SóProvas



Questões de Histórico


ID
346756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos aspectos definidores da globalização
contemporânea, incluindo a formação dos grandes mercados
mundiais, julgue os itens que se seguem.

Desde o advento da Revolução Industrial, a divisão internacional do trabalho reservou ao Hemisfério Norte o papel de fornecedor de matéria-prima e de abundante mão de obra.

Alternativas
Comentários
  •  A matéria- prima advém, em maior escala, do hemisfério sul. Exemplo: brasil. 

    Gab. errado 

  • Acrdito que o maior fornecdor de matéria-prima, seja a China.

  • Brasil( hemisfério sul em relação à linha do Equador) financiou a revolução industrial com o tratado de panos e vinhos com a Inglaterra, além de fornecer matéria-prima com a abertura dos portos aos ingleses proposto por Don João III. Portanto, gabarito ERRADO.

  • GABARITO ERRADO

    NORTE: RICO

    SUL: MAIORIA POBRE.

    SUL: MATÉRIA PRIMA.

  • Os países do Norte são caracterizados pelo elevado Produto Interno Bruto (PIB) e pelas condições históricas de poder e acúmulo de riquezas. São representados, em geral, pelos Estados Unidos, União Europeia e Japão. Apesar das boas condições econômicas, nesses países também existem desigualdades sociais e pessoas em condições de acentuada pobreza.

    Os países do sul apresentam as maiores taxas de pobreza, violência e problemas sociais do planeta. Sua situação de dependência econômica se deve aos processos de colonização, imperialismo e neocolonização impostos pelas nações consideradas desenvolvidas. Entre os países do sul, existem aqueles países chamados “emergentes” ou em desenvolvimento, são os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os Tigres Asiáticos e o México.

    pmal 2021


ID
722866
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A relação entre produção industrial e território se modificou bastante com as transformações tecnológicas das últimas décadas. Em face a tais modificações, considere as seguintes afirmativas: 

I. As mudanças tecnológicas e informacionais atingem os setores da economia e, de modo mais amplo, as atividades socioterritoriais, não se tratando apenas de uma reorganização de padrões técnicos, mas da reestruturação do complexo sistema de forças produtivas e territoriais do presente. 
II. O avanço tecnológico introduziu flexibilidade à indústria e esta é a noção que marca a nova onda de reestruturação produtiva que domina os esquemas de produção e de circulação de riquezas do mundo globalizado. 
III. A disposição das empresas em rede coloca-se como uma representação clara de aplicabilidade das novas tecnologias à mudança na organização produtiva. Seu sucesso demonstra a reestruturação do clássico esquema industrial e a superação das distâncias, dois obstáculos dos mais restritivos à escalada da lucratividade nas últimas décadas. 

É correto o que se afirma em 

Alternativas

ID
1025386
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de industrialização tardia verificado após a Segunda Guerra Mundial promoveu

Alternativas

ID
1431655
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Terceira Revolução Industrial, conhecida como revolução tecnocientífica e informacional, iniciada nas últimas décadas do século XX, impôs ao mundo novas técnicas, novas maneiras de produzir e novos produtos. Uma das principais características desse novo contexto foi o crescente desenvolvimento de empresas de alta tecnologia, cujas inovações permitiram que elas se libertassem das restrições locacionais tradicionais.
Assinale a opção que indica o fator locacional que atua, de modo decisivo, na estratégia de localização das empresas de alta tecnologia.

Alternativas
Comentários
  • tem certeza é letra E, muito estranho isso ...


  • Questão muito polêmica.

    Eu marcaria com a letra B, pois as empresas procuram mão-de-obra mais barata, mesmo aqueles com boas qualificações, ainda mais com a crise brasileira, onde profissionais mais qualificados pegam salários muito mais baixos para se manter no emprego.

    Não concordo com o gabarito (letra E).


  • questão muito dificil. 
    trata-se de empresas de altas tecnologias, portanto creio que o gabarito está correto letra E
  • Bastante questionável, pois a mão de obra barata no meu ver é mais importante pois grandes empresas vão para china por isso, pois em uma industria, as pessoas com maior competência pode ser trazida de outro lugar, tendo em vista que para o seu funcionamento não necessita de todos terem boas formações acadêmicas.


  • Foi uma "pegadinha" da banca. Muitos candidatos marcariam A, B ou C. O detalhe é apenas que a empresa em questão é de "alta tecnologia", diferencial para uma fábrica de sapatos, por ex., que pode ter mão de obra de baixa qualidade, ou estar próximo simplesmente à fontes de matérias primas.

  • gabarito : E 

    Essa questão realmente traz uma pegadinha .

    Ao descrever empresas de alta tecnologia , me lembrei do VALE DO SILÍCIO. ilustra bem o que a questão aborda.

  • Eu achei que fosse pra marcar  a incorreta, já ia marcar a D. Mas aí li de novo e fiquei super na dúvida entre A e C. Que por sinal não era nenhuma,

  • Poxa! Eu tinha certeza que era a letra B :'(

  • Uma questão muito difícil, a gente confunde facilmente a letra C. Na letra se se encaixariam as indústrias de transformação. Empresas de alta tecnologia utilizam funcionários muito capacitados e é normal que busquem localidades que ofereçam mão de obra capacitada.

  • Alta tecnologia é sinônimo de mentes diferenciadas, temos como exemplo a Apple e Steve Jobs. A questão é justamente essa: para se ter grandes mentes, torna-se necessário uma boa educação e a cultura também coopera nisso, assim como a Alemanha é rainha em indústrias de bens de produção e forma excelentes engenheiros! Tanto é que não vemos muitas empresas do tipo aqui no Brasil, e justamente nossa educação está longe de ser uma das melhores. Onde está localizada o antro da Tesla, Apple, Samsung, etc? Justamente em países mais desenvolvidos, com grandes faculdades formando profissionais do ramo, etc etc etc... Falando a grosso modo, para que trazer uma empresa de alta tecnologia, que demanda de mentes brilhantes, num país onde só tem jumento? É isso.

  • Normalmente questões que perguntam sobre a localidade das empresas de altas tecnologias abordam essas alternativas, no entanto isso era válido na Antiga divisão do trabalho..

    >As grandes empresas tecnológicas,atualmente, buscam um sistema educacional estável com exímios profissionais, e não uma mão de obra barata

    >As matérias- primas , através de baixos valores agregados, são importadas nos dias de hoje, não precisando construir uma filial especificamente para isso.

    > O mercado consumidor está muito difuso hoje em dia

    LETRA E

    APMBB


ID
1473652
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Antes da indústria moderna, havia somente o artesanato e a manufatura. A revolução industrial foi o momento em que a humanidade, em especial alguns países, se industrializou, com a intensa mecanização e produção massificada ou em série. Com relação às características da primeira revolução industrial, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a) Uso de mão-de-obra técnica e especializada.

     

     

     

    Primeira Revolução Industrial (1750-1870)

     


    A Primeira Revolução Industrial marca a supremacia da Inglaterra como potência mundial, seguida por outras nações europeias. Com o desenvolvimento da máquina a vapor e sua incorporação ao processo produtivo, ocorre uma grande revolução dos transportes e da movimentação das máquinas. O carvão surge, então, como principal fonte energética, por esse motivo, as indústrias são instaladas próximas a minas. A indústria predominante é a têxtil, com o emprego intensivo de mão de obra malremunerada e sem qualificação. Os operários, inclusive mulheres e crianças, eram muito explorados e submetidos a longas jornadas de trabalho. Eles, na maioria das vezes, se amontoavam em habitações precárias nas proximidades das fábricas, constituindo, assim, bairros em que predominava a miséria.

  • MARCAR A INCORRETA MARCAR A INCORRETA MARCAR A INCORRETA


ID
1866514
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Apenas no final do século XVIII, com a Revolução Industrial, a capacidade produtiva humana tornou-se suficiente para transformar extensa e profundamente a superfície terrestre.

Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que a era industrial:

Alternativas
Comentários
  • a) Correto. A era industrial interligou o mundo todo num sistema econômico que é comandado pelas grandes potências industriais.


    b) Correto. A era industrial foi responsável pela emergência do meio técnico, formado por concentrações industriais, campos agrícolas, cidades e infraestruturas de circulação estabelecidos ao longo dos últimos dois séculos.


    c) Incorreto. As redes de circulação não foram e não estão implantadas de forma igualitária e homogênea. Há uma desigualdade na distribuição da infraestrutura de transportes pelo mundo, em prol dos países desenvolvidos. Nesses países, as redes de circulação são abrangentes e eficientes. Nos países subdesenvolvidos, as redes de circulação não possuem a mesma abrangência e alta tecnologia dos países desenvolvidos. É claro que existem diferenças no interior dos dois grupos, mas na maioria das situações podemos constatar essas características.


    d) Correto. A substituição da energia humana ou animal pela energia mecânica do vapor, carvão, dentre outras foi um dos principais fatores do desenvolvimento técnico-industrial.


    Prof. Leandro Signori - Estratégia Concursos

  • Igualdade não combina com revolução industrial ou capitalismo.

    ambos na mesma questão com certeza a assertiva é errada ;)


ID
2498785
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O estudo da evolução histórica da indústria no Brasil permite compreender o desenvolvimento do setor, seus agentes e os interesses em disputa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:


I. O período de 1930 a 1956 é caracterizado pela estratégia governamental de implantação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e infraestrutura.

II. O Plano de Metas, promovido por Juscelino Kubitschek, privilegiou o transporte rodoviário e acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, agravando os contrastes regionais.

III. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada durante o regime militar em 1970, período conhecido por “milagre econômico”.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A SUDENE foi criada no governo de juscelino,o que foi criado no regime militar foi a SUDAN(superintendência do desenvolvimento da amazônia) inspirada na SUDENE.

  • I - Correta

    II - Correta

    III - Errada

    A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, mais conhecida pela sigla Sudene, é uma autarquia federal, subordinada ao Ministério do Interior, com sede em Recife, Pernambuco.

    Foi criada pela Lei nº 3.692, de 15 de dezembro de 1959, do Congresso Nacional, promulgada pelo presidente Juscelino Kubitschek. O diploma legal dispunha como finalidades e funções da superintendência: a) estudar e propor diretrizes para o desenvolvimento do Nordeste; b) supervisionar, coordenar e controlar a elaboração e execução de projetos a cargo de órgãos federais na região e que se relacionem especificamente com o seu desenvolvimento; c) executar, diretamente ou mediante convênio, acordo ou contrato, os projetos relativos ao desenvolvimento do Nordeste que lhe foram atribuídos nos termos da legislação em vigor, e d) coordenar programas de assistência técnica, nacional ou estrangeira, ao Nordeste.

    Daí o erro da alternativa III

    * Criada em 1959

    * Por JK (não pelos governos militares)

    Alternativa correta letra "B"

  • Fiquei com dúvida na primeira. e dutra? se alguem puder ajudar...

  • Questão muito boa

  • questão de geografia com base de questão de historia

  • Vale ressaltar, a construção das hidrelétricas de Furnas e Três Marias, a pavimentação de estradas e criação da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) no governo de JK (1956-1961). Esta pretendia corrigir o desequilibro no desenvolvimento das regiões, levando capitais para o Nordeste.

  • A Sudene foi criada pela Lei nº 3.692, de 15 de dezembro de 1959, do Congresso Nacional, promulgada pelo presidente Juscelino Kubitschek. O diploma legal dispunha como finalidades e funções da superintendência: a) estudar e propor diretrizes para o desenvolvimento do Nordeste; b) supervisionar, coordenar e controlar a elaboração e execução de projetos a cargo de órgãos federais na região e que se relacionem especificamente com o seu desenvolvimento; c) executar, diretamente ou mediante convênio, acordo ou contrato, os projetos relativos ao desenvolvimento do Nordeste que lhe foram atribuídos nos termos da legislação em vigor, e d) coordenar programas de assistência técnica, nacional ou estrangeira, ao Nordeste.

  • SUDENE > JK

    SUDAM > Regime Militar (Milagre Econômico)

    Espero ter ajudado. PMBA2020

  • SUDENE > JK

    SUDAM > Regime Militar (Milagre Econômico)

    SUDENE > JK

    SUDAM > Regime Militar (Milagre Econômico)

  • professor comentou errado a questão, sudene é no periodo JK e não no GV

  • I. O período de 1930 a 1956 é caracterizado pela estratégia governamental de implantação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e infraestrutura. ERA VARGAS financia a formação de industrias estatais nos setores de bens de produção e base, principalmente devido a demanda Europeia que estava com o parque industrial destruído do pos-2GM, e infraestrutura para facilitar a produção nacional e falta de investimento privado.

    II. O Plano de Metas, promovido por Juscelino Kubitschek, privilegiou o transporte rodoviário e acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, agravando os contrastes regionais. Exatamente é o famoso período da Economia de Concentração Industrial (1956-1961).

    III. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada durante o regime militar em 1970, período conhecido por “milagre econômico”. Essa pega muita gente, pois ela foi criada no governo de JK em 1959. CUIDADO: SUDAM > Regime Militar (Milagre Econômico)/ SUDENE > JK


ID
2666905
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Outro importante método de racionalização do trabalho industrial foi concebido graças aos estudos desenvolvidos pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor. Uma de suas preocupações fundamentais era conceber meios para que a capacidade produtiva dos homens e das máquinas atingisse seu patamar máximo. Para tanto, ele acreditava que estudos científicos minuciosos deveriam combater os problemas que impediam o incremento da produção. Taylorism o e Fordismo.

Disponível em: www.brasilescola.com. Acesso em: 28 fev. 2012.


O Taylorismo apresentou-se como um importante modelo produtivo ainda no início do século XX, produzindo transformações na organização da produção e, também, na organização da vida social. A inovação técnica trazida pelo seu método foi a

Alternativas
Comentários
  • O taylorismo emprega basicamente cinco princípios, a saber:

    -substituição de métodos baseados na experiência por metodologias cientificamente testadas;

    -seleção e treinamento rigoroso dos trabalhadores, de modo a descobrir suas melhores competências, as quais devem ser continuamente aperfeiçoadas;

    -supervisão contínua do trabalho;

    -execução disciplinada das tarefas, de modo a evitar desperdícios;

    -fracionamento do trabalho na linha de montagem para singularizar as funções produtivas de cada trabalhador, diminuindo assim sua autonomia.

    fonte: TodaMatéria

  • cronometragem e controle rigoroso do trabalho para evitar desperdícios. - Taylorismo

    produção orientada pela demanda enxuta atendendo a específicos nichos de mercado. - Toyotismo

  • Letra B

    A questão aborda as características do modelo produtivo industrial Taylorismo, também chamado de Fordismo-Taylorismo, dentre estas destacam-se, e especialização da mão de obra, a produção em massa e padronizada e o uso da esteira de produção. Sobre este ultimo podemos destacar que objetivava o aumento da produtividade ao evitar o desperdício de tempo com o deslocamento do trabalhador pelo interior da fábrica para as peças para a montagem dos produtos, além de ditar um ritmo único de produção para todos os trabalhadores.

  • "suas preocupações fundamentais era conceber meios para que a capacidade produtiva dos homens e das máquinas atingisse seu patamar máximo"


ID
2773834
Banca
FCM
Órgão
UEMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As indústrias modernas surgem a partir da Primeira Revolução Industrial e vem evoluindo tecnologicamente ao longo dos anos. Sobre os principais centros industriais brasileiros, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
3331465
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A partir dos anos 70, impõem-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil”.
Fonte: SANTOS, Milton; Maria Laura, SILVEIRA. O Brasil Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se sobretudo para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte. Paralelamente, as áreas industriais já consolidadas ganham dinamismos diferentes dos que definiram a industrialização em períodos anteriores.
II. As mudanças de localização de atividades industriais são às vezes precedidas de uma acirrada competição entre Estados e municípios pela instalação de novas fábricas, e mesmo, pela transferência das já existentes. A indústria de automóvel e das peças é emblemática de tal situação.
III. Considerando as sedes das quinhentas empresas líderes, verifica-se entre meados da década de 70 e final da década de 90, uma queda relativa dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, em favor de um aumento da participação de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Bahia. Aqui, trata-se menos de deslocalização dos escritórios das grandes empresas e mais de uma hierarquização dessas firmas em função das vendas.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Qual é o erro da III ?

  • GAB: C

    III - Acredito eu, por isso acertei, que embora tenha aumentado a participação do RS, MG, PR, SC e BA, não teve uma queda no estado de SP e RJ, muito pelo contrário, aumentou.

  • III - A participação aumentou, de fato, no RS, PR e MG.

    Conforme mostra a explicação do professor do descomplica: https://www.youtube.com/watch?v=Qq1zJEjlq1c&t=312s

  • I e II.

    Por quê?

    O erro da C se encontra ao afirmar que a hierarquização dessas firmas em função das vendas, o que é mentira. Você venderia mais caro no Acre ou em São Paulo ?

    São Paulo, devido ao alto índice de população, porém para empresa é ótimo ir ao acre, pois o governador falou que a empresa terá diversos benefícios e mão de obra barata. Então, ela irá sem pensar duas vezes, porque hoje já há formas eficientes de transportes, não no Brasil, mas há. Embora muitas vezes o incentivo é tão grande que compensa a distância do centro comercial.

  • Gab. Oficial: C.

    Gab. correto: E

    Para fins de estudo, o Item III está correto. A questão à época deveria ter tido o gabarito alterado. Observem o trecho do livro de onde a banca retirou o excerto:

    "Considerando as sedes das quinhentas empresas líderes, verifica-se também entre 1974 e 1996, uma relativa queda dos Estados de São Paulo (64,4% para 52,6%) e Rio de Janeiro (16,4% para 11,8%), em favor de um aumento da participação de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Bahia. Aqui, trata-se menos de uma deslocalização dos escritórios das grandes empresas e mais de uma re-hierarquização dessas firmas em função de suas vendas." (SANTOS, M., p.109)


ID
3346120
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Tenente Ananias - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Modelo de produção conhecido pelo nome de just in time, implementado pela primeira vez em meados do século XX. Nesse modelo, o volume de produção fica diretamente relacionado à capacidade do mercado de consumo, evitando-se o estoque de produto e a possível diminuição do preço. Nesse tipo de modelo de produção, o trabalhador pode ser deslocado para realizar diferentes funções, de acordo com as necessidades da produção e cada momento.” O enunciado traz características de qual modelo de produção?

Alternativas
Comentários
  • just in time: "a hora certa" refere- se ao toyotismo

  • Volvismo: O Volvismo está relacionado ao modelo de produção realizado nas fábricas da Volvo. Marcado pela forte presença de sindicatos trabalhistas, este modelo de produção apresentava um outro olhar sobre o trabalhador.

    No Volvismo o funcionário apresenta um papel diferenciado e relevante, a partir de autonomia e representatividade no processo de produção, agregando valor ao produto final.

    Fordismo: segue esse roteiro criando a linha de produção, que permitia o avanço da fabricação em massa. Henry Ford teve a brilhante ideia de baratear o preço do produto e melhorar o salário dos trabalhadores, para aumentar o mercado consumidor. Além disso, foram desenvolvidas leis trabalhistas que delimitavam as condições de trabalho e davam aos proletários, tempo de consumir. Com esse processo, cria-se uma classe média consumidora, foram 30 anos gloriosos, entre a década de 40 e 70 mas tornou-se insustentável

    Toyotismo: foi aplicado nas fábricas da Toyota. A produção fragmentou-se através da terceirização e já não era mais necessário os imensos galpões utilizados nas linhas de produção fordistas. Um produto final tinha suas diversas partes produzidas em lugares distintos. As três grandes “filosofias” desse sistema são:

    Just in time (na hora certa) – sem espaço para armazenar matéria-prima e a produção, desenvolveu-se um sistema que detecta a demanda e então autoriza a produção, desse modo, pode-se evitar crises catastróficas;

    Kanban (cartão) – método que programa a produção just in time;

    Team work (trabalho em equipe) – os trabalhos eram organizados em grupos, com a orientação de um líder. O objetivo é ganhar tempo de trabalho.

    Taylorismo: se desenvolveu nos EUA no final do século XIX e início do Século XX, Cada proletário era responsável por uma mesma atividade e apenas um gerente de produção conhecia todas as etapas e detinha um conhecimento específico. Esse gerente era responsável pela fiscalização e controle. A mão de obra tornava-se praticamente descartável e houve uma grande homogeneização dos produtos.

  • TOYOTISMO: pós crise de 73 e acessão do modelo neoliberal (Japão- 70) 

    -Características 

    • Just-in-time: no tempo certo, produz de acordo com a demanda, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária. 
    • Desconcentração industrial 
    • Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa. 
    • Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo. 
    • Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes. 

    -Isso gera: 

    • Minimizando os gastos com o gerenciamento de estoques. 
    • Aumentou o desemprego: o sistema toyotista diminuiu a oferta de empregos, porque ao longo do processo produtivo, um mesmo trabalhador realiza diversas funções. Isso serviu para ampliar o desemprego no setor secundário da economia (que é o setor das indústrias) e transferir a mão de obra para o setor terciário (o setor de serviços). 
    • É necessário mais mão de obra qualificada 
    • Terceirização: transfere parte da produção para outras empresas. 

  • É só lembrar que no fordismo havia uma produção em série, o que é o oposto do "just in time" que vem como uma saída pra esse problema com o toyotismo.


ID
3667897
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2009
Disciplina
Geografia
Assuntos

A industrialização não é uma simples criação de indústrias isoladas, subordinadas às atividades primárias, mas um processo irreversível de criação de indústrias, que leva à modernização da economia do país, à transformação da sociedade de rural e agrícola em urbana e industrial. Em termos mais precisos é possível afirmar que a industrialização brasileira é resultado. Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • E

    Não ocupa lugar de destaque em uma sociedade capitalista; sendo que o lugar de destaque econômico é a agricultura


ID
3717514
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2013
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a indústria de substituição de importações é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Só Lembrar de Vargas ...

    GABARITO LETRA B

  • gabarito letra B

    ➡ pós segunda guerra, a Europa não tinha condições de exportar produtos industrializados, pois todo o continente se encontrava absolutamente arrasado pelo confronto armado, então o Brasil teve que promover o seu parque industrial e realizar a conhecida industrialização por substituição de exportação. A partir de então, o Brasil adentrou efetivamente no processo de industrialização, deixando de ser um país substancialmente produtor primário para um Estado industrial e urbano (industrialização tardia)

    bons estudos

  • Embora eu concorde com a data, a questão ainda deixa amplo o entendimento.. quando o país ainda era agroexportador.

    Como se algum dia ele deixou de ser.. Enfim, cada banca tem uma forma de cobrança.

  • Começou a partir da primeira guerra mundial e nao a partir da segunda, ainda, o país nunca deixou de ser agroexportador

  • Complicado a afirmação "a partir da segunda guerra" pois dá entender que a indústria de substituição de importação começou nessa guerra e antes não houve.

    • Na verdade, durante a primeira guerra mundial (Governo de Venceslau Brás - 1914 a 1918) houve o primeiro surto industrial de substituição de importação e esse surto esteve basicamente associada às indústrias de bens de consumo não-duráveis (o que pode confundir o gabarito com a alternativa E), esta é uma afirmação que a própria VUNESP e a CESPE já cobraram em questões.

    Porém, a banca quis que a gente entendesse que esse processo foi efetivado (e não apenas um surto) a partir desse período, o que é certo.

    -

    Qualquer erro, dúvidas ou comentário extra, manda mensagem no privado para que eu saiba que respondeu meu comentário.

    Bons estudos! Abraço!

  • Economia agroexportadora é definida pela economia baseada na produção e exportação de uns poucos produtos primários, e uma economia voltada para fora. Essa economia ocorreu no Brasil no período de 1889 à 1930. Fica claro então que o que determinava a base de consumo no Brasil era a exportação. Fonte:https://www.monografias.com/pt/docs/Economia-agroexportadora-do-brasil-PK5LK4FX7X

  • GAB-B

    desenvolveu-se a partir da Segunda Guerra, quando o país ainda era agroexportador.

    EM OUTRAS PALAVRAS, TODO PAÍS QUE TEVE SUA ORIGEM NA GUERRA SÃO OS MAIS DESENVOLVIDOS. EUA,RUSSIA, FRAN, JAP,ING. .......

    SÃO PAÍSES DE PONTA.

    GAB-B

  • Foi uma jogada muito boa para a época, países sofrendo com a crise de 1929 e o Brasil decidiu focar nas indústrias de base e conseguiu aguentar a crise.

    GAB B

    APMBB


ID
3781327
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o fator considerado determinante para a localização das indústrias durante a Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII a meados do século XIX).

Alternativas

ID
3798289
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo o sociólogo e filósofo alemão Herbert Marcuse (1898–1979), a sociedade de massas tem o consumo como seu ideal de vida, limitando seus horizontes e aspirações à posse de bens materiais, como automóveis e eletroeletrônicos.

Podemos afirmar corretamente que a sociedade de massas surgiu

Alternativas

ID
3798808
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto.

Muitas invenções e descobertas dessa fase foram fruto de pesquisas científicas sistemáticas realizadas em laboratórios de universidades ou de indústrias. Os empresários passaram a investir no trabalho dos cientistas, buscando inventos que gerassem lucros.

A indústria química, por exemplo, benefiiou-se dessa aproximação, o que resultou na produção de fibras sintéticas, inseticidas, celuloide [...], borracha vulcanizada [...], corantes artificiais, adubos, explosivos [...], entre outros.

DOMINGUES, Joelza Esther. História em Documento. Imagem e texto. 8. 2ªed. São Paulo: FTD, 2013. p.192.

O texto descreve a relação entre ciência e indústria característica da

Alternativas

ID
3798886
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto.


Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM), escreveu, em artigo publicado na “Foreign Affairs”, que:


A 1a revolução industrial usou água e vapor para mecanizar a produção entre o meio do século XVIII e o meio do século XIX.


A 2a revolução industrial usou a eletricidade para criar produção em massa a partir do meio do século XIX.


A 3a revolução industrial usou os eletrônicos e a tecnologia da informação para automatizar a produção na segunda metade do século XX.


Agora, no século XXI, a 4a revolução industrial é caracterizada pela fusão de tecnologias entre as esferas física, digital e biológica.


https://tinyurl.com/y72sm8v5> Acesso em: 17.09.2018. Adaptado.


De acordo com a tendência expressa no texto, a última revolução industrial citada pelo autor caracteriza-se por

Alternativas

ID
3801583
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Modelo de produção industrial, também conhecido como administração científica, muito criticado, entre outros motivos, por não considerar o lado social e humano do trabalhador.

O modo de produção industrial caracterizado corresponde

Alternativas
Comentários
  • A- Taylorismo consiste num sistema de organização industrial desenvolvido por Frederick Taylor, economista e engenheiro mecânico estadunidense. O principal objetivo desta técnica é otimizar as tarefas desempenhadas nas empresas, através da organização e divisão de funções dos trabalhadores.


ID
3809533
Banca
INEP
Órgão
UFV-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Durante a Revolução Industrial as cidades eram uma mescla de fábricas e moradia. Apresentavam condições insalubres, tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente, já que não havia nenhum tipo de legislação e, tampouco, preocupação com o meio natural.

Os principais problemas, nesse período, relacionados ao meio urbano foram:

Alternativas

ID
3811465
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O processo de desenvolvimento da atividade industrial, desde o século XVIII, não só representa a mundialização das relações capitalistas, como também exerce papel fundamental nas transformações ocorridas na organização do espaço geográfico e nas relações existentes entre as diversas partes desse espaço, nos mais diferentes níveis. O estudo da indústria é fundamental para a compreensão e a análise da organização espacial”.

A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre o desenvolvimento da atividade industrial, pode-se concluir:

Alternativas

ID
3813061
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A partir da década de 1950, verificou-se uma intensificação no processo de industrialização em diversas regiões do planeta. No caso de países latino-americanos, como, por exemplo, o Brasil, a Argentina e o México, em que se baseou, fundamentalmente, a industrialização?

Alternativas

ID
3813070
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nos primórdios do século XX, surgiram, nos Estados Unidos, o “Taylorismo” e o “Fordismo”, que são assuntos amplamente estudados pela Geografia. Esses assuntos se referem diretamente à:

Alternativas

ID
3813775
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O modo de produção industrial “flexível” que substituiu o modo de produção Fordista recebeu o nome de Toyotismo, porque começou a ser desenvolvido na fábrica da Toyota Motor. O Toyotismo constitui-se em um novo modelo de produção econômica que utiliza equipamentos tecnologicamente mais avançados, evita o desperdício e promove novas relações de trabalho nas fábricas.

Assinale a alternativa que corresponde ao Toyotismo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A- A prática da terceirização da mão de obra menos qualificada a fim de obter economia no pagamento dos salários e aumento dos lucros.

    TOYOTISMO: pós crise de 73 e acessão do modelo neoliberal (Japão- 70) 

    -Características 

    • Just-in-time: no tempo certo, produz de acordo com a demanda, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária. 
    • Desconcentração industrial 
    • Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa. 
    • Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo. 
    • Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes. 

    -Isso gera: 

    • Minimizando os gastos com o gerenciamento de estoques. 
    • Aumentou o desemprego:  

    ------------->o sistema toyotista diminuiu a oferta de empregos, porque ao longo do processo produtivo, um mesmo trabalhador realiza diversas funções. 

    ------------->Isso serviu para ampliar o desemprego no setor secundário da economia (que é o setor das indústrias) e transferir a mão de obra para o setor terciário (o setor de serviços). 

    • É necessária mais mão de obra qualificada 
    • Terceirização: transfere parte da produção para outras empresas. 


ID
3816265
Banca
COPESE - IF-TM
Órgão
IF-TM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O ritmo de crescimento populacional até o início da Revolução Industrial foi muito lento. No entanto, a partir do Século XIX esse ritmo aumentou sensivelmente, elevando assim o contingente populacional no Planeta e aumentando os impactos sobre os recursos da Terra. Sobre esse tema envolvendo crescimento populacional e pressão sobre os recursos naturais, analise os itens a seguir e marque o que estiver correto.

Alternativas

ID
3838201
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Hoje é evidente que a Era de Ouro pertenceu essencialmente aos países capitalistas desenvolvidos (...).”

HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX;
1914-1991. São Paulo, Companhia das Letras, 2a Edição
1995.

A afirmação feita por um dos maiores intelectuais do nosso tempo refere-se ao período que se inicia após a Segunda Guerra Mundial e se estende até o final do século XX. Considerando esta janela na linha do tempo, analise as afirmações sobre as características do capitalismo.

I. Neste espaço temporal houve uma reestruturação do capitalismo, notada a partir do avanço da globalização e da internacionalização da economia.

II. A industrialização neste período proporcionou o aumento gradual do campesinato, esvaziando as cidades e aumentando o número de pessoas no campo, fortalecendo a agroindústria.

III. O processo de produção inicialmente baseado no fordismo levou a sociedade a uma padronização da tecnologia e ao consumo de forma global.

Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas

ID
3849937
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O município de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, dedica-se à moda íntima, sendo um dos quatro projetos-pilotos priorizados pelo Sebrae para servir de modelo ao desenvolvimento de iniciativas semelhantes no país.

O núcleo de Nova Friburgo, que emprega diretamente cerca de 20.000 pessoas, surgiu a partir de pequenas iniciativas de produção. Hoje, são 800 empreendimentos, agora gradativamente envolvidos em ações solidárias de mútuo desenvolvimento. Alguns deles estão reunidos em quatro consórcios exportadores.

Adaptado de http://revistapegn.globo.com

Os padrões de localização industrial vêm se alterando desde o início da Revolução Industrial, à medida que novas tecnologias e formas de gestão são desenvolvidas.

A reportagem acima exemplifica um padrão atual de localização industrial denominado:

Alternativas
Comentários
  • arranjo produtivo local


ID
3853351
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os fatores locacionais da indústria são elementos socioespaciais necessários para atrair o maior número possível de fábricas e empresas em um determinado local.


Os conhecimentos referentes aos fatores de localização industrial permitem afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    falar em distribuição equitativa de energia e matéria prima é um equívoco, como faz a letra c, ainda que a busca por menores custo de produção seja um dos principais fatores locacionais visado pelas indústrias.


ID
3874069
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Coronel Bicaco - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quanto ao processo de industrialização, são consideradas economias desenvolvidas e/ou precursoras as seguintes nações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Rússia faz parte do BRICS ou seja país emergente!
  • gabarito letra D

    países desenvolvidos ➡ industrialização clássica

    países emergentes ➡ industrialização tardia, os denominados BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)

    bons estudos


ID
3895591
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Diversos estudiosos têm atribuído o atual estágio de consolidação do espaço mundial economicamente globalizado aos avanços científicos e tecnológicos. A integração efetiva entre ciência, tecnologia e produção teve início em meados do século XX e, em um curto intervalo de tempo, grande parte das descobertas científicas foi transformada em inovações tecnológicas.

Essa fase produtiva, à qual o texto se refere, é denominada:

Alternativas

ID
3905704
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Xavier - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O ambiente onde a sociedade humana desenvolve as suas relações, chamado meio geográfico, é resultante das alterações que os seres humanos introduziram na natureza por meio de técnicas. Sob o ponto de vista histórico, o meio geográfico pode ser dividido em três períodos: meio natural, meio técnico e meio técnico-científico-informacional. Cada um desses períodos corresponde a uma etapa da evolução técnica pela qual passou a sociedade humana.” (LUCCI, 2014). Ao analisar o período denominado “meio técnico”, identificamos que ele teve início com a Revolução:

Alternativas
Comentários
  • Meio Técnico é como é chamado o processo de produção baseado na tecnologia cientifica-industrial iniciado na Primeira Revolução Industria; em oposição ao Meio Natural onde a produção era fortemente dependente da natureza. Após o Meio Técnico surge o Meio Técnico-Científico-Informacional, que inclui na técnica a transmissão de informação e a compreensão do espaço geográfico.

    Segundo Milton Santos, a história da produção teve três fases: Meio Natural, Meio Técnico e Meio Técnico-Científico-Informacional.

    Fonte: https://www.dicionarioinformal.com.br/meio%20t%C3%A9cnico/#:~:text=Ap%C3%B3s%20o%20Meio%20T%C3%A9cnico%20surge,Meio%20T%C3%A9cnico%2DCient%C3%ADfico%2DInformacional.


ID
3941761
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Após a leitura, com atenção, das afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:


I. A Primeira Revolução Industrial se caracteriza pela substituição da manufatura pela maquinofatura e a Segunda Revolução Industrial se caracteriza pelo uso da eletricidade e do petróleo, responsável pelo impulso na indústria automobilística.

II. A Terceira Revolução Industrial é também chamada de “informacional” e promoveu um grande avanço no fluxo de informações, rapidez dos transportes e formação de redes digitais ocasionando transformações na organização do trabalho.

III. As atuais “transnacionais”, antes denominadas multinacionais, formaram-se a partir dos trustes e oligopólios com filiais em diversos países do mundo.

Alternativas
Comentários
  • Truste é a fusão de várias empresas de modo a formar um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.

    Oligopólio  significa que há concorrência entre poucas empresas que produzem determinado produtos e existem muitos compradores. Como exemplo de oligopólio no Brasil, temos as companhias telefônicas


ID
3949000
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os países da Europa e América do Norte eram até o século XX, os grandes polos industriais do planeta; no final do século XX e começo do século XXI, esses polos se deslocaram para o sul do planeta e para o oriente. No caso do Brasil, as grandes indústrias multinacionais que aqui se instalaram foram atraídas:

Alternativas
Comentários
  • Indiscutível, pela farta e barata mão de obra e abundante matéria prima. Alem disso, esse processo se identifica nova divisão internacional de Trabalho (DIT), a prática de repartir as atividades e serviços entre os inúmeros países do mundo. Trata-se de uma divisão produtiva em âmbito internacional, em que os países emergentes ou em desenvolvimento, exportadores de matéria-prima, com mão-de-obra barata e de industrialização quase sempre tardia, oferecem aos países industrializados, economicamente mais fortes, um leque de benefícios e incentivos para a instalação de indústrias, tais como a isenção parcial ou total de impostos, mão-de-obra abundante, leis ambientais frágeis, entre outras facilidades.

  • OU SEJA, EXPLORAÇÃO

  • A e B: Não tinha no Brasil;

    C: Não faz sentido, pois o êxodo rural foi quando o pessoal saiu do campo para cidade, ou seja, após as indústrias assumirem;

    D: "El loco" definiu tudo! EXPLORAÇÃO!!!

    Gabarito: Alternativa D


ID
3949132
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que contenha uma consequência do aumento do poder dos setores urbanos industriais e de serviços na economia brasileira a partir dos anos 1960.

Alternativas

ID
4000117
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao analisar o processo de desconcentração industrial nos Estados Unidos, Moreira (2011) destaca que a última região do país a se industrializar foi o Oeste e que, entre os fatores que contribuíram para a instalação de indústrias nessa região, destaca-se a:

I. Disponibilidade de mão de obra, que foi se concentrando desde a época da Corrida do Ouro, em meados do século XIX, quando a exploração desse metal na Califórnia atraiu muita gente.
II. Existência de ferro e cobre nas Montanhas Rochosas e na Serra Nevada, e de petróleo e gás natural na Bacia da Califórnia.
III. Disponibilidade de elevado potencial hidrelétrico, principalmente nos rios Columbia e Colorado.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
4007515
Banca
EBMSP
Órgão
EBMSP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um estudo publicado em novembro pela consultoria americana McKinsey avalia que em torno de 50% das atividades tidas como repetitivas serão automatizadas na próxima década. Nesse período, no Brasil, 15,7 milhões de trabalhadores serão afetados pela automação. Em outras palavras, caso seu emprego não exija muito de criatividade ou de habilidades lúdicas, é enorme a probabilidade de que venha a ser ocupado por alguma máquina. Em todo o mundo, o legado da mecanização avançada será de até 800 milhões de pessoas à procura de oportunidades de trabalho. Desse total, boa parte terá de se readaptar, mas 375 milhões deverão aprender competências inteiramente novas para não cair no desemprego.

LOPES, André. Elas vão substituir você. VEJA. São Paulo: Abril, e. 2567, a. 51, n.5, 31 jan. 2018, p. 80-83.


Ao longo da história da humanidade, mudanças nas técnicas e nas relações de produção estiveram associadas

Alternativas

ID
4025827
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um movimento muito marcante ocorrido no final do século XVIII e início do século XIX foi responsável pelo surgimento de avançado maquinário, o qual tinha o vapor como elemento propulsor. Hoje, a eletricidade substitui o vapor como fonte motriz. Sobre essa questão, assinale o que for correto

O carvão foi a grande fonte de energia da primeira Revolução Industrial.

Alternativas

ID
4025830
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um movimento muito marcante ocorrido no final do século XVIII e início do século XIX foi responsável pelo surgimento de avançado maquinário, o qual tinha o vapor como elemento propulsor. Hoje, a eletricidade substitui o vapor como fonte motriz. Sobre essa questão, assinale o que for correto

A América do Sul forneceu o carvão que garantiu a industrialização da Inglaterra.

Alternativas

ID
4025833
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um movimento muito marcante ocorrido no final do século XVIII e início do século XIX foi responsável pelo surgimento de avançado maquinário, o qual tinha o vapor como elemento propulsor. Hoje, a eletricidade substitui o vapor como fonte motriz. Sobre essa questão, assinale o que for correto

Possuidor de grandes jazidas de carvão mineral e de ferro, o Japão emergiu como potência econômica mundial na primeira Revolução Industrial.

Alternativas

ID
4025836
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um movimento muito marcante ocorrido no final do século XVIII e início do século XIX foi responsável pelo surgimento de avançado maquinário, o qual tinha o vapor como elemento propulsor. Hoje, a eletricidade substitui o vapor como fonte motriz. Sobre essa questão, assinale o que for correto

A Alemanha se atrasou na industrialização, porque não possuía reservas de carvão mineral.

Alternativas

ID
4036348
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No século XIX, o movimento mais amplo é a Revolução Industrial, cuja força-motora é a Grã-Bretanha, que passa a ocupar, sem o menor esforço, o lugar da Espanha e de Portugal na América do Sul, tanto para escoar seus produtos industriais como para controlar os circuitos comerciais. Os novos Estados endividam-se para comprar as maravilhas da indústria inglesa e os ingleses contentam-se em fazer negócios. Em Cuba, as companhias norte-americanas apropriam- -se das terras açucareiras. Pouco depois, as planícies da América Central são atacadas: está nascendo o império bananeiro, controlado por Boston.

                                                  (Marc Ferro. Histórias das colonizações, 1996. Adaptado.)

O excerto alude

Alternativas

ID
4040299
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Nassau Senior, economista de renome, passou por Manchester em 1837, e assim descreveu o que viu: “Num lugar encontramos toda uma rua seguindo o curso de um canal, porque dessa forma era possível conseguir porões mais profundos, sem o custo de escavações, porões destinados não ao armazenamento de mercadorias ou de lixo, mas à residência de seres humanos. Nenhuma das casas dessa rua esteve isenta do cólera”.

    A média de vida era determinada pelo lugar onde se morava – segundo o relatório do Dr. P. H. Holland, que realizou uma investigação num subúrbio de Manchester, em 1844. “Quando verificamos ser a taxa de mortalidade quatro vezes maior em algumas ruas do que em outras, e duas vezes maior em grupos de ruas do que em outros, não podemos deixar de concluir que multidões de nossos irmãos, centenas de vizinhos próximos, são anualmente destruídos por falta das precauções mais simples”.

(Leo Huberman. História da riqueza do homem, 1986. Adaptado.)


O relatório alude

Alternativas

ID
4049683
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A era industrial é caracterizada pelo crescimento populacional e pelo grande consumo de produtos industrializados e agrícolas, o que resulta no aumento da demanda de energia. Sobre esse processo, no Brasil, é correto afirmar que

o desenvolvimento sustentável na atividade de produção de energia tem os objetivos de reduzir o impacto ambiental e promover o crescimento econômico e a inclusão social.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.


ID
4049686
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A era industrial é caracterizada pelo crescimento populacional e pelo grande consumo de produtos industrializados e agrícolas, o que resulta no aumento da demanda de energia. Sobre esse processo, no Brasil, é correto afirmar que

o desenvolvimento da indústria automobilística levou a um aumento no consumo de derivados de petróleo, fato que determinou a liberação de grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera.

Alternativas

ID
4049689
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A era industrial é caracterizada pelo crescimento populacional e pelo grande consumo de produtos industrializados e agrícolas, o que resulta no aumento da demanda de energia. Sobre esse processo, no Brasil, é correto afirmar que

desde a década de 1980 a utilização da biomassa tem crescido como fonte de produção de energia elétrica ou de biocombustível, como o biodiesel e o etanol.

Alternativas

ID
4049692
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A era industrial é caracterizada pelo crescimento populacional e pelo grande consumo de produtos industrializados e agrícolas, o que resulta no aumento da demanda de energia. Sobre esse processo, no Brasil, é correto afirmar que

um dos maiores entraves à expansão das hidrelétricas, entre as décadas de 1970/1990, estava relacionado à política energética do regime militar, que privilegiou a construção de termelétricas.

Alternativas
Comentários
  • HIDRELÉTRICAS

ID
4050352
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dependendo de suas formas de intercâmbio e do seu conhecimento sobre a natureza, as sociedades humanas têm feito uso de variadas fontes de energia ao longo da história. A esse respeito, assinale o que for correto

Embora pobre em jazidas de carvão mineral, a Inglaterra manteve intacta a sua supremacia econômica na segunda revolução industrial. A desvantagem energética foi compensada pela eficiente marinha mercante inglesa, que garantiu fretes baratos para a importação de carvão mineral de outras regiões produtoras.

Alternativas
Comentários
  • a inglaterra era ryca em carvão

ID
4051324
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O historiador Nicolau Sevcenko, na obra A corrida para o século XXI, utiliza a imagem de uma montanha-russa como metáfora para descrever os movimentos históricos e sociais que marcaram os séculos XIX e XX. Considerando essa comparação e seus conhecimentos sobre esse período, assinale o que for correto. 

As transformações científico-tecnológicas da segunda metade do século XIX revolucionaram os modos de produção e as formas de vida com o advento da eletricidade, o surgimento das indústrias químicas, o desenvolvimento dos materiais plásticos e a invenção de novos meios de comunicação.

Alternativas

ID
4051594
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Fatores políticos, sociais e econômicos contribuem para a construção e a crise da ordem mundial, a partir do século XVI. Considerando a afirmativa, assinale o que estiver correto.

Durante o período da Revolução Industrial, o mundo foi dividido em países industrializados, todos localizados no Hemisfério Norte, e em países produtores de alimentos e matérias-primas, todos localizados no Hemisfério Sul.

Alternativas

ID
4058239
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relacione as informações na coluna à esquerda com os períodos da revolução industrial na coluna da direita.

1 → A expansão comercial e a ampliação da economia de mercado permitiram que a Europa acumulasse capital, que foi empregado em investimentos e mecanização da produção. A utilização do carvão e das máquinas a vapor impulsionou as indústrias têxtil, naval e siderúrgica.


2 → Atividades como a informática, a química fina, a biotecnologia e a pesquisa espacial foram criadas ou ampliadas. Os avanços tecnológicos proporcionaram precisão, rapidez de informações e facilidade de comunicação, provocando transformações no sistema capitalista.


3 → Novas invenções como geladeira, telefone, lâmpada elétrica, rádio, computador se sucederam, e grandes modificações ocorreram nas condições de vida das pessoas, na velocidade e qualidade dos transportes. Essas inovações influenciaram a aceleração do contato entre culturas e reorganização do espaço capitalista.


( ) Primeira revolução industrial.


( ) Segunda revolução industrial.


( ) Terceira revolução industrial.

Alternativas

ID
4064341
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O processo de desenvolvimento da atividade industrial, desde o século XVIII, não só representa a mundialização das relações capitalistas, como também exerce papel fundamental nas transformações ocorridas na organização do espaço geográfico e nas relações existentes entre as diversas partes desse espaço, nos mais diferentes níveis. O estudo da indústria é fundamental para a compreensão e a análise da organização espacial”.

A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre o desenvolvimento da atividade industrial, pode-se concluir:

Alternativas

ID
4064425
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford ‘T’ – o carro de ‘todo o mundo’ –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira padronizada”.

“A Nissan inventa o automóvel à la carte” “O sistema [...] já está operando em todas as concessionárias da Nissan desde agosto de 1991. [...] é um sistema de informação de ponta que coordena a produção e a venda, e [...] que permite dar ao cliente o prazo exato. [...] a fabricação se aproxima de uma produção segundo a demanda”.

(BECKOUCHE, Pierre. Indústria um só mundo. São Paulo: Ática, 1995. p. 28 e 31.)


Os dois fragmentos de texto acima exemplificam as transformações dos métodos de produção e de trabalho, com conseqüentes mudanças na forma de consumo da população mundial. Eles falam respectivamente

Alternativas

ID
4065901
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O tecnopolos, regiões que concentram indústrias de alta tecnologia, empresas inovadoras, infraestrutura de transporte e de telecomunicações, centros de pesquisa de ponta e universidades ligadas à revolução informacional, desenvolveram-se em áreas que reúnem condições favoráveis. Sobre os tecnopolos, assinale o que for correto

Nos Estados Unidos da América, EUA, os principais tecnopolos são: o Vale do Silício, na Califórnia, baseado no desenvolvimento da microeletrônica e da informática; o Orange County, também na Califórnia, onde se concentra a maior parte da indústria aeroespacial; a Rota 128, na região metropolitana de Boston, inicialmente vinculado ao setor bélico, destacando-se a Universidade de Harvard e o Instituto Tecnológico de Massachusetts, no desenvolvimento do conhecimento científico-tecnológico.

Alternativas

ID
4065922
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O geógrafo Milton Santos chama de rugosidades as formas espaciais produzidas para atender às necessidades do passado, mas que resistiram aos processos de transformação social e econômica e continuam a desempenhar um papel ativo no presente. É o que ocorre, por exemplo, com as redes nacionais de transporte, espelhos dos diferentes modelos de organização da economia que se sucederam ao longo da história de um país. Sobre isso, assinale a alternativa correta.

Desde o final da Idade Média, o vale do Reno foi uma das principais rotas do comércio. Ao longo dos séculos XIX e XX, muitas indústrias se concentraram na confluência com o rio Ruhr. Assim, o Reno transformou-se numa via de transporte para vários países europeus, ligando regiões industriais, sobretudo alemãs, ao Porto de Roterdã, nos Países Baixos.

Alternativas

ID
4074844
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere à Revolução Industrial, assinale o que for correto

A produção em série e em larga escala, com base na utilização de máquinas desconhecidas até o século XVIII, permitiu à Inglaterra, berço da Revolução Industrial, oferecer produtos de qualidade a baixo custo.

Alternativas

ID
4074847
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere à Revolução Industrial, assinale o que for correto

A Inglaterra, a partir do século XVIII, ao especializar-se na produção industrial, adquiriu o monopólio do desenvolvimento tecnológico e, ao mesmo tempo, impôs a muitos países a condição de produtores de gêneros alimentícios e de matérias-primas, principalmente minerais.

Alternativas

ID
4074889
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere à dinâmica populacional, assinale o que for correto

A partir da Revolução Industrial, o declínio das taxas de mortalidade provocou desequilíbrio entre a mortalidade, que diminuiu rapidamente, e a natalidade, que se manteve estável.

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO

  • Correto. É a primeira fase da transição demográfica .


ID
4087468
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com a Revolução Industrial (século XVIII), os artesãos sofreram um processo de transformação das suas condições de trabalho, com a perda de conhecimentos tradicionais e a submissão à rígida disciplina da fábrica. Nesse novo ambiente, eles “só precisariam aprender a operar a máquina” (Texto adaptado de LORENSETTI, Everaldo. O surgimento da Sociologia. In: LORENSETTI, Everaldo et al. Sociologia: ensino médio. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 27). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.  

As inovações tecnológicas do período da Revolução Industrial levaram ao desenvolvimento intelectual dos trabalhadores das fábricas.

Alternativas
Comentários
  • As inovações tecnológicas do período da Revolução Industrial levaram ao desenvolvimento intelectual dos trabalhadores das fábricas.

    ao adoecimento, juntamente com inúmeros problemas físicos e mentais

    [...]

    Bons Estudos.


ID
4087471
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com a Revolução Industrial (século XVIII), os artesãos sofreram um processo de transformação das suas condições de trabalho, com a perda de conhecimentos tradicionais e a submissão à rígida disciplina da fábrica. Nesse novo ambiente, eles “só precisariam aprender a operar a máquina” (Texto adaptado de LORENSETTI, Everaldo. O surgimento da Sociologia. In: LORENSETTI, Everaldo et al. Sociologia: ensino médio. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 27). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.  

A introdução da máquina nas fábricas esteve relacionada à perda de saberes herdados socialmente pelos trabalhadores.

Alternativas

ID
4087474
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com a Revolução Industrial (século XVIII), os artesãos sofreram um processo de transformação das suas condições de trabalho, com a perda de conhecimentos tradicionais e a submissão à rígida disciplina da fábrica. Nesse novo ambiente, eles “só precisariam aprender a operar a máquina” (Texto adaptado de LORENSETTI, Everaldo. O surgimento da Sociologia. In: LORENSETTI, Everaldo et al. Sociologia: ensino médio. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 27). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.  

O avanço tecnológico da Revolução Industrial foi um processo que trouxe prejuízos humanos.

Alternativas
Comentários
  • Sim e não. Questão muito extremista.


ID
4093738
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Questões políticas relacionadas à ascensão da Revolução Industrial na Inglaterra, no início do século XIX, repercutiram no Brasil, resultando

Alternativas

ID
4093810
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Enquanto a atividade agrícola ocupa grandes extensões do planeta, a atividade industrial se concentra em pontos do espaço. Todavia essa pequena concentração tem o poder de articular e integrar, através do mercado e da divisão espacial e internacional do trabalho, todo o universo. Isso significa que a indústria é a atividade capaz de produzir e desenvolver a integração de vastas áreas. (CARLOS, 2000, p. 20).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o espaço industrial, sua organização, sistematização e importância, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
4095574
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sociedade e espaço guardam relações tão próximas, que, ocorrendo mudanças em um, o outro, inevitavelmente, muda. Nesse sentido, as transformações desencadeadas a partir da Revolução Industrial são muito marcantes. (FILIZOLA, 2006, p. 321).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação sociedade e espaço, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
4100965
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“As técnicas são quase tão antigas quanto a humanidade (...) Mas apenas no final do século XVIII, com a Revolução Industrial, a capacidade produtiva humana tornou-se suficiente para transformar extensa e profundamente a superfície terrestre (...) Os ciclos iniciais da era industrial abriram as portas para a formação da economia mundo, ou seja, para a incorporação de todos os povos e todos os continentes nos fluxos mercantis e circuitos de investimentos centralizados pelas potências industriais.” (TERRA, L.; ARAÚJO, R.; GUIMARÂES R.B. Geografia. Conexões. Estudos de Geografia Geral e do Brasil. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2010, p.15). Sobre essas transformações, assinale a alternativa correta

Em suas duas primeiras fases, a Revolução Industrial foi um fenômeno exclusivamente urbano, de modo que seu efeito sobre a agricultura europeia foi praticamente nulo. A agricultura só foi revolucionada no século XX, com o desenvolvimento da química e da genética.

Alternativas
Comentários
  • A revolução agrícola teve início com a mecanização do campo.


ID
4100968
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“As técnicas são quase tão antigas quanto a humanidade (...) Mas apenas no final do século XVIII, com a Revolução Industrial, a capacidade produtiva humana tornou-se suficiente para transformar extensa e profundamente a superfície terrestre (...) Os ciclos iniciais da era industrial abriram as portas para a formação da economia mundo, ou seja, para a incorporação de todos os povos e todos os continentes nos fluxos mercantis e circuitos de investimentos centralizados pelas potências industriais.” (TERRA, L.; ARAÚJO, R.; GUIMARÂES R.B. Geografia. Conexões. Estudos de Geografia Geral e do Brasil. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2010, p.15). Sobre essas transformações, assinale a alternativa correta

O transporte ferroviário e a navegação transoceânica a vapor tiveram extraordinário impacto na economia mundial. A invenção da ferrovia está associada ao inglês George Stephenson, e a da navegação a vapor, ao norte-americano Robert Fulton.

Alternativas

ID
4100971
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“As técnicas são quase tão antigas quanto a humanidade (...) Mas apenas no final do século XVIII, com a Revolução Industrial, a capacidade produtiva humana tornou-se suficiente para transformar extensa e profundamente a superfície terrestre (...) Os ciclos iniciais da era industrial abriram as portas para a formação da economia mundo, ou seja, para a incorporação de todos os povos e todos os continentes nos fluxos mercantis e circuitos de investimentos centralizados pelas potências industriais.” (TERRA, L.; ARAÚJO, R.; GUIMARÂES R.B. Geografia. Conexões. Estudos de Geografia Geral e do Brasil. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2010, p.15). Sobre essas transformações, assinale a alternativa correta

Em meados do século XIX, diante dos desequilíbrios ambientais provocados pela Revolução Industrial, Thomas Malthus alertou seus contemporâneos sobre a iminência do esgotamento dos recursos naturais e sobre os perigos representados pelo aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • Crescimento populacional em P.G

    Crescimento de alimentos em P.A

    Nessa época ninguém falava em aquecimento global

    ERRADO

  • ERRADO- Em meados do século XIX, diante dos desequilíbrios ambientais provocados pela Revolução Industrial, Thomas Malthus alertou seus contemporâneos sobre a iminência do esgotamento dos recursos naturais e sobre os perigos representados pelo aquecimento global.

    1)MALTHUSIANA (XVIII) NA INGLATERRA, TEORIA ANTINATALISTA.  

    -Projeção alarmista: população crescia em PG e os alimentos em PA. (A população duplicaria a cada 25 anos).  

    -Esse estudo prevê que esse desequilíbrio e a quantidade de terras agricultáveis levariam à fome e a uma crise mundial no abastecimento de alimentos 

    -os recursos naturais da terra se esgotariam em pouco tempo, porque faltaria terras e aos poucos elas diminuiriam sua capacidade de produção. 

    LOGO, o erro está na palavra "aquecimento global"


ID
4100974
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“As técnicas são quase tão antigas quanto a humanidade (...) Mas apenas no final do século XVIII, com a Revolução Industrial, a capacidade produtiva humana tornou-se suficiente para transformar extensa e profundamente a superfície terrestre (...) Os ciclos iniciais da era industrial abriram as portas para a formação da economia mundo, ou seja, para a incorporação de todos os povos e todos os continentes nos fluxos mercantis e circuitos de investimentos centralizados pelas potências industriais.” (TERRA, L.; ARAÚJO, R.; GUIMARÂES R.B. Geografia. Conexões. Estudos de Geografia Geral e do Brasil. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2010, p.15). Sobre essas transformações, assinale a alternativa correta

A Revolução Industrial criou imensas riquezas e melhorou a vida de milhões de indivíduos, mas também gerou tensões e conflitos sociais. Por meio da encíclica Rerum Novarum, editada em 1891 pelo papa Leão XIII, a Igreja Católica reconheceu a gravidade dos problemas sociais e defendeu reformas visando à melhora das condições de vida e de trabalho dos operários industriais. 

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    " [...] a Igreja Católica reconheceu a gravidade dos problemas sociais e defendeu reformas visando à melhora das condições de vida e de trabalho dos operários industriais."

    [...]

    Eram bem precárias, com trabalhos manuais, repetitivos, juntamente com longas horas diárias de serviço. Daí, então, a igreja católica protestava a favor desses trabalhadores, a fim de melhorar sua situação de vida e de trabalho.

    _____

    Bons Estudos.

  • A Revolução Industrial criou imensas riquezas e melhorou a vida de milhões de indivíduos, mas também gerou tensões e conflitos sociais. Por meio da encíclica Rerum Novarum, editada em 1891 pelo papa Leão XIII, a Igreja Católica reconheceu a gravidade dos problemas sociais e defendeu reformas visando à melhora das condições de vida e de trabalho dos operários industriais. 

  • O documento escrito no final do século XIX pelo Papa Leão XIII abordava as questões mais delicadas do relacionamento entre empregado e patrão, como o salário justo, o limite da jornada de trabalho, o trabalho insalubre, o trabalho da mulher e o da criança, assim como o trabalho escravo.


ID
4100977
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“As técnicas são quase tão antigas quanto a humanidade (...) Mas apenas no final do século XVIII, com a Revolução Industrial, a capacidade produtiva humana tornou-se suficiente para transformar extensa e profundamente a superfície terrestre (...) Os ciclos iniciais da era industrial abriram as portas para a formação da economia mundo, ou seja, para a incorporação de todos os povos e todos os continentes nos fluxos mercantis e circuitos de investimentos centralizados pelas potências industriais.” (TERRA, L.; ARAÚJO, R.; GUIMARÂES R.B. Geografia. Conexões. Estudos de Geografia Geral e do Brasil. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2010, p.15). Sobre essas transformações, assinale a alternativa correta

Na segunda metade do século XIX, a Revolução Industrial entrou em nova fase com invenções de grande impacto na vida do homem: o dínamo, a lâmpada de iluminação, o telégrafo, o telefone e o motor de explosão. Este último deu origem à indústria automobilística, de profundo impacto nos séculos XX e XXI.

Alternativas

ID
4112602
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Pombos - PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com a evolução da produção industrial, analise as afirmativas sobre as fases da Revolução Industrial.

I. 2ª Fase: profundas transformações industriais no século XX, com informatização dos sistemas de produção, inclusive com robotização.

II. 1ª Fase: transição entre a produção agrária e início da industrialização a partir do século XVIII.

III. 3ª Fase: aperfeiçoamento do potencial produtivo com polos industriais até primeira metade do século XX.

IV. 3ª Fase: o trabalho com máquinas permitiu a substituição de muitos funcionários, o que reduziu custos.

V. 1ª Fase: a substituição do trabalho artesão por novas técnicas como o uso da energia a vapor.


Está CORRETO, o que se afirma, apenas, em

Alternativas
Comentários
  • 1º Fase: Máquina a vapor , ferrovias. Utilização de carvão e metais. Da manufatura para maquinofatura. ( Fim do séc 18)

    2º Fase: Eletricidade. Motor a Combustão (petróleo) , fundição de aço... Inicio da tecnologia da informação. ( Fim do séc 19)

    3º Fase : ( ou 4º ) Biotecnologia , nanotecnologia e mecatrônica.( 1960/70 até hoje). Se for levar em conta a fase Pré-Industrial que seria a fase da agricultura.

  • Letra D Correta -

    II - Errada - Segunda Fase não teve robotização

    III - Errada - não corresponde a terceira fase da industrialização o aperfeiçoamento do polos industriais.

  • Bommmmmm

  • A Revolução que teve robotização é a 3°, com a imersão dessa na 4°.

  • 1º FASE (1750 a 1850) : Alternativa II: 1ª Fase: transição entre a produção agrária e início da industrialização a partir do século XVIII.

    Cercamentos (Legais) foram decisivos para o processo de desenvolvimento industrial e marcam o início da Revolução. Parte dos senhores feudais ingleses passam a cercar suas terras, arrendando-as como pastagens para a criação de ovelhas e delas expulsando os camponeses. O processo de intensificou-se no séc. XVIII. Isso gerou um grande contingente de mão de obra que mantinham salários baixos.

    Alterntiva V: 1ª Fase: a substituição do trabalho artesão por novas técnicas como o uso da energia a vapor.

    Mão de obra abundante causada pelo êxodo rural. Introdução da máquina a vapor, criada em 1712, (usava carvão como combustível) mais aplicada em teares, navios e a locomotivas. Máquina de fiar, tear mecânico (as máquinas começaram a substituir o trabalho manual).

    FASE (1850 a 1950): Alternativa I:2ª Fase: profundas transformações industriais no século XX, com informatização dos sistemas de produção, inclusive com robotização.

    Descoberta de novas fontes de energia, (Petróleo e Eletricidade – invenção da lâmpada Heinrich Göbe – 1854).

    Invenção do motor a combustão. Formam o G – 7 (conjunto das sete maiores economias do mundo), países com alto padrão de vida, e com lugar garantido no centro de capitalismo mundial (Inglaterra, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Japão). Taylorismo (final do séc. XIX) e Fordismo (1914) a Robotização se da na 3º fase. Na década de 70, o modelo de produção fordista foi sendo substituído pelo Toyotismo.

    3º FASE (Meados da Década de 1950 – Dias Atuais, Pós-Segunda Guerra – Técnico Científica):

    Alternativa III:3ª Fase: aperfeiçoamento do potencial produtivo com polos industriais até primeira metade do século XX.

    Na verdade o que ocorre nessa fase é o maior crescimento do setor terciário (comércio e serviços). Surgem empresas interessadas no monopólio (dominação da oferta de um serviço ou produto). Ocorrem também os Trusts, Cartéis e Holdings.

    IV. 3ª Fase: o trabalho com máquinas permitiu a substituição de muitos funcionários, o que reduziu custos.

    Invenção do computador (1946) que acelerou o processo de informatização. O emprego de robôs na linha de montagem deu nova concepção para o termo indústria. O que acarretou na diminuição crescente do emprego de mão de obra humana (principalmente em tarefas braçais), sendo substituída pelas máquinas, sistemas automatizados, computadores e robôs industriais.


ID
4143097
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A partir da leitura do texto “De volta à condição proletária”, de Ruy Braga e Marco Aurélio Santana, responda à questão.


“Berço histórico do chamado ‘novo sindicalismo’ brasileiro, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC comemorou 50 anos de existência no último dia 12 de maio. É praticamente impossível lembrar dessa efeméride sem associá-la àquele movimento grevista do ano de 1978 que renovou o cenário político brasileiro catalisando o fim da ditadura e impulsionando a luta pela redemocratização do país por meio, principalmente, da criação do Partido dos Trabalhadores (PT) – e, posteriormente, da Central Única dos Trabalhadores (CUT). (…) Amalgamada pelo desenvolvimento industrial acelerado, pelo despotismo fabril, por condições de trabalho degradantes, pelo autoritarismo estatal e por intensos fluxos migratórios, essa ‘nova’ classe trabalhadora fordista, periférica, do ABC paulista não tardaria a contradizer os prognósticos sociológicos do início dos anos 1970. Em vez de politicamente ‘passiva’, pois carente de ‘tradições’ organizativas, ela seria militante e rebelde. (…) Contudo, como indicava a filósofa Simone Weil, ‘a condição operária muda continuamente’ (…)
As razões para o desmanche da classe mobilizada e o retorno a uma condição proletária indiferenciada são conhecidas e enlaçam processos econômicos, políticos e simbólicos. Indo do geral ao particular, parece-nos que a mundialização capitalista, tendo os mercados financeiros à frente, responde por parte substantiva dos motivos que geraram essa realidade. Nos países capitalistas avançados, após a longa transição dos anos 1970, a entrada em cena de quantidades desmedidas de capitais financeiros – na forma de fundos de pensão, fundos mútuos, seguros e fundos hedge – reconfigurou o modelo de desenvolvimento fordista que vigorava até então. Resultante da desregulamentação dos mercados de capitais e da contraonfesiva política neoliberal, somadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação, um novo regime de acumulação financeirizado emergiu para restabelecer a lucratividade da empresas. (…)
No Brasil, a década de 1990 foi marcada por essas características. As transformações produtivas incrementaram o desemprego e degradaram o ambiente laboral, desestruturando ainda mais nosso mercado de trabalho. O aumento da concorrência entre os trabalhadores foi acompanhado pela multiplicação das formas, até então atípicas, de contratação de trabalho. (…)
Uma imagem capaz de ilustrar com nitidez o especial significado das transformações do mundo do trabalho no Brasil contemporâneo talvez seja a da ocupação que mais cresceu em termos numéricos nos anos recentes: os operários de telemarketing. Amalgamado pelos investimentos no setor de serviços, pelas privatizações, pelas tercerizações, pela rotatividade, pela informatização e pela financeirização das empresas, esse ‘infoproletariado’, carente de tradições organizativas e, portanto, despolitizado e com baixa aparição coletiva na cena pública, é a verdadeira antítese da classe mobilizada das greves de 1978”.
“De volta à condição proletária”, Ruy Braga e Marco Aurélio Santana, Revista Cult, ano 12, número 139. Texto adaptado.

“Nos anos 20, Henry Ford fabricava mais de dois milhões de automóveis por ano, cada um idêntico nos mínimos detalhes ao anterior e ao próximo da linha de montagem. Certa vez, Ford comentou ironicamente que seus clientes podiam escolher qualquer cor que quisessem para seu modelo T, contanto que fosse preto. Este princípio de produtos padronizados fabricados em massa definiu a regra para a industrialização, por mais de meio século” (Jeremy Rifkin, O fim dos empregos: o declínio dos níveis dos empregos e a redução da força global de trabalho). Sobre o conceito de fordismo, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4174504
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um bom exemplo de como a indústria estimulou a urbanização pode ser verificado na própria Inglaterra do século XIX. Em 1800, apenas 25% da população desse país era urbana. Um século depois, com o crescimento da industrialização, 75% dos ingleses já moravam nas cidades. Esse processo se reproduziu mundialmente; em alguns países de forma imediata, e em outros tardiamente.

ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos, volume I, 3. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013, p. 256.

Sobre essa relação entre industrialização e urbanização, tem se que:

Alternativas
Comentários
  • em busca de melhores incentivos fiscais, menos problemas urbanos e terrenos mais baratos.


ID
4862986
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Taylorismo, idealizado pelo engenheiro estadunidense Frederick Winslow Taylor partia da concepção de que:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A

    O Taylorismo➡ racionalizar o trabalho e assim aumentar a produtividade.

    O Taylorismo visava alcançar a fragmentação máxima do trabalho, de forma a minimizar os movimentos e tarefas supérfluas, bem como o tempo de aprendizado.

    Taylor dividiu a execução do trabalho em movimentos individuais, analisou-os para determinar quais eram essenciais e cronometrava os funcionários realizando suas funções. No Taylorismo, a remuneração era estabelecida segundo a produtividade de cada indivíduo.

    Segundo Taylor, a tarefa da gerência era determinar a melhor maneira do funcionário fazer seu trabalho, fornecer ferramentas e treinamento adequados, além de incentivos para um bom desempenho.

    As consequências desse princípio foram um aumento da produtividade, dos lucros e do salário. Contudo, a frustração dos operários cresceu, pois estes ficavam restritos em apenas uma função.

    Características do Taylorismo

    Divisão do trabalho em tarefas específicas;

    Aumento da produtividade;

    Grande nível de subordinação.

    bons estudos

  • O erro da "d" é "cumprindo-a num tempo flexível,"

  • Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor, considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da administração de empresas.

    Taylorismo enfatiza a eficiência operacional das tarefas realizadas, nas quais se busca extrair o melhor rendimento de cada funcionário. Portanto, é um sistema de racionalização do trabalho concebido em moldes científicos. Desta maneira, cada aspecto do trabalho deve ser estudado e desenvolvido cientificamente.


ID
4862989
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da localização e organização da atividade industrial é inadequado afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

    Uma empresa multinacional é caracterizada por ter sua matriz em um determinado país e atuar no mercado de outros países. Sua origem é do final do século XIX, porém, a atuação dessas empresas no mercado mundial se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, ou seja, a partir de 1945. portanto não tem nada a ver falar que elas foram responsáveis pela primeira revolução industrial.

    bons estudos

  • Após a segunda guerra estava tudo devastado. O mundo dividido em duas modalidades econômicas, e muitos países tentando se reestabelecer. E o fator responsável pela primeira RI foi a Inglaterra por conta da sua burguesia investindo seu alto capital na indústria.

  • GABARITO D

    O que deixa a alternativa errada é dizer que foi responsável pela primeira revolução industrial.


ID
5056390
Banca
UNIVESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dentre os problemas físicos aos quais os trabalhadores estão expostos, alguns dos que mais chamam a atenção são as Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Com o advento da Revolução Industrial, as novas funções exercidas pelos trabalhadores estavam em desacordo com as suas capacidades físicas. As inovações tecnológicas, por sua vez, agravaram esse quadro, principalmente com o surgimento de um modelo de produção denominado Fordismo.

O Fordismo se caracteriza pela

Alternativas
Comentários
  • Inovações do Fordismo

    As principais inovações do fordismo são de natureza técnica e organizacional.

    Dentre elas, destacaram-se a implantação das esteiras rolantes, que levam parte do produto a ser fabricado até os funcionários. Estes passaram a realizar trabalhos extremamente desgastantes e repetitivos.

    https://www.todamateria.com.br/fordismo/

  • Modern Times, de Charles Chaplin.

    Gabarito : (D)

  • Especialização no sentido de fazer um coisa repetidas vezes


ID
5067346
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com a retração do binômio taylorismo/fordismo, vem ocorrendo uma redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual, estável e especializado, herdeiro da era da indústria verticalizada do tipo taylorista e fordista. Esse proletariado vem diminuindo com a reestruturação produtiva do capital, dando lugar a formas mais desregulamentadas de trabalho, reduzindo fortemente o conjunto de trabalhadores estáveis por meio de empregos formais.

ANTUNES, R. O caracol e sua concha: ensaio sobre a nova morfologia do trabalho.
São Paulo: Boitempo, 2005.

Uma nova característica dos trabalhadores requerida pelas mudanças apresentadas no texto é o(a)

Alternativas
Comentários
  • A)Errada, visto que a globalização provocou o aumento do trabalho informal, justamente pelo fato das pessoas não necessitarem tanto quanto antigamente de um diploma para trabalhar atualmente.

    B)O sindicalismo diminuiu, visto que a globalização provocou a diminuição dos direitos trabalhistas, logo como o sindicalismo atua justamente reivindicando esses direitos, a atuação deles diminuiram.

    C)Errado, visto que o trabalho informal que foi aumentado pela globalização, não necessita de experiência profissional.

    D)Correto, há uma maior flexibilidade de horários e onde vai-se trabalhar.

    E)Não tem relação.

  • Binômio - Expressão usada para representar a soma de dois elementos, nesse caso o fordismo e o taylorismo.

    Proletariado - Trabalhador que vive em função de vender suas horas para alguém, sendo totalmente dependente deste.

    "Esse proletariado vem diminuindo com a reestruturação produtiva do capital, dando lugar a formas mais desregulamentadas de trabalho, reduzindo fortemente o conjunto de trabalhadores estáveis por meio de empregos formais."

    A) Errado, pois a formação em nível superior não garante que o trabalhador consiga se adaptar às mudanças do mercado;

    B) Errado, pois buscar os direitos trabalhistas não resolve o problema abordado, que é a falta de mão de obra qualificada e que resolva os problemas das empresas, tendo estas autonomia perante a lei para contratar e demitir quem julgar necessário;

    C) Errado, pois assim como uma graduação, a experiência comprovada não irá garantir que o proletariado consiga se inserir no mercado (o que não significa que não seja um caminho);

    D) Correta, visto que as mudanças por parte das empresas exigem também mudanças por parte dos seus colaboradores, ou seja, flexibilização e adaptação às necessidades do momento;

    E) Errada, pois o problema tratado não é uma falta de cumprimento de normas de segurança, e sim uma falta de adaptação por parte dos proletariados.

  • Novas tecnologias se relacionam com os estudos geográficos ao produzirem alterações nas formas como os seres humanos se relacionam com o espaço modificando a localização dos elementos que compõem a análise da disciplina como a força de trabalho, os recursos naturais, transportes, produção e etc. O texto associado aborda as dificuldades da força de trabalho na terceira revolução industrial e o enunciado busca a alternativa que apresente corretamente uma nova característica desses trabalhadores contemporâneos. 
    A) A depender da área pode ou não ser fator de aumento de empregabilidade do operário contemporâneo, porém não é uma característica que necessariamente vai ser vantajosa atualmente para todas as áreas.

    B) A sindicalização no geral vem sendo reduzida em diversas partes do mundo e os sindicatos perderam muito de seu poder de negociação junto aos patrões em função do desemprego estrutural causado pela implantação de novas tecnologias.

    C) Num novo modelo de flexibilização da atividade produtiva a experiência prévia perde importância em comparada a qualificação adequada a tarefa a ser realizada.

    D) A adoção de novas tecnologias exige maior flexibilidade da força de trabalho que tem de se adaptar rapidamente a sistemas produtivos que mudam constantemente exigindo qualificação contínua. Alternativa correta.

    E) Requisito básico de ambientes industriais que não possui relação com as ideias apresentadas no texto.



    Gabarito do professor: D.
  • Com as novas tecnologias torna-se cada vez mais necessário uma flexibilidade maior da força trabalhadora, que precisam procurar uma adaptação rápida aos sistemas de produção que estão em uma mudança constante.

  • Novas tecnologias se relacionam com os estudos geográficos ao produzirem alterações nas formas como os seres humanos se relacionam com o espaço modificando a localização dos elementos que compõem a análise da disciplina como a força de trabalho, os recursos naturais, transportes, produção e etc. O texto associado aborda as dificuldades da força de trabalho na terceira revolução industrial e o enunciado busca a alternativa que apresente corretamente uma nova característica desses trabalhadores contemporâneos. 

    A) A depender da área pode ou não ser fator de aumento de empregabilidade do operário contemporâneo, porém não é uma característica que necessariamente vai ser vantajosa atualmente para todas as áreas.

    B) A sindicalização no geral vem sendo reduzida em diversas partes do mundo e os sindicatos perderam muito de seu poder de negociação junto aos patrões em função do desemprego estrutural causado pela implantação de novas tecnologias.

    C) Num novo modelo de flexibilização da atividade produtiva a experiência prévia perde importância em comparada a qualificação adequada a tarefa a ser realizada.

    D) A adoção de novas tecnologias exige maior flexibilidade da força de trabalho que tem de se adaptar rapidamente a sistemas produtivos que mudam constantemente exigindo qualificação contínua. Alternativa correta.

    E) Requisito básico de ambientes industriais que não possui relação com as ideias apresentadas no texto.

    Gabarito do professor: D.

  • Af, eu fiquei entre a A e D

  • De acordo com o próprio texto: "(...) dando lugar a formas mais desregulamentadas de trabalho, reduzindo fortemente o conjunto de trabalhadores estáveis por meio de empregos formais"

  • Após a crise de 1929 o modelo de produção fordista começa a entrar em colapso, em decorrência da superprodução e dos vastos estoques produzidos, que desregularam completamente a dinâmica do mercado. Assim, as nações passaram a buscar adequações desse modelo e a sua substituição por outro que se mostrasse mais eficiente. Desse modo, após a Segunda Guerra Mundial, surge o Toyotismo, que trouxe a possibilidade de superação dos limites técnicos do Fordismo, tendo sido amplamente adotado nas cadeias produtivas mundiais a partir da década de 1970.

    Dentre as principais características desse novo modelo tem-se a eliminação dos estoques, a partir de uma produção mais flexível e controlada pela demanda do mercado, bem como a eliminação da esteira de produção, que robotizava o operariado. Desse modo, o modelo toyotista passa a demandar uma força de trabalho polivalente, que tenha flexibilidade para exercer diferentes funções na cadeia produtiva, diferentemente do trabalhador fordista, estático e mecânico.

  • Resposta D

    Essa questão é sobre a precarização da relação de trabalho. Para entender essa questão é bom lembrar da mudança do trabalho ao longo do século XX e início do XXI. No século XX as mudanças trazidas pela Segunda Revolução Industrial trouxeram a liberação de mão de obra no campo para as cidades. Essa mão de obra pouco qualificada (Ensino Médio profissionalizante ou mesmo Ensino Fundamental básico, nos padrões de hoje) encontrou trabalho na indústria. As relações de trabalho naquele momento se davam no setor da Indústria.

    O avanço técnico da indústria, sobretudo a automação e a integração de mercados fez com que o capitalismo industrial desse lugar ao capitalismo de serviço. Hoje, mesmo em países em desenvolvimento como Brasil, os empregos se concentram no setor de serviços. O setor de serviços para por uma "uberização" (precarização) das leis trabalhistas. As relações de trabalho são também mais fluídas. Antes o trabalhador poderia trabalhar em uma ou duas empresas em toda sua vida. Hoje um trabalhador pode ser "parceiro" de diversos aplicativos ou mesmo MEI.

    Com a retração do binômio taylorismo/fordismo, vem ocorrendo uma redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual, estável e especializado, herdeiro da era da indústria verticalizada do tipo taylorista e fordista. Esse proletariado vem diminuindo com a reestruturação produtiva do capital, dando lugar a formas mais desregulamentadas de trabalho, reduzindo fortemente o conjunto de trabalhadores estáveis por meio de empregos formais.


ID
5128612
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Roseira - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No início do século XX, a sociedade inglesa passava por um período de transformações em seu modo de vida decorrentes do desenvolvimento tecnológico e industrial. Algumas mulheres formaram o movimento feminista das suffragettes, que reivindicava:

Alternativas
Comentários
  • Pode-se concluir que o movimento feminista, através da sua primeira onda que reivindicava, além da igualdade entre homens e mulheres, o direito ao sufrágio, foi primordial na conquista das mulheres, pois permitiu que as mesmas se reunissem de forma organizada e mais fortalecida na reivindicação pelos seus direitos.

    GABARITO LETRA- B

    ABRAÇO PARA TODOS DE ARIQUEMES -RO.

  • O direito ao voto feminino.

    Gabarito D

  • Sufragettes - lembra sufrágio, direito de voto.


ID
5128987
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Roseira - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue as seguintes afirmativas sobre o desenvolvimento industrial:

I. A primeira revolução industrial foi iniciada na Inglaterra intensificando a mecanização e introduzindo a produção em série.

II. A passagem da primeira para a segunda revolução industrial foi marcada pela introdução do uso do petróleo para produção de energia e o desenvolvimento da indústria automobilística.

III. Os EUA e a Inglaterra apresentam a industrialização tardia, que é como característica dos países desenvolvidos.

IV. A terceira revolução industrial é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações sendo chamada de revolução técnico-científica.

São corretas:

Alternativas
Comentários
  • Só pela alternativa III que é totalmente absurda já mata a questão

  • GABARITO LETRA- C.

    ABRAÇO PARA PVH-RO.

  • Industrialização tarde é característica dos países emergentes ou subdesenvolvidos.

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ESSA III

  • Essa alternativa III Deu a questão.


ID
5140450
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relativamente aos sistemas de produção e suas descrições, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Fordismo.

2. Toyotismo.


Coluna 2


( ) Defeitos no produto só eram identificados no final da linha de produção.

( ) Para não faltar peças, elas são produzidas em excesso, gerando estoque.

( ) A empresa deve planejar a produção de modo a atender aos desejos de seus clientes.

( ) O operário modelo é aquele que identifica problemas e propõe soluções.

( ) O funcionário deve se preocupar com a aplicação que o produto terá depois de vendido.

( ) A empresa fabrica muitas das peças que compõem seu produto.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Principais pontos:

    Fordismo.

    Toyotismo.

    Defeitos no produto só eram identificados no final da linha de produção.

    Para não faltar peças, elas são produzidas em excesso, gerando estoque.

    A empresa deve planejar a produção de modo a atender aos desejos de seus clientes.

    O operário modelo é aquele que identifica problemas e propõe soluções.

    O funcionário deve se preocupar com a aplicação que o produto terá depois de vendido.

    A empresa fabrica muitas das peças que compõem seu produto.

    Gabarito D

  • nas duas primeiras já da para matar a questao, só uma alternativa tem 1-1 o/. força guerreiros !


ID
5215030
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Vertentes - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca do Just in Time, considere as afirmativas a seguir:

I. Just in Time (JIT), significa que, em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias à montagem alcançam a linha de montagem no momento em que são necessários e somente na quantidade necessária.
II. O sistema Just in Time foi desenvolvido no início da década de 50 na Toyota Motors Company, no Japão, como um método para aumentar a produtividade.
III. O Kaizen é um método de autorização da produção e movimentação do material no sistema JIT.
IV. O JIT usa um sistema simples, chamado Kanban, para retirar as peças em processamento de uma estação de trabalho e puxá-las para a próxima estação do processo produtivo.

Está (estão) incorreta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • I - Just In Time é um sistema de  que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. esse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.

    II - Surgiu no Japão, nos meados da década de 70, sendo sua idéia básica e seu desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.

    III - Resposta correta

    IV - Kanban é uma das ferramentas que contribui para um melhor funcionamento do sistema Just in Time, é um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria

  • o II não está errado? O JIT não surgiu na década de 70?

  • O II está errada, questão passível de anulação!!

  • A questão solicitada para o candidato responder tem como tema o sistema industrial just-in-time. Na pergunta temos quatro asserções para o candidato julgar e assinalar a alternativa correta em relação às afirmações que estão erradas.
    Para responder a questão, o candidato precisa ter conhecimento acerca desse modelo de produção, além de compreender as características e os métodos utilizados no just-in-time na indústria moderna.
    Feito isso, vamos a análise das assertivas. Lembrando que precisamos encontrar as afirmações incorretas.

    I. Just in Time (JIT), significa que, em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias à montagem alcançam a linha de montagem no momento em que são necessários e somente na quantidade necessária. 
    A asserção está correta. Pois o Just-in-time, que tem como significado "momento certo" é um sistema que visa produzir a partir da demanda solicitada, dispensando o uso e a formação de estoques,  no sentido de economizar recursos e cortar os custos produzindo somente o que é necessário. Como a afirmação está correta, ela não entra como opção na resolução da questão.
    II. O sistema Just in Time foi desenvolvido no início da década de 50 na Toyota Motors Company, no Japão, como um método para aumentar a produtividade.
    A afirmação está correta. Criado em 1950, no Japão, o sistema just-in-time foi desenvolvido primeiramente na Toyota Motors, com o objetivo de otimizar a produtividade e reduzir custos, em razão da quantidade de recursos naturais limitados do país na época, visando então cortar os desperdícios. Como a afirmação está correta, ela não entra como opção na resolução da questão.
    III. O Kaizen é um método de autorização da produção e movimentação do material no sistema JIT.
    A afirmação está incorreta, pois o conceito de Kaizen refere-se à uma concepção filosófica incorporado no empreendedorismo japonês. Essa concepção visa o bem não só da empresa, como do operário que ali trabalha, partindo do pressuposto que a melhor utilização do tempo é o melhor indicador de competitividade o que reduz desperdícios e perdas de tempo no processo industrial. 
    IV. O JIT usa um sistema simples, chamado Kanban, para retirar as peças em processamento de uma estação de trabalho e puxá-las para a próxima estação do processo produtivo.
    A assertiva está correta. O Kanban refere-se à um sistema de controle, gestão de estoque e fluxo de peças de acordo com a dinâmica de produção de uma indústria. Sendo assim, as indústrias que adotam esse método utiliza-se de pequenos cartões, que sinaliza as tarefas que foram feitas e devem ser feitas no processo produtivo. Ou seja, se você terminou de processar algumas peças, você retira o cartão correspondente a essa tarefa, e coloca o mesmo na próxima etapa ou estação do processo produtivo, e assim sucessivamente. Portanto, é uma técnica que visa manter a organização e a eficiência do trabalho que é feito na indústria.
    Como a afirmação III é a única que está incorreta, a alternativa correta é a Letra D.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5383405
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Segunda Revolução Industrial, ao longo da segunda metade do século XIX, apresentou um marco que determinou os novos paradigmas do sistema socioeconômico capitalista. Esse marco foi

Alternativas
Comentários
  • Primeira Revolução Industrial = Carvão Mineral.

    Segunda Revolução Industrial = Petróleo e Eletricidade.

  • Que questão fantástica para confundir o concurseiro.

    Temos elementos nas alternativas das diversas revoluções, até da 4.0

    Mas vamos lá

    1° =Carvão mineral, pioneirismo inglês

    2°= petróleo e eletricidade

    GAB D

    APMBB


ID
5409820
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os avanços tecnológicos e industriais, ocorridos durante o século XX, trouxeram mudanças significativas na relação entre os homens, e entre o homem e a natureza. Considerando o resultado dessas transformações, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas

ID
5433487
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A primeira referência ao termo ocorreu no século XVI e definia o capitão que contratava soldados mercenários para servir ao Rei. Apenas no século XVIII, o termo passou a ser empregado para atores econômicos: entrepreneurs eram aqueles que introduziam novas técnicas agrícolas ou arriscavam seu capital na indústria. Na teoria econômica, o termo entrepreneur não tem uma definição homogênea, mas Schumpeter (1982) é considerado o seu principal teórico clássico. Ele retoma o termo, associando-o à inovação para explicar o desenvolvimento econômico. Para Schumpeter, o desenvolvimento econômico se iniciou a partir de inovações, ou seja, por meio da introdução de novos recursos ou pela combinação diferenciada dos recursos produtivos já existentes.” O termo a que se refere o texto é:

Alternativas
Comentários
  • GAB-D

    Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes.

    Para Schumpeter inovação seria a introdução comercial de um novo produto ou “uma nova combinação de algo já existente” criados a partir de uma invenção que por sua vez pertence ao campo da ciência e tecnologia.

    • O CONCURSEIRO NÃO CURTE FESTAS NEM AZARAÇÃO, ELE SE AMARRA NAS NOTAS DE CORTE E NA APROVAÇÃO!!! 
  • A questão acima pede para que o candidato leia a citação que se refere a um termo específico e indique a alternativa que melhor corresponda às características citadas no texto.

    Entre as características foi ressaltado que o termo surgiu no século XVI, que inicialmente definia o capitão que contratava soldados mercenários para servir ao Rei. Só no século XVIII, o termo passou a ser empregado no sentido econômico, com o nome de entrepreneurs que consistia nas pessoas que introduziram novas técnicas agrícolas ou arriscavam seu capital na indústria, que ao longo do tempo, foi um termo incorporado e que ganhou o sentido de inovação para explicar o desenvolvimento econômico.

    Feito isso, vamos analisar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois o Fordismo é um termo que se refere ao modelo de produção em massa de um produto, ou seja, ao sistema das linhas de produção. Criado em 1914, o termo revolucionou o mercado automobilístico e industrial na época.

    Letra B - Incorreta. Criado no final do século XIX, o Taylorismo foi um sistema de organização industrial desenvolvido por Frederick Taylor, em que o objetivo era de otimizar as tarefas desempenhadas nas indústrias e empresas por meio da intensa divisão e organização das funções e tarefas dos trabalhadores.

    Letra C - Incorreta, pois o Mercenarismo foi um termo popularizado na Grande Depressão que ocorreu nos EUA, em 1929. Esse termo refere-se às pessoas com espírito mercenário ou interesseiro que age tendo em vista seu interesse e benefício financeiro.

    Letra D - Correta, pois o termo empreendedorismo vem do termo "entrepreneur" que conceitua a pessoa que assume riscos e começa algo novo, sendo um termo criado em 1725. No dias atuais, o conceito de empreendedorismo implica no processo de criar inovações que tenham valor, independente do risco financeiro, psicológico e social.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5434327
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A primeira referência ao termo ocorreu no século XVI e definia o capitão que contratava soldados mercenários para servir ao Rei. Apenas no século XVIII, o termo passou a ser empregado para atores econômicos: entrepreneurs eram aqueles que introduziam novas técnicas agrícolas ou arriscavam seu capital na indústria. Na teoria econômica, o termo entrepreneur não tem uma definição homogênea, mas Schumpeter (1982) é considerado o seu principal teórico clássico. Ele retoma o termo, associando-o à inovação para explicar o desenvolvimento econômico. Para Schumpeter, o desenvolvimento econômico se iniciou a partir de inovações, ou seja, por meio da introdução de novos recursos ou pela combinação diferenciada dos recursos produtivos já existentes.” O termo a que se refere o texto é:

Alternativas
Comentários
  • GAB-D

    Empreendedorismo.

    Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes.

    SEJA FIRME NOS SEUS ESTUDOS!!! 


ID
5438905
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

São diversas as modalidades de produção industrial; dentre elas, destacam-se: Taylorismo, Toyotismo, Fordismo e Volvismo. Ao comparar o Taylorismo e o Fordismo pode-se afirmar que a diferença entre as modalidades podem ser encontradas na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • taylorismo tem como principal premissa elevar a produção industrial em menor tempo possível.

     Fordismo funciona a partir de três princípios básicos: intensificação, economia e produtividade. ... A economia tem como objetivo a redução das peças em estoque a um mínimo necessário, diminuindo os desperdícios e os custos da produção

    GAB-A

    ESTUDE ENQUANTO ELES COLOCAM SOMENTE A LETRA DAS ALTERNATIVAS ,SEM SABEREM O MOTIVO DA RESPOSTA.

  • Enquanto no Taylorismo havia um longo treinamento no trabalho, no Fordismo havia pouco ou nenhum. O Taylorismo adotava níveis mínimos de produtividade e o Fordismo focava na linha de montagem. Por fim, o Taylorismo adotava o controle do tempo, enquanto no modelo de Ford imperava a rígida padronização da produção. 

    https://foconoenem.com/fordismo-taylorismo-e-toytismo/


ID
5440159
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A primeira referência ao termo ocorreu no século XVI e definia o capitão que contratava soldados mercenários para servir ao Rei. Apenas no século XVIII, o termo passou a ser empregado para atores econômicos: entrepreneurs eram aqueles que introduziam novas técnicas agrícolas ou arriscavam seu capital na indústria. Na teoria econômica, o termo entrepreneur não tem uma definição homogênea, mas Schumpeter (1982) é considerado o seu principal teórico clássico. Ele retoma o termo, associando-o à inovação para explicar o desenvolvimento econômico. Para Schumpeter, o desenvolvimento econômico se iniciou a partir de inovações, ou seja, por meio da introdução de novos recursos ou pela combinação diferenciada dos recursos produtivos já existentes.” O termo a que se refere o texto é:

Alternativas
Comentários
  • GAB-D

    Empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.

    EU SOU A LENDA !!!


ID
5447770
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A primeira referência ao termo ocorreu no século XVI e definia o capitão que contratava soldados mercenários para servir ao Rei. Apenas no século XVIII, o termo passou a ser empregado para atores econômicos: entrepreneurs eram aqueles que introduziam novas técnicas agrícolas ou arriscavam seu capital na indústria. Na teoria econômica, o termo entrepreneur não tem uma definição homogênea, mas Schumpeter (1982) é considerado o seuprincipal teórico clássico. Ele retoma o termo, associando-o à inovação para explicar o desenvolvimento econômico. Para Schumpeter, o desenvolvimento econômico se iniciou a partir de inovações, ou seja, por meio da introdução de novos recursos ou pela combinação diferenciada dos recursos produtivos já existentes.” O termo a que se refere o texto é:

Alternativas
Comentários
  • GAB-D

    Empreendedorismo.

    1. ato de uma pessoa que assume uma tarefa ou uma responsabilidade.
    2. 2.
    3. essa tarefa ou responsabilidade; empresa, entrepresa, interpresa, projeto, realização.

    EU SOU A LENDA!!!

  • entrepreneurs: empreendedorismo


ID
5464498
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A primeira referência ao termo ocorreu no século XVI e definia o capitão que contratava soldados mercenários para servir ao Rei. Apenas no século XVIII, o termo passou a ser empregado para atores econômicos: entrepreneurs eram aqueles que introduziam novas técnicas agrícolas ou arriscavam seu capital na indústria. Na teoria econômica, o termo entrepreneur não tem uma definição homogênea, mas Schumpeter (1982) é considerado o seu principal teórico clássico. Ele retoma o termo, associando-o à inovação para explicar o desenvolvimento econômico. Para Schumpeter, o desenvolvimento econômico se iniciou a partir de inovações, ou seja, por meio da introdução de novos recursos ou pela combinação diferenciada dos recursos produtivos já existentes.” O termo a que se refere o texto é:

Alternativas
Comentários
  • GAB-D

    Empreendedorismo.

    Empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo

    VÁ E VENÇA!

    1. Chumpeter está para o capitalismo assim como Freud está para a mente. Seu legado inconfundível é a sua percepção pioneira de que a inovação radical – que ele chamou de destruição criativa – é a força propulsora do desenvolvimento econômico capitalista. Além disso, com a sua formulação acerca do empresário empreendedor, Schumpeter contribuiu significativamente para o fortalecimento da participação do empreendedor no sistema capitalista – comumente utiliza-se a expressão “empreendedor schumpeteriano” para diferenciá-lo do empreendedor tradicional. Suas formulações também contribuíram para a popularização do conceito de estratégia empresarial e com a questão da geração do crédito.
    2. Schumpeter (1997) considera que a causa principal do desenvolvimento econômico não reside nas novas combinações de meios de produção ou na introdução de novos bens, tampouco não abertura de um novo mercado. Também não pertence ao crédito essa prerrogativa, mas sim ao empresário.
    3. Conforme Marins (2006, pág. 4), para Schumpeter (1997) “o desenvolvimento econômico está fundamentado em três pilares básicos, a saber: o crédito bancário, as inovações tecnológicas e a figura do empreendedor [...]”. 
    4. Calazans (1992, pág. 641) também aponta que o sistema teórico schumpeteriano está assentando sobre três elementos essenciais: a teoria da inovação, o empresário e a criação do crédito...”. 

    Fonte: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/inovacao-tecnologica-uma-revisao-abordagem-shumpeteriana-neoschumpeteriana-acerca-progresso-tecnico.htm...


ID
5559574
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Nos setores mais altamente desenvolvidos da sociedade contemporânea, o transplante de necessidades sociais para individuais é de tal modo eficaz que a diferença entre elas parece puramente teórica. As criaturas se reconhecem em suas mercadorias; encontram sua alma em seu automóvel, casa em patamares, utensílios de cozinha.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional.
Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

O texto indica que, no capitalismo, a satisfação dos desejos pessoais é influenciada por

Alternativas
Comentários
  • O texto associado aborda mecanismos de diferenciação social nas sociedades contemporâneas, enquanto que o enunciado busca a alternativa correta sobre as influências do processo de satisfação de desejos individuais no sistema capitalista. 

    A) Não há em momento algum do texto associado a menção de influências de políticas públicas sobre o processo descrito no enunciado.

    B) O consumo é parte importante no processo descrito, mas na forma de mecanismo de diferenciação e não na forma de incentivo prévio ou de controle. 

    C) O texto associado destaca que o fenômeno social descrito é essencialmente relacionado ao individualismo e não ao pensamento coletivo.

    D) Significam que os indivíduos se diferenciam pelo consumo o que gera mecanismos subjetivos (indiretos) de identificação social baseados na ostentação de bens materiais e comportamentos relacionados ao alto poder aquisitivo.  
    E) Narcisismo é conceito da psicanálise que consiste  num indivíduo que possui uma visão distorcida sobre si mesmo, onde este possui uma opinião muito elevada sobre si próprio. Isto não possui relação direta com as ideias presentes no texto associado.  
    GABARITO DO PROFESSOR: D