SóProvas


ID
2666440
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A construção de barragens provoca um profundo impacto ecológico, que pode ser atenuado, em parte, pelo planejamento prévio de remoção da fauna atingida pela inundação local. Nas barragens construídas no Brasil, esse planejamento tem como principal objetivo a devolução dos animais a um ambiente semelhante ao original. Antes do fechamento das comportas, procura-se deslocar o maior número possível de animais; após o fechamento, com a elevação gradual das águas, procede-se à captura dos que vão ficando ilhados para transportá-los a locais preestabelecidos, ou retê-los e enviá-los a instituições de pesquisas.

LIZASO, N. M. Rev. Bras. Zool. V 2, n° 2, Curitiba,1983. Disponível em: http://www.scielo.br (adaptado).


O procedimento de transporte dos animais e alocação em uma nova área livre de inundação, onde a espécie introduzida não existia antes do processo, tem como uma das consequências imediatas

Alternativas
Comentários
  • A introdução de novas espécies em ambiente que não existiam antes causa o desequilíbrio ecológico, uma vez que essa nova espécie introduzida disputará o mesmo alimento e território, saindo muitas vezes em vantagem, pois pode não possuir predadores, ter mais agilidade do que as espécies nativas, entre outros fatores. 

    Equipe Descomplica


  • Ecossistema é um conjunto formado pelas partes biológicas, ou comunidade, e pelas partes não biológicas, como clima, lagos, pedras, terra. Essa comunidade pode variar, aumentando ou diminuindo conforme sofre pressões do ambiente. Qualquer alteração em uma população existente pode levar ao desequilíbrio de todo ecossistema. As cadeias ou teias alimentares funcionam com níveis tróficos que representam cada presa e seu predador, e quando um ou mais indivíduos são introduzidos, os níveis tróficos se desregulam, havendo perda de alimentos, diminuição ou aumento de populações, e até eliminação de espécies. 

    Observando as alternativas sobre uma das consequências imediatas dessa introdução de novas espécies em um ecossistema já existente:
    a) não há garantia de sobrevivência destes animais, como o ambiente já existente está recebendo novas espécies, haverá um desequilíbrio no ecossistema. Incorreta.
    b) também não há como garantir que as espécies inseridas aumentem em quantidade, pois terá interferência tanto das novas que chegam, quanto dos grupos já existentes. Incorreta.
    c) os recursos e possibilidade de sobrevivência serão diminuídos logo que as novas espécies forem introduzidas. Incorreta.
    d) a seleção artificial não seria uma consequência, seria o tipo de seleção que foi realizada pelo homem. Incorreta.
    e) a consequência imediata seria o desequilíbrio ecológico, pois haverá uma alteração no ecossistema existente. Correta. 
    (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)

    Gabarito do professor: E

  • Não é seleção artificial!

  • RESPOSTA LETRA E

  • A. Não há garantia de sobrevivência destes animais, como o ambiente já existente está recebendo novas espécies, haverá um desequilíbrio no ecossistema.

    B. Não tem como garantir que as espécies inseridas aumentem em quantidade, pois terá interferência das novos grupos com os já existentes.

    C. Os recursos e possibilidade de sobrevivência serão diminuídos logo que as novas espécies forem introduzidas.

    D. Seleção Artificial é quando o homem interfere no processo com um objetivo específico, logo não seria uma consequência, seria o tipo de seleção que foi realizada pelo homem.

    E. A consequência imediata seria o desequilíbrio ecológico, pois haverá uma alteração no ecossistema existente.

  • Espécies exóticas SEMPRE serão um problema ambiental.

    Isso não cai no ENEM, não, isso despenca mais que a renda média do brasileiro na gestão Bolsonaro.

    O ENEM também gosta de desconstruir estereótipos, e o que está sendo problematizado aqui é a ideia falaciosa de que hidrelétricas não impactam o meio ambiente (em outra questão, já caiu a geração de gases estufa na formação dos reservatórios).

  • A questão pediu impacto imediato, o desequilíbrio não é imediato. Por isso, marquei a letra D.