SóProvas


ID
2666905
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Outro importante método de racionalização do trabalho industrial foi concebido graças aos estudos desenvolvidos pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor. Uma de suas preocupações fundamentais era conceber meios para que a capacidade produtiva dos homens e das máquinas atingisse seu patamar máximo. Para tanto, ele acreditava que estudos científicos minuciosos deveriam combater os problemas que impediam o incremento da produção. Taylorism o e Fordismo.

Disponível em: www.brasilescola.com. Acesso em: 28 fev. 2012.


O Taylorismo apresentou-se como um importante modelo produtivo ainda no início do século XX, produzindo transformações na organização da produção e, também, na organização da vida social. A inovação técnica trazida pelo seu método foi a

Alternativas
Comentários
  • O taylorismo emprega basicamente cinco princípios, a saber:

    -substituição de métodos baseados na experiência por metodologias cientificamente testadas;

    -seleção e treinamento rigoroso dos trabalhadores, de modo a descobrir suas melhores competências, as quais devem ser continuamente aperfeiçoadas;

    -supervisão contínua do trabalho;

    -execução disciplinada das tarefas, de modo a evitar desperdícios;

    -fracionamento do trabalho na linha de montagem para singularizar as funções produtivas de cada trabalhador, diminuindo assim sua autonomia.

    fonte: TodaMatéria

  • cronometragem e controle rigoroso do trabalho para evitar desperdícios. - Taylorismo

    produção orientada pela demanda enxuta atendendo a específicos nichos de mercado. - Toyotismo

  • Letra B

    A questão aborda as características do modelo produtivo industrial Taylorismo, também chamado de Fordismo-Taylorismo, dentre estas destacam-se, e especialização da mão de obra, a produção em massa e padronizada e o uso da esteira de produção. Sobre este ultimo podemos destacar que objetivava o aumento da produtividade ao evitar o desperdício de tempo com o deslocamento do trabalhador pelo interior da fábrica para as peças para a montagem dos produtos, além de ditar um ritmo único de produção para todos os trabalhadores.

  • "suas preocupações fundamentais era conceber meios para que a capacidade produtiva dos homens e das máquinas atingisse seu patamar máximo"