até a professora teve dificuldades para afirmar que o item B estava errado.

    questão confusa com duas respostas possíveis (letra A ou B)

  • Gab: A


    O Padre quer provocar o interesse dos fiéis sobre o conteúdo que será abordado no sermão.

    Não faz sentido ser a LETRA B, porque ele não quer CONDUZIR o leitor a pensar como ele, o que ele quer é levar o leitor a REFLETIR, porque ele também está "refletindo".




  • ''Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão''.

  • “Sermão da Sexagésima” é um texto pertencente ao Barroco conceptista, marcado, não só pelo requinte, mas também por estratégias argumentativas e discursivas sofisticadas. Padre Antônio Vieira precisava passar conceitos por meio de seus textos e precisava prender a atenção de seus interlocutores e a sucessão de interrogações dá conta disso: a progressão textual gradativa marcada por elas desperta a atenção dos ouvintes/leitores.

    Questão A

  • Em nenhum momento Padre Antônio Vieira afirma que a causa das pregações não serem eficazes é o tema por elas abordado, o que, caso ocorresse, seria motivo de uma reflexão por parte dos fiéis.

    É certo que as perguntas podem conduzi-los (os fiéis) a uma reflexão, entretanto, não está claro especificamente o conteúdo dessa reflexão.

    Inclusive, há um trecho em que se diz que os pregadores pregam a "palavra de Deus", mas que mesmo assim os "frutos" são insuficientes:

    "Pois se tanto se semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto?"

    Sendo assim, o problema não está na palavra, mas sim nos PREGADORES.

    A alternativa que mais se encaixa é a letra A.

  • PESSOAL!!! percebam que ele só introduziu o que irá discutir no seu sermão, por isso não é a letra "B". Ele deixa vácuos no seu diálogo para que instigue a atenção de todos e não para eles fazerem reflexão, pois no finalzinho deste trecho diz que vai discutir aquilo tudo.

    RESPOSTA: LETRA "A"

  • Qual a dúvida? Ele fez perguntas que servem de base para discutir o assunto. Esse gancho argumentativo a gente estuda em redação, quando fazemos perguntas que vão consubstanciar toda a nossa dissertação. No caso do padre, o sermão.

    Só pode ser a "A".

  •  ''Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão.'

    Ele engrandece os questionamentos para oferecer uma resposta apenas no sermão, para despertar a curiosidade e te fazer ficar, é como um anúncio na internet em que a pessoa oferece algo incrível e depois diz ''se você quer saber mais, clique aqui''.

    Gabarito: A

  • Fui de E,errei.

    Não marquei A porque não provoca a NECESSIDADE,visto que algo necessário,para mim,é comer e beber,por exemplo.


ID
2664058
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A escrita é uma tecnologia intelectual que vem auxiliar o trabalho biológico. É como uma nova memória, situada fora do sujeito, e ilimitada. Com ela não é mais necessário reter todos os relatos - este auxiliar cognitivo vem, portanto, relativizar a memória para que a mente humana possa desviar sua atenção consciente para outros recursos e faculdades.


Se é arriscado associar diretamente o surgimento da ciência ao da escrita, podemos, de qualquer forma, afirmar que a escrita deu impulso e desempenhou um papel fundamental na construção do discurso científico. O distanciamento possibilitado pela grafia no papel traz o registro das experiências e das hipóteses, o conhecimento especulativo, o documentário de comprovações, a compilação de teorias e de paradigmas em torno dos quais as comunidades científicas vão se agrupar.


RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.


O advento da escrita como tecnologia intelectual está diretamente ligado a uma série de mudanças na forma de pensar e de construir o conhecimento nas sociedades. A partir do texto, constata-se que, na elaboração do discurso científico, a escrita

Alternativas
Comentários
  • Segundo o texto, o registro escrito concede ao homem memória suplementar, o que facilita e viabiliza a criação de hipóteses, a criação de teorias, meras especulações etc. A possibilidade de documentação é a grande importância da escrita para qualquer atividade intelectual.

    Equipe Descomplica

    Letra C

  • Pessoal questões envolvendo escrita, registro algo desse tipo. Todas as questões que já fiz o gabarito tinha algo relacionado a "guarda ou registrar informações" essa segue a mesma lógica, a escrita é feita para registrar saberes provenientes das experiências. Lembrem disso esse conceito é muito importante!!!!

    Gabarito: C


ID
2664061
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O mulato


Ana Rosa cresceu; aprendera de cor a gramática do Sotero dos Reis; lera alguma coisa; sabia rudimentos de francês e tocava modinhas sentimentais ao violão e ao piano. Não era estúpida; tinha a intuição perfeita da virtude, um modo bonito, e por vezes lamentara não ser mais instruída. Conhecia muitos trabalhos de agulha; bordava como poucas, e dispunha de uma gargantazinha de contralto que fazia gosto de ouvir.
Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos: “Mulato”. E crescia, crescia, transformando-se em tenebrosa nuvem, que escondia todo o seu passado. Ideia parasita, que estrangulava todas as outras ideias.
— Mulato!
Esta só palavra explicava-lhe agora todos os mesquinhos escrúpulos, que a sociedade do Maranhão usara para com ele. Explicava tudo: a frieza de certas famílias a quem visitara; as reticências dos que lhe falavam de seus antepassados; a reserva e a cautela dos que, em sua presença, discutiam questões de raça e de sangue.

AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Ática, 1996 (fragmento)

O texto de Aluísio Azevedo é representativo do Naturalismo, vigente no final do século XIX. Nesse fragmento, o narrador expressa fidelidade ao discurso naturalista, pois

Alternativas
Comentários
  • É possível marcar a alternativa corretar sem ler o texto. A escola literária do naturalismo tinha sempre o "olhar" pautado no coletivo e nas classes menos favorecidas sob aspectos como:

    raça/etnia;

    genética/ hereditariedade.

    Gabarito: A

    Avante, guerreiros!

  • Não crítica nada !

  • Gabarito: A

    O Naturalismo é um movimento literário que, dentre outras coisas, procurou aplicar as correntes científicas – determinismo, positivos, método científico etc – do século XIX na Literatura. Dessa forma, é comum que seus textos: tratem suas personagens de forma animalizada, agindo por instinto; abordem os problemas sociais como patologias; tenham compromisso com a realidade, etc. Sendo assim, nesse fragmento, o narrador é fiel ao naturalismo por relacionar a posição social a padrões de comportamento e à condição de raça, tratando assuntos como um cientista faz um experimento.

    Fonte: Descomplica

  • sempre relaciono Aluíso de Azevedo ao naturalismo...

  • explica o comportamento do personagem pelo viés patológico, biológico ou científico.


ID
2664064
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A internet amplia o que queremos e desejamos. I Pessoas alienadas se alienam mais na internet. Pessoas interessantes tornam a comunicação com a internet mais interessante. Pessoas abertas utilizam a internet para promover mais interação e compartilhamento. Pessoas individualistas se fecham mais ainda nos ambientes digitais. Pessoas que têm dificuldades de relacionamento na vida real muitas vezes procuram mil formas de fuga para o virtual. Aproveitaremos melhor as possibilidades da internet, se equilibrarmos a qualidade das interações presenciais — na vida pessoal, profissional, emocional — com as interações digitais correspondentes.

MORAN, J. M. Disponível em: www.eca.usp.br. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado).

O texto expressa um posicionamento a respeito do uso da internet e suas repercussões na vida cotidiana. Na opinião do autor, esse sistema de informação e comunicação

Alternativas
Comentários
  • O autor mostra que a internet tem conteudo pra todo mundo, se tu for uma pessoa fechada tu vai encontrar grupos e paginas para gente fechada, se estiver a fim de um relacionamento tu vai achar apps com esse objetivo, se tu tiver a fim de estudar tu vai vai fazer questões no qconcurso, rsrs.

    Letra E), as redes potencializam então as características das pessoas


ID
2664067
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A tendência dos nomes

O nome é uma das primeiras coisas que não escolhemos na vida. Estará inscrito nos registros: na maternidade, no RG, no CPF, no obituário etc. Enfim, uma escolha que não fizemos nos acompanha do berço ao túmulo, pois na lápide se dirá que ali jaz Fulano de Tal.

SILVA, D. Língua, n. 77, mar. 2012

Algumas palavras atuam no desenvolvimento de um texto contribuindo para a sua progressão. A palavra “enfim” promove o encadeamento do texto, tendo sido utilizada com a intenção de

Alternativas
Comentários
  • B, C e D, ao meu ver, estão corretas em alguma forma

  • enfim é conectivo de conclusão em suma , em sintese, enfim, portanto....


ID
2664070
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Há o hipotrélico. O termo é novo, de impensada origem e ainda sem definição que lhe apanhe em todas as pétalas o significado. Sabe-se, só, que vem do bom português. Para a prática, tome-se hipotrélico querendo dizer: antipodático, sengraçante imprizido; ou talvez, vicedito: indivíduo pedante, importuno agudo, falta de respeito para com a opinião alheia. Sob mais que, tratando-se de palavra inventada, e, como adiante se verá, embirrando o hipotrélico em não tolerar neologismos, começa ele por se negar nominalmente a própria existência.


ROSA, G. Tutameia: terceiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001 (fragmento).


Nesse trecho de uma obra de Guimarães Rosa, depreende-se a predominância de uma das funções da linguagem, identificada como

Alternativas
Comentários
  • Metalinguagem é a função da linguagem que explica a própria linguagem,por isso a alternativa correta é a letra "A".

    Outro exemplo seria uma palavra encontrada no dicionário.

  • Complicada essa questão, mas por eliminação, a alternativa A é a única coerente. O texto apresenta um tom poético e irônico, porque personifica a palavra ao transformá-la em um ente intolerante (igual a sua definição) e faz o uso da metalinguagem para explicar por meio da língua o significado dessa palavra.

  • Guimarães Rosa, um gênio da língua portuguesa, nesse trecho, fala sobre o significado de uma de suas palavras inventadas, neologismo, e desse modo, usa a própria linguagem para explicar a linguagem/fala, logo esse fragmento se trata de uma metalinguagem.

  • Metalinguagem é um assunto super recorrente no ENEM.

  • Figuras de Linguagem Resuminho

    Paralelismo: Estado do que é paralelo. Correspondência entre duas coisas ou situações.

    Anástrofe: Retórica Inversão da ordem habitual das palavras

    Hipálage: Processo pelo qual se atribui a certas palavras de uma frase o que convém a outras. Por exemplo: restituir alguém à vida por restituir a vida a alguém; a vaia amarela do papagaio por a vaia do papagaio amarelo.

    Sinédoque: Fundado na relação de contiguidade e que consiste em tomar a parte pelo todo. Por exemplo: pagar tanto por cabeça, ou seja, pagar tanto por animal.

    Hipérbole: Figura de retórica no qual o significado da expressão é exagerado.

    Metáfora: comparação não enunciada em que não aparecem o termo comum nem o conectivo.

    Ex.: Essa menina é uma flor. ( bonita como uma flor)

     Metalinguagem: uma metalinguagem é uma linguagem usada para descrever algo sobre outra linguagens.

    PRESTE ATENÇÃO NAS PALAVRAS CHAVES DO COMANDO DA QUESTÃO PARA DEPOIS LER O TEXTO COM MAIS OBSERVAÇÃO, ISSO TE AJUDARÁ A ACERTAR!

    "As coisas incríveis não acontecem dentro da sua zona de conforto" .  

    É PROIBIDO DESISTIR! 

  • No texto, o autor busca explicar o significado de uma palavra, o que se assemelha ao dicionário. É a língua falando da língua, por isso, metalinguagem.

  • ''querendo dizer: ... '' tá explicando coisas do texto dentro do própio texto ----> Metalinguística

  • Metalinguagem: Quando o foco é explicar algo já dito anteriormente!

    Gab A


ID
2664073
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Eu vô transmiti po sinhô logo uma passage muito importante, qu' eu iscutei um velho de nome Ricardo Caetano Alves, que era neto do propietário da Fazenda do Buraca. O pai dele, ele contava que o pai dele assistiu uma cena muito importante aonde ele tava, do Jacarandá, o chefe dos iscravo do Joaquim de Paula, com o chefe dos iscravo do Vidigal, que chamava, era tratado Pai Urubu. O Jacarandá era tratado Jacarandá purque ele era um negro mais vermelho, tá intendeno com' é que é, né? Intão é uma imitância de cerno de Jacarandá, intão eles apilidaro ele de Pai Jacarandá. Agora, o Pai Urubu, diz que era o mais preto de todos os iscravo que era cunhicido nessa época. Intão ele ficô com o nome Pai Urubu. É quem dirigia, de toda confiança dos sinhores. Intão os sinhores cunhiciam eles como “pai”: Pai Urubu, Pai Jacarandá, Pai Francisco, que é o chefe da Fazenda das Abóbra, Pai Dumingo, que era da Fazenda do Buraca.

SOUZA, J. Negros pelo vale. Belo Horizonte: Fale-UFMG, 2009.

O texto é uma transcrição da narrativa oral contada por Pedro Braga, antigo morador do povoado Vau, de Diamantina (MG). Com base no registro da fala do narrador, entende-se que seu relato

Alternativas
Comentários
  • Esse relato apresenta um evento que representa a memória de um coletivo. Sendo assim, pode-se dizer que seu objetivo é registrar conhecimentos e lembranças passados.

  • Pessoal guardem está informação, vai ajudar bastante neste estilo de questão.

    Todo relato, história, lenda, qualquer coisa que for escrita isto já é como um "preservado histórico" porque diferente da linguagem oral a escrito você consegue registrar momentos para a posterioridade, por isso que o gabarito é a letra A, haja visto que, essa história perpétua os costumes dos nossos antepassados.


ID
2664079
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse:

— Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!


O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

Alternativas
Comentários
  • anedota= "piada" humor

  • O jogo de palavras é porque o autor leu Águia, associando ao pássaro, mas o alfaiate escreveu Águia, se referindo a agulha, e por conta de regionalismos, principalmente das regiões do nordeste, ele pronuncia Aguia, A- gu-ia. É uma forma que algumas pessoas falam agulha, e por ser anedota, conta uma história engraçada. Letra C.

  • Realmente tem uma quebra de padrão <DEFINIÇÃO DE HUMOR


ID
2664082
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Reciclar é só parte da solução

O lixo é um grande problema da sustentabilidade. Literalmente: todos os anos, cada brasileiro produz 385 kg de resíduos — dá 61 milhões de toneladas no total. O certo seria tentar diminuir ao máximo essa quantidade de lixo. Ou seja, em vez de ter objetos recicláveis, o ideal seria produzir sempre objetos reutilizáveis, o que diminui os resíduos. Mas, enquanto isso não acontece, temos que nos contentar com a reciclagem. E é aí que vem um detalhe perigoso: reciclar o lixo também polui o ambiente e gasta energia. Reciclar vidro, por exemplo, é 15% mais caro do que produzi-lo a partir de matérias-primas virgens. Afinal, é feito basicamente de areia, soda e calcário, que são abundantes na natureza. Então, nenhuma empresa tem interesse em reciclá-lo. Já o alumínio é um supernegócio, porque economiza muita energia.

HORTA, M. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 25 maio 2012.

O emprego adequado dos elementos de coesão contribui para a construção de um texto argumentativo e para que os objetivos pretendidos pelo autor possam ser alcançados. A análise desses elementos no texto mostra que o conectivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


ID
2664085
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Senhora

    — Mãe, noooosssa! Esse seu cabelo novo ficou lindo!
Parece que você é, tipo, mais jovem!
    — Jura, minha filha? Obrigada!
    — Mas aí você vira de frente e aí a gente vê que, tipo, não é, né?
    — Coisa linda da mamãe!
    Esse diálogo é real. Claro que achei graça, mas o fato de envelhecer já não é mais segredo para ninguém.
    Um belo dia, a vendedora da loja te pergunta: “A senhora quer pagar como?” Senhora? Como assim?
     Eu sempre fui a Marcinha! Agora eu sou a dona Márcia! Sim, o porteiro, o motorista de táxi, o jornaleiro, o garçom, o mundo inteiro resolveu ter um respeito comigo que eu não pedi!


CABRITA, M. Disponível em: www.istoe.com.br. Acesso em: 11 ago. 2012 (fragmento).

A exploração de registros linguísticos é importante estratégia para o estabelecimento do efeito de sentido pretendido em determinados textos. No texto, o recurso a diferentes registros indica

Alternativas
Comentários
  • ''Senhora? Como assim? Eu sempre fui a Marcinha! Agora eu sou a dona Márcia!''

    com interpretação de texto dá pra chegar na letra A

  • O título do texto sempre diz muito.

    O "Senhora" fica ali, como um desajeitado, incômodo e gigantesco elefante na sala.


ID
2664088
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

História de assombração

    Ah! Eu alembro uma história que aconteceu com meu tii. Era dia de Sexta-Feira da Paixão, diz que eles falava pra meu tii não num vai pescá não. Ele foi assim mesmo, aí chegô lá, ele tá pescano... tá pescano... e nada de pexe. Aí saiu um mundo véi de cobra em cima dele, aí ele foi embora... Aí até ele memo contava isso e falava É... nunca mais eu vou pescar no dia de Sexta-Feira da Paixão...

COSTA, S. A. S. Narrativas tradicionais tapuias. Goiânia: UFG, 2011 (adaptado).

Quanto ao gênero do discurso e à finalidade social do texto História de assombração, a organização textual e as escolhas lexicais do locutor indicam que se trata de um(a)

Alternativas
Comentários
  • Pra quem ficou na dúvida com a letra E:

    O enunciado pede, além do gênero do discurso, a finalidade social do texto.. a questão que melhor se enquadra no contexto do enunciado, portanto, é a letra C, pois o texto tem como uma das finalidades a preservação da herança cultural dessa determinada comunidade, basta observar o tema do texto em si e o vocabulário regional do personagem...

    Na letra E também afirma "vocabulário de grupo social", na verdade trata-se de um vocabulário regional usado no texto, grupo social não ..

  • LETRA E )Não há um vocabulário regional,pois "alembrar","tii","pescano"são utlizadas,geralmente, pelas classes menos favorecidas e não restrista há um grupo social de uma região em si.Por isso que se encaixa mais a alternativa C,relato oral.

  • letra c-Relatos orais normalmente possuem reticências que são usadas para: Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento.

    além disso, na referência está escrito Narrativas tradicionais tapuias.

    é uma dica para saber o objetivo social do texto, que é uma preservação ou valorização de um povo e sua tradição

  • "COSTA, S. A. S. Narrativas tradicionais tapuias. Goiânia: UFG, 2011 (adaptado)." lendo isso vc acha a resposta.

  • Anedota = Piada,narrativa curta, divertida


ID
2664091
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

E-mail no ambiente de trabalho

T C., consultor e palestrante de assuntos ligados ao mercado de trabalho, alerta que a objetividade, a organização da mensagem, sua coerência e ortografia são pontos de atenção fundamentais para uma comunicação virtual eficaz.
E, para evitar que erros e falta de atenção resultem em saias justas e situações constrangedoras, confira cinco dicas para usar o e-mail com bom senso e organização:
1. Responda às mensagens imediatamente após recebê-las.
2. Programe sua assinatura automática em todas as respostas e encaminhamentos.
3. Ao final do dia, exclua as mensagens sem importância e arquive as demais em pastas previamente definidas.
4. Utilize o recurso de “confirmação de leitura” somente quando necessário.
5. Evite mensagens do tipo “corrente”.

Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 30jul. 2012 (fragmento)

O texto apresenta algumas sugestões para o leitor. Esse caráter instrucional é atribuído, principalmente, pelo emprego

Alternativas
Comentários
  • essa nem precisava ler o texto, era só associar o modo imperativo com o ''caráter instrucional''

  • nem precisa ler o texto, modo imperativo significado é o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, desejo, súplica, conselho, convite, sugestão, recomendação, solicitação, orientação, alerta ou aviso. Este modo pode ser afirmativo ou negativo. No modo imperativo negativo é necessário uma palavra negativa precedendo o verbo.

  • Nem precisa ler o texto todo. Vamos que é tudo nosso

    Letra A.

  • "... Responda às mensagens imediatamente após recebê-las. 2. Programe sua assinatura automática em todas as respostas e encaminhamentos. 3. Ao final do dia, exclua as mensagens sem importância e arquive as demais em pastas previamente definidas. 4. Utilize o recurso de “confirmação de leitura” somente quando necessário. 5. Evite mensagens do tipo “corrente”.

    Nos verbos sublinhados, fica evidente que expressam um comando do locutor ao interlocutor, por tanto, letra A.

  • Nem precisa ler o texto é só lembra, texto injuntivo=palavras no imperativo


ID
2664106
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma loja decide premiar seus clientes. Cada cliente receberá um dos seis possíveis brindes disponíveis, conforme sua ordem de chegada na loja. Os brindes a serem distribuídos são: uma bola, um chaveiro, uma caneta, um refrigerante, um sorvete e um CD, nessa ordem. O primeiro cliente da loja recebe uma bola, o segundo recebe um chaveiro, o terceiro recebe uma caneta, o quarto recebe um refrigerante, o quinto recebe um sorvete, o sexto recebe um CD, o sétimo recebe uma bola, o oitavo recebe um chaveiro, e assim sucessivamente, segundo a ordem dos brindes.


O milésimo cliente receberá de brinde um(a)

Alternativas
Comentários
  • 1000/6 = 166 aproximadamente 

    166x6 = 996

    O cliente número 996 vai receber um CD (de 6 em 6 o sexto sempre receberá um CD), logo, o milésimo vai receber um refrigerante. Letra C. 

  • o decimo é refrigerante!! se continuar ai na ordem

    logo 1000 é 10³ então o milesimo é refrigerante

  • nossa, César! que pensamento massa! toma meu like!

  • A cada 6, repete-se a sequência. Observe:

    6 = CD; (6 .1)

    12 = CD; (6 .2)

    18 = CD; (6 . 3)

    Logo:

    600 = CD

    1200 = CD

    1000 =???

    Vamos excluir os 0 pra facilitar:

    6 = CD

    12 = CD

    Logo, 10 = Refrigerante

  • Dividindo-se 1000 indivíduos em grupos de 6 o resultado é 166 com resto 4, de modo que você forma 166 grupos recebendo exatamente os brindes nessa ordem e os 4 restantes iniciam um novo grupo incompleto, no qual o quarto a ser premiado ganha um refrigerante.

  • O que seria de mim se não fossem esses comentários

  • a repetição é refrigerante, chaveiro, e CD. O 10 cliente ganharia um refri, o 100 tmb, com o 1000 não seria diferente.

  • Um método fácil de resolver esse tipo de questão é por divisão

    1000L6

    40 166

    40

    - 4-

    Primeiro você vai dividir o número por a quantidade de objetos e o resto é onde irá parar na ordem

    No caso o 4 é o C que é o refrigerante que está na ordem

  • O que fiz:

    Preliminarmente, observei o cilo, e percebi que era 6. Diante disto, fiz a divisão 1000:6, obtive o resultado 166, do qual multipliquei por 6, obtendo 996, subtrai de 1000 e obtive 4. Pois bem, ao acompanhar qual seria o quarto prêmio, constatei o refrigerante e, portanto, obtive a resposta correta.

  • Há 6 possibilidades de prêmios. A partir do sétimo cliente, a ordem dos prêmios volta do inicio. Ou seja, o sétimo cliente recebe a mesma coisa que o primeiro. É importante reparar que o resto pela divisão por 6 é a ordem do premio que o cliente receberá.

    Por exemplo, o novo cliente receberá o terceiro premio, uma caneta, pois 9 dividido por 6 deixa resto 3.

    Assim, 1000 dividido por 6 deixa resto 4. Ou seja, o milésimo cliente receberá o quarto premio, um refrigerante.

    Letra C

  • não sei se meu raciocínio está certo mais fiz assim : 10000-6 = 994 ou seja o 4 é o refrigerante. acredito que esteja correto já que : Dividindo-se 1000 indivíduos em grupos de 6 o resultado é 166 com resto 4, de modo que você forma 166 grupos recebendo exatamente os brindes nessa ordem e os 4 restantes iniciam um novo grupo incompleto, no qual o quarto a ser premiado ganha um refrigerante.

  • 1-BOLA

    2-CHAVEIRO

    3-CANETA

    4-REFRIGERANTE

    5-SORVETE

    6-CD

    Continua a sequência até chegar em 10, pois todo número multipo de 10 vai ser o mesmo objeto. Por exemplo, o 10... 100 e o 1.000

    7-BOLA

    8-CHAVEIRO

    9-CANETA

    10-REFRIGERANTE

    INSTAGRAM: @papa.medicina


ID
2664112
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um estudante se cadastrou numa rede social na internet que exibe o índice de popularidade do usuário. Esse índice é a razão entre o número de admiradores do usuário e o número de pessoas que visitam seu perfil na rede.

Ao acessar seu perfil hoje, o estudante descobriu que seu índice de popularidade é 0,3121212...

O índice revela que as quantidades relativas de admiradores do estudante e pessoas que visitam seu perfil são

Alternativas
Comentários
  • letra A

    é só dividir as alternativas que encontramos a resposta

     

  • Era uma questão que envolvia fração geratriz. 

  • encontrar a fração geratriz da dízima 0,312121212...

    312 - 3 (anteposto e dízima - anteposto)

      990     (um 9 para cada número repetido da dízima e um 0 para cada anteposto)

    = 309 simplificando por 3 = 103/330; resposta letra A

       990

     

     

  • Ainda bem que era logo a letra A kkk

  • A questão foi boazinha por da a resposta já na letra A.

    103/330 = 0,3121...

    Letra A

  • Essa foi bem simples e generosa, hehehe. Quem tinha esquecido como transformar em fração geratriz, só bastava ir nas alternativas e fazer a divisão de cada uma.

  • era só transformar a dízima em fração
  • dizima periodica é calculada da seguinte forma:

    para o numerador

    esqueça as virgulas, some todo o valor que compreende o primeiro periodo, nesse caso 312, e subtraia pelo valor que não se repete, nesse caso o 3 >>> 312-3 = 309

    para o denominador

    para cada valor de um periodo voce considera como 9, como a repetição é do 12, considere como 99

    para cada valor que não se repete voce considera um 0, no caso o 3, onde tal 0 deve vir depois do 99. >>> 990

    dizima = 309/990

    simplifique, 103/330

    se ficou dificil ver, veja o resumo de dizima: https://prnt.sc/v45w0o

  • É desnecessário saber como calcular um geratriz

    Pense assim, 0,312121.. é um pouco menos de 1/3, que equivale a 0,333, portanto, a primeira coisa que você faz é excluir as alternativas que não estão aproximadamente na proporção de 1 para 3.

    Por meio desse raciocínio mínimo você exclui 3 alternativas, sobra a A e a B, aí é só dividir

  • Sempre bom lembrar glr:

    NP P - P / 9P 0NP

    Tentando traduzir aqui kkkkk

    NP = número não periódico ( aquele q n repete que no caso da questão é o 3)

    P = aquele que repete no caso o 12

    Colocando no denominador 9(para quantas casas tiver o P) e 0 ( para quantas casas tiver o NP)

    Ou seja fica assim:

    312 - 3 / 990

    309/990

    103/330

    Lembrando que se tiver inteiro, por exemplo, se fosse 1,312121212....

    seria:

    1 + NP P - P / 9P 0NP

  • Sempre bom lembrar glr:

    NP P - P / 9P 0NP

    Tentando traduzir aqui kkkkk

    NP = número não periódico ( aquele q n repete que no caso da questão é o 3)

    P = aquele que repete no caso o 12

    Colocando no denominador 9(para quantas casas tiver o P) e 0 ( para quantas casas tiver o NP)

    Ou seja fica assim:

    312 - 3 / 990

    309/990

    103/330

    Lembrando que se tiver inteiro, por exemplo, se fosse 1,312121212....

    seria:

    1 + NP P - P / 9P 0NP

  • Essa é uma daquelas questões que você pode encontrar o resultado pelas alternativas. A questão informa: "Um estudante se cadastrou numa rede social na internet que exibe o índice de popularidade do usuário. Esse índice é a razão (R) entre o número de admiradores do usuário (Ad) e o número de pessoas que visitam seu perfil (Vi) na rede[...]", ou seja, R = Ad/Vi.

    A

    103 em cada 330. (R = 103/330 = 0,3121212...)

    B

    104 em cada 333. (R = 104/333 = 0,0,321321...)

    C

    104 em cada 3 333. (R = 104/3333 = 0,0312031...)

    D

    139 em cada 330. (R = 139/330 = 0,42121...)

    E

    1 039 em cada 3 330. (R = 1039 / 3330 = 0,3120120...)


ID
2664118
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma concessionária de automóveis revende atualmente três marcas de veículos, A, B e C, que são responsáveis por 50%, 30% e 20%, respectivamente, de sua arrecadação. Atualmente, o faturamento médio mensal dessa empresa é de R$ 150 000,00. A direção dessa empresa estima que, após uma campanha publicitária a ser realizada, ocorrerá uma elevação de 20%, 30% e 10% na arrecadação com as marcas A, B e C, respectivamente.

Se os resultados estimados na arrecadação forem alcançados, o faturamento médio mensal da empresa passará a ser de

Alternativas
Comentários
  • A: 150000x50%=75000  75000x120%=90000

    B:150000x30%=45000  45000x130%=58500

    C:150000x20%=30000  30000x110%=33000

    90000+58500+33000= 181500

  • A = 50%

    B = 30%

    C = 20%

    Total = 150 000

    A = 75 000

    B = 45 000

    C = 30 000

    Houve uma elevação de 20% na A; 30% na B; 10% na C.

    20% de 75 000 = 15 000

    A =75 000 + 15 000 = 90 000

    30% de 45 000 = 13 500

    B = 45 500 + 13 500 = 58 500

    10% de 30 000 = 3000

    C = 30 000 + 3 000 = 33 000

    Nova arrecadação:

    90 000 + 58 500 + 33 000 = 181 500

    R$ 181 500

    Letra B

  • A= 20% de 30% = 10%

    B= 30% de 30% = 9%

    C= 10% de 20% = 2%

    A porcentagem que aumentou foi: 10%+9%+2%=21%

    $ 150 000 ------ 100%

    X ------------------ 121%

    X= $ 181 500

  • Com o valor de 150.000:

    A: 75.000

    B: 45.000

    C: 30.000

    Com o aumento de 20%, 30% e 10%, respectivamente:

    A: 75.000 x 120/100 = 90.000

    B: 45.000 x 130/100 = 58.500

    C: 30.000 x 110/100 = 33.000

    Soma dos novos valores:

    90000 + 58500 + 33000 = 181.500

    Alternativa B.


ID
2664124
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um homem, determinado a melhorar sua saúde, resolveu andar diariamente numa praça circular que há em frente à sua casa. Todos os dias ele dá exatamente 15 voltas em torno da praça, que tem 50 m de raio.

Use 3 como aproximação para π.

Qual é a distância percorrida por esse homem em sua caminhada diária?

Alternativas
Comentários
  • 15 X Comprimento DA circunferência (2PI.R)=

    15 . 2. 3 .50=

    4500 m OU 4,5km

  • Na questão diz que ele dá voltas na praça, ou seja, vamos usar a fórmula para calcular a circunferência.

    C = 2π x R

    dados:

    π = 3

    R = 50m

    agora é só substituir: 

    C = 2 x 3 x 50

    C = 300m

    Achamos o comprimento que é caminhado em 1 volta, no entanto, no enunciado diz que ele faz 15 voltas. Então, é só multiplicar:

    300m x 15 = 4500 m

    Observe que as alternativas estão em Km, por isso tem q converter metros para Km. Assim, fica: 4,50km.

    Letra: e

    ESPERO TER AJUDADO !  ✌️

     

     

  • Contexto da resolução:

    Queremos a distância percorrida que é igual ao comprimento da circunferência vezes o n° de voltas.

    Dados:

    •C=2π.r

    ( fórmula do comprimento da circunferência)

    •Número de voltas dadas: 15

    Resolução, sendo D= distância percorrida:

    D=C.15

    D=(2π.r).15

    D=(2.3.50).15

    D= 4500m ou 4,5 km

    Letra E

  • C = Pi x d (diametro)

    Uma vez que o raio é 50, o diametro é 100. Logo:

    C= 3 x 100 = 300metros

    Como ele dá 15 voltas

    300x15 = 4500 metros = 4,5km

    LETRA E

  • Foi solicitado o comprimento em uma circunferência.

    C = 2.pi.R

    C = 2.3.50

    C = 300 metros

    Ele deu 15 voltas.

    300 x 15 = 4500 m

    4500 m = 4,5 km

    Letra E

  • o medo de errar é tão intenso

  • C = 2 • π • r

    C = 2 • 3 • 50

    C = 6 • 50

    C = 300 m

    15 voltas:

    300 • 15 = 4500

    Em km será 4,5 km (metros para km = dividir por 1000)

    Alternativa E.


ID
2664127
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Enquanto as lâmpadas comuns têm 8 mil horas de vida útil, as lâmpadas LED têm 50 mil horas.


MetroCuritiba, 18 ago. 2011 (adaptado).


De acordo com a informação e desprezando possíveis algarismos na parte decimal, a lâmpada LED tem uma durabilidade de

Alternativas
Comentários
  • 1 dia ---- 24h
     x      ----  8000h  ------------> 8000/24 = 333 dias

    1 dia ---- 24h
    x       ---- 50000h ---------------> 50000/24 = 2083 dias

    2083 - 333 = 1750

  • ave maria meu jesus 

  • Doulas Silva, 50000 menos 8000 não é 12000

  • FÁCIL

    50 000 H  - 8 000H = 42 000H

    TRANSFORMANDO AS HORAS EM DIAS 

    42 000/24= 1750 DIAS A MAIS!!

  • A lâmpada LED tem 50 – 8 = 42 mil horas a mais do que uma lâmpada comum. Precisamos passar esse valor para dias.

    Sabemos que 1 dia tem 24 horas:

    1 dia ____ 24 h
    x dias ___ 42 000 h

    x = 1 750 dias.

  • 50000 - 8000 = 42000 horas a mais

    42000 horas * (1 dia / 24 horas) = 42000/24 = 1750

    Letra A)

  • Regra de tres simples.

    1 dia = 24 horas

    1 d---------24 h

    x---------8 000 h

    24x= 8000

    X = 8000/24

    X = 333,3.....( o enunciado fala que pode desprezar algumas casas decimais).

    X = 333 dias lâmpada comum

    1 d------------ 24 h

    x------------50 000 h

    24x = 50 000

    X = 50 000/24

    X = 2083,3....( desprezando algumas casas decimais.)

    X = 2083 dias lâmpada LED

    Quantos dias a lâmpada LED dura mais ?

    2083 - 333 = 1750 dias

    Letra A

  • Lâmpadas comuns: 8000 horas

    Lâmpadas LED: 50000 horas

    50000/24: 2.083 dias 8000/24: 333 dias

    2.083-333: 1750 dias a mais que as lâmpadas comuns.

  • só dividir os números por 24 e subtrair os resultados

    8.000/24 = 333,3...

    mas a questão disse para desprezarmos os decimais então usaremos só o 333

    50.000/24 = 2083,3...

    2083 - 333 = 1750

    Alternativa A

  • CAi na pegadinha, que vergonha

  • Assunto: Regras de três (diretamente multiplicação em cruzado) e conta de menos (subtração)

    1 dia ---- 24hrs

    X-------8000hrs

    24x=8000

    x=334

    1 dia -----24hrs

    x------50000hrs

    24x=50000

    x=2084

    2084-334=1750


ID
2664133
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

    A probabilidade de um empregado permanecer em uma dada empresa particular por 10 anos ou mais é de 1/6.

Um homem e uma mulher começam a trabalhar nessa companhia no mesmo dia. Suponha que não haja nenhuma relação entre o trabalho dele e o dela, de modo que seus tempos de permanência na firma são independentes entre si.

A probabilidade de ambos, homem e mulher, permanecerem nessa empresa por menos de 10 anos é de

Alternativas
Comentários
  • Simples,se a probabilidade de um independe da do outro temos que:

     

    5/6.5/6=25/36

     

    Letra "B"

  • Permanecerem nessa empresa POR MENOS de 10 anos

    Eu li pelo menos ksksks

  • questão simples, porém bem traiçoeira caso você leia sem atenção

     

  • cara vc no vexame faz a analise se perceber q ele pede a probabilidade dele permanecer na empresa e cai no equivoco de multiplicas 1/6x1/6 q a dele ficar acaba errando a questão.ele pede a de permanecer que vai ser 5/6x5/6 .portanto letra B

  • Por 10 anos ou mais => 1/6

    Por menos de anos => 5/6

    5/6 x 5/6 = 25/36

    Letra B

  • Que questão boa e fácil *-* fiz em 10s, estou feliz porque entre varias questões que fiz hoje, essa foi a mais fácil e a mais rápida!

    vamos que vamos! Bons estudos!!

  • Eu li POR MAIS DE 10 ANOS, acho que estou precisando de óculos hahah
  • "A probabilidade de eles permanecerem por menos de 10 anos". Então:

    Como a probabilidade de permanecer por + de 10 anos é igual a 1/6, a probabilidade de permanecerem por menos de 10 anos é igual a 5/6.

    Como são duas pessoas (homem e mulher), então:

    5/6 • 5/6 = 25/36

    Alternativa b..

  • Olá pessoal!

    Vou deixar o link abaixo para quem quiser assistir a resolução desta questão, no Youtube.

    https://www.youtube.com/watch?v=-KWDgZuVaUA

    Não deixem de se inscrever no canal, por favor.

    Bons estudos!


ID
2664136
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O criador de uma espécie de peixe tem sete tanques, sendo que cada tanque contém 14 600 litros de água. Nesses tanques, existem em média cinco peixes para cada metro cúbico (m3) de água. Sabe-se que cada peixe consome 1 litro de ração por semana. O criador quer construir um silo que armazenará a ração para alimentar sua criação.


Qual é a capacidade mínima do silo, em litros, para armazenar a quantidade de ração que garantirá a alimentação semanal dos peixes?

Alternativas
Comentários
  • Para cada m3 (1000 L), existem 5 peixes. Em 14,6 m3 (14600 L) vão existir 14,6 X 5 = 73 peixes. Isso em um tanque somente.

    Como ele tem 7 tanques: 7 X 73 = 511 peixes no total.

    Cada peixe é alimentado com 1 L de ração por semana e já que são 511 peixes, são 511 litros de ração. O silo para armazenar a quantidade semanal de ração dos peixes deve comportar no mínimo 511 L.

    Letra A

  • 14600 x 7 = 102 200 litros

    102 200 litros = 102,2 m^3

    5 peixes-------1m^3

    x-----------------102.2 m^3

    X = 511 peixes

    511 peixes irá consumir 511 litros de ração.

    Letra A

  • 7 tanques capacidade de 14.600 l

    7 x 14.600 = 102.200 L

    Tenho 5 peixes por m3

    1 metro cúbico = 1000 litros

    Quero saber quantos litros cada peixe ocupa: 1000/ 5 = 200 litros por peixe

    1 peixe ----------- 200 litros

    x --------- 102.200 litros ( quero saber quantos peixes tenho ao todo)

    x = 511 peixes

    Se cada peixe come 1 litro de ração por semana, logo a quantia mínima é 511

    Letra A

    Espero ter ajudado!


ID
2664142
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um construtor precisa revestir o piso de uma sala retangular. Para essa tarefa, ele dispõe de dois tipos de cerâmicas:


a) cerâmica em forma de quadrado de lado 20 cm, que custa R$ 8,00 por unidade;

b) cerâmica em forma de triângulo retângulo isósceles de catetos com 20 cm, que custa R$ 6,00 por unidade.


A sala tem largura de 5 m e comprimento de 6 m.

O construtor deseja gastar a menor quantia possível com a compra de cerâmica. Sejam x o número de peças de cerâmica de forma quadrada e y o número de peças de cerâmica de forma triangular.


Isso significa, então, encontrar valores para x e y tais que 0,04x + 0,02y > 30 e que tornem o menor possível valor de

Alternativas
Comentários
  • que questão besta cara kkk fez eu perder tempo tentando interpretar por isso eu sempre leio a pergunta primeiro ahsuahsuahsua 

  • Questão muito mal formulada, pqp

  • nao entendi essa. ;(

  • Quando eu li triângulo retângulo isóscele de cateto 20 cm matou kkk

  • Quando eu li triângulo retângulo isóscele de cateto 20 cm matou kkk

  • Alguem pode explicar essa?

  • O que a questão simplesmente quer é a equação que descreve o valor total gasto na compra das cerâmicas.

    Valor gasto na compra da cerâmica quadrada: cada cerâmica quadrada custa R$ 8; como o construtor irá comprar x peças, o valor gasto por ele será de 8x

    Valor gasto na compra da cerâmica triangular:: cada cerâmica triangular custa R$ 6, como o construtor irá comprar y peças, o valor gasto por ele será 6y

    Sendo assim, o gasto total será de 8x + 6y.

    Infelizmente, o enunciado dá aquela "enrolada" básica, mas a resposta é relativamente simples.

  • Mas que questão lixo

  • Em uma primeira leitura essa questão se torna confusa, mas lendo e prestando bem atenção, percebemos que o comando exige a função que relaciona o preço de compra das cerâmicas: 8x + 6y.

    Agora, a seguinte expressão 0,04x + 0,02y > 30, foi somente para encher o saco!

    GABARITO: A

  • x = número de peças quadradas.

    8 = valor unitário em reais de cada peça quadrada.

    y = número de peças triangulares.

    6 = valor unitário em reais de cada peça triangular.

    Valor total da obra:

    8x + 6y

    Letra A

  • https://www.youtube.com/watch?v=Vxn_MRedNTg

  • Questão fácil, só pegou a interpretação.

  • cara..... Quem escreveu a questão queria dificultar algo simples, parabéns, conseguiu. Mas ela é simples, veja, dando cores aos escuros nota-se a relação de>

    ''x o número de peças de cerâmica de forma quadrada e y o número de peças de cerâmica de forma triangular.''

    X>n ceramica quadrado, sendo 8 seu valor unitario

    Y: n ceramica triangular. com 6 sendo seu preço por unidade.

    8x + 6Y = F

  • Questão feita para induzir ao erro. Lamentável!

  • Questão meio sem sentido. Acho que até o elaborador se perdeu no que ele realmente queria

  • Enunciado mal feito!

  • https://www.youtube.com/watch?v=Vxn_MRedNTg


ID
2664151
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A caixa-d'água de uma casa tem a forma de um paralelepípedo reto-retângulo e possui dimensões externas (comprimento, largura e altura) de, respectivamente, 4,0 m, 3,0 m e 2,5 m. É necessária a impermeabilização de todas as faces externas dessa caixa, incluindo a tampa. O fornecedor do impermeabilizante informou ao dono da casa que seu produto é fornecido em galões, de capacidade igual a 4,0 litros. Informou, ainda, que cada litro impermeabiliza uma área de 17 700 cm2 e são necessárias 3 demãos de produto para garantir um bom resultado.

Com essas informações, para obter um bom resultado no trabalho de impermeabilização, o dono da casa precisará comprar um número mínimo de galões para a execução desse serviço igual a

Alternativas
Comentários
  •     Área total do paralelepípedo é igual a: 2.(ab+ac+bc). Assim sendo, a área da caixa fica igual a 59m2, passando para cm2, fica: 590.000cm2.

    Sabendo que 1 litro impermeabiliza 17.700cm2, quantos litros impermeabilizarão 590.000cm2 X 3(visto que, precisarão de 3 demãos)?

    1l ---- 17.700

    x ---- 1.770.000

    x= 100 l

    Tendo em vista que 1 galão tem capacidade para 4 litros, quantos galões serão necessário para 100 litros?

    1 galão --- 4 litros

    x galões --- 100 litros

    x= 25 galões

  • 3 de mão significa 3 camadas de tinta

  • UE essa questão abriu margem pra dupla interpretação

    Ele diz que será impermeabilizada as faces laterais e a tampa.

    A TAMPA logo ele deixou claro que seria apenas uma tampa e não as duas . As questões do enem deveriam ser na sua maioria contestada.

    Sei que o paralelepípedo tem duas tampas mas como ele falou A tampa fiz apenas como uma.

  • po cara pintou o chão do troço tbm

  • Área que uma lata de 4 litros impermeabiliza:

    cm^2 = 1,77 m^2 cada litro

    1 lata = 4 litros

    4 x 1,77 = 7,08 m^2 cada lata.

    Área do paralelepípedo:

    A = (2,5.3).2 + (4.3).2 + (4.2,5).2

    A = 15 + 24 + 20

    A = 59 m^2

    Para garantir um bom resultado é necessário 3 demãos, logo, é necessário a quantidade de produto suficiente para 3 vezes a área do paralelepípedo:

    3 x 59 = 177 m^2

    Quantidade de latas necessárias para impermeabilizar 177 m^2 de área, sendo que cada lata cobre 7,08 m^2:

    177/7,08 = 25 latas

    Letra D

  • ATotal=2(a.b+a.c+b.c)

    =2( 4.3 + 4.2,5 + 3.2,5)

    2.29,5 = 59m^2 = 590000cm^2

    590000/17700 = 33,3 L

    33,3x3=100L

    1galão ---- 4 litros

    x------------100litros

    x=25galões

  • Área total= 2(4.3+4.2,5+3.2,5) Área total= 59m^2—-> 590000cm^2 1L———17700 4L———X X=70800 590000/70800= 8,3 aproximadamente No entanto, são 3 demãos 8,3.3= 24,9 ——> aproximadamente 25

ID
2664154
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma cidade, os impostos que incidem sobre o consumo de energia elétrica residencial são de 30% sobre o custo do consumo mensal. O valor total da conta a ser paga no mês é o valor cobrado pelo consumo acrescido dos impostos. Considerando x o valor total da conta mensal de uma determinada residência e y o valor dos impostos, qual é a expressão algébrica que relaciona x e y?

Alternativas
Comentários
  •   Vamos fazer algumas considerações:

    Z= valor bruto, sem impostos

    X= valor total, com impostos

    Y= valor dos impostos

    Sabendo que o valor dos impostos é 30% do valor bruto da conta, podemos fazer a seguinte equação:

    y= 0,3.z       (como Z foi uma letra que criamos, precisamos sumir com ela, logo, temos que mexer nessa equação)

    z=y/0,3    

    Agora, sabendo o valor bruto, podemos calcular o valor total:

    x= z + y

    x= y/0,3 + y        pela regra no número misto, chegaremos na seguinte equação:

    x= 0,3y + y/0,3

    0,3x= 0,3y + y

    0,3x = 1,3y         isolando o y, temos:

    y= 0,3x/1,3

     

     

  • Tendi nada

  • Para começar,temos que caracterizar o valor real da conta,se nenhum acréscimo,sabemos que:

     

    y = 0,3V

    Sendo "V" esse valor real,logo:

     

    V = y/0,3

     

    Montando a fórmula temos:

     

    X = y + V

    X = y + y/0,3

    Tirando o mínimo chegamos em:

     

    X = 1,3y/0,3

     

    y = 0,3X/1,3

     

    R:Letra "A"

  • C = CONSUMO

    Y = IMPOSTO

    _____________//__________

    X = TOTAL A SER PAGO


    X = C + Y


    Y = 0,3 . C


    Só colocar o valor do C na outra equação e acabou ¯\_(ツ)_/¯

  • Eu substitui por números.

    -130 foi a conta total

    -100 reais foi o consumo

    -30 reais de imposto

    Substitui e achei já na letra A. Como é uma expressão pequena, não perde tempo fazendo assim.

  • Dá pra fazer uma regrinha de 3

    Consumo mensal = 100%

    Imposto (Y)= 30%

    Assim, o valor total (X) é a soma dos dois: 100% + 30% = 130%

    X ----- 130%

    Y ----- 30%

    30/100 *X = 130/100*Y

    0,3X = 1,3Y

    Y=0,3X/1,3

    Resposta: A

  • valor mensal total IMPOSTO+ VALOR MENSAL =X

  • X = valor total da conta

    Y = Valor do imposto

    C = Consumo

    Temos que:

    X = Y + C

    Y = 0,3. C

    C = Y/0,3

    Queremos a relacao X e Y, então:

    X = Y + Y/0,3

    X = (0,3y + Y)/0,3

    0,3X = 1,3Y

    Y = 0,3X/1,3

  • x: conta total

    c: consumo

    y: impostos

    sabe-se que: x=y+c e y=0,3 c

    então, x= 0,3 c + c logo, x= 1,3 c

    usando as equações x e y para isolar o consumo

    c = y/0,3 e c = x/1,3

    c = c

    y/0,3 = x/1,3

    y = x 0,3/1,3

  • Sendo Xo o valor da conta sem impostos, temos que o valor dos impostos (y) será:

    y= 0,3Xo

    Podemos dizer então que:

    Xo = y/0,3

    O valor final da conta (X) é calculado a partir da seguinte soma:

    X = Xo + y

    Substituindo o Xo temos que:

    X = y/0,3 + y

    X = (y + 0,3y)/0,3 = 1,3y/0,3

    0,3x = 1,3y

    y = 0,3x/1,3

    Letra A

  • Nesse tipo de questão o ideal é criar um valor de fácil manipulação e testar logo nas alternativas.

    Escolhi o valor 100.

    Então, 100 reais foi o meu consumo e o imposto (Y) terá que ser de 30 reais (30%). O total da minha conta é de 130 (X).

    Para a alternativa A ser verdadeira terá que dar 30 reais para Y.

    y = 0,3 x/ 1,3

    Y= 0,3 (130) / 1,30

    Y= 30

    Pronto !

  • Buguei procurando o que eu fiz de errado, mas ví que a resposta tava certa e é a A AAAA! No gráfico dá pra pensar que fosse a B, mas Não É.

  • pelo visto ja vou ter q vender arte na praia.... çocorro...........................

  • https://www.youtube.com/watch?v=7UIGcMUm0s8


ID
2664157
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um cliente fez um orçamento com uma cozinheira para comprar 10 centos de quibe e 15 centos de coxinha e o valor total foi de R$ 680,00. Ao finalizar a encomenda, decidiu aumentar as quantidades de salgados e acabou comprando 20 centos de quibe e 30 centos de coxinha. Com isso, ele conseguiu um desconto de 10% no preço do cento do quibe e de 15% no preço do cento de coxinha, e o valor total da compra ficou em R$ 1 182,00.

De acordo com esses dados, qual foi o valor que o cliente pagou pelo cento da coxinha?

Alternativas
Comentários
  • 10a + 15b= 680

    20.90/100a + 15.85/100b = 1182

    10a + 15b= 680

    18a + 25,5b= 1182

    Resolvendo o sistema:

    a= 26

    b= 28 (coxinhas)

    28 . 15/100= 4,2

    28 - 4,2= 23,8

     

  • Oq é centos ????

  • Cento do quibe = q
    Cento da coxinha = c

    10q + 15c = 680
    q + 1,5c = 68
    q = 68 – 1,5c

    Como o cliente ganhou um desconto de 10% no preço do cento do quibe e 15% no preço do cento da coxinha, temos:

    20q*0,9 + 30c*0,85 = 1182
    18q + 25,5c = 1182

    Substituindo q :

    18(68 – 1,5c) + 25,5c = 1182
    1224 – 27c + 25,5c = 1182
    -1,5c = 1182 – 1224
    -1,5c = -42
    c = 42 / 1,5 = 84 / 3 = 28

    O cento da coxinha custa R$ 28,00 mas com o desconto de 15%, temos que:
    28 * 0,85 = R$ 23,80.

  • Mano, CENTO são 100 unidades de uma detrminada coisa. Nesse caso, "um cento de quibe' são 100 quibes e "um cento de coxinha" são 100 coxinhas.

  • Pessoal, sabendo o que é cento ou não, não iria interferir na resposta final, pq sendo cento ou uma unidade, a proporção é a mesma. E se vc substituir por 100, ta complicando mais ainda. Inicialmente, 10 centos de quibe mais 15 centos de coxinha custaram 680 reais. Ele aumentou para 20 centos de quibe e para 30 centos de coxinha, gastando 1182 reais. Porém, esse valor engloba o desconto que ele conseguiu nos centos de cada salgado, então as expressões ficam assim:

    10.q + 15.c= 680

    20.(0,9q) + 30.(0,85c) = 1182

    Resolvendo o sistema, vc encontra o valor gasto pelos centos de coxinhas e de quibe. Mas não esqueça que ele quer o valor final pago pelo cento de coxinha, ou seja, com o desconto. Então, ainda tem que multiplicar por 0,85 o valor encontrado.

    Letra B

    Questão fácil quando faz em casa, tem tempo pra montar o raciocínio e não se perder. Mas na hora da prova, uma dessa se torna difícil

  • Fiz uma divisão proporcional nà primeira informação e descobri que o preço de 15 cento de cozinha valem 408

    Logo um cento vale 408 ÷ 15 = 27,2

    Como se reduziu 15% de 27,2 = 4,08

    Logo 27,2 - 4,08 = 23.12

  • 25 centos---------R$680,000

    15 centos---------x

    25x = 10.200

    X = 10.200/25

    X = R$ 408,00 => 15 centos da coxinha

    15 centos---------R$ 408,00

    1 cento-----------y

    15y = 408

    y = 408/15

    y = R$ 27,2 o cento da coxinha.

    Houve um desconto de 15% no cento da coxinha.

    R$ 27,2---------100%

    z-----------------85%

    100z = 2312

    Z = R$ 23,12

    Letra B

  • Se tivesse 28 nas respostas: eu marcando(emoji de palhaço)


ID
2664160
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma pessoa usa um programa de computador que descreve o desenho da onda sonora correspondente a um som escolhido. A equação da onda é dada, num sistema de coordenadas cartesianas, por y = a . sen[b(x + c)], em que os parâmetros a, b, c são positivos. O programa permite ao usuário provocar mudanças no som, ao fazer alterações nos valores desses parâmetros. A pessoa deseja tornar o som mais agudo e, para isso, deve diminuir o período da onda.

O(s) único(s) parâmetro(s) que necessita(m) ser alterado(s) é(são)

Alternativas
Comentários
  • A função trigonométrica sin(x) tem um conjunto imagem dado pelo intervalo [-1, 1] e, por ser uma função periódica, tem um período equivalente a 2π. O parâmetro a do enunciado cumpre a função de ampliar o conjunto imagem da função, aumentando a amplitude da onda; o parâmetro b da função mutiplica o argumento da função, "adiantando" valores na função, o que diminui o período da onda; já o parâmetro c, apenas adiciona um valor constante ao argumento, cujo único efeito é deslocar a função horizontalmente, sem alteração do seu formato.

    Desse modo, o único parâmetro entre os três dados que alterará o período da onda é o parâmetro b.

  • O período de uma função trigonométrica é dado por P=2π/m, em que o P é o período e m é o valor que mutiplica o x da equação. Assim, o único valor capaz de alterar o período seria o m equivalente da equação. Logo na função, o b equivale ao m da fórmula do período, sendo o único valor responsável pela alteração do período.

  • Dado y = a.sem[b(x+c)] dizemos que:

    a => define apenas a amplitude da onda.

    c => define apenas a fase inicial da onda

    b => define o período

    A pessoa que deseja tornar o som mais agudo deve diminuir o período da onda, para isso o parâmetro que precisa ser alterado é o b.

    Letra B

  • O período pode ser entendido como o tempo para dar uma volta completa em uma circunferência, portanto quanto maior o caminho percorrido, maior o período. O parâmetro b multiplica diretamente a incógnita x, que nesse caso é referente ao eixo X. Quanto mais ampla for esta curva, maior será o valor de x. Assim, o único parâmetro a ser mexido é o parâmetro b

  • Macete lógico para nunca errar

    Você só precisa se atentar se a variável está somando/multiplicando e a quem essa variável está atrelada ( x ou seno )

    Soma-> desloca o gráfico inteiro no sentido vertical (se está atrelada ao seno), ou horizontal ( se está atrelada ao x)

    Multiplicação -> amplia ou retrai no sentido vertical (seno) ou horizontal (x).

    a . sen[b(x + c)]

    a -> amplitude, amplia na vertical

    b -> período do gráfico, visto que as ondas ficam mais retraídas, completando uma oscilação em menos tempo.

    c -> somente desloca o gráfico no sentido horizontal.


ID
2664163
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os sistemas de cobrança dos serviços de táxi nas cidades A e B são distintos. Uma corrida de táxi na cidade A é calculada pelo valor fixo da bandeirada, que é de R$ 3,45, mais R$ 2,05 por quilômetro rodado. Na cidade B, a corrida é calculada pelo valor fixo da bandeirada, que é de R$ 3,60, mais R$ 1,90 por quilômetro rodado.

Uma pessoa utilizou o serviço de táxi nas duas cidades para percorrer a mesma distância de 6 km.

Qual o valor que mais se aproxima da diferença, em reais, entre as médias do custo por quilômetro rodado ao final das duas corridas?

Alternativas
Comentários
  •  A                                         B

    valor fixo= 3,45                     valor fixo= 3,60                     

    valor variavel= 2,05              valor variavel=1,90

    f(x)=a.x+b                               f(x)=a.x+b

    f(6)=2,02.6+3,45                    f(6)=1,90.6+3,60

    f(6)=12,30+3,45                     f(6)=11,40+3,60

    f(6)=15,75                              f(6)=15,00

    15,75/6=2,625                        15/6=2,50

    arredonda para 2,63

    depos faz a diferença entre os dois valores

    2,63-2,50=0,13

  • Basta que você efetue a diferença entre 2,05 e 1,90, que é igual a 0,15. Sendo o valor mais próximo nas alternativas a opção E.

  • Qual o valor que mais se aproxima da diferença, em reais, entre as médias do custo por quilômetro rodado ao final das duas corridas?

     

    Interpretar bem essa parte.

  • Ele pede a diferença, em reais, entre as médias do custo por km rodado. Calculando o custo para cada viagem:

    A = 3.45 + 2.05*6 = 15,75$ em 6km = (15,65/6) em 1 km = 2.63$ por km

    B = 3.60 + 1.90*6 = 15.00$ em 6km = (15.00/6) em 1 km = 2.50$ por km

    Logo, A - B = 2.63 - 2.50 = 0.13 (LETRA E)

    OBS: Se você marcou letra A, significa que você fez a diferença do custo entre as viagens. Note que a questão pede a diferença das MÉDIAS DE CUSTO POR KM RODADO.

  • Ele quer a diferença que mais se aproxima entre a média de custo por quilometro rodado em cada uma das cidades. E isso é praticamente dado na questão: "A" cobra 2,05 reais por Km e "B" cobra 1,90 reais por Km. Comparação de equações do 1 grau, mas não estamos analisando o valor com o coeficiente linear, ou seja, independente dos cálculos que vc fizer, o resultado da diferença vai ser o mesmo sempre. 2,05 - 1,90 = 0,15. Valor que mais se aproxima: 0,13.

    Letra E

  • Escorregaram na casca de banana do mario kart kkk,

  • Necessita muita interpretação.

    2,05 - 1,90 = 0,15

    Estar sendo pedido o valor mais aproximado, logo : 0,13

    Letra E

  • A questão pede o valor que mais se aproxima da diferença entre as médias do custo por quilômetro rodado ao final das duas corridas. Sendo assim, temos:

    A = 2,05x + 3,45

    B=1,9x + 3,6 ; onde x é a quantidade de km rodados.

    para 6km, temos: A=15,75 e B=15,00.

    Agora basta calcularmos a diferença entre as médias do custo: A/6 - B/6

    = (15,75/6 ) - (15,00/6) = 0,125 ~ 0,13

    GABARITO: E.

  • Nessa questão há um valor fixo e outro variável portanto, podemos usar a função de 1º grau para responder a questão f(x)=ax+b. Onde ´X é a distância de 6 km.

    A

    Fixo: 3,45 Variável: 2,05

    f(6)=2,03.6+3,45

    f(6)=12.30+3,45

    f(6)=15,75

    B

    Fixo:3,60 Variável:1,90

    f(6)=1.90.6+3,60

    f(6)=1,40+3,60

    f(6)=15,00

    Agora preste atenção no enunciado "Qual o valor que mais se aproxima da diferença, em reais, entre as médias do custo por quilômetro rodado ao final das duas corridas?"

    Ou seja, ele quer a diferença dos resultados das médias de custo.Então, temos que fazer a média de A e B e depois fazer a subtração dos resultados e achar a diferença.

    A

    15,75/6=2,63

    B

    15/6=2,5

    A-B= 2,63-2,5=0,13 Alternativa correta letra E

  • Meu Deus, não acredito que caí nessa pegadinha


ID
2664172
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A vazão de água (em m3/h) em tubulações pode ser medida pelo produto da área da seção transversal por onde passa a água (em m2) pela velocidade da água (em m/h). Uma companhia de saneamento abastece uma indústria utilizando uma tubulação cilíndrica de raio r, cuja vazão da água enche um reservatório em 4 horas. Para se adaptar às novas normas técnicas, a companhia deve duplicar o raio da tubulação, mantendo a velocidade da água e mesmo material.

Qual o tempo esperado para encher o mesmo reservatório, após a adaptação às novas normas?

Alternativas
Comentários
  • Vazão atual:

    V = PI.R2 v

     

    Nova vazão:

    = 4PIR2 v

     

    Assim:

    V/V´ =  1/4  

    V´ =  4V

     

     

    Logo,a nova vazão é 4 vezes mais rápida que à antiga. Se a antiga enche um reservatório em 4 horas,a nova enche o mesmo reservatório em 1 hora.

  • Se o raio dobra, a área total quadriplica

  • Se o reservatório enche em 4 horas e duplicaram o raio de onde passa a água, mantendo além disso a mesma velocidade, é impossível que demore mais tempo para encher esse reservatório ou que se mantenha a mesma duração. Portanto, elimina-se as letras C, D e E.

    Montando a equação fornecida:

    Z= A.V , onde Z é vazão, A é área do tubo circular e V a velocidade

    Z= π.r².V , pois se trata de uma tubulação circular

    π.r².V enche em 4 horas

    π.4r².V encherá em quantas?

    Trata-se de uma regra de três INVERSAMENTE proporcional, pois se eu aumento o raio da tubulação, menos tempo demora para encher. Caso não tenha percebido essa proporção, lembre que Velocidade=dist./tempo, ou seja, a medida que o raio aumenta, o tempo diminui.

    Letra A

    É uma questão considerada média, mas por conta de ter trabalhado com regra de três inversa, que não é a mais comum, ficou entre as difíceis.

  • Formula da área

    A = pi × r elevado ao quadrado

    Se duplica o raio a área quadruplica em relação a anterior

    Então o tempo vai diminuir em 1/4

  • Pi r^² * V (Vazão1) -------- 4

    Pi 4r^² * V (Vazão2)------- Y

    O tempo e a vazão são inversamente proporcionais e, portanto, deve-se inverter um dos lados da equação:

    Pi r^² * V (Vazão1)-------- Y

    Pi 4r^² * V (Vazão2)------- 4

    Y = 1

  • Pi r^² * V (Vazão1) -------- 4

    Pi 4r^² * V (Vazão2)------- Y

    O tempo e a vazão são inversamente proporcionais e, portanto, deve-se inverter um dos lados da equação:

    Pi r^² * V (Vazão1)-------- Y

    Pi 4r^² * V (Vazão2)------- 4

    Y = 1

  • Regra de tres inversamente proporcional.

    Seu eu dobro o raio , automaticamente diminuirei o tempo da vazão da agua. Por isso é inversamente proporcional.

    pi.R^2.h.-------4 horas

    pi.(2R)^2.h-------x

    Resolve a potencia para depois fazer a regra de tres inversamente proporcional.

    pi,R^2.h------4

    pi.4R^2.h-----x

    pi.4R^2.h.x = pi.R^2.h.4

    4.x = 4

    X = 4/4

    X = 1 hora

    Letra A

  • Questão bem legal, só tem que ficar atento na regra de 3 ( que é inversamente proporcional)

  • Se você errou: "É uma questão considerada média, mas por conta de ter trabalhado com regra de três inversa, que não é a mais comum, ficou entre as difíceis."

    Continue sua batalha, melhor errar aqui do que na prova. Não ligue para comentários desnecessários <3

  • Se a questão está te dando a fórmula (Z = A.v), é mais seguro, ao meu ver, desenvolvê-la e igualar o antes e o depois.

    O raciocínio, em um contexto de pressão, pode falhar.

    Já a linguagem matemática é infalível.

    De qualquer forma, as regras de 3 inversas são recorrentes na prova do ENEM. O difícil é ter a disciplina (e o sangue frio) de sempre se perguntar ao ver uma regra de 3: "ssaporr* é direta ou inversa?"

    Como, em 98% das vezes, a regra é direta, você acaba fazendo no modo automático e nem se dá conta de se questionar se pode ser inversa.

    Gabarito : (A)


ID
2664175
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Pesquisas indicam que o número de bactérias X é duplicado a cada quarto de hora. Um aluno resolveu fazer uma observação para verificar a veracidade dessa afirmação. Ele usou uma população inicial de 105 bactérias X e encerrou a observação ao final de uma hora.

Suponha que a observação do aluno tenha confirmado que o número de bactérias X se duplica a cada quarto de hora.

Após uma hora do início do período de observação desse aluno, o número de bactérias X foi de

Alternativas
Comentários
  • 1/4h são 15min e o restante da pergunta pede quanto será a quantidade de x bactérias em 1h.
    dados: população inicial 10^5
    2x1/4h(duplicada a cada 15min)
    15min-----2x10^5
    60min-----y
    y=2^4x10^5

  • Modelando uma funçao exponencial temos:

    P=Po(2)^4t

    P=10^5(2)^4

    P=2^4.10^5 bactérias

  • não entendi, pq serão feitas 4 observações???

  • São 4 pois as bac. duplicam a cada 1/4 de hora ====> 60 minutos / 4 = 15 minutos.
    Como foi 1 hora (60 minutos) serão 4 observações (15+15+15+15).

  • B= 10*5.2*1/1/4

    B= 10*5. 2*4

    B= 1600000

    B= 2*4.10*5

  • Pop inicial = 10^5 = 100k

    t1 = 200k (15minutos)

    t2 = 400k (30minutos)

    t3 = 800k (45minutos)

    t4 = 1,6kk (60minutos)

    2^4 = 2.2.2.2 =16

    16 x 100k = 1,6kk = numero de bactérias no t4

    LETRA E

  • A bactéria duplica a cada 1/4h, logo.

    Q(0)=Q(0)

    Q(1/4) = Q(O).2

    Q(2/4) = Q(0).2.2 = Q(0).2^2

    .

    .

    Q(n) = Q(0).2^4n

    Para n = 1h,

    Q(1) = 10^5.2^4.1

    Q(1) = 2⁴.10⁵

    Letra E

  • 1/4 de hora = 15 minutos

    A população de bactérias dobra a cada 15 minutos.

    10^5 = 100.000

    Temos 100.000 bactérias

    Em 15 minutos vamos ter 200.000 bactérias

    Em 30 minutos vamos ter 400.000 bactérias

    Em 45 minutos vamos ter 800.000 bactérias

    Em 60 minutos (1 hora) vamos ter 1.600.000 bactérias

    2^4 = 16

    10^5 = 100.000

    2^4 x 10^5 = 1.600.000

    Letra E

  • MT fácil mas quase erro .Li quatros horas, não um quarto de hora
  • Há muitas formas de resolver a questão:

    Pense assim:

    15min: 2x

    30min= 4x

    45min= 8x

    60min= 16x

    2^4 = 16

  • V(t)=Vo × Fm^t/intervalo

    V(1)= 10^5 × 2^1/1/4

    V(1) = 10^5 × 2^4


ID
2664181
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um ciclista participará de uma competição e treinará alguns dias da seguinte maneira: no primeiro dia, pedalará 60 km; no segundo dia, a mesma distância do primeiro mais r km; no terceiro dia, a mesma distância do segundo mais r km; e, assim, sucessivamente, sempre pedalando a mesma distância do dia anterior mais r km. No último dia, ele deverá percorrer 180 km, completando o treinamento com um total de 1 560 km.

A distância r que o ciclista deverá pedalar a mais a cada dia, em km, é

Alternativas
Comentários
  • A1= 60  an= 180   Sm= 1560

    Sn= (a1+an).n /2 

    1560 = (60+180).n /2 
    1560 = 240 . n /2 ( passa o 2 multiplicado) 
    3120 = 240 . n  (passa o 240 dividido ) 
    3120/240 = n
    13= n   (n= nº de termos) 

    a 13 termos nessa p.a e o a13= 180

    formula basica p.a
    a13=a1+(n-1).r
    180 = 60 +12r (passa o 60 subtraindo )
    180 - 60 = 12r
    120 = 12r ( isola o r )
    r= 120/12
    r= 10 

    a distancia a mais a cada dia é 10 Km 


     

  • Soma dos termos (ST) = 1560

    1560 = (180 + 60) . n /2

    1560 = 120 . n

    n = 13

    Substituindo no Termo Geral:

    An = A1 + (n - 1) . r

    180 = 60 + (13 - 1) . r

    60 + 13r - r = 180 

    12r = 120

    r=10

  • utilizando as seguintes formulas da P.A encontraras o resultado

    S=(A1+An)*N/2

    ultimo termo = A1(n-1)*r

  • (60, 60+r, 60+2r,...,180)

    r é a razão.

    Sn = 1560

    Sn = (a1+an).n/2

    an = a1+(n-1).r

    Foi solicitado que seja encontrado o valor de r.

    Para encontrar r tenho que encontrar n primeiro.

    Sn = (a1+an).n/2

    1560 = (60+180).n/2

    240n = 3120

    n = 312/24

    n = 13 dias => ele treinou por 13 dias.

    n = 13

    an = a1+(n-1).r

    180 = 60+(13-1).r

    180 = 60 + 12r

    12r = 180 - 60

    12r = 120

    r = 120/12

    r = 10 km

    Letra C

  • Sn = (a1 + an) . n/2

    1560 = (180 + 60) . n/2

    1560 = 240 . n/2

    1560 = 120 . n

    1560/120 = n

    n = 13

    An = a1 (n - 1) . r

    180 = 60 + (13 - 1) . r

    180 - 60 = 12r

    120 = 12r

    120/12 = r

    r = 10

    Não tem muito o que explicar na questão, é conhecer a fórmula da PA e aplicar os números.

    Alternativa C.

  • Ache o N

    Depois a Razão.

  • Primeiro calcula-se a soma de termos, com o intuito de achar o número de termos, esse resultado dará treze.

    Sn= (A1+An).n/2

    Após isso, para achar a razão é necessário aplicar a fórmula do termo geral, que relaciona a distância entre dois elementos da pa. O quanto ele deverá andar a mais a cada dia é 10 km

    An= A1 + (n-1). R


ID
2664190
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma pessoa comprou um aquário em forma de um paralelepípedo retângulo reto, com 40 cm de comprimento, 15 cm de largura e 20 cm de altura. Chegando em casa, colocou no aquário uma quantidade de água igual à metade de sua capacidade. A seguir, para enfeitá-lo, irá colocar pedrinhas coloridas, de volume igual a 50 cm3 cada, que ficarão totalmente submersas no aquário.

Após a colocação das pedrinhas, o nível da água deverá ficar a 6 cm d o topo do aquário.

O número de pedrinhas a serem colocadas deve ser igual a

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=0DwpUvn94X4

  • O volume do aquário, que tem a forma de um paralelepípedo retângulo reto, é dado pelo produto das dimensões (40 cm x 15 cm x 20 cm). Como ele só encheu até metade, basta dividir essa multiplicação por 2:

    O volume de água no aquário é portanto 40.15.20/2

    Se colocando um número "X" de pedrinhas, a altura ficou a 6 cm do topo, significa que a altura de água, que antes estava marcada no 10 cm (pois ele só preencheu até metade da capacidade) passou a ficar na altura de 14 cm. Como ele não retirou nada e nem colocou mais nada, eu posso afirmar que:

    Volume Depois = Volume Antes . X.volume de cada pedrinha

    40.15.14 = 40.15.10 . X.50 (as unidades estão todas em cm, não sendo necessária nenhuma conversão)

    50X = 40.15.14 - 40.15.10

    50X = 40.15.4

    X = 40.15.4/50

    X = 48 pedrinhas

    Letra A

    Não resolvi nenhuma dessas contas porque não tem necessidade. Você acabar simplificando os números e vai na verdade é perder tempo se for resolver cada um desses cálculos;)

  • Se metade do volume tá cheio de água logo a altura da água tá metade da altura total

    Logo temos 10 cm de altura cheio e água .

    Logo ainda falta 10 cm pra atingir o topo

    Como tenho que deixar 6 cm de altura não cheio de água.

    4 cm vai ser de pedra

    Basta multiplicar

    4 × 40 × 15 = 2400cm ^3

    Como cada pedra tem o volume de 50cm^3 só dividir

    2400 ÷ 50 = 48 pedras

    Lembre sempre, largura e comprimento nao muda se você não mudar o objeto .

    Logo toda variação sofrida em termos de volumes de paralelepípedo estará na altura

    Se ele falasse que o reservatório estava com 1/3 de seu volume com água e perguntasse qual altura a água estava bastava você fazero 1/3 da altura total .

  • V = 40.15.20

    V = 12 000 cm^3

    Ele utilizou metade desse volume, ou seja, 6000 cm^3

    Falta 10 cm de altura para ser preenchido, pois são 20 cm de altura e ele utilizou apenas a metade.

    1 pedra 50 cm^3

    Tem que ficar 6 cm sem ser preenchido, ou seja, as pedrinhas irão ocupar 4 cm de altura.

    Regra de tres simples.

    6000 cm^3----------10 cm

    x---------------4 cm

    10x = 24000

    X= 2400 cm^3

    As pedrinhas colocadas terão que ocupar 2400 cm^3.

    1 pedra------------50 cm^3

    x pedra----------2400 cm^3

    50x = 2400

    X = 2400/50

    X = 48 pedras

  • Questão muito parecida com a do ENEM 2019 PPL N° 162....

    Para decorar sua casa, uma pessoa comprou um vaso de vidro em forma de um paralelepípedo retangular, cujas medidas internas são: 40 cm de comprimento, 35 cm de largura e 60 cm de altura. Em seguida, foi até uma floricultura e escolheu uma planta aquática para colocar nesse vaso. Segundo uma proposta do gerente do local, essa pessoa avaliou a possibilidade III de enfeitar o vaso colocando uma certa quantidade de pedrinhas artificiais brancas, de volume igual a 100 cm3 cada uma delas, que ficarão totalmente imersas na água que será colocada no vaso. O gerente alertou que seria adequado, em função da planta escolhida, que metade do volume do vaso fosse preenchido com água e que, após as pedrinhas colocadas, a altura da água deveria ficar a 10 cm do topo do vaso, dando um razoável espaço para o crescimento da planta. A pessoa aceitou as sugestões apresentadas, adquirindo, além da planta, uma quantidade mínima de pedrinhas, satisfazendo as indicações do gerente.

    Nas condições apresentadas, a quantidade de pedrinhas compradas foi?

    Acho que as questões do ppl se repetem apenas no ppl. Acho né !!!

  • Thiago, o INEP possui um banco enorme de questões. As questões do ENEM e do PPL saem de lá. Se fizer todas disponiveis aqui no qconcursos, verá que há um ENORME padrão. Mudam as histórias, mas o conteúdo é quase sempre igual, com pequenas variações.

  • Volume do paralelepípedo:

    Vp = 40 • 15 • 20

    Vp = 12000 cm³

    A questão informou que está sendo utilizado a metade, então, 6000 cm³. Isso significa que foi utilizado metade da altura (10 cm).

    Foi dito também que é preciso deixar 6 cm sem a água, então, 4 cm será as pedrinhas.

    6000 cm³ — 10 cm

    x cm³ — 4 cm

    x = 2400 cm³

    Cada pedrinha tem 50 cm³.

    Qtd = 2400 / 50

    Qtd = 48

    Alternativa A.

  • Q1276519 é idêntica a essa e de 2019

  • Volume antigo = 12000

    Metade do volume = 6000

    14 (altura nova) * 40 * 15 = 8400

    8400-6000= 2400

    2400/50

    = 48 pedrinhas

    Fiz assim, será q ta certo?


ID
2664196
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O Brasil desenvolveu técnicas próprias de plantio e colheita de cana-de-açúcar, tornando-se o maior produtor mundial. Cultivando novas variedades, foram produzidas, na safra 2010/2011, 624 milhões de toneladas em 8,1 milhões de hectares. Houve um substancial ganho de produtividade (em toneladas por hectare) quando se compara com a de décadas atrás, como a da safra 1974/1975, que foi de 47 toneladas por hectare.


Disponível em: www2.cead.ufv.br. Acesso em: 27 fev. 2011 (adaptado).


De acordo com dados apresentados, qual foi o valor mais aproximado da taxa de crescimento da produtividade de cana-de-açúcar, por hectare no Brasil, da safra 1974/1975 para a safra 2010/2011?

Alternativas
Comentários
  • https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2014-segunda-aplicacao/segundo-dia/o-brasil-desenvolveu-tecnicas-proprias-de-plantio-e-colheita-de-cana-de-acucar-tornando-se-o-maior/

  • NO período DE 74/75  

    1H ___47 T=

    8,1H__,_x=

    x = 380,7 MILHÕES dE hectário ; logo=

     taxa de crescimento da produtividade de cana-de-açúcar 10/11;=

    6 240 000 -  3 807 000 / 3 807 000 * 100¨% =

    =~64%

     

     

  • GABARITO LETRA C

    Primeiro se divide 624 milhões de toneladas por 8,1 milhões de hectares

    Vai dar 77 toneladas por hectare

    Subtraia 77 por 47. Vai dar 30

    Agora basta dividir 30 por 47 que da 0,63

    Multiplique 0,63 por 100 = 63,82

    É o mais próximo de 64

  • Primeiro devemos encontra o total de toneladas por hectare na safra de 2010/2011 e para isso basta dividir o total de toneladas de cana cultivava pelo numero de hectares:

    624/ 8 ,1 = 77

    Agora Subtraimos desse valor as 47 toneladas de 1974/ 1975 para acha o quanto aumentou:

    77 _ 47 = 30

    Agora para acha o percentual de aumento basta fazer uma regra de três simples:

    47 _________ 100%

    30 __________ x%

    47x = 300

    x = 300/ 47

    x ~_ 64

    Temos como resposta correta a alternativa C)

  • Estar sendo pedido um valor aproximado. Nesse caso sera usado números aproximados nos cálculos.

    Duas regras de tres simples.

    624 000 000 -----------8 100 000 hectares

    x-----------------1 hectare

    8 100 000x = 624 000 000

    X = 6240/81

    X = 77

    De 1974/1975 para 2010/2011 houve um aumento de 30 toneladas.

    O objetivo é descobrir qual o porcentual de aumento 30 toneladas representa.

    47 toneladas--------100%

    30 toneladas---------x

    47x = 3000

    X = 3000/47

    X = 64%

    Letra C


ID
2664202
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um procedimento padrão para aumentar a capacidade do número de senhas de banco é acrescentar mais caracteres a essa senha. Essa prática, além de aumentar as possibilidades de senha, gera um aumento na segurança. Deseja-se colocar dois novos caracteres na senha de um banco, um no início e outro no final. Decidiu-se que esses novos caracteres devem ser vogais e o sistema conseguirá diferenciar maiúsculas de minúsculas.


Com essa prática, o número de senhas possíveis ficará multiplicado por

Alternativas
Comentários
  • Simples, temos dois novos caracteres que podem ser AEIOU ou aeiou, sendo assim, temos 10 possibilidades de letras (AEIOUaeiou) em cada caractere.  o que torna 10^2

  • tão facil que pensei que fosse pegadinha...

     

  • as vogais são: A, E, I, O e U, são 5, como o sistema diferencia as maiúscula de minusculas, temos 10 opções.

    como são duas caracteres a serem adicionadas. temos:

    10.10, que é 100.

  • Possibilidades totais: A E I O U + a e i o u (10), adicionados no inicio e no final (2). Assim, 10² = 100.

    LETRA A

  • 10 x senhas x 10

    100 x senhas

    Logo, o número de senhas possíveis será multiplicado por 100.

  • 10 x senhas x 10

    100 x senhas

    Logo, o número de senhas possíveis será multiplicado por 100.

  • Temos que a nova senha será no formato:

    _xxxxx_

    No inicio e no final, usaremos apenas vogais, ou seja, 5 possibilidades. Porém, existe a diferença entre vogais maiúsculas e minúsculas. Ou seja, agora temos 10 possibilidades: a, e, i, o, u, A, E, I, O, U.

    Por fim, teremos 10 possibilidades para o inicio e 10 para o final:

    10xxxxx10 = 100 vezes o número de senhas antigas.

    Letra A

  • Cheguei no resultado, porém não tive confiança nele. Ao fazer 10.10 em uma senha de x caracteres, eu não estou contando duas vezes senhas iguais?

    Como por exemplo: a¹xxxxa² e a²xxxxa¹ ?

  • Teoricamente, é uma pegadinha kkk

    Pq quando ele que o sistema vai distinguir maiúscula de minúscula, dá uma ideia de que n pode repetir a vogal do inicio no final

  • A princípio fiquei em dúvida em relação a saber se poderia ou não repetir o mesmo caractere, porém, reli novamente o texto e cheguei a conclusão de que não é necessário e marquei mesmo assim com dúvida a letra A kkkk vai que né KKK não duvido nada do Enem, pois se não pudesse repetir aí seria multiplicado por 90

  • entendo dois NOVOS caracteres como dois caracteres diferentes :( marquei 90

  • Boa tarde. Para que pudéssemos responder essa questão, era só atentar-se ao enunciado, pois, ele mesmo fala que as maiúsculas também serão distinguidas.


ID
2664205
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

André, Carlos e Fábio estudam em uma mesma escola e desejam saber quem mora mais perto da escola. André mora a cinco vinte avos de um quilômetro da escola. Carlos mora a seis quartos de um quilômetro da escola. Já Fábio mora a quatro sextos de um quilômetro da escola.


A ordenação dos estudantes de acordo com a ordem decrescente das distâncias de suas respectivas casas à escola é

Alternativas
Comentários
  • Distância em relação a 1 km:

    ANDRÉ 5/20 = 0,25
    CARLOS 6/4 = 1,5
    FÁBIO 4/6 = 0,66

    Em ordem decrescente:
    1,5 (Carlos)
    0,66 (Fábio)
    0,25 (André)

    Alternativa: d

     

  • Eu fiz por comparação de fração e deu errado :/ achei que pudesse resolver esse tipo de questão assim 

  • Rafael Ribeiro, é possível comparar sim, eu fiz assim, mas pra isso vc precisa igualar os denominadores.

    André -> 5/20 = 1/4

    Carlos -> 6/4

    Fábio -> 4/6 = 2,6/4

    Agora sim podemos dizer que C>F>A = 6/4 > 2,6/4 > 1/4

  • Dados:

    André = 5/20

    Carlos = 6/4

    Fábio = 4/6

    - Primeiro passo é igualar as bases (o número que fica em baixo), para isso precisamos fazer o MMC (menor múltiplo comum) deles:

    20, 6, 4 | 2

    10, 3, 2 | 2

    05, 3, 2 | 2

    05, 3, 1 |3

    05, 1, 1 |5

    01, 1, 1 | 2*2*2*3*2= 60  (logo, o menor múltiplo comum das bases é 60.)

    - Agora temos que mutiplicar cada base por algúm valor que o resultado seja 60 (pra achar n tem jeito, vc vai ter que testar com vários números até achar)

    André:

    5/20 (base 20)

    20*3= 60 (base igualada a 60)

    o mesmo valor que for multiplicado em baixo DEVE ser multiplicado em cima tb, logo: 5*3/20*3 = 15/60

    Carlos:

    6/4 (base 4)

    4*15= 60 (base igualada a 60)

    6*15/4*15= 90/60

    Fábio: 4/6 (base 6)

    6*10= 60 (base igualada a 60)

    4*10/6*10= 40/60

    - Então temos os seguintes valores:

    André= 15/60

    Carlos= 90/60

    Fábio= 40/60

    Como as bases são iguais é só colocar os números de cima (15, 90 e 40) em ordem DECRESCENTE (maior para o menor) como pede o exercício:

    90>40>15

    Resposta: Carlos, Fábio e André.

    :)

  • eu fiz por comparação de fração, o que possui maior denominador está dividido em mais partes logo a razão é menor e o que possui menor denominador está dividido em menos partes logo possui maior e razão. nesse sentido, ele quer em ordem decrescente (do maior para o menor) assim vamos pegar o que possuir menor denominador que possui manor razão ,nesse caso: carlos,Fabio e Andre.

  • 18/12 C , 8/12 F e 3/12 A. MED VEM PRO PAPAI.

  • Eu juro que li ordem crescente =/

  • DECRESCENTE.

    1 km = 1000 metros

    5/20 de 1000 = 250 metros => André

    6/4 de 1000 metros = 1500 metros => Carlos

    4/6 de 1000 metros = 666,,6 metros => Fábio

    1500 metros => Carlos

    666,6 metros => Fábio

    250 metros => André

    Em ordem decrescente (do maior para o menor):

    Carlos, Fábio, André

    Letra D

  • 1 Km —— 1000 m

    Então...

    5/20 de 1000 = 250

    6/4 de 1000= 1.500

    4/6 de 1000= 666,6

    ordem decrescente.....

    Carlos - 1.500

    Fábio - 666,6

    André - 250

    :)

  • Questão muito simples, veja só:

    5/20 = 0,25 André

    6/4= 1,5 Carlos

    4/6= 0,6666.... Fábio

    Nesse caso, é só compararmos os resultados:

    Carlos obviamente seria o primeiro, visto que, 1,5 é o maior resultado - maior distância

    Fábio o segundo, e André o terceiro.

    Letra D) Carlos, Fábio e André

  • basta simplificar 5/20 = 1/4

    6/4= 3/2

    4/6= 2/3

    ou seja : 3/2 , 2/3 , 1/4

  • André = 5/20 --- simplificado ----- 5/5

    Carlos= 6/4 --- 3/2

    Fabio= 4/6 --- 2/3

    coloca os denominadores em ordem

    C- 3/2

    F- 2/3

    A- 5/5

  • André: 5/20 simplificando por 5 = 1/4= 0,20

    Carlos: 6/4 simplificando por 2-=3/2= 1,5

    Fábio: 4/6 simplificando por 2 = 2/3= 0,66..

    Portanto Carlos, Fábio, André.


ID
2664211
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

    Um clube de futebol abriu inscrições para novos jogadores. Inscreveram-se 48 candidatos. Para realizar uma boa seleção, deverão ser escolhidos os que cumpram algumas exigências: os jogadores deverão ter mais de 14 anos, estatura igual ou superior à mínima exigida e bom preparo físico. Entre os candidatos, 7/ 8 têm mais de 14 anos e foram pré-selecionados. Dos pré-selecionados, 1/ 2 têm estatura igual ou superior a mínima exigida e, destes, 2/ 3  têm bom preparo físico.


A quantidade de candidatos selecionados pelo clube de futebol foi 

Alternativas
Comentários
  • Total de candidatos:48

    Primeira exigência:7/8x48=42 candidatos com mais de 14 anos que foram pré-selecionados

    Segunda exigência:1/2x42=21 dos candidatos pré-selecionados que têm estatura igual ou superior a mínima exigida

    Terceira exigência:2/3x21=14 têm bom preparo físico

    Letra B

  • seguindo os parametros:

    maior de 14>>>>>>>>>>>>>>>>> 7/8. 48 = 42 pessoas, ou seja, apenas 42 são maiores de 14 anos

    altura>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>1/2.42 = 21 pessoas passaram pelo exame de altura.

    fisico>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>2/3.21 = 14 pessoas passaram pelo exame de preparo físico.

    Letra B.

  • De 48, 7/8 têm mais de 14 anos e foram pré-selecionados:

    7/8 * 48/1 = 336/8 = 42

    Dos pré-selecionados (42), 1/2 têm estatura igual ou superior a mínima exigida:

    1/2 * 42/1 = 42/2 = 21

    Destes (21), 2/3 têm bom preparo físico:

    2/3 * 21/1 = 42/3 = 14

  • 48 => total

    7/8 de 48 = 42

    1/2 de 42 = 21

    2/3 de 21 = 14

    Foram selecionados 14 candidatos.

    Letra B

  • Bom, o que fiz foi o seguinte:

    Observei que a questão fala que 7/8 se encaixam na primeira exigência, destes, 1/2 se encaixam na segunda e, dess forma, 2/3 encaixam-se na ultima característica. Sendo assim, temos:

    7/8 de 1/2 de 2/3, ou seja:

    7/8 . 1/2 . 2/3 = 7/24

    E, por sua vez, temos de encontrar 7/24 de 48

    .: 7/24 . 48/1 = 336/24 = 14.

  • Com regra de três e proporcionalidades, se consegue fazer tudo nesse exercício.

    Exemplo:

    7 ------ x

    8 ------ 48

    8.x = 7.48

    Aí é só fazer o mesmo processo com o resultado juntando com as outras frações.

  • 1/2 de 7/8

    Depois 2/3 do resultado

    No fim, você terá 7/24, descubra quanto vale 7/24 de 48 e terá o resultado, sem mistério.

  • 7/8 de 48 = 42 foram pré-selecionados

    1/2 de 42 = 21 dos 42 tinham boa estatura

    2/3 de 21 = 14 tinham bom preparo físico

    Letra b.

  • 7/8 x 48/1 = 336/8= 42

    1/2 x 48/1 = 48/2= 24

    2/3 x 48/1 = 96/3 = 32

    42 + de 14 1/2 pre-selecionados 42-24= 18

    2/3 tem bom preparo 32-18= 14

  • Eu fiz assim:

    7/8 . 48 = 42

    Ou seja, 42 alunos têm mais de 14 anos.

    1/2 de 42 = 21

    2/3 de 21 = 12


ID
2664214
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Barras de cobre cilíndricas são utilizadas para fazer aterramentos elétricos.

Durante a instalação de um chuveiro, uma pessoa utilizou uma barra de aterramento de densidade p, massa m, diâmetro D = 2R e altura h.

Para fazer um novo aterramento, essa pessoa utilizou uma barra com a mesma densidade, mas com o dobro da massa e o dobro do diâmetro em relação à usada no chuveiro.

A densidade é dada por p = m/ v e o volume da barra cilíndrica é V = π . R2 . h.

Qual a relação da altura da barra utilizada no novo aterramento comparada àquela utilizada no aterramento do chuveiro?

Alternativas
Comentários
  • Relação da barra antes:

    p= m/v e v=  π.R².h <=> h= v/ π.R²

    Relação da barra depois:

    p= 2m/2v <=> embora ele só tenha dito que dobrou a massa, indiretamente ele lhe forneceu que dobrou o volume, pois a densidade continuou a mesma.

    2v=  π.(2R)².h'

    2v=  π.4R².h'

    h'= v/ π.2R² <=> h'= 1/2 . v/ π.R² <=> h'= 1/2 . h

    Letra B

  • Temos que o volume da barra original é V = pi.R^2.h. Substituindo na expressão da densidade encontramos:

    P = m/V = m/pi.R^2.h

    Agora, vamos calcular o volume da nova barra:

    V = pi.R^2.H

    V = pi.(2.R)^2.H => V = 4.pi.R^2.H. Substituindo na expressão da densidade encontramos:

    P = m/V = 2.m/4.pi.R^2.H = m/2.pi.R^2.h

    m/pi.R^2.h = m/2.pi.R^2.H

    1/h = 1/2.H => H = h/2 => metade

    Letra B

    Fonte: descomplica

  • Caso tenha muita dúvida na resolução, utilize valores !

    d=1; m=1; v=1.

    d= m/v assim: 1=1/1

    V= π * R² * h

    v= π * 1² * 1

    v= 1

    Depois:

    1=2m/v , então V= 2

    V= π * R² * h

    2= π * 2² *h

    2= 4 *h

    h= 1/2


ID
2664217
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos, mas aproximadamente 64 toneladas de cada 100 toneladas que se produz são perdidas ao longo da cadeia produtiva. Em relação ao total de alimentos produzidos, a perda de alimentos é distribuída da seguinte forma: 20 toneladas na colheita, 8 toneladas no transporte e armazenamento, 15 toneladas na indústria de processamento, 1 tonelada no varejo e 20 toneladas no processamento culinário e hábitos alimentares.


Disponível em: www.bancodealimentos.org.br. Acesso em: 26 out. 2011 (adaptado).


De acordo com os dados apresentados, os alimentos que são perdidos no processamento culinário e nos hábitos alimentares representam qual porcentagem em relação ao total de alimentos que são perdidos no país?

Alternativas
Comentários
  • Temos que 20 toneladas são perdidas no processamento culinário e nos hábitos alimentares

    e 64 toneladas são perdidas ao todo. Queremos saber a porcentagem que essas 20 toneladas representam do todo, que são 64 toneladas.

    20/64 = 5/16 = 0,3125

    Em %:

    0,3125 * 100 = 31,25%

    Equipe Descomplica

  • Como a questao pede o percentual de produtos gastos nos processamentos culinarios e nos habitos alimentares em relacao aos alimentos perdidos no pais , entao 64 tonaleladas equivalerá a 100% e com isso faremos uma regra de três para encontrarmos a porcentagem equivalente a 20 toneladas:

    64 ________ 100%

    20 ________ x%

    64 x = 2000

    x = 2000/ 64

    x = 31, 25

    Como resposta correta temos a letra C)

  • Em relação ao total de alimentos que são perdidos.

    64 toneladas são perdidas.

    20 toneladas são de processamentos culinários e hábitos alimentares.

    64------100%

    20------x

    64x = 2000

    X = 2000/64

    X = 31,25%

    Letra C

  • Nossa, lembra uma outra questão do enem...

    Ano: 2016 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: 

    O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos e é também um dos campeões mundiais de desperdício. São produzidas por ano, aproximadamente, 150 milhões de toneladas de alimentos e, desse total, 2/3 são produtos de plantio. Em relação ao que se planta, 64% são perdidos ao longo da cadeia produtiva (20% perdidos na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento, 1% no varejo e o restante no processamento culinário e hábitos alimentares).

    Disponível em: www.bancodealimentos.org.br. Acesso em: 1 ago. 2012.

    O desperdício durante o processamento culinário e hábitos alimentares, em milhão de tonelada, é igual a...

  • 64 ________ 100%

    20 ________ x%

    64 x = 2000

    x = 2000/ 64

    x = 31, 25


ID
2664220
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um confeiteiro deseja fazer um bolo cuja receita indica a utilização de açúcar e farinha de trigo em quantidades fornecidas em gramas. Ele sabe que uma determinada xícara utilizada para medir os ingredientes comporta 120 gramas de farinha de trigo e que três dessas xícaras de açúcar correspondem, em gramas, a quatro de farinha de trigo.


Quantos gramas de açúcar cabem em uma dessas xícaras?

Alternativas
Comentários
  • 4 xícaras de f. trigo = 480

    480/3= 160

    Resp: D

  • Com essa questão, tem de tomar cuidado. Não se aplica a regra de três.


    Se 4 xícaras de trigo equivale a 3 açúcar, basta mutiplicar a quantidade de uma xícara de trigo por 4. O resultado é o equivalente a três xícaras de açúcar. Pra saber quanto tem em cada uma, divide-se o resultado por três.

  • 3 Xícaras de açúcar = 4 Xícaras de Farinha

    Xícara de açúcar = 4/3 Xícaras de Farinha

    Xícara de açúcar = 4/3*120

    Xícara de açúcar = 160 g

  • X->quantidade em grama para cada xícara de farinha

    Y->quantidade em grama para cada xícara de açúcar

    OBS: são quantidades diferentes,pois as duas substancias possuem densidades distintas

    3.Y=4.X

    Sabemos que 1 xícara de farinha equivale a 120 g.Então, X=120 g

    3.Y=4.120

    Y=160 g

  • 1 xicara => 120 gramas de farinha de trigo.

    3 xicaras de açúcar correspondem a quatro de farinha de trigo.

    120 x 4 = 480 gramas

    3 xicaras--------480 g

    1---------------x

    3x = 480

    X = 480/3

    X = 160 gramas

    Letra D

  • Pq nessa questão se utilizar regra de três não dá certo?

  • Pelo enunciado, sabemos que 3 xícaras de açúcar tem o mesmo peso que 4 xícaras de farinha, e cada xícara de farinha pesa 120 g.

    3 xícaras de açúcar = 4 xícaras de farinha de trigo

    3 xícaras de açúcar = 4 * 120 g = 480 g

    1 xícara de açúcar = 480 g/3 = 160 g

  • 3x=4.120

    3x=480

    x=480/3

    x=160