SóProvas


ID
2666266
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Mata Atlântica perdeu 31 195 hectares de sua cobertura vegetal. Segundo o levantamento, os dados apontam uma redução de 55% na taxa média anual de desmatamento, comparando com o período anterior analisado, o triênio 2005 a 2008. Essa diminuição pode ser explicada pelo avanço da legislação e também pelo trabalho dos órgãos de fiscalização.

VIALLI, A. O Estado de São Paulo, 27 maio 2011.


Dada a sua grande extensão, é difícil e caro fiscalizar o bioma em questão, no entanto, uma forma de vigilância eficiente e que vem sendo utilizada no Brasil para esse fim é:

Alternativas
Comentários
  • o comando da questão deixa bem claro "uma forma de vigilância eficiente", em que "O uso de equipamentos de sensoriamento remoto, por meio de imagens de satélites" atende essa perspectiva. 

  • AO SE TER OU ADIQUIRIR UMA PROPRIEDADE DE HECTÁRIES DE TERRAS O IBAMA VAI ATÉ A MESMA E FAZ UMA ESPÉCIE DE CADASTRO NO BANCO DE DADOS, ONDE PEGA UMA DETERMINADA ÁREA E COLOCA COMO PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NÃO PODENDO DESMATAR OU REALIZAR QUALQUER TIPO DE DEGRADAÇÃO DA MESMA, ESSA ÁREA É MONITORADA POR SATÉLITE E QUALQUER ALTERAÇÃO NOTADA PELO ORGÃO DE FISCALIZAÇÃO O PROPRIETÁRIO RESPONDERÁ JUDICIALMENTE.

  • A utilização de equipamentos de sensoriamento remoto, por meio de imagens de satélite, é utilizada para fiscalizar áreas de grande extensão devido sua eficiência.

    Descomplica

    E

  • LETRA A (INCORRETA); O aperfeiçoamento profissional dos fiscais, já que a modernização da sua atuação diminui o desmatamento. (O aperfeiçoamento desses profissionais tornaria o processo ainda mais caro.)

    LETRA B (INCORRETA): A implantação de Reservas de Preservação, que tornam as áreas intocáveis e, assim, isentas de degradação. (Isso é uma medida de preservação, não vigilância, visto que, com essa estratégia, ainda necessita-se de vigilantes.)

    LETRA C (INCORRETA): formação de Reservas de Conservação, cujos proprietários, extrativistas, impedem o desmatamento. (Considerado como medida de preservação, mas se contradiz ao que os extrativistas são os próprios responsáveis pelo desmatamento.)

    LETRA D (INCORRETA): constituição de reservas indígenas, já que as terras passam a ser propriedade dos índios. (Não é medida de vigilância, e sim de preservação e garantia de direito territorial.)

    LETRA E (CORRETA): uso de equipamentos de sensoriamento remoto, por meio de imagens de satélites. (Para áreas extensas, a vigilância por satélite é a mais eficiente e de custo reduzido.)