SóProvas


ID
2667115
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Para afinar um violão, um músico necessita de uma nota para referência, por exemplo, a nota Lá em um piano. Dessa forma, ele ajusta as cordas do violão até que ambos os instrumentos toquem a mesma nota. Mesmo ouvindo a mesma nota, é possível diferenciar o som emitido pelo piano e pelo violão.


Essa diferenciação é possível, porque

Alternativas
Comentários
  • TIMBRE • Qualidade que permite diferenciar duas ondas sonoras de mesma altura e mesma intensidade, emitidos por fontes distintas. • O timbre está relacionado à forma da onda emitida pelo instrumento

  • Se a pessoa usa uma nota do piano como referência para afinar a corda do seu violão, saiba que ele está lidando com as mesma frequências. Porém, o fato de um "Lá" no piano chegar ao seu ouvido como um som diferente do "Lá" do violão está relacionado a forma da onda produzida. A qualidade do som que se refere ao formato da onda é o que chamamos de timbre.

    Letra D

  • Qualidades fisiológicas do som

    Intensidade: pressão que a onda exerce, ou seja, quando aquele funkeiro passo com som a mil, o correto é dizer que o som está com muita intensidade e não muito alto, como veremos a seguir.

    Altura: permite caracterizar em grave ou agudo, grave ou fina. É baseada na frequência. Na linguagem técnica instrumental, diz-se baixo (grave) ou alta (aguda), e é daqui que vem o erro supracitado.

    Timbre: permite distinguir sons de mesma frequência e mesma intensidade, porém a forma das ondas sonoras diferem de instrumento para instrumento.

  • TIMBRE: capacidade fisiológica do som, que permite separar, distinguir dois sons com as mesmas características anteriores. Como no pergunta foi citado o violão e o piano ao tocarem a mesma nota, o som terá as mesmas características, mas suas qualidades do formato serão diferentes.