SóProvas


ID
2666239
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde épocas remotas, a interação da sociedade com a natureza gera impactos diversificados, que transformam a complexidade do ambiente natural. A evolução progressiva do homem como ser social mostra que, quanto mais ele evolui tecnicamente, mais interfere na dinâmica da natureza.

ROSS, J. L. S. A sociedade industrial e o ambiente. In: ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).


A partir da relação apresentada entre a sociedade e a natureza, é possível identificar uma causa e uma consequência da interferência humana no ambiente natural, a saber:

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe por que não poderia ser a E?

  • ROSS, J. L. S. A sociedade industrial e o ambiente. In: ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).

    SOCIEDADE INDUSTRIAL logo voce mata a charada

  • creio que o erro da E seja a palavra "produtividade", a alta produtividade diminui a necessidade de utilizar muitos recursos naturais já que ela é mais eficiente.

  • Na letra E ,creio eu que o aumento da produtividade agrícola não necessariamente implica afirmar que haverá menor diversificação da fauna e da flora...a própria palavra "produtividade" não seria a causa em si do problema, acho que, no caso, seria melhor dizer que uma maior área de plantio estaria relacionada a menor diversificação de espécies. Além disso, acho que é possível, através de um desenvolvimento sustentável, aumentar a produção agrícola sem prejudicar a diversidade das espécies. Enfim, a melhor a alternativa é a letra A.

  • Pessoal que marcou a E, muita atenção NAS PALAVRAS USADAS NA ALTERNATIVA! Quando maior a produtividade agrícola, menos área ela precisa ocupar, faz sentido? Se há investimentos e inovações tecnológicas que possibilitem que determinada área duplique/triplique sua produtividade, menos espaço ela precisa ocupar para render mais e consequentemente mantêm-se a fauna e flora local. 

  • LETRA E está errada porque PRODUTIVIDADE é definida como a quantidade de produção por unidade de área (kg/ha = quilogramas por hectare). Ou seja, se eu tenho um aumento na produtividade isso quer dizer que eu tenho mais produção (mais kg) em MENOS AREA. Isso significa que eu terei menos fauna/ flora sendo destruída.