SóProvas


ID
2667469
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

TEXTO I


Não é sem razão que o ser humano procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.

LOCKE, J. Segundo tratado sobre governo: ensaio relativo à verdadeira origem, extensão e objetivo do governo civil. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (adaptado).


TEXTO II


Para que essas classes com interesses econômicos em conflitos não destruam a si mesmas e à sociedade numa luta estéril, surge a necessidade de um poder que, na aparência, esteja acima da sociedade, que atenue o conflito, mantenha-o dentro dos limites da ordem.

ENGELS, F. In: GALLINO, L. Dicionário de sociologia. São Paulo: Paulus, 2005 (adaptado).


Os textos expressam duas visões sobre a forma como os indivíduos se organizam socialmente. Tais visões apontam, respectivamente, para as concepções:

Alternativas
Comentários
  • O primeiro texto é de John Locke, no qual foi um filósofo inglês conhecido como o "pai do liberalismo", já Os filósofo Friedrich Engels criaram o termo luta de classes para designar os conflitos que existem entre os membros das classes mais abonadas .

  • Gabarito A - Locke é o pai do liberalismo , não é racionalista e sim empirista.

  • De forma geral, a corrente político-ideológica que defende a propriedade privada é chamada de liberal. Já a corrente que apresenta a luta de classes como constitutiva da sociedade possui uma visão mais conflituosa das relações sociais. Assim, somente a alternativa [A] pode estar correta. 

  • John Locke = Liberalismo

    Letra A

    Talvez John Locke tenha sido o mais influente e paradigmático dos liberais clássicos. Além de pensador iluminista e contratualista, foi também um filósofo empirista, e é comumente considerado o "pai do liberalismo".

  • eu ia direto na A por conhecer os autores, mas esse enunciado do Engels parece bem mais consensual que conflituoso