SóProvas


ID
2664691
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando a alta administração da organização autoriza um assessor especialista a dar ordens às unidades de linha em assuntos relacionados à atividade organizacional em que detém expertise, este assessor exerce autoridade:

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Quando a alta administração da organização autoriza um assessor especialista a dar ordens às unidades de linha em assuntos relacionados à atividade organizacional em que detém expertise, este assessor exerce autoridade.

     

    Autoridade funcional ou dividida

    É baseada na especialização, onde os subordinados tem vários superiores, e reportam-se a eles simultaneamente de acordo com a especialidade de cada um. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, sua autoridade é parcial e relativa de acordo com a sua especialidade.

     

    Gabarito: item B

  • Acredito que o termo que define a questão é "unidades de linha", que nada mais são do que unidades funcionais. Mas acredito que seja nova essa classificação ou, no mínimo, confusa.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Gab. B

     

    Estrutura Funcional: Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.

  • 1.3. Estrutura Linha-Staff

    É o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, com o predomínio da estrutura linear, a fim de reunir as vantagens destes dois tipos e reduzir as desvantagens. Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia-se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha (staff). 

    As atividades de linha estão diretamente ligadas aos objetivos básicos da organização, enquanto as atividades de staff estão ligadas indiretamente. Os órgãos que executam as atividades-fins da organização são consideradas de linha e o restante das atividades são consideradas staff. 

    A autoridade nos órgãos de linha é linear, ou seja, os órgãos são decidem e executam as atividades principais. Já a autoridade nos órgãos de staff é de assessoria, de planejamento e controle, de consultoria e recomendação, isto é, autoridade funcional.

     

    Autoridade de linha: linear; absoluta, total; cadeia escalar, relação hierárquica entre chefe e subordinado; 

    Autoridade de staff: funcional; relativa, parcial; especialização, relação de consultoria, de assessoria;

     

    Fonte:

    https://www.adminconcursos.com.br/2014/07/estruturas-organizacionais.html

  • A meu ver, esta questão deveria ser anulada, pois possui 2 respostas. Letra A e B. 

    Segundo Chiavenato 9ª ed 2014 pag 199:  Tipo de autoridade: os órgãos de linha têm autoridade para decidir e executar as atividades
    principais ou vinculadas diretamente aos objetivos da organização (autoridade linear). Os órgãos de
    staff, por seu lado, têm autoridade de assessoria, planejamento, controle, consultoria e
    recomendação (autoridade funcional).

    Sobral e Peci também definem como autoridade de assessoria.

  • Gab.: B
    Para quem está achando que existem duas respostas certas, tentarei explicar (com minha humilde opinião).
    Inicialmente estamos falando de uma organização com estrutura linha-staff. Como todos sabem, os órgãos de asessoria não exercem autoridade de comando na organização.
    Quando o enunciado afirma que "a alta administração da organização autoriza um assessor especialista a dar ordens às unidades de linha", ele quer dizer que o topo da pirâmide decidiu "mudar" o organograma, autorizando o staff a especializar certas áreas da empresa. Na prática, houve a descentralização das decisões, que agora não vem só do topo.
    Houve, então, o "compartilhamento" do poder, fazendo a organização ter uma estrutura FUNCIONAL (onde um novo órgão começou a dar ordens em mais de um nível de execução).
    O que caracteriza a estrutura funcional é justamente o fato de que a especialização guiará certas atividade, já que o departamento que detém o expertise, compartilhará a autoridade.

  • A autoridade de assessoria é meramente consultiva, não dá ordens! A partir do momento em que o staff foi designado a dar ordens para às unidades de linha acerca de um assunto do qual é especialista, o mesmo está exercendo a autoridade funcional.