SóProvas


ID
2668225
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Como é denominado o ato final do procedimento licitatório que atribui ao vencedor o objeto da disputa?

Alternativas
Comentários
  • A adjudicação é o ato pelo qual o futuro contrato é atribuído ao vencedor da licitação, que passa a ter expectativa, frise-se, expectativa de direito à contratação. Este ato obsta que a Administração contrate com outra parte que não o licitante o objeto licitado.

     

    GAB: LETRA C

    FONTE: https://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/artigo/417/o-procedimento-licitatorio-etapas 

  • A banca poderia ter colocado "Homologação" dentre as alternativas para dificultar a questão, tendo em vista que no pregão as fases se invertem.

    Ou seja, no pregão, primeiro acontece a adjudicação e por último a homologação, enquanto que nas demais modalidades de licitação aquela é por último.

    PREGÃO

    ADJUDICAÇÃO

    HOMOLOGAÇÃO

    DEMAIS MODALIDADES

    HOMOLOGAÇÃO

    ADJUDICAÇÃO

    (obs: não coloquei as demais fases para não confundir. O objetivo aqui é absorver o máximo da questão sem complicar)

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.666/93. 

    • Licitação:

    - Fase interna: elaboração de projeto básico para obras e serviços de engenharia; orçamento detalhado; previsão de recursos orçamentários e compatibilidade com o PPA e abertura do processo administrativo para verificar a necessidade de contratação e designação de comissão. 
    - Fase externa: instrumento convocatório; habilitação, classificação, homologação e adjudicação. 

    ATENÇÃO!! • A adjudicação é a última fase do procedimento licitatório, que consiste no "ato administrativo declaratório e vinculado de atribuição jurídica do objeto da licitação ao vencedor do certame" (MAZZA, 2013).
    - Ato declaratório, pois reconhece a condição do adjudicatário, de vencedor da competição;
    - Ato vinculado, uma vez que a comissão é obrigada, após a homologação, a encerrar o procedimento com a prática do ato que declara como adjudicatário o vencedor do certame;
    • Efeitos da adjudicação:
    - Atribui o direito ao vencedor de não ser preterido na celebração do contrato;
    - Provoca a liberação dos licitantes vencidos;

    Ressalta-se que mesmo após a adjudicação, a Administração não é obrigada a celebrar o contrato. Dessa forma, o adjudicatário tem mera expectativa de direito, tendo em vista que cabe a Administração avaliar a conveniência e a oportunidade da contratação. 

    A) ERRADA, pois a classificação é a fase de análise e julgamento das propostas formuladas. Classificadas as propostas tem-se o encaminhamento do processo à autoridade do órgão para homologação. Após a homologação, tem-se a última fase que é a adjudicação.
    B) ERRADA, tendo em vista que a habilitação é a fase de recebimento e abertura dos envelopes contendo a documentação necessária para participar da licitação. 
    C) CERTA, já que a adjudicação é a última fase do procedimento licitatório. 

    D) ERRADA, uma vez que a classificação é a fase de análise e julgamento das propostas formuladas pelos concorrentes habilitados. Além disso, o ato final do procedimento licitatório é adjudicação.

    Referências:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015.

    MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 

    Gabarito: C
  • Adjudicação é o ato pelo qual a Administração atribuiu ao licitante vencedor o objeto da licitação. Também pode ser usado para descrever a última fase do processo de licitação que nada mais é do que o ato que dá a expectativa de direito ao vencedor da licitação, ficando a Administração obrigada a contratar exclusivamente com aquele adjudicado. Entretanto, mesmo a empresa sendo adjudicada vencedora, não existe obrigatoriedade de contratação ou compra por parte da administração.

    Licitacao.net