SóProvas


ID
2667217
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Devemos dar apoio emocional específico, trabalhando o sentimento de culpa que as mães têm de infectar o filho. O principal problema que vivenciamos é quanto ao aleitamento materno. Além do sentimento muito forte manifestado pelas gestantes de amamentar seus filhos, existem as cobranças da família, que exige explicações pela recusa em amamentar, sem falar nas companheiras na maternidade que estão amamentando. Esses conflitos constituem nosso maior desafio. Assim, criamos a técnica de mamadeirar. O que é isso? É substituir o seio materno por amor, oferecendo a mamadeira, e não o peito!

PADOIN, S. M. M. et al. (Org.) Experiências interdisciplinares em Aids: interfaces de uma epidemia. Santa Maria: UFSM, 2006 (adaptado).


O texto é o relato de uma enfermeira no cuidado de gestantes e mães soropositivas. Nesse relato, em meio ao drama de mães que não devem amamentar seus recémnascidos, observa-se um recurso da língua portuguesa, presente no uso da palavra "mamadeirar", que consiste

Alternativas
Comentários
  • Neologismo: emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes, na mesma língua ou não.

  • Justaposição: Um processo de formação de palavra por composição, na qual duas palavras fundem-se e mantêm sua integridade fonética e gráfica.

    Exemplo: girassol, busca-pé.

  • Explicação do porquê a alternativa E estar errada:

    E) na contribuição da justaposição na formação de palavras.

    A justaposição é uma composição onde há mais de um radical (por aí, já se descarta ela) e sem alterações fonológicas, que estão presentes no texto.

  • linguagem coloquial compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais como numa conversa entre amigos, familiares, vizinhos, etc.

    Errei essa.

    Não é utilização da linguagem coloquial pois ninguém usa MAMADEIRAR.

    MAMADEIRAR é um neologismo.

    "(...) Assim, criamos a técnica de mamadeirar. (...)

  • Uso coloquial é uma variação linguística que parte da ideia do USO COMUM de expressões e palavras de modo informal e NATURAL. De certa forma é preciso uma aceitação grupal/social para esse rearranjo linguístico. Não se enquadra nesse contexto do mamadeirar, pois esse vocábulo trata-se de um mecanismo forçado para aquele determinado contexto, com motivações próprias do contexto e das enfermeiras, algo mais pontual para evitar constrangimentos específicos e justificáveis.

  • eu errei pq eu não sabia o que era "neologismo"