-
Para se produzir etanol pelo método atual é necessário uma grande área para plantio de cana-de-açúcar e como toda agricultura há um consumo muito elevado de água doce. Com esse etanol sendo produzido por uma bactéria, esse consumo seria reduzido drasticamente.
Equipe Descomplica.
-
Vamos lá seus ciscadores de questões...
Prontos para entender essa questão cabulosa? Então booooora lá!!!
Olhou a questão e bateu o desespero?
É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não...
A gente mata no peito e chuta pro gol...
Seguinte galera... como se produz etanol no Brasil? Todo mundo sabe que através da cana-de-açicar. Nesse sentido, te faço outra pergunta, como a cana é produzida? E a resposta é: Por meio de platações enormes... A questão introduz um novo método de se produzir etanol, através de bactérias. Nesse ponto, o que melhoraria com isso? a resposta é clara, os milhões de hectáres, para crescerem, precisam de muita água... Já as bactérias não!
Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé:
reduzirá o consumo de água doce durante a produção de matéria-prima.
Errou? Acertou?
Tem algum macete para resolver mais rápido?
Curti aqui e me fala...
E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz." - Bill Gates.
-
A produção atual de etanol utiliza cana de açúcar em larga escala e como o processo de cultivo da cana-de-açúcar é lento e necessita de cuidados agrícolas, como condições de solo favoráveis e água, essa modificação genética da Escherichia coli trará benefícios a longo prazo. Essa bactéria age sobre açúcares diferentes para a produção de etanol, utilizando matéria-prima residual. Esse processo é menos poluente, com recurso renovável (o que não temos nos combustíveis fósseis como o petróleo), não precisam de largo cultivo, e possuem alto rendimento. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)
Analisando as alternativas sobre o benefício dessa nova tecnologia:
A - a extensão da área cultivada será reduzida, uma vez que não será mais necessário por conta da matéria-prima utilizada ser material residual. Incorreta.
B - a bactéria não capta CO2 atmosférico, as algas utilizadas captam pelo processo de fotossíntese natural de seu ciclo de vida, não como benefício desse modelo experimental. Incorreta.
C - o transporte não sofrerá influência dessa nova tecnologia. Incorreta.
D - reduzir o consumo de água é uma das vantagens dessa produção, pois o processo é realizado com matéria-prima residual, sem necessidade de cultivo. Correta.
E - na produção atual e desse novo modelo, não há evidência de contaminação dos mares por metais pesados. Incorreta.
Gabarito do professor: D
-
A) incorreta: não aumentará a área de cultivo, na verdade diminuirá, pois com as bactérias seria possível "fabricar" o etanol sem que se precise plantar cana-de-açucar.
B) incorreta: o enunciado nem cita emissões de CO2, a bactéria não tem essa capacidade de captação de CO2.
C) incorreta: o transporte de etanol não tem nada haver com assunto.
D) correta: a demanda de água doce para produção de etanol (plantações de cana-de açúcar) é muito grande, a introdução das bactérias diminuiria o gasto de água, pois não precisaria você plantar.
E) incorreta: a bactéria metaboliza o alginato, um açúcar... E não metais pesados...
-
"A experiência mostrou que a bactéria transgênica tem capacidade de obter um rendimento elevado na produção de etanol, o que pode ser aplicado em escala industrial."
Uma leitura desatente e vc marca a letra B. O texto quer saber das bactérias
-
Fiquei na dúvida entre a letra D e E, mas dentre as duas para aplicação referida da bactéria o impacto direto vai ser na redução do consumo de água doce, já que no contexto da questão que é produção de etanol, não da para afirmar que as bactérias impactariam dessa forma.