SóProvas


ID
2664451
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A fim de apoiar as demandas internas da instituição em que trabalha e auxiliar o pesquisador que a ela recorre em busca de subsídios, o arquivista deve conhecer profundamente o potencial informativo da documentação sob seus cuidados. Para tanto, precisa realizar pesquisas na área de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    História ADMINISTRATIVA - registra de maneira concisa informações relacionadas à história da entidade coletiva, família ou pessoa produtora da unidade de descrição, consequentemente, revelando o potencial informativo da documentação (=marcos históricos que a documentação passou e não daos acontecimentos históricos da entidade);

    CUIDADO - Tentaram confundir com história arquivística (que é o registro da história/informações a respeito do processo de produção e acumulação do acervo);

     

    História ARQUIVÍSTICA – metadado que oferece informações e referenciais sistematizadas SOBRE a história da produção e acumulação da unidade de descrição, bem como sobre a sua custódia (ISDF);


    (CESPE/FUB/2015) O elemento de descrição designado de história arquivísticadeve ser utilizado no registro conciso de informações relacionadas à história da entidade coletiva (Errado, história arquivísticaé um metadado que oferecer informações e referenciais sistematizadas sobre a história da produção e acumulação da unidade de descrição, bem como sobre a sua custódia).

    (CESPE/MPOG-ARQ/2015) De acordo com a norma brasileira de descrição arquivística, informações sobre a história da unidade de descrição, desde que sejam significativas para a autenticidade, integridade e interpretação dessa unidade, serão incluídas no elemento história arquivística (Certo).

  • A primeira ação do arquivista, seja para buscar subsídios para auxiliar o pesquisador, como exemplifica a questão, ou para fazer um diagnóstico da situação atual, propor alternativas ou qualquer outra ação, é conhecer a história da instituição. 

    a) Perícia forense é a atividade de desvendar pistas de crimes, o que não corresponde às atividades arquivísticas. Errada.
    b) Gestão do conhecimento é uma expertise necessária ao arquivista, mas não fornece os elementos necessários para fornecer as informações da instituição. Errada.
    c) Comunicação é a ação de transmitir uma mensagem. Errada.
    d) É uma parte da psicologia que estuda as pessoas a partir de diversas vertentes. Errada.
    e) Essas informações serão essenciais para se entender o estado atual da documentação, suas mudanças ao longo do tempo, possíveis dispersões e acumulações, estado de conservação, procedimentos de gestão aplicados ou não, entre outras características. Certa. 

    Gabarito do Professor: E