SóProvas


ID
2665996
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o documento Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio, classifique cada uma das afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F).

( ) Até o século XIX, há registros de apenas uma iniciativa que possa ser caracterizada como pertencente ao campo da educação profissional, os Colégios das Fábricas.
( ) A educação profissional no Brasil tem sua origem dentro de uma perspectiva assistencialista, com o objetivo de atender àqueles que não tinham condições sociais satisfatórias.
( ) O processo de industrialização e modernização das relações de produção, ocorrido nas décadas de 1930 e 1940, exigiu um posicionamento mais efetivo das camadas dirigentes com relação à educação nacional.
( ) A Reforma Capanema estruturou a educação brasileira em dois níveis, a educação básica e a fundamental, sendo a educação básica dividida em duas etapas: o curso primário e o secundário, e a fundamental em subdividido em ginasial e colegial.
( ) Nos anos 1970, sob o governo militar, há uma profunda reforma da educação básica promovida pela Lei da Reforma de Ensino de 1º e 2º graus, na qual se constituiu em uma tentativa de estruturar a educação de nível médio como sendo profissionalizante para todos.

A sequência CORRETA é

Alternativas
Comentários
  • I - F ... até o século XIX não há registros de iniciativas sistemáticas que hoje possam ser caracterizadas como pertencentes ao campo da educação profissional. O que existia até então era a educação propedêutica para as elites, voltada para a formação de futuros dirigentes. Os primeiros indícios do que hoje se pode caracterizar como as origens da educação profissional surgem a partir de 1809, com a criação do Colégio das Fábricas, pelo Príncipe Regente, futuro D. João VI (Brasil, 1999 - Parecer n0 16/99-CEB/CNE). http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf

    II- V - A educação profissional no Brasil tem, portanto, a sua origem dentro de uma perspectiva assistencialista com o objetivo de “amparar os órfãos e os demais desvalidos da sorte”, ou seja, de atender àqueles que não tinham condições sociais satisfatórias, para que não continuassem a praticar ações que estavam na contra-ordem dos bons costumes.

    III- V- Esse processo de industrialização e modernização das relações de produção exigiu um posicionamento mais efetivo das camadas dirigentes com relação à educação nacional. Como parte das respostas a essas demandas, foram promulgados diversos Decretos–Lei para normatizar a educação nacional. 

    IV- F - Desse modo, após a Reforma Capanema, a educação brasileira denominada regular, fica estruturada em dois níveis, a educação básica e a superior. A educação básica divida em duas etapas: o curso primário e o secundário, subdividido em ginasial e colegial.

    V- V - Assim chega-se aos anos 1970, de modo que em 1971, sob o governo militar, há uma profunda reforma da educação básica promovida pela Lei no 5.692/71 – Lei da Reforma de Ensino de 1º e 2o graus -, a qual se constituiu em uma tentativa de estruturar a educação de nível médio brasileiro como sendo profissionalizante para todos.

    http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf