SóProvas


ID
266467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de noções básicas da metodologia e do sistema contábil,
julgue o item a seguir.

O conceito da chamada entidade em marcha, originado do pressuposto de que toda entidade deve concretizar seus objetivos sem término delimitado, decorre do princípio contábil da oportunidade.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de "entidade em marcha", ou ainda "going concern", decorre do princípio da CONTINUIDADE.
  • Do livro: Contabilidade Básica
    Autor: Ricardo J. Ferreia

    PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE:

    Art. 5º A Continuidade ou não da Entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quanto da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.

    PARÁGRAGO 1º: A CONTINUIDADE influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor de vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção  da ENTIDADE tem prazo determinado, previsto ou previsível.

    PARÁGRAFO 2º: A observância do Princípio da Continuidade é indispensável á correta aplicação do Princípio da Competência, por efeito de se relacionar diretamente á quantificação dos componentes patrimoniais e á formação do resultado, e  de se constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

    PRICÍPIO DA OPORTUNIDADE:

    Art. 6º.  O Princípio da Oportunidade refere-se, suimultâneamente, á TEMPESTIVIDADE e á integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independente das causas que as originam. O Princípio da Oportunidade orienta o registro e o relato de todas as variações sofridas pelo patrimônio de uma ENTIDADE, no momento em que elas ocorreram tendo como objetivo espelhar com precisão e objetividade as transações e eventos da entidade.
                                                                                                            .
                                                                                                            .
                                                                                                            .
    PARÁGRAFO ÚNICO, inciso III. O registro deve esejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da ENTIDADE, em um período de tempo determimado, base necessária para gerar informações úteis ao processo decisório da gestão.
  • ¨     Princípio da Oportunidade:
    Refere-se, simultaneamente, à integridade e à tempestividade dos registros das mutações patrimoniais. A integridade diz respeito à necessidade das variações serem reconhecidas em sua totalidade, sem qualquer falta ou excesso. A tempestividade obriga a que as variações sejam registradas no momento de sua ocorrência, mesmo na hipótese de alguma incerteza.

    Apostila de Diná Gasparini
  • Atualizando o comentário do nosso colega LELEMS.

    os artigos 5o e 6o, da Resolução 750, sofreram alterações em 2010, que os deixaram mais enxutos, vejamos:

     Art. 5ºO Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.  (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

    Art. 6ºO Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
              
    Parágrafo único.A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
  • O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
    As demonstrações contábeis são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade está em atividade (entidade em marcha) e continuará em  operação no futuro previsível.
    Portanto, o conceito da chamada entidade em marcha, originado do pressuposto de que toda entidade deve concretizar seus objetivos sem término
    delimitado, decorre do princípio contábil da continuidade.
    Item Errado.

    Fonte: Curso Online – Noções de Contabilidade Geral – Teoria e Exercícios - Agente da Polícia Federal.
  • Princípio da Continuidade.

  • ERRADO

    CONTINUIDADE originado do pressuposto de que toda entidade deve concretizar seus objetivos sem término delimitado.

    princípio contábil da oportunidade = informações integras + tempestivas .

    tempestivas = tempo hábil de influenciar nas decisões( tempo certo) .

    integras = completas

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

    Receba 20 % de desconto usando o cupom TOP20

    Link do site: https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!