-
-
até a professora teve dificuldades para afirmar que o item B estava errado.
questão confusa com duas respostas possíveis (letra A ou B)
-
Gab: A
O Padre quer provocar o interesse dos fiéis sobre o conteúdo que será abordado no sermão.
Não faz sentido ser a LETRA B, porque ele não quer CONDUZIR o leitor a pensar como ele, o que ele quer é levar o leitor a REFLETIR, porque ele também está "refletindo".
-
''Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão''.
-
“Sermão da Sexagésima” é um texto pertencente ao Barroco conceptista, marcado, não só pelo requinte, mas também por estratégias argumentativas e discursivas sofisticadas. Padre Antônio Vieira precisava passar conceitos por meio de seus textos e precisava prender a atenção de seus interlocutores e a sucessão de interrogações dá conta disso: a progressão textual gradativa marcada por elas desperta a atenção dos ouvintes/leitores.
Questão A
-
Em nenhum momento Padre Antônio Vieira afirma que a causa das pregações não serem eficazes é o tema por elas abordado, o que, caso ocorresse, seria motivo de uma reflexão por parte dos fiéis.
É certo que as perguntas podem conduzi-los (os fiéis) a uma reflexão, entretanto, não está claro especificamente o conteúdo dessa reflexão.
Inclusive, há um trecho em que se diz que os pregadores pregam a "palavra de Deus", mas que mesmo assim os "frutos" são insuficientes:
"Pois se tanto se semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto?"
Sendo assim, o problema não está na palavra, mas sim nos PREGADORES.
A alternativa que mais se encaixa é a letra A.
-
PESSOAL!!! percebam que ele só introduziu o que irá discutir no seu sermão, por isso não é a letra "B". Ele deixa vácuos no seu diálogo para que instigue a atenção de todos e não para eles fazerem reflexão, pois no finalzinho deste trecho diz que vai discutir aquilo tudo.
RESPOSTA: LETRA "A"
-
Qual a dúvida? Ele fez perguntas que servem de base para discutir o assunto. Esse gancho argumentativo a gente estuda em redação, quando fazemos perguntas que vão consubstanciar toda a nossa dissertação. No caso do padre, o sermão.
Só pode ser a "A".
-
''Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão.'
Ele engrandece os questionamentos para oferecer uma resposta apenas no sermão, para despertar a curiosidade e te fazer ficar, é como um anúncio na internet em que a pessoa oferece algo incrível e depois diz ''se você quer saber mais, clique aqui''.
Gabarito: A
-
Fui de E,errei.
Não marquei A porque não provoca a NECESSIDADE,visto que algo necessário,para mim,é comer e beber,por exemplo.