SóProvas


ID
2666296
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os principais distúrbios começaram em Nottingham, em 1811. Uma grande manifestação de malharistas, gritando por trabalho e por um preço mais liberal, foi dissolvida pelo exército. Naquela noite, sessenta armações de malha foram destruídas na grande vila de Arnold por amotinados que não tomaram nenhuma precaução em se disfarçar e foram aplaudidos pela multidão.

THOMPSON, E.P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 (fragmento).


Esse texto diz respeito à nova realidade socioeconômica da Inglaterra implantada a partir da Revolução Industrial. A principal consequência para os trabalhadores nas primeiras décadas do século XIX se manifestou por meio

Alternativas
Comentários
  • ''foram destruídas''

  • quase uma alusão aos ludistas

  • Para aqueles que marcaram a alternativa D assim como eu:

    O comando da questão pede uma consequência das manifestações mencionadas no texto. Sendo assim, a alternativa D não se enquadraria como uma consequência, pois a destruição das máquinas foi a ação em si.

    Uma possível consequência gerada por essa ação é mais condizente com a letra C (conquista de direitos).

    Somente compreendi a questão depois de reler o comando e prestar atenção na palavra consequência.

    A letra D não está errada, mas também não é o que a questão pede ; )

  • Enem éuma prova ridícula que não cobra conhecimento e sim paranóias, o elaborador deixa bem claro que a questão do ludismo e depois pede uma coisa sem lógica.

    Revoltado estou as vezes quem não estuda tira maior nota pelo fato que tudo no enem virou interpretação, os estudantes que se matam para aprender a questão são prejudicados pela banca, que prefere criar peladinhas para quem estudou o conteúdo e facilitar para quem não estudou .

  • Não achei interessante o enunciado, poderia ter sido escrito de uma maneira mais clara.

  • Letra C

    A consequência que os trabalhadores conseguiram com as destruições das maquinas foram as conquistas de direitos trabalhistas, algo que antes dessas manifestações quase pode-se dizer que não existia.

    Após algum tempo virou crime destruir as maquinas.

  • Esta questão é um pouco confusa para mim, pois até onde eu estudei, os ludistas não eram exatamente organizados em forma de sindicatos, por isso me fez ficar com receio de marcar a alternativa C. Mas analisando as outras alternativas: 

    a) Não houve petição ao parlamento, e sim quebradeira de máquinas;

    b) Certamente o descontentamento não foi só em relação ao preços, mas primeiramente pelas péssimas condições de trabalho;

    d) A destruição das máquinas não foi uma consequência, mas a ação em si, conforme um dos comentários anteriores mostrou.

    e) Vitória sobre a burguesia? Ainda por cima naquela época? jamais...

  • Fiquei completamente confusa com o enunciado e achei que a questão pedia uma consequência da Revolução Industrial, e não das revoltas...

  • O texto dá a entender que se faz uma referência aos ludistas e o candidato pode, facilmente, marcar a letra D.

  • No século XIX, a 2a fase da Revolução industrial, surgem as teorias sociais, através de Karl Marx e outros teóricos, o que foi imprescindível para a conquista dos direitos trabalhistas, pois, surgiram os sindicatos.

  • Questão mal formulada. A banca esperava uma consequência das lutas trabalhistas, mas a questão, aparentemente, solicita uma consequência da Revolução Industrial ("nova realidade socioeconômica a partir da Revolução Industrial"). Logo, há uma certa ambiguidade entre B e C.

    Infelizmente, gabarito C.

  • Pra todos os professores de história que eu perguntei, todos concordaram que a questão deveria ser anulada, por causa do comando ambíguo...

    "A principal consequência..."

    Consequência em relação ao quê?

    À Revolução Industrial?

    À situação urbana?

    Eles disseram que só seria a letra C se o comando deixasse claro que "as consequências..." seriam em relação aos movimentos operários, no caso do texto o ludismo.

    E tem mais: as conquistas trabalhistas não foram imediatas, a letra C deixa isso meio vago...

    Questão ridícula!

  • Não entendi o descontentamento do pessoal com essa questão, no enunciado fica claro que se trata da PRINCIPAL consequência para os TRABALHADORES, a principal foi obviamente a conquista de direitos trabalhistas através das ações dos sindicatos. Além de que, a quebra das máquinas foi a ação em si, proporcionada pelos LUDISTAS, que a única consequência para os trabalhadores foi maior OPRESSÃO. O principal movimento foi a ATUAÇÃO DOS SINDICATOS e esse sim, melhorou as condições sociais dos trabalhadores da época.

  • Letra C

    A união dos trabalhadores ingleses fizeram uma forte oposição à burguesia inglesa industrial que não tinha nenhum limite legal para a exploração de seus empregados, assim as fabricas tinham jornadas de trabalho exaustivas e somente a união da classe operaria pode diminuir essas injustiças.

  • Marquei B pq pensei que a "consequência" estivesse se referindo ao que os trabalhadores tiveram q enfrentar nesse período .

    Nem passou pela minha cabeça que o "consequência" estava se referindo ao ato de manifestação. Pelo q entendi a consequência das manifestações foi a conquista dos direitos trabalhistas.

    Achei meio confuso, mas entendi agora