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À aqueles que marcaram a opção "B",cuidado.Essa prerrogativa se identifica mais com uma ética utilitarista,no qual o processo ético se dá pelo maior prazer para o maior número possível de pessoas,a ética aristotélica tem como bases:
-Ação racional baseada na finalidade humana
-Não existe dissociada da atitude social na polis
-Princípio de não querer mais do que aquilo que lhe pertence,e se não têm nada,entra a concepção política.
Tudo isso com base no conceito de Eudemonia,um felicidades nas condutas racionais humanas.Logo,trata-se de uma ação pensada para não afetar ninguém,mas que cause felicidade individual.
R:Letra "E".
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Gab: E
"Pode-se reconhecer uma ação justa o princípio de dar a cada um o que lhe é devido".
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"Pode-se reconhecer uma ação justa o princípio de dar a cada um o que lhe é devido". >>> isto é, é repartir um bolo em 30 pedaços para 30 pessoas de tamanhos iguais.
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não é Platão isso não? Dar a cada alma aquilo que lhe é de direito
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Cleiton, esse é o princípio da equidade de Aristóteles: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. O princípio da isonomia, equidade advém da sua filosofia. Platão, diferente dele, defendia a eugenia: teoria que busca produzir uma seleção nas coletividades humanas, baseada em leis genéticas; eugenismo.
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Letra E
O conceito de injustiça de Aristóteles se baseia justamente no principio segundo o qual é justo dar a cada um o que lhe é devido, ou seja, uma justiça baseada no mérito de cada individuo, falando mais claramente: uma certa forma de "meritocracia". Isso é o que comanda a noção aristotélica de justiça distributiva, distribuindo direitos e deveres conforme o que cada um merece.
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Conforme Aristóteles, é dever do ESTADO assegurar que as leis sejam cumpridas para assim se atingir a eudaimonia=felicidade na sociedade (política)
Leis = dar a cada um o que lhe é devido
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Meio desnecessário o jargão jurídico, mas dá para matar por eliminação.
Gabarito : (E)
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Aristóteles defende a ética do meio-termo. Na letra b), como existirá uma minoria excluída, não se estaria praticando a sua ética. Já na letra e), cada um recebe o que lhe é devido, alcançando-se a eudaimonia (felicidade, defendida pelo filósofo em questão) e o meio-termo.