SóProvas


ID
266461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de noções básicas da metodologia e do sistema contábil,
julgue o item a seguir.

O exercício social das empresas regidas pela Lei das Sociedades Anônimas deve ter a duração de um ano, ainda que seu intervalo não coincida com o ano civil, ressalvados os casos em que a entidade esteja em seu primeiro ano de operação ou tenha acabado de sofrer alteração estatutária.

Alternativas
Comentários
  • Exercício Social
            Art. 175. O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.
            Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.

    Lei 6404/76
  • Eu errei a questão, pois pensei no parágrafo único do art. 179 da lei 6404/76 que diz:

    "Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo"


    Mas viajei aí né??? Abçs
  • ilmb,

    Não viajou não, você só fez uma pequena confusão, mas é importante lembrar do ciclo operacional nessa hora, mostra que você conhece a legislação. O exercício social desse tipo de empresa (com ciclo operacional maior que 1 ano) continua sendo de 1 ano. O que muda é que ela, ao invés de classificar seus itens de acordo com o exercício social, classificará seus itens de acordo com o ciclo operacional. Portanto, fique atento para não confundir uma coisa com a outra. Exercício social continua sendo de 1 ano e classificação dos itens de acordo com o ciclo operacional.

    Abraço.
  • Eu errei essa questão por não ter conhecimento deste trecho " .. os casos em que a entidade esteja em seu primeiro ano de operação..."
  • Questão bacana. O exercício social poderá ter duração inferior a 1 ano nas seguintes hipóteses: ni ano da constituição da empresa e em caso de alteração estatutária. Lembrando que a banca pode colocar "exercício financeiro", que jamais poderá ser inferior a 1 ano e outra o mesmo deve coincidir com ano civil.
  • Quando a empresa está no 1 ° ano de operação OU quando a mesma sofre uma alteração estatutária ela pode ter a duração do exercício social diferente de um ano.

    A questão encontra-se CERTA com base no art. 175 § único da Lei 6.404/76 - a famigerada Lei das S/A.

  • CERTO

    De acordo com a Lei nº 6.404/76 (Lei das S.A.), as demonstrações financeiras deverão ser publicadas pela empresa, ao final de cada exercício social, devendo evidenciar, com clareza, a situação da companhia e as mutações patrimoniais ocorridas durante um determinado período. É válido ressaltar que o exercício social terá a duração de 1 ano (podendo ser diferente de 1 ano na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária) e sua data de término será fixada no estatuto da empresa. Desse modo, percebe-se que não há obrigatoriedade de o exercício social seguir o ano-calendário. 


  • LEI 6404/76

      Art. 175. O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.        

     Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.


    Só para deixar a base na lei das afirmações dos colegas.

    abs

    =]

  • Lei 6.404/ 76 - Art. 175 - O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.


    Parágrafo único: Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.

  • Correto. De acordo com a lei 6404 o exercício social terá duração de 1 ano e a data do término será fixada no estatuto da companhia. Na Constituição da Companhia ( primeiro ano de operação) e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.

    Obs: Realmente não precisa coincidir com o calendário civil. 

  • E OS ESTALEIROS QUE TEM SEU EXERCÍCIO SOCIAL DIVERSOS, VISTO QUE SEU TEMPO DE CONSTRUÇÃO DE UM NAVIO É MAIOR QUE UM ANO E ELES TBM SÃO S/A ???

  • Exercício Social: Conceito

    1) Pergunta:

    Qual é o conceito de exercício social para fins contábeis?

    2) Resposta:

    O exercício social é o período no qual as entidades deverão elaborar as Demonstrações Financeiras, também chamadas de Demonstrações Contábeis. Esse período deverá ter duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no Estatuto Social, conforme se depreende da leitura do artigo 175 da Lei nº 6.404/1976, in verbis:

    Art. 175. O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.

    Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.

     

    Nosso Código Civil (CC/2002) também prevê em seu artigo 1.179 que o empresário e a sociedade empresária deverão elaborar Balanço Patrimonial (BP) anualmente, porém, não fixou data para início ou término do exercício social:

     

    Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

    § 1o Salvo o disposto no art. 1.180, o número e a espécie de livros ficam a critério dos interessados.

    § 2o É dispensado das exigências deste artigo o pequeno empresário a que se refere o art. 970.

     

    Portanto, temos que o exercício social das entidades poderá ser:

    coincidente com o ano civil, ou seja, de 01 de janeiro à 31 de dezembro de cada ano; ou

    não coincidente com o ano civil, desde que compreendido o período de um ano.

    Não coincidir o exercício social com o ano civil pode ser bom para àquelas empresas cujas operações comerciais são sazonais, pois permite que elas apresentem suas Demonstrações Contábeis na época em que seu patrimônio e os resultados das suas atividades estejam melhor representados.

    Base Legal: Art. 175 da Lei nº 6.404/1976 e; Art. 1.179 do CC/2002 (Checado pela Tax Contabilidade em 18/04/17).

    fonte: http://www.tax-contabilidade.com.br/pergResps/pergRespsIndex.php?idPergResp=1235

  • CERTA

     

    O exercício social terá duração, em regra, de um ano, salvo nos casos de: constituição da empresa ou alteração estatutária, que poderá ter prazo diverso.

  • Lei 6.404/76

    Art. 175. O exercicio social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.

     Parágrafo único. Na   constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária     o exercicio social poderá ter duração diversa.

  • Em regra, o exercício social terá duração de um ano.

    exceção se dá em casos de constituição da entidade ou alteração estatutária, em que o exercício poderá ter duração diversa.

    Parágrafo único - Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo. 

  • Em 2018 na prova do STM caiu uma questão idêntica que ajuda a reforçar o entendimento. Segue abaixo

    Para fins de levantamento do balanço patrimonial e outras demonstrações financeiras, o exercício social deve ter a duração de um ano, mas, na constituição da entidade e quando de alterações estatutárias, a duração do exercício poderá ser diferente → CERTO

  • Certo

    Essa mesma questão caiu na prova abaixo:

    Q244704

    A data fim do exercício social não coincide, necessariamente, com a data fim do ano civil.

    CORRETA O exercício financeiro necessariamente não tem que coincidir com o ano ... 01 ano, sendo a data do seu término fixada no estatuto ou Contrato Social ... A duração do exercício social não precisa coincidir com o ano civil.

  • pensava que no caso de encerramento da empresa também teria exercício social com duração inferior a um ano.

  • Gabarito: Certo

    Lei nº 6.404/76

    Art. 175. O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.

    Parágrafo único: Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.

  • De acordo com o art. 175, o exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto. Entretanto, na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa. 

  • Que questão massa pQP

  • O que me matou foi isso " que a entidade esteja em seu primeiro ano de operação"

  • No meu ponto de vista essa questão é incoerente, pois olha o que diz a Lei

    Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa, OU SEJA, é uma faculdade eu alterar o meu exercício Social.

    ressalvados os casos em que a entidade esteja em seu primeiro ano de operação ou tenha acabado de sofrer alteração estatutária. (Questão)

    Já a questão deixa um obrigação, que se eu alterar ou estiver no primeiro ano, então, obrigatoriamente, meu exercício será diferente.

  • Sem choro:

    Entretanto,

    na

    constituição da

    companhia

    e nos

    casos

    de alteração

    estatutária

    o

    exercício

    social poderá

    ter

    duração

    diversa.

    Gabarito: Certo

    @cafejuridicobr

  • O exercício social das empresas regidas pela Lei das Sociedades Anônimas deve ter a duração de um ano, ainda que seu intervalo não coincida com o ano civil, ressalvados os casos em que a entidade esteja em seu primeiro ano de operação ou tenha acabado de sofrer alteração estatutária.

    Marquei errado pq achei estranho esse termo "intervalo...". Considerei como se fosse o ciclo operacional.

    Aquele tipo de redação que o gabarito fica a gosto do freguês.

    Segue o jogo.

  • CERTO

    (REGRA) O exercício social terá duração de 1 ano.

    (Exceção) na constituição da entidade OU alteração estatutária, o exercício poderá ter duração DIVERSA.

  • Lei 4320. ... Atualmente, no Brasil, o exercício financeiro coincide com o ano civil (01 de janeiro a 31 de dezembro) por força do que determina a Lei 4.320