SóProvas


ID
2667454
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É preciso ressaltar que, de todas as capitanias brasileiras, Minas era a mais urbanizada. Não havia ali hegemonia de um ou dois grandes centros. A região era repleta de vilas e arraiais, grandes e pequenos, em cujas ruas muita gente circulava.

PAIVA, E. F O ouro e as transformações na sociedade colonial. São Paulo: Atual, 1998.


As regiões da América portuguesa tiveram distintas lógicas de ocupação. Uma explicação para a especificidade da região descrita no texto está identificada na

Alternativas
Comentários
  • como assim existiam estado para have está fiscalização??? capitanias não era estatal... Vejamos eu errei,entretanto, MG é ouro economia uma alternativa que fala de economia é D fiscalização estatal diante das particularidades econômicas.

    As Capitanias Hereditárias foram um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Esse sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa).

  • Lembrando que Portugal colocou alguns impostos sobre o ouro encontrado. Ora pois, ja sabia de tal existência. fiscalização.

  • Pela legenda abaixo do texto você mata a questão. Minas no período de extração do ouro no Brasil colonial:quase metade da população de Portugal veio para à região pelo interesse no ouro. Não tenha dúvida que a fiscalização era não somente intensa, como também abusiva.

    Letra D

  • Era preciso manter a região das minas de ouro na capitania citada bem administrada e repleta de infraestrutura, a fim de possibilitar a taxação do ouro nas casas de fundição sem que, devido a gestão à distância, os impostos não fossem pagos e o ouro fosse contrabandeado.

  • Letra D

    As politicas de fiscalização da coroa fazia com que a população urbana aumentasse exponencialmente em Minas Gerais, tanto no braço repressivo com militares quanto na parte mais burocrática como juízes, fiscais e coletores de impostos.

  • Só lembrar das casas de fundição.