SóProvas


ID
2664688
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No âmbito da departamentalização, há vários critérios pelos quais as organizações agrupam suas atividades. Que tipo de departamentalização permite à organização flexibilidade e fácil adaptabilidade para ambientes que exijam rápidas mudanças, apresenta dificuldades para implantação em organizações fortemente burocráticas, além de favorecer conflitos e tensões gerados por chefias múltiplas e mutáveis?

Alternativas
Comentários
  • ESTRUTURA MATRICIAL

    A estrutura matricial é uma estrutura mista com a finalidade de obter o máximo de rendimento da organização. A organização mantém a estrutura funcional para as funções internas e agrega a estrutura divisional aos produtos ou serviços a serem realizados.

    Por ser constituída de dois tipos de departamentalização, cria-se a duplicidade de comando onde os funcionários passam a subordinar-se a dois chefes, indo de encontro ao princípio da unidade de comando.

    Devido à duplicidade de comando, os funcionários precisam saber resolver os conflitos que podem ocorrer, com isso existe a necessidade de um treinamento em relações humanas, para ele saber lidar com esses problemas.

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL (ABORDAGEM FUNCIONAL)

    Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.

    Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada.
    Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos. Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações.

    A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.

     ABORDAGEM DIVISIONAL

    É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são autossuficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais.

    A estrutura divisional é a mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente.

    Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para alcançar diferentes resultados esperados de uma organização. Essas estruturas variantes se baseiam em:

    Produtos ou serviços;

    Localização Geográfica;

    Clientes;

    Fases dos Processos;

    Projetos.

    ESTRUTURA MATRICIAL (ABORDAGEM MATRICIAL)

    A estrutura matricial é uma estrutura mista com a finalidade de obter o máximo de rendimento da organização. A organização mantém a estrutura funcional para as funções internas e agrega a estrutura divisional aos produtos ou serviços a serem realizados.

    Por ser constituída de dois tipos de departamentalização, cria-se a duplicidade de comando onde os funcionários passam a subordinar-se a dois chefes, indo de encontro ao princípio da unidade de comando.

    Devido à duplicidade de comando, os funcionários precisam saber resolver os conflitos que podem ocorrer, com isso existe a necessidade de um treinamento em relações humanas, para ele saber lidar com esses problemas.

    É a forma mais utilizada, principalmente nas grandes organizações, pois em cada parte da organização tem a estrutura que melhor se adapta ás tarefas executadas em cada departamento.

     

    FONTE: https://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao

  • matricial é a queridinha das bancas porque é uma novidade, na administração geral. Este tipo de departamentalização tem uma característica muito clara e específica: o hibridismo. Ela pegará um tipo de departamentalização verticalizada (geralmente a funcional) e misturará com um outro tipo de departamentalização horizontalizada (geralmente a por projetos).

    Assim, cada setor terá duas chefias: a funcional e a por projetos.

    Não existe hierarquia entre essas duas chefias. Em outras palavras, os dois mandam do mesmo jeito.

    A diferença entre uma chefia e outra é que a funcional será especializada na função do setor e a por projetos cuidará dos assuntos relacionados ao projeto.

     

    Apesar de geralmente ser dito que as estruturas matriciais são feitas com a estrutura funcional + por projetos, há três possibilidades diferentes:

    funcional + por projetos;

    funcional + por processos;

    funcional + geográfica.

     

    Vantagens da departamentalização matricial

    → pega as vantagens das estruturas funcional e por projetos (ou por processos ou geográfica, dependendo do caso);

    → maior capacidade de resposta a mudanças;

    → é menos estática;

    → maior estabilidade para os empregados (em relação à departamentalização por projetos);

    → permite maior inovação.

     

    Desvantagens da departamentalização matricial

    → problemas de comunicação, devido à grande mistura de chefia;

    → duplicação de autoridade: um chefe para a parte funcional e um chefe para o projeto (isso gera conflito)

  • Chefias múltiplas é uma característica importante da MATRICIAL.

  • Gab. A

     

    Estrutura Matricial: Estrutura dual de autoridade. Sua divisão combina os tipos de departamentalização funcional c/ projeto, processos ou produtos. Empregada em contextos bastante instáveis, onde cada demanda recebida do ambiente é tratada por um processo moldado para esse fim.

    Estrutura Funcional: (mais comum) A empresa deve ser departamentalizada por função e cada funcionário deve responder a um único chefe. Própria para organizações que atuam em ambientes seguros, sem necessidade de mudanças tecnológicas, favorecendo assim a especialização profissional.

    Estrutura Divisional (autônoma): Pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou ainda por clientes. Aplicável a empresas que operam em ambientes mutáveis de média a alta instabilidade. 

  • Falou em + de 1 chefe, falou em estrutura matricial.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Questão fácil. Porém se observarmos as teorias, e principalmente o livro do Sobral que é o adotado pela banca, a questão comete um erro. Matricial não é tipo de departamentalização e sim tipo de Estrutura Organizacional.

    Departamentalização tem a Funcional e a Divisional, e esta pode ser por produto/serviço, cliente, por área geográfica, por processo, por projeto e por quantidade e tempo.

    Estrutura Organizacional, no livro do Sobral cita: Linear (em linha, clássica ou militar), Funcional, Divisional, Matricial e Em Rede. E não podemos esquecer da Staff-Line que sempre é cobrada!

  • matricial

    ***tipo de departamentalização híbrida onde há sobreposições de dois ou mais tipos de departamentalização

  • Departamentalização e Estrutura Matricial é a mesma coisa?????

  • Gabarito: Letra A

    A Organização Matricial detém maior flexibilidade e alta adaptabilidade aos ambientes. É tipo de estrutura que não leva em consideração o princípio da unidade de comando (proposto por Fayol), isso porque o empregado fica subordinado a dois ou mais gerentes de diferentes departamentos, ou seja, o funcionário estará subordinado tanto ao gerente financeiro, quanto ao gerente de projetos (dupla subordinação) gerando dificuldade de coordenação.

    Normalmente, a estrutura matricial é decorrência da fusão da estrutura baseada em funções – estrutura de apoio “permanente”, vertical – com a estrutura baseada em projetos ou produtos – estrutura “temporária”, horizontal.