SóProvas


ID
2665573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Com relação à gestão da produção, julgue o próximo item.


O ambiente produtivo é caracterizado conforme o tipo de sistema de produção utilizado pelas organizações. Esses ambientes podem ser classificados como: MTS (make to stock); ATO (assembly to order); MTO (make to order); ETO (engineer to order) e PS (pull system).

Alternativas
Comentários
  • O ambiente produtivo é caracterizado conforme o tipo de sistema de produção utilizado pelas organizações. Esses sistemas de produção podem ser classificados como: MTS (make to stock); ATO (assembly to order); MTO (make to order); ETO (engineer to order) e PS (pull system).

    Corrijam-me se eu estiver errado.

  • O ambiente produtivo é caracterizado conforme o tipo de sistema de produção utilizado pelas organizações. Esses ambientes podem ser classificados como: MTS (make to stock); ATO (assembly to order); MTO (make to order); ETO (engineer to order) e PS (pull system).

    QUESTÃO ERRADA: NÃO É CONFORME O TIPO DE SISTEMA DE PRODUÇÃO, MAS SIM CONFORME A ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO.

  • ERRADA! A MINHA SUGESTÃO DE RESPOSTA CORRETA, SERIA:

    Os ambientes classificam-se de acordo com a estratégia da organização. Os ambientes podem ser classificados como:

    MTS - produção para estoque (make to stock): Nessa modalidade, a produção ocorre antes da venda e não há customização, ou seja, há alto nível de padronização. Apresentam rapidez na entrega dos produtos e altos níveis de estoque.

    ATO - montagem sob encomenda (assemble to order): Nesse ambiente, as empresas estocam os componentes e montam o produto após o pedido do cliente. Por exemplo, tente comprar um computador no site da APPLE. Você pode customizar o produto final.

    ETO - engenharia sob encomenda (engineering to order): No ETO, o projeto, a produção e a montagem são definidos a partir do projeto/pedido do cliente. Há alto nível de customização e não há estoque.

    MTO - fabricação sob encomenda (make to order): O produto é montado a partir das definições do cliente, tendo-se, todavia, o projeto pronto. O prazo de entrega é longo.

    MTM – Produção para o mercado (make-to-market): Os produtos e serviços são produzidos sem pedido e padronizados de acordo com a previsão de vendas. A produção segue direto para o mercado, assim, não há formação de estoques. Um exemplo são os programas de entretenimento.

    RTO – Obter recursos contra pedido (resource-to-order): A matéria prima só é adquirida após a confirmação dos pedidos. Um exemplo é a fabricação de móveis. O marceneiro só vai adquirir o MDF após fechar o pedido com os clientes.

  • Que isso gente!! Pull system não se refere a um tipo de ambiente produtivo, mas um sistema de controle e planejamento da produção.