SóProvas


ID
2666068
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia o seguinte trecho:


A insistência sobre o tema da violência na escola parece ser um recurso com que contam alguns professores e pais para dizerem que a situação escolar se tornou impossível, uma vez que a agressão, os insultos, as ameaças, a indisciplina são problemas cotidianos”. (PARRAT-DAYAN, 2008).


Acerca desse trecho, classifique as afirmativas abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).


( ) O conceito de indisciplina é estático, uniforme e universal, pois se relaciona a um conjunto de valores e expectativas das culturas e classes sociais.

( ) Estudos apontam que a supervisão familiar recebida pelo escolar, o monitoramento e o envolvimento dos pais com ele não exercem efeito protetor para o bullying.

( ) O conceito de indisciplina se traduz de várias maneiras e é objeto de múltiplas interpretações a partir de diferentes pontos de referência: do aluno, do professor ou da escola.

( ) Estudos mostram a associação entre bulliyng e tristeza, desesperança, solidão, depressão, ansiedade, insônia, pensamento suicida, pior estado psicológico e níveis negativos de satisfação com a vida.

( ) Um tipo de indisciplina é a intenção de escapar do trabalho escolar considerado desisteressante ou difícil; outro tipo é o objetivo de impedir o desenvolvimento do curso dado pelo professor; e um terceiro tipo é o protesto contra as regras e formas de trabalho escolar.

( ) Bullying é um ato não intencional que compreende comportamentos com diversos níveis de violência (chateações, hostilização até franca agressão, sob forma verbal ou não), com agressões repetidas, sem motivação aparente, provocadas por um ou mais indivíduos em relação a outros, causando dor, angústia, exclusão, humilhação e discriminação.


Assinale a alternativa em que foi apresentada a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ( f) O conceito de indisciplina é estático, uniforme e universal, pois se relaciona a um conjunto de valores e expectativas das culturas e classes sociais.

    ( f) Estudos apontam que a supervisão familiar recebida pelo escolar, o monitoramento e o envolvimento dos pais com ele não exercem efeito protetor para o bullying.

    (v ) O conceito de indisciplina se traduz de várias maneiras e é objeto de múltiplas interpretações a partir de diferentes pontos de referência: do aluno, do professor ou da escola.

    (v ) Estudos mostram a associação entre bulliyng e tristeza, desesperança, solidão, depressão, ansiedade, insônia, pensamento suicida, pior estado psicológico e níveis negativos de satisfação com a vida.

    (v ) Um tipo de indisciplina é a intenção de escapar do trabalho escolar considerado desisteressante ou difícil; outro tipo é o objetivo de impedir o desenvolvimento do curso dado pelo professor; e um terceiro tipo é o protesto contra as regras e formas de trabalho escolar.

    ( F) Bullying é um ato não (errado) intencional que compreende comportamentos com diversos níveis de violência (chateações, hostilização até franca agressão, sob forma verbal ou não), com agressões repetidas, sem motivação aparente, provocadas por um ou mais indivíduos em relação a outros, causando dor, angústia, exclusão, humilhação e discriminação.