-
se o objeto da contabilidade é o patrimônio, logo qualquer pessoa dotada de patrimônio próprio pode constituir uma entidade contábil para geri- lo. Resposta correta
-
Para a análise da questão faz-se necessário o entendimento a respeito do Princípio da Entidade,que reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade,a necessidade da existência da autonomia patrimonial -entendida como a diferenciação do Patrimônio da entidade daquele pertencente aos seus sócios e dos demais existentes- independentemente se tal patrimônio pertencer a uma pessoa ou sociedade com ou sem fins lucrativos.Ou seja,existindo um patrimônio pertencente a determinada pessoa física ou jurídica(chamada de ente) que explore atividade com ou sem fins lucrativos e que seja identificada a presença da autonomia patrimonial tem-se uma entidade contábil.Logo a assertiva esta CORRETA.
Fundamentação:Resolução CFC nº 750/93,artigo 4º
-
Aplica-se ao caso em questão o Princípio da Entidade. " A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico contábil."
Como o ente tem patrimônio próprio e independente( autônomo) de outras entidades, logo pode constituir entidade contábil.
-
Para mim a palavra "Qualquer" tornou o termo entidade muito amplo.
E no caso de uma entidade que não está sendo gerida?
Eu não poderia considerá-la uma entidade no ponto de vista contábil.
Alguém pensou assim?
Bons Estudos!
-
Discordo do gabarito!
Muitos ativos, como, por exemplo, contas a receber e imóveis, estão associados a direitos legais, incluindo o direito de propriedade. Ao determinar a existência do ativo, o direito de propriedade não é essencial, NÃO PRECISA SER PRÓPRIO. Temos o caso, por exemplo, de um ARRENDAMENTO MERCANTIL, que será um ativo, caso a entidade controle os benefícios econômicos gerados por ele. Outro exemplo é o parcelamento de um carro, que está em nome do comprador e ele se aproveita dos benefícios do veículo, mas o mesmo pertence ao banco até a sua quitação.
-
GABARITO CORRETO.
O PRINCÍPIO DA ENTIDADE.
Art. 4º O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da
diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
Parágrafo único – O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
-
- O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
-
Discordo do gabarito!
Uma empresa pode ter galpão e de maquinários alugados, ou seja, não ter patrimônio próprio e,mesmo assim,ser uma entidade contábil que se submeti as normais da contabilidade legal.
-
O PRINCÍPIO DA ENTIDADE.
Parágrafo único – O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
-
A contabilidade se aplica a qualquer patrimônio que esteja sofrendo gestão.
Gabarito correto.