SóProvas


ID
2666308
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Subjaz na propaganda tanto política quanto comercial a ideia de que as massas podem ser conquistadas, dominadas e conduzidas, e, por isso, toda e qualquer propaganda tem um traço de coerção. Nesse sentido, a filósofa Hanna Arendt diz que “não apenas a propaganda política, mas toda a moderna publicidade de massa contém um elemento de coerção”.

AGUIAR, O. A. Veracidade e propaganda em Hannah Arendt. In: Cadernos de Ética e Filosofia Política 10. São Paulo: EdUSP, 2007 (adaptado).


À luz do texto, qual a implicação da publicidade de massa para a democracia contemporânea?

Alternativas
Comentários
  • o comentário do professor não ficou claro em relação à  letra D

  • O enunciado pede uma consequência dessa publicidade de massa na nossa democracia contemporânea. A resposta que melhor traz um resultado desse controle midiático é a letra E. Nós sabemos hoje que os meios de comunicação e informação estão mais fortes do que nunca. Uma simples distorção de fatos pode construir sua opinião polícia, por exemplo(essa é a ideia da bolha social, pois você verá apenas um lado da história quase que na maioria das vezes e o indivíduo que pensa estar encontrando a luz na verdade encontra algo que o cega). Portanto, as pessoas estão sendo manipuladas o tempo pelo que são coibidas a verem na TV, internet, anúncio, etc e isso causa um enfraquecimento no debate político com certeza.

    Letra E