SóProvas


ID
2667598
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

À medida que se expira sobre uma solução de azul de bromotimol e hidróxido de sódio (NaOH), sua coloração azul característica vai se alterando. O azul de bromotimol é um indicador ácido-base que adquire cor azul em pH básico, verde em pH neutro e amarela em pH ácido. O gás carbônico (CO2) expirado reage com a água presente na solução (H2O), produzindo ácido carbônico (H2CO3). Este pode reagir com o NaOH da solução inicial, produzindo bicarbonato de sódio (NaHCO3):


CO2 + H2O → H2CO3

H2CO3 + NaOH → NaHCO3 + H2O

ARROIO, A. et al. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 29, 2006.


O que a pessoa irá observar à medida que expira no recipiente contendo essa solução?

Alternativas
Comentários
  • O item E ,na minha opinião, está mais correta que a letra A

    Como a solução que, de início é azul (básico) vai diretamente para o verde (neutro) sendo que primeiramente há o CO2 e H2CO3 (ácidos)?

  • Para mim é a letra D pois quando o acido carbonico (acido fraco) reage com o Hidroxido de sódio (base forte) forma um sal com caráter básico. Logo voltaria a ser azul

  • Pra mim o bicarbonato de sódio é um Sal ácido (Apenas procurar no Google) Então o meio final também seria ácido , Aí seria o meio inicial básico , o segundo neutro ( Acréscimo do Ácido carbônico) E o terceiro Ácido pela formação do Sal ácido (Bicarbonato de sódio ) .

  • A solução está inicialmente azul, devido à base NaOH. Quando eu borrifo CO2, ao reagir com água, forma o ácido carbônico, como mostra na primeira equação. O ácido carbonico apresenta dois hidrogenios ionizaveis, enquanto que a base que reage com ele apresenta apenas uma hidroxila, ou seja, eu não tenho hidroxila suficiente para neutralizar esse ácido. Portanto, ocorrerá a formação de um sal de caráter ácido, além de água:

    H2CO3 + NaOH -------------------- NaHCO3 + H2O

    1 H+ 1 OH- ------->> H2O

    HCO3- Na+ -------->> NaHCO3

    OBS: cada hidrogenio que sai, deixa uma carga negativa.

    Portanto, a medida que eu vou jogando CO2 no meio, irei formando um sál de caráter ácido, o valor do pH da solução vai diminuindo, até se tornar neutro e depois ácido.

    Letra A

  • O que não compreendo é que o NaHCO3 é um sal básico e, ao meu ver, o acréscimo de H2CO3 devia ter aumentado a quantidade de sal, de modo que a solução ficasse levemente alcalina.

  • Pra mim é a letra D, porque o H2CO3 é um ácido fraco que vai reagindo com NaOH e formando NaHCO3 (um sal de caráter básico). Queria entender por que é letra A....

  • A expiração, contendo gás carbônico, aumenta gradativamente a acidez do meio através da formação de ácido carbônico, que reage com a base até neutralizá-la, e depois fica em excesso. Ao longo do tempo, a cor do indicador passa de azul para verde (quando no momento em que a base é totalmente consumida), e depois para amarelo (quando o ácido carbônico se acumula).

    LETRA A

  • Na prática, a questão aparenta estar mal formulada. Um ácido fraco com base forte sempre gera neutralização incompleta resultando em sal básico, a menos que, é claro, em quantidades descrepantemente maiores do que a da base, possa compensar a menor força e aumentar o pH como sugere a questão. Porém, isso é algo que creio que apenas um professor de química possa responder.

  • Tinha assinalado D, mas pensando do seguinte modo me dei conta de que a alternativa A era realmente a correta:

    Se tratarmos a soda cáustica como limitante, iremos perceber que todo o composto que esteja ligado ao sódio terá um limite de aumento. Em um primeiro momento, teremos que o NaOH + H2CO3 irá formar H2O + NaHCO3- (sal básico), então o indicador se manteria azul até que toda a soda cáustica seja consumida. Com este pensamento, a medida que vamos botando mais CO2 no meio, o composto que vai sendo formado é o H2CO3 (ácido carbônico), logo, o pH da solução (que antes era básico), passará a ser neutro e, posteriormente, se tornará ácido.

  • https://www.youtube.com/watch?v=IC8MM1FnFmc

  • Galera, ainda que o bicarbonato de sódio (NaHCO3) tenha caráter básico, não dá para compará-lo com a basicidade do hidróxido de sódio (NaOH), que, se não for a base mais forte, é uma das mais, certamente. Tanto o é que ingerimos sal de frutas (que contém bicarbonato de sódio) de boas; agora bote para dentro soda cáustica para você ver o que acontece (é uma ironia: não façam isso, pelo amor da minha aprovação).

    • Solução com NaOH → forte pra caramba, azul intenso

    • Solução com NaHCO3 → levemente básica, indo progressivamente do azul mais intenso para o verde à medida que se assopra CO2.

    • Solução com excesso de CO2 → solução amarela (se você continuar jogando CO2 , uma hora vai acabar o NaOH para reagir, por mais concentrada que a solução seja.)

    Sempre bom recordar que o caráter básico ou ácido dos compostos é relativo. Lembrem da teoria ácido-base de Lewis, a mais abrangente: ser ácido ou base depende do contexto.

    Gabarito : (A)

    Nível de Dificuldade : Difícil

  • Gente, prestem atenção, não é a letra E pq nessa alternativa fala que vai do azul direto pro amarelo, oq não faz muito sentido já que o meio antes era básico, ao jogarmos um ácido vai NEUTRALIZAR a solução, ou seja, vai do azul pro verde.

    Na segunda parte, quando ele fala que produziu o NaHCO3 (sal básico) vai mudar de verde para amarelo; aí vocês pensam "não devia mudar de verde para azul já que é um sal básico?". Em teoria deveria, porém não podemos nos esquecer que a pessoa vai continuar expirando, ou seja, continua mandando o CO2 (que é acido), por isso vai pra amarelo ao invés de azul.

    Enfim galera, questão pra deixar a gente com ódio

  • Eu marquei a letra D, mas entendi o pq ser a letra A.

    Porém, na minha opinião, a questão (no próprio enunciado) deveria ter deixado mais claro que foi colocado um excesso de CO2, pois sem esse excesso, o sal NaHCO3 - formado por um ácido fraco (H2CO3) e uma base forte (NaOH) - seria um sal BÁSICO, fazendo com que a solução tomasse as cores: azul -> verde -> azul

  • Gente, que questão surreal.

    Nunca se sabe o que o ENEM quer, pois:

    CO2 + H2O -> H2CO3

    H2CO3 + NaOH -> NaHCO3 + H2O

    HCO3- -> OH- + CO2

    CO2 não fica no recipiente, por ter alta pressão parcial.

    Uma hora cobra-se para tratar do equilíbrio do HCO3- em água seja tratado como dinâmico, noutros não.

    Ademais, H2CO3 + NaOH → NaHCO3 + H2O forma um sistema tampão (ácido fraco e sua base conjugada).