SóProvas


ID
2667508
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Há cerca de um ano, 248 famílias de baixa renda que moravam em área de deslizamento do Morro do Preventório, em Niterói (RJ), ganharam apartamentos em um condomínio. Com uma renda média mensal de dois salários mínimos e um apartamento com padrão de classe média, as famílias foram às compras de móveis e eletrodomésticos. Mas acabaram surpreendidas com as primeiras contas que não pagavam na favela: a maior parte está endividada.

SPITZ, C. Entre o céu e o purgatório da inclusão social. O Globo, 10 jun. 2011 (adaptado).


Uma política pública relacionada com a contradição descrita e uma ação que reduziria seus efeitos estão identificadas, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • Dentre os fatores que provocam a ocupação de áreas de risco, por um população em estado de vulnerabilidade social, está a falta de condições financeiras para habitar outras regiões da cidade. Portanto, para solucionar esta questão é necessário políticas de habitação e geração de renda para os mais pobres.

  • Do que adianta crédito se não tenho salário. Me dê o trabalho logo.

  • O que essa população necessita de urgência não é melhores moradias,mas sim infraestrutura básica que atenda a demanda,empregos e principalmente uma melhor distribuição de renda.A questão habitacional deve ser analisada posteriormente.

  • Questão estranha, pois fala de emprego e renda, mas as famílias já as tem (média de 2 salários mínimos).

  • Cuidado com a letra A, pq expansão de linha de crédito não soluciona dívida, muito pelo contrário, faz com que o endividamento aumente. O que soluciona esse problema é RENDA MAIOR, o que só vem com empregos que paguem mais.

    LETRA B

  • MESMO COM A DISTRIBUIÇÃO DE MORADIAS EM CONDOMINIO NÃO ADIANTARIA EM NADA POIS, SEM RENDA MENSAL A SPESSOA NÃO CONSEGUIRIAM PAGAR SUAS DESPESAS E TAXAS QUE NÃO PAGAVAM NAS FAVELAS.

    LETRA B.