SóProvas


ID
2666932
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar-lhe sua existência absoluta para dar-lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo.

ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.


A visão de Rousseau em relação à natureza humana, conforme expressa o texto, diz que

Alternativas
Comentários
  • "As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem. "

    Desnaturar para transformá-lo em civil.

  • A visão de Rousseau em relação à natureza humana, conforme expressa o texto, diz que o homem civil é formado a partir do desvio de sua própria natureza (a). 

    Podemos perceber isso no seguinte trecho: "o homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social."

    Em suma, Rousseau enxerga a sociedade como um grande sistema (um todo) e o homem é uma fração dele (uma parte), assim, o homem civil, que é o homem bom, é aquele que se integra ao coletivo (unidade comum), que deixa de só pensar em si mesmo (ser natural).

  • Letra A

    Segundo Rousseau, "o Homem é naturalmente bom, a sociedade é que o corrompe". Em outras palavras, todos nós somos, em estado de natureza, mais perfeitos e plenos do que somos em sociedade civil e esta deve sua origem à perversão do homem, ocorrida com a propriedade privada. Um detalhe que dificulta um pouco a questão, para quem não conhece Rousseau, é o fato do autor usar ironia quando diz: "as boas instituições sociais são a que melhor sabem desnaturar o Homem, retirar-lhe sua existência para dar-lhe uma relativa".