SóProvas


ID
2667007
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A produção de biocombustíveis é resultado direto do fomento a pesquisas científicas em biotecnologia que ocorreu no Brasil nas últimas décadas. A escolha do vegetal a ser usado considera, entre outros aspectos, a produtividade da matéria-prima em termos de rendimento e custos associados. O etanol é produzido a partir da fermentação de carboidratos e quanto mais simples a molécula de glicídio, mais eficiente é o processo.

Etanol de quê? Revista Pesquisa Fapesp, 28 nov. 2007 (adaptado).


O vegetal que apresenta maior eficiência no processo da produção do etanol é

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas:A,B,C,D e E apresentam polissacarídeos,que são moléculas muito grandes e muitas delas,como o amido,quando em excesso nem nosso corpo consegue quebra-la por inteiro.A sacarose é um oligossacarídeo,que é resultado da combinação entre uma frutose e uma glicose,é tecnicamente pequena,e convenhamos,temos noção de que o álcool no Brasil vêm da cana-de-açúcar.

     

    R : Letra "E"

  • Quitina e glicogênio não são proteínas. Arruma nesse vídeo porque isso é um erro grosseiro.

  • Embora seja orgânico, o etanol não é encontrado puro na natureza e precisa ser fabricado. Há processos complexos para a obtenção da substância, porém, o mais difundido é a fermentação de açúcares de plantas ricas em açúcar ou amido, como cana-de-açúcar, milho, beterraba e sorgo, sendo a cana-de-açúcar a mais simples e produtiva.

    LETRA E

  • Fiquei entre Amido e Sacarose. Escolhi sacarose, pois o amido é usado como forma de reserva de energia, logo ele precisa de mais energia para ser utilizado.

  • O processo é mais eficiente com moléculas de glicídios mais simples. Levando isso em consideração, temos que a celulose e a quitina são polissacarídeos estruturais e o glicogênio e o amido são polissacarídeos energéticos. Já a sacarose é um dissacarídeo e é formada por frutose e glicose. Logo, a resposta correta é a E.

  • Segundo o texto, em relação à produção de etanol, “quanto mais simples a molécula de glicídio, mais eficiente é o processo”. Assim, a maior eficiência se dará com a cana-de-açúcar, cujos caules (conhecidos como colmos), apresentam alto teor de sacarose, um dissacarídeo constituído pelos monossacarídeos glicose e frutose.

    Observação:

    A) O amido do milho é um polissacarídeo, e, portanto, mais complexo que a sacarose. As raízes da mandioca, conhecidas como raízes tuberosas, são dotadas de alto teor de amido.

    B) A celulose também é um polissacarídeo. É encontrada na parede celular das células vegetais.

    C) O glicogênio também é um polissacarídeo. É tipicamente encontrado em animais, mas nunca em planas. Possui função de reserva de energia.

    D) A quitina é um polissacarídeo. É tipicamente encontrado em animais, mas nunca em planas. Possui função estrutural.

  • A sacarose se não me engano é mais simples que os demais das outras alternativas.

  • Fui na cana-de-açúcar porque ela é famosa por isso

  • Tá certo que a prova é interdisciplinar, mas a questão é mais de biologia que de química