SóProvas


ID
2664055
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sermão da Sexagésima


Nunca na Igreja de Deus houve tantas pregações, nem tantos pregadores como hoje. Pois se tanto se semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto? Não há um homem que em um sermão entre em si e se resolva, não há um moço que se arrependa, não há um velho que se desengane. Que é isto? Assim como Deus não é hoje menos onipotente, assim a sua palavra não é hoje menos poderosa do que dantes era. Pois se a palavra de Deus é tão poderosa; se a palavra de Deus tem hoje tantos pregadores, por que não vemos hoje nenhum fruto da palavra de Deus? Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão. Quero começar pregando-me a mim. A mim será, e também a vós; a mim, para aprender a pregar; a vós, que aprendais a ouvir.

VIEIRA, A. Sermões Escolhidos, v. 2. São Paulo: Edameris, 1965

No Sermão da sexagésima, padre Antônio Vieira questiona a eficácia das pregações. Para tanto, apresenta como estratégia discursiva sucessivas interrogações, as quais têm por objetivo principal

Alternativas
Comentários
  • até a professora teve dificuldades para afirmar que o item B estava errado.

    questão confusa com duas respostas possíveis (letra A ou B)

  • Gab: A


    O Padre quer provocar o interesse dos fiéis sobre o conteúdo que será abordado no sermão.

    Não faz sentido ser a LETRA B, porque ele não quer CONDUZIR o leitor a pensar como ele, o que ele quer é levar o leitor a REFLETIR, porque ele também está "refletindo".




  • ''Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão''.

  • “Sermão da Sexagésima” é um texto pertencente ao Barroco conceptista, marcado, não só pelo requinte, mas também por estratégias argumentativas e discursivas sofisticadas. Padre Antônio Vieira precisava passar conceitos por meio de seus textos e precisava prender a atenção de seus interlocutores e a sucessão de interrogações dá conta disso: a progressão textual gradativa marcada por elas desperta a atenção dos ouvintes/leitores.

    Questão A

  • Em nenhum momento Padre Antônio Vieira afirma que a causa das pregações não serem eficazes é o tema por elas abordado, o que, caso ocorresse, seria motivo de uma reflexão por parte dos fiéis.

    É certo que as perguntas podem conduzi-los (os fiéis) a uma reflexão, entretanto, não está claro especificamente o conteúdo dessa reflexão.

    Inclusive, há um trecho em que se diz que os pregadores pregam a "palavra de Deus", mas que mesmo assim os "frutos" são insuficientes:

    "Pois se tanto se semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto?"

    Sendo assim, o problema não está na palavra, mas sim nos PREGADORES.

    A alternativa que mais se encaixa é a letra A.

  • PESSOAL!!! percebam que ele só introduziu o que irá discutir no seu sermão, por isso não é a letra "B". Ele deixa vácuos no seu diálogo para que instigue a atenção de todos e não para eles fazerem reflexão, pois no finalzinho deste trecho diz que vai discutir aquilo tudo.

    RESPOSTA: LETRA "A"

  • Qual a dúvida? Ele fez perguntas que servem de base para discutir o assunto. Esse gancho argumentativo a gente estuda em redação, quando fazemos perguntas que vão consubstanciar toda a nossa dissertação. No caso do padre, o sermão.

    Só pode ser a "A".

  •  ''Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão.'

    Ele engrandece os questionamentos para oferecer uma resposta apenas no sermão, para despertar a curiosidade e te fazer ficar, é como um anúncio na internet em que a pessoa oferece algo incrível e depois diz ''se você quer saber mais, clique aqui''.

    Gabarito: A

  • Fui de E,errei.

    Não marquei A porque não provoca a NECESSIDADE,visto que algo necessário,para mim,é comer e beber,por exemplo.