SóProvas


ID
2665072
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Contingencial ou Teoria da Contingência, ao abordar as alternativas para a estrutura organizacional e estilo gerencial, apresenta, entre os seus postulados, que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Questão Similar:

     

    Leia o trecho a seguir 

    Teoria da administração que enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou nas teorias administrativas. “Tudo depende de...”. Tal abordagem explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Assim, pode-se afirmar que condições e situações diferentes exigem técnicas diferentes de administrar. 

    Estas afirmativas pertencem à

     

     a) Abordagem Sistêmica da Administração.

     b) Abordagem Comportamental da Administração.

     c) Abordagem Estruturalista da Administração.

     d) Abordagem Neoclássica da Administração.

     e) Abordagem Contingencial da Administração. (GABARITO)

  • Gabarito letra A

     

    a) as melhores decisões dependem, em cada caso, de muitos fatores, como o ambiente em que se encontra a organização, não existindo, assim, um único modelo ideal. 

     

     b) existe sempre uma única maneira correta de estruturar a organização, que deve ser buscada a partir de um diagnóstico institucional. Aqui não existe mais o the best way

     c) é impossível prever o momento da ocorrência das contingências envolvidas na atuação da organização, razão pela qual devem ser criadas tantas áreas quanto necessárias ao correspondente equacionamento.

     d) a atuação do administrador é sempre de meios e não de fins, sendo esta contingência que dificulta uma abordagem sistêmica da organização. 

     e) as organizações devem ser departamentalizadas a partir do primeiro nível, em uma cadeia escalar de responsabilidades.

     

    https://drive.google.com/drive/folders/1PwzKZ2LrpTQ46LydqpvC_wx4HTW4Ghk1?usp=sharing

  • Gabarito A

     

    - NÃO HÁ NADA DE ABSOLUTO NAS ORGANIZAÇÕES

    - TUDO É RELATIVO

    - HÁ UMA RELAÇÃO FUNCIONAL ENTRE O MEIO AMBIENTE E AS TÉCNICAS ADM PARA ALCANCE DOS OBJETIVOS

    - RELAÇÃO “SE-ENTÃO”

    - UMA EMPRESA É UM SISTEMA ABERTO

    - AS CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE SÃO VARIÁVEIS E INDEPENDENTES

     

     

  • ou seja, na Teoria Contingencial TUDO DEPENDE. 

  • Gabarito A

    A teoria contingencial reconhece a existência de diferentes modelos organizacionais que podem ser utilizados em diferentes situações do ambiente: a organização e sua estrutura reagem ao ambiente. Assim, a teoria reconhece que nenhum modelo exclui a possibilidade de outros, e nenhum deles é melhor de maneira absoluta, devendo apenas serem utilizados de maneira adequada às contingências enfrentadas.

     

    Na perspectiva contingencial o foco de análise deixa de estar dentro da organização e passa para fora, considerando ainda que a organização é um sistema aberto ao ambiente.

  • Gabarito: A

    A teoria da contingência preconiza, no que diz respeito a estrutura organizacional, que ela pode ser orgânica ou mecanicista, precisando se adaptar às variáveis que se apresentarem na prática, sobretudo à natureza do ambiente no qual estão inseridas. (Carlos Xavier-estratégia concursos)


    Bons estudos! 

  • GABARITO: A

    Segundo Chiavenato:

    A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.

    [...]

    Assim, em vez de uma relação de causa e efeito entre variáveis independentes do ambiente e variáveis administrativas dependentes, existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo “se-então” e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.

  • A abordagem contingencial, em essência, sustenta que as organizações devem se adaptar às contingências (circunstâncias ambientais). Nessa perspectiva, não existe uma estrutura organizacional genérica ideal (como proposto pela Teoria Clássica). Tudo depende.

    A ideia básica dessa abordagem é que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional. Deve-se buscar um modelo apropriado para cada situação de acordo com a interface com o ambiente externo. Na Abordagem Contingencial a ênfase está no ambiente.

    A visão contingencial busca, acima de tudo, formular desenhos organizacionais e sistemas gerenciais adequados para cada situação específica.

    Vamos analisar cada alternativa:

    Alternativa A. Certo. A alternativa descreve perfeitamente a essência da abordagem contingencial.

    Alternativa B. Errado. Segundo a abordagem contingencial, não existe uma maneira única e correta de estruturar a organização. Tudo depende das contingências.

    Alternativa C. Errado. A lógica não é da estrutura para o ambiente e sim do ambiente para estrutura. Em outras palavras, a organização deve moldar a estrutura organizacional a partir das contingências daquele momento em vez de tentar criar diversas estruturas para lidar com todos os possíveis cenários. Isso seria, na verdade, impossível dada à racionalidade humana limitada em vislumbrar todos as contingências possíveis.

    Alternativa D. Errado. A atuação do administrador é pautada nos fins (objetivos) organizacionais, sendo a estrutura organizacional (meio) adaptada diante das contingências para atingir esses fins.

    Alternativa E. Errado. Segundo a abordagem contingencial, não existe receita de bolo ou qualquer tipo de estrutura ou departamentalização ideal. Tudo depende as circunstâncias.

    Gabarito: A

  • Teoria Contingencial: Ênfase no ambiente e na tecnologia - incerteza e complexidade - tudo depende do ambiente, tecnologia, tarefa, pessoas e tamanho organizacional.

  • GAB: A

    Teoria da Contingência na FCC: SE A QUESTÃO FALAR EM TECNOLOGIA, AMBIENTE E/OU A DEPENDÊNCIA DE MUITOS FATORES, É SÓ CORRER PRO ABRAÇO! \O/