SóProvas


ID
2666890
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quanto à deliberação, deliberam as pessoas sobre tudo? São todas as coisas objetos de possíveis deliberações? Ou será a deliberação impossível no que tange a algumas coisas? Ninguém delibera sobre coisas eternas e imutáveis, tais como a ordem do universo; tampouco sobre coisas mutáveis como os fenômenos dos solstícios e o nascer do sol, pois nenhuma delas pode ser produzida por nossa ação.

ARISTÓTELES. Ética a Nicôm aco. São Paulo: Edipro, 2007 (adaptado).


O conceito de deliberação tratado por Aristóteles é importante para entender a dimensão da responsabilidade humana. A partir do texto, considera-se que é possível ao homem deliberar sobre

Alternativas
Comentários
  • a resposta ta no texto 

  • ''pois nenhuma delas pode ser produzida por nossa ação'' - Logo, fica implicito que ó homem deve deliberar coisas que estão sobre o seu controle... A questão aqui é interpretação de texto!

  • Melhor resposta foi da Beatriz ! kkkk

  • letra C fatos atingíveis pela ação humana,desde que estejam sob seu controle. "Ninguém delibera sobre coisas eternas e imutáveis, tais como a ordem do universo; tampouco sobre coisas mutáveis como os fenômenos dos solstícios e o nascer do sol, pois nenhuma delas pode ser produzida por nossa ação".

  • O conceito de deliberação tratado por Aristóteles é importante para entender a dimensão da responsabilidade humana. A partir do texto, considera-se que é possível ao homem deliberar sobre fatos atingíveis pela ação humana, desde que estejam sob seu controle (c).

    O texto nos dá a resposta aqui: [...] "tampouco sobre coisas mutáveis como os fenômenos dos solstícios e o nascer do sol, pois nenhuma delas pode ser produzida por nossa ação." Portanto, o homem só pode deliberar sobre coisas produzidas por sua própria ação.

  • A questão trata do importante tema da liberdade, isto é, do domínio do Homem sobre seus atos. Segundo Aristóteles, o Homem só é capaz de deliberar, isto é, decidir sobre aquilo que se encontra diretamente sob sua responsabilidade. Quanto a fatos naturais, eternos, imaginários ou supostas influências dos astros, o Homem não têm qualquer controle e, portanto, não é livre nem responsável.

    Letra C